• Nenhum resultado encontrado

Há muitas medidas de rentabilidade. Tomadas em seu conjunto, essas medidas permitem aos analistas avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas, um dado nível de ativos ou o investimento dos proprietários. Se não houvesse lucro, uma empresa não atrairia capital externo. Proprietários, credores e administradores dão muita atenção à expansão dos lucros por causa da gran- de importância que o mercado lhes atribui.

Demonstração do resultado de tamanho comum

Uma ferramenta popular de avaliação da rentabilidade em relação às vendas é a demonstração do

resultado de tamanho comum.15 Cada item dessa demonstração é expresso com uma porcentagem da

receita de vendas. As demonstrações de resultados de tamanho comum são de especial utilidade na comparação do desempenho entre diferentes anos. Três índices de rentabilidade frequentemente men- cionados e que podem ser encontrados diretamente nas demonstrações de resultados de tamanho comum são (1) a margem de lucro bruto, (2) a margem de lucro operacional e (3) a margem de lucro líquido.

As demonstrações de resultados de tamanho comum da Bartlett Company para 2009 e 2008 estão representadas e avaliadas na Tabela 2.7 e revelam que o custo das mercadorias vendidas da empresa aumentou de 66,7% das vendas em 2008 para 67,9% em 2009, resultando numa piora da margem de lucro bruto. Contudo, graças a uma queda na despesa operacional total, a margem de lucro líquido da empresa aumentou de 5,4% das vendas em 2008 para 7,2% em 2009. A queda das despesas mais do que compensou o aumento do custo das mercadorias vendidas. Uma queda da despesa financeira da empresa em 2009 (3,0% das vendas contra 3,5% em 2008) contribuiu para o aumento do lucro de 2009.

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que per- manece após a empresa deduzir o valor dos bens vendidos. Quanto maior a margem de lucro bruto, melhor (isto é, menor o custo das mercadorias vendidas). A margem de lucro bruto é calculada da seguinte forma:

Margem de lucro bruto =

Receita de vendas – Custo das

mercadorias vendidas = Lucro bruto

Receita de vendas Receita de vendas

A margem de lucro bruto da Bartlett Company em 2009 é $ 3.074.000 – $ 2.088.000 = $ 986.000 = 32,1%

$ 3.074.000 $ 3.074.000

Esse valor está indicado pela anotação (1) na demonstração de resultados de tamanho comum da Tabela 2.7.

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas remanescente após a dedução de todos os custos e despesas exceto juros, imposto de renda e dividen-

15 Essa demonstração é por vezes chamada de demonstração de resultados percentual. O mesmo tratamento é frequentemente aplica- do ao balanço da empresa para facilitar a avaliação de variações das estruturas de ativo e passivo. Além de medir a rentabilidade, essas demonstrações podem ser usadas alternativa ou complementarmente às análises dos índices de liquidez, atividade e endivi- damento.

Demonstração do resultado de tamanho comum Uma demonstração

de resultado do exercício na qual cada item é expresso como porcentagem das vendas.

Margem de lucro

bruto Mede a porcentagem de

cada real de vendas que resta após o cômputo do custo dos bens vendidos pela empresa.

Dica Esse índice é de especial importância para pequenos varejistas, especialmente durante tempos de inflação. Se o proprietário da empresa não elevar os preços com o aumento do custo das vendas, a margem de lucro bruto decairá. Margem de lucro operacional Mede a

proporção de cada real de receita de vendas remanescente após a dedução de todos os custos e despesas que não são juros, imposto de renda e dividendos preferenciais. É o ‘lucro puro’ obtido em cada real de receita de venda.

58 Princípios de administração financeira

Gitman-12_P1-C02.indd 58

dos de ações preferenciais. Representa o ‘lucro puro’ obtido sobre cada dólar de vendas. Os lucros operacionais são ditos ‘puros’ porque medem apenas o lucro sobre as operações e desconsideram juros, impostos e dividendos de ações preferenciais. É preferível uma margem de lucro operacional elevada. A margem de lucro operacional é calculada por:

Margem de lucro operacional = Lucro operacional Receita de vendas A margem de lucro operacional da Bartlett Company em 2009 é

$ 418.000 = 13,6% $ 3.074.000

Esse valor está indicado pela anotação (2) na demonstração de resultados de tamanho comum da Tabela 2.7.

Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquido mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas remanes- cente após a dedução de todos os custos e despesas, inclusive juros, impostos e dividendos de ações preferenciais. Quanto mais elevada a margem de lucro líquido de uma empresa, melhor. A margem de lucro líquido é calculada da seguinte maneira:

Margem de lucro líquido

Mede a porcentagem de cada real de vendas que sobra após a cobertura de todos os custos e despesas, inclusive juros, imposto de renda e dividendos preferenciais.

Anos encerrados em 31 de dezembro Avaliaçãoa

2009 2008 2008-2009

Receita de vendas 100,0% 100,0% estável

Menos: custo das mercadorias vendidas 67,9 66,7 pior (1) Margem de lucro bruto 32,1% 33,3% pior

Menos: despesas operacionais

Despesa de vendas 3,3% 4,2% melhor

Despesas gerais e administrativas 6,8 6,7 melhor

Despesa de arrendamento 1,1 1,3 melhor

Despesa de depreciação 7,3 9,3 melhor Despesa operacional total 18,5% 21,5% melhor (2) Margem de lucro operacional 13,6% 11,8% melhor Menos: despesa financeira 3,0 3,5 melhor Lucro líquido antes do imposto de renda 10,6% 8,3% melhor Menos: imposto de renda 3,1 2,5 piorb

Lucro líquido depois do imposto de renda 7,5% 5,8% melhor Menos: dividendos de ações preferenciais 0,3 0,4 melhor (3) Margem de lucro líquido 7,2% 5,4% melhor

a Avaliações subjetivas baseadas nos dados fornecidos.

b O imposto de renda como porcentagem das vendas aumentou perceptivelmente de 2008 para 2009 por causa das diferenças de custos e despesas, ao passo que as alíquotas médias (imposto de renda ÷ lucro líquido antes do imposto de renda) dos anos de 2008 e 2009 se mantiveram aproximadamente iguais — em 30% e 29%, respectivamente.

Demonstrações de resultado de tamanho comum da Bartlett Company

T

ABELA

2.7

Capítulo 2 – Demonstrações financeiras e sua análise 59

Gitman-12_P1-C02.indd 59

Margem de lucro líquido = Lucro disponível para os acionistas ordinários Receita de vendas

A margem de lucro líquido da Bartlett Company em 2009 é: $ 221.000 = 7,2%

$ 3.074.000

Esse valor está indicado pela anotação (3) na demonstração de resultados de tamanho comum da Tabela 2.7.

A margem de lucro líquido é uma medida frequentemente associada ao sucesso de uma empresa em relação ao lucro obtido com as vendas. O que representa uma ‘boa’ margem de lucro líquido varia de modo considerável de um setor para outro. Uma margem de lucro líquido de 1% ou menos não seria incomum para uma mercearia, ao passo que uma margem de lucro líquido de 10% seria baixa para uma joalheria de varejo.

Lucro por ação (LPA)

O lucro por ação (LPA) de uma empresa costuma ser de interesse para acionistas existentes ou em potencial e para a administração. Como já vimos, o LPA representa o número de unidades monetárias ganhas durante o período para cada ação ordinária em circulação. O lucro por ação é calculado como:

Lucro por ação = Lucro disponível para os acionistas ordinários Número de ações ordinárias em circulação O lucro por ação da Bartlett Company em 2009 é

$ 221.000 = $ 2,90 $ 76.262

Esse valor representa o valor em dólares ganho por cada ação ordinária em circulação. O mon- tante em dinheiro efetivamente distribuído a cada acionista é o dividendo por ação (DPA), que, como se vê na demonstração de resultados da Bartlett Company (Tabela 2.1), aumentou de $ 0,75 em 2008 para $ 1,29 em 2009. O LPA é observado com atenção pelo público investidor e considerado um importante indicador de sucesso empresarial.

Retorno sobre o ativo total (ROA – return on total assets)

O retorno sobre o ativo total (ROA), muitas vezes chamado de retorno sobre o investimento (ROI), mede a eficácia geral da administração na geração de lucros a partir dos ativos disponíveis. Quanto mais elevado o retorno sobre o ativo total de uma empresa, melhor. O retorno sobre o ativo total é calculado como segue:

Retorno sobre o ativo total = Lucro disponível para os acionistas ordinários Ativo total

O retorno sobre o ativo total da Bartlett Company em 2009 é $ 221.000 = 6,1%

$ 3.597.000

Esse valor indica que a empresa ganhou 6,1 centavos por dólar de investimento nos ativos.

Retorno sobre o capital próprio (ROE – return on common equity)

O retorno sobre o capital próprio (ROE) mede o retorno obtido sobre o investimento dos acio- nistas ordinários na empresa. De modo geral, quanto mais alto esse retorno, melhor para os proprie- tários. O retorno sobre o capital próprio é calculado assim:

Retorno sobre o capital próprio = Lucro disponível para os acionistas ordinários Patrimônio líquido dos acionistas ordinários

Dica A margem de lucro líquido é também chamada de lucro líquido depois do imposto de renda dividido pelas vendas. A fórmula aqui apresentada dá maior ênfase aos acionistas ordinários.

Dica O LPA representa o valor em dinheiro ganho por ação ordinária em circulação — e não o montante dos lucros

efetivamente distribuído aos

acionistas.

Retorno sobre o ativo total (ROA — return on total

assets) Mede a eficácia geral da

administração na geração de lucros a partir dos ativos disponíveis; também chamado de

retorno do investimento (ROI).

Dica Algumas empresas usam esta medida como técnica simples de tomada de decisão para a avaliação de propostas de investimento em ativo imobilizado.

Retorno sobre o capital próprio (ROE — return on

common equity) Mede a taxa

de retorno obtida no investimento feito pelos acionistas ordinários.

60 Princípios de administração financeira

Gitman-12_P1-C02.indd 60

O retorno sobre o capital próprio da Bartlett Company em 2009 é $ 221.000 = 12,6%

$ 1.754.000

É importante observar que o valor do patrimônio líquido ($ 1.754.000) foi obtido subtraindo -se os $ 200.000 em ações preferenciais do patrimônio líquido total de $ 1.954.000 (ver balanço patrimonial de 2009 da Bartlett Company, Tabela 2.2). O ROE calculado de 12,6% indica que, em 2009, a empre- sa ganhou 12,6 centavos por dólar de patrimônio líquido.

Q U E S T Õ E S PA R A R E V I S Ã O

2-13 Quais os três índices de rentabilidade encontrados numa demonstração de resultado de

tamanho comum?

2-14 O que explicaria haver numa empresa, ao mesmo tempo, uma margem de lucro bruto alta e

uma margem de lucro líquido baixa?

2-15 Que medida de rentabilidade é, provavelmente, a de maior interesse para o público investi-

dor? Por quê?

OA

5