• Nenhum resultado encontrado

3.2. O segundo momento: sobre as ações desenvolvidas na escola

3.2.1 A Articulação da gestão escolar junto aos docentes

Diante das lacunas encontradas, três eixos de trabalho se mostram im- periosos junto aos professores da unidade escolar, fomentando, formando e elucidando o quanto as ações de envolvimento parental em nível de sala de aula. Primeiramente, como dissemos, a gestão escolar fará uma reavaliação das ações sobre o envolvimento parental, já realizadas pela escola, com o ob- jetivo de refletir sobre cada uma delas, elaborando, assim, um documento sis- tematizado contendo as ações, suas periodicidades e seus objetivos iniciais. O documento deverá ser repassado e discutido com os docentes para que, ao fim desse processo, possa ser complementado, a partir das reflexões efetuadas junto aos docentes, com estratégias que visem à ampliação dessas ações e a implementação de novas atividades em nível de escola e sala de aula.

Outras três ações serão articuladas junto aos professores:

Ação 1 - A busca de nova parceria com a UFSCAR e o Departamento de Educação Especial. Essa ação deverá ser articulada pela equipe gestora ainda no início do segundo semestre de 2013. A expectativa é a de que, duran- te o início do ano de 2014, se possa articular, dois encontros de formação nos períodos de fevereiro onde são previstos pelo menos cinco dias para este fim, onde os professores poderão ter a oportunidade de aprender e discutir com es- pecialista em envolvimento parental, já que o referido departamento possui tra- balhos na nesta área.

A proposta de parceria poderá ocorrer de duas formas: ou a escola de- manda da prefeitura uma parceria formal, através da Fundação UFSCAR, ou ainda poderão ser agendados encontros na própria universidade. Tal atividade propiciará aos educadores da escola em questão um embasamento em estu- dos científicos bastante produtivo para o desenvolvimento de ações de envol- vimento parental que possam ter boa repercussão no desempenho escolar dos alunos.

Ação 2 – Elaboração de atividades em sala de aula que sistematizem o conhecimento dos professores sobre os alunos e seu cotidiano dentro e fora da escola. A compreensão dos docentes sobre o modo como os discentes perce- bem o âmbito escolar e o familiar pode proporcionar ações mais diretivas para o envolvimento parental que envolve esses alunos, fazendo com que eles se- jam um elo de mediação fundamental entre escola e família. Para o planeja- mento dessas atividades a equipe gestora deverá monitorar pessoalmente um dos Horários de Trabalho Pedagógico (HTPCs) por mês, com duração média de 3 horas semanais, dentre os quatro HTPCs mensais que os professores cumprem na unidade escolar pesquisada.

Ação 3 – Desafios preparados pelos alunos para serem resolvidos com os familiares em casa. Esta ação tem o objetivo de que os professores possam auxiliar os alunos a desenvolver atividades que visem envolver os pais nas ati- vidades em nível de sala de aula, aumentando o vínculo entre pais e as temáti- cas propostas pelos professores aos seus filhos.

Para empreender esta ação, professores deverão incitar o preparo pelo aluno de dois desafios a serem feitos por eles a ser realizado em casa com a ajuda dos familiares. Os professores deverão preparar antecipadamente e des- crever nas situações didáticas, espaço específico no planejamento bimestral que é entregue sempre com 15 dias de antecedência do início de cada bimes- tre. Então, se considerarmos quatro bimestres de agosto de 2013 a agosto de 2014 serão preparados 16 desafios propostos pelos alunos a serem realizados pelas famílias ao longo de um ano.

Espera-se com essas atividades dar visibilidade às tarefas da escola e aos conhecimentos levantados a partir da participação da família, a possibilida- de de expor sua cultura, seus costumes. Ao expor as atividades nos grupos, alunos e professores poderão discutir as diferenças entre as famílias e a valori- zação dessas diferenças.

No quadro abaixo apresentamos a síntese das ações planejadas pela gestão escolar e que deverão ser articuladas junto aos professores:

Quadro 6 – Resumo das ações voltadas para a equipe docente

Ação Responsá-

veis Período Objetivo Orçamento

Parceria com a UFSCAR e o Departa- mento de Educação Especial Equipe de gestão escolar 2 encontros du- rante o início ano de 2014, durante o período de pla- nejamento inicial.

Analise das ações desenvolvidas pela escola, ampliação e desenvolvimento de novas estratégias O custo varia de acordo com o tipo de parceria formado Elaboração de atividades em nível de sala de aula Equipe Gestora e Equipe de Coordena- ção Peda- gógica e professores Dedicar um perí- odo de HTPC – mensal para a discussão e ela- boração de ativi- dades comple- mentares Conhecimento dos professores quanto às realidades dos alunos para a elabo-

ração de ações efe- tivas em nível de sala de aula Sem custo Desafios preparados para serem resolvidos em casa Equipe de Coordena- ção Peda- gógica Planejamento bi- mestral de pelo menos duas ati- vidades com os

alunos

Ampliar o envolvi- mento dos pais e da família nos assuntos discutidos em sala

de aula,

Sem custo

Fonte: Elaborado pela autora.

As ações da gestão escolar junto aos professores visam minimizar as la- cunas encontradas nas ações da escola que não levaram em conta o papel preponderante dos docentes nas estratégias de envolvimento parental, sobre- tudo, aquelas realizadas em sala de aula. Nesse aspecto, é fundamental o pa- pel de mediação entre escola e família obtida através da relação aluno e pro- fessor. Para que o envolvimento parental seja consistente, os alunos devem ser um instrumento potencializador da presença de seus responsáveis na uni- dade escolar, fazendo com que estratégias sejam formuladas a partir das com- preensões iniciais sobre o cotidiano dos alunos e de suas famílias.

Documentos relacionados