• Nenhum resultado encontrado

A CDE3, foco desse estudo, é uma das maiores coordenadorias da capital, responsável administrativamente por 39 escolas públicas estaduais com atendimento para os Ensinos Fundamental e Médio, sendo sete escolas de tempo integral, um Centro de Atendimento aos Estudantes Especiais “Mayara Redmann” e mais três escolas conveniadas e uma escola com certificação ISO 9001(a única da distrital).

O Quadro 1 apresenta as escolas por modalidade de ensino (Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano, Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano e Ensino Médio) que pertencem à CDE3, sendo 13 escolas que oferecem atendimento ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos), 12 escolas com atendimento ao Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e nove escolas que oferecem o Ensino Médio. É importante ressaltar que destas 34 escolas que pertencem a este grupo, 13 oferecem o Projeto Avançar6, três oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sete escolas oferecem o Ensino Médio Inovador7.

Quadro 1 - Escolas Exclusivas por modalidade de ensino pertencentes à CDE 3

EF I (1º ao 5º) EF II (6º AO 9º) EM

E.E. ADERSON DE MENEZES E.T.I. ALTAIR SEVERIANO

NUNES E.E. MARIA AMÉLIA

E.T.I. ALMIRANTE BARROSO E.E. ARTHUR ARAUJO E.E. MARIA DA LUZ

E.E. THOME DE MEDEIROS E.E. FRANCELINA DANTAS E.E. ADELAIDE TAVARES

6 O Programa de Correção do Fluxo Escolar

– Projeto Avançar tem a finalidade de regularizar o fluxo escolar dos alunos com defasagem escolar no Ensino Fundamental da rede pública estadual. Por meio de um processo de ensino e aprendizagem que estimula a autoestima, o projeto Avançar busca garantir o sucesso e promoção escolar dos alunos matriculados no referido programa.

7 O Programa Ensino Médio Inovador tem o objetivo de fomentar propostas curriculares

inovadoras nas escolas do Ensino Médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico e flexível.

E.T.I. SANTA TEREZINHA E.E. ALDA BARATA EE ALICE SALERNO

E.E. WALDIR GARCIA E.E. OLGA FALCONE E.E. SEM. MANOEL S.

NUNES E.E. HUMBERTO DE

CAMPOS

E.T.I. LEONOR MOURÃO E.E. SÓLON DE LUCENA

E.E. MENINO JESUS E.E. ROSINA FERREIRA E.E. ANGELO RAMAZOTTI

E.T.I. GONÇALVES DIAS E.E. RAIMUNDO GOMES E.E. MARIA RODRIGUES

E.E. TEREZA DE JESUS E.E. VICENTE TELES E.E. PETRÔNIO PORTELA

E.E. HERBERT PALHANO E.T.I. FRANCISCA BOTINELLY

E.E. SIMON BOLIVAR E.E. JOSÉ BENTES

E.E. MARIA DE LOURDES E.E. LEONILLA MARINHO

E.T.I.N. SRA. DAS GRAÇAS

Fonte: Coordenadoria Distrital Educacional 3 - SEDUC∕AM, 2014.

O Quadro 2 apresenta as escolas de atendimento educacional específico, destinado às pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto Político e Pedagógico da unidade escolar (art. 29 das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Especial na Educação Básica).

A E.E. Josephina de Melo atende menores infratores oriundos dos centros socioeducativos: Dagmar Feitosa – instituição que recebe adolescentes do sexo masculino na faixa etária entre 16 e 18 anos e, em casos excepcionais, de 21 anos; Marise Mendes - destinado a abrigar meninas entre 12 e 18 anos e, também excepcionalmente, de 21 anos; Senador Raimundo Parente é voltado aos jovens com faixa etária entre 12 e 15 anos.

O Centro de Atendimento de Educação Especial Mayara Redman Abdel Aziz, localizado na zona centro-sul, oferece uma modalidade de ensino diferenciada para alunos portadores de necessidades educacionais especiais (cegos, surdos, mudos, hiperativos e alunos com altas habilidades).

Quadro 2 - Escolas de atendimento específico ∕CDE 3

Escola Modalidade Observação

E.E. Josephina de Melo: Anexo Dagmar Feitosa Anexo Marise Mendes Anexo Raimundo Parente

EJA Menor infrator

Mayara Redman Atendimento Diferenciado Cegos, surdos, mudos,

hiperativos, altas habilidades

Fonte: Coordenadoria Distrital Educacional 3 - SEDUC∕AM, 2014.

O Quadro 3 apresenta as escolas conveniadas a CDE 3 que oferecem uma Educação Especial na rede estadual de ensino e caminha para desempenhar a

função complementar ou suplementar a escolarização ofertada na escola comum, deixando de ser um sistema paralelo, substitutivo, para transformar-se em apoio especializado, organizado através de serviços que possam garantir aos alunos especiais as adaptações específicas necessárias para promover o acesso ao currículo escolar.

O Colégio Espírita Marilia Barbosa, uma unidade filantrópica conveniada com o poder público estadual e municipal atende crianças portadoras de deficiência física e oferece o Ensino Fundamental - Anos Finais – menos de sete horas de duração e o Ensino Fundamental - Anos Iniciais - sete horas ou mais de duração. O Instituto Filippo Smaldone e o Jardim da Infância Belo Horizonte oferecem o ensino destinado as crianças carentes enviadas pelas instituições sociais de Manaus, atendendo a todos sem distinção do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Quadro 3 - Escolas conveniadas∕ CDE 3

Escolas Modalidade Turno

Marilia Barbosa 1º ao 9º anos Matutino∕Vespertino

Filippo Smaldone

(surdos∕mudos) 1º ao 5º anos Matutino∕Vespertino

Jardim da Infância Belo

Horizonte 1º ao 5º anos Matutino∕Vespertino

Fonte: Coordenadoria Distrital Educacional 3 - SEDUC∕AM, 2014.

A CDE3 abrange as zonas oeste e centro-oeste de Manaus e no ano de 2014 contava com aproximadamente 1.376 profissionais docentes, tendo como missão assegurar o melhor atendimento educacional de aproximadamente 27.718 estudantes.

No ano de 2012, nove escolas da CDE3 receberam premiações por atingirem os índices educacionais predeterminados pela SEDUC, sendo cinco escolas de tempo integral8. Em 2013 este número aumentou para 11, sendo seis de tempo integral. É importante mencionar que todos os funcionários da escola, incluindo professores, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, vigias e o gestor escolar recebem o prêmio equivalente com a sua função.

Através dos resultados obtidos, a CDE3 conseguiu sistematizar uma prática de gestão pedagógica de assessoramento às escolas sob sua jurisdição para o

8 Os alunos permanecem na escola por um período de 07h às 16h, com três refeições diárias, aula de

desenvolvimento de iniciativas que visam melhorar a qualidade de ensino. Para isso, a CDE3 realiza encontros técnicos e de formação com os educadores, com foco nas avaliações externas, além de um trabalho conjunto entre supervisores, gestores e professores.

Dessa forma, a CDE3 organiza, no início do ano, suas atividades a partir de um planejamento coletivo com a participação da Coordenadora Distrital, da Coordenadora Adjunta Administrativa, das Coordenadoras Adjuntas Pedagógicas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Nessas reuniões cada Coordenadora apresenta sua proposta de ação para o ano letivo que se inicia. Todas as propostas são sintetizadas em um único Plano de Ação Integrado da CDE3. Entre as diversas ações que compõem o Plano de Ação, do ano de 2014 da CDE3, podemos destacar as que apresentam maior relação com a política de bonificação e responsabilização:

 Planejamento da jornada pedagógica: reunião com todos os pedagogos das escolas circunscritas à CDE3 para receberem informações a respeito das atividades do ano letivo, informações sobre as datas de planejamento, abertura do SIGEAM9 para lançamento das notas, eventos pedagógicos que vão ocorrer durante o ano letivo, datas das reuniões mensais com pedagogos, data das avaliações em larga escala e orientação para a reunião pedagógica que deve ser organizada para receber os professores e orientá-los para o início do ano letivo;

 Reuniões técnicas para apropriação de resultados das avaliações externas: essas reuniões são realizadas uma vez por ano com pedagogos e gestores, e têm por finalidade analisar os resultados de cada escola através das notas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, bem como apontar as possíveis estratégias para superar os baixos desempenhos, no ano seguinte;

 Assessoramento pedagógico: esta ação é desenvolvida pelos assessores pedagógicos da CDE3 sob a orientação das Coordenadoras Adjuntas Pedagógicas. Cada assessor é responsável pelo acompanhamento a cinco escolas, visitando-as sistematicamente a cada semana, orientando professores, no que se refere às práticas pedagógicas que possam elevar o nível de aprendizado das turmas que são submetidas às avaliações naquele ano e os gestores nos aspectos

9 SIGEAM - Sistema desenvolvido em ambiente de grande porte, centralizado na PRODAM

(Processamento de Dados do Amazonas), cujo objetivo é a administração das escolas, e é integrado aos demais sistemas da área escolar da SEDUC.

administrativo e pedagógico, e principalmente no tocante aos resultados de proficiência da sua escola.

Na CDE3 existem escolas com diferentes índices de desempenho, ou seja, escolas que apresentam resultados do IDEB que oscilaram entre 3,2 e 7,9 em 2013 e a coordenadora destaca o comprometimento dos gestores ao apresentar que 44,4% das escolas já receberam o prêmio “Escola de Valor” até o ano 2014.

Assim sendo, com base nestes resultados, a CDE 03 e sua equipe pedagógica, apoiadas pela Secretaria de Educação tomam decisões que implicam na responsabilização dos diversos atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem e que, em muitos casos, conduzem a reconfigurações administrativas e pedagógicas, tais como realocação de gestores e professores.

De acordo com Freitas (2012), os resultados dos processos de avaliação são assumidos como válidos para definir o pagamento por mérito, entendido esse como a recompensa por um esforço que levou a conseguir que o aluno aprendesse, atingindo uma meta esperada ou indo além dela.

Dessa forma, o processo de realocamento de gestores na SEDUC/AM e, por conseguinte na CDE3, se caracteriza pela troca do gestor escolar de uma escola para outra. Isto ocorre mediante a observação de vários fatores, entre os quais podemos destacar: os resultados apresentados nas avaliações externas, desempenho do gestor em suas atribuições, relacionamento interpessoal e clima escolar, satisfação da comunidade escolar. Torna-se relevante destacar que, neste caso, o enfoque dado está relacionado a mobilização do gestor frente aos resultados nas avaliações externas. Destaca Brooke (2012) que um dos usos dos resultados da avaliação externa é promover a regulação do sistema de ensino, como por exemplo, as mudanças nas equipes de gestão escolar mediante os resultados.

A CDE3, ao final do ano letivo, realiza a avaliação de gestores escolares por meio de uma equipe formada pelas coordenadoras distrital, adjunta administrativa e adjunta pedagógica. Nesta avaliação são levados em consideração os resultados obtidos nas avaliações e o seu comprometimento em atingir os índices, dentre outras questões de relevante importância referentes às ações pedagógicas realizadas na escola, que são previamente verificadas e acompanhadas pelos supervisores escolares.

Essa avaliação totaliza 340 pontos, dependendo do índice atingido pelo gestor, o mesmo pode ser submetido a observações que são feitas pela

coordenadoria através de seus assessores administrativos e pedagógicos por meio de intervenções, no sentido de melhorar o seu desempenho, num prazo que varia de três a seis meses para que ocorram as mudanças necessárias. Após este período, é realizada uma nova avaliação para verificar se houveram as mudanças sugeridas pela equipe avaliadora.

A seguir trataremos do Sistema de Desempenho Educacional do Amazonas SADEAM, destacando sua implantação e os fatores externos e internos associados ao desempenho dos estudantes revelados através do Índice de Desenvolvimento Educacional do Estado do Amazonas (IDEAM). Salientamos ainda a utilização de estratégias de premiação do governo do Estado, em parceria com a SEDUC/AM, com o objetivo de estimular resultados cada vez melhores, tais como: Prêmio Escola de Valor, 14º e 15º salários e premiação de valor por crescimento.

1.4 Sistema de avaliação do desempenho educacional do Amazonas