• Nenhum resultado encontrado

2.1 A gestão democrática e a gestão integrada da escola

2.1.2 A elaboração do Plano de Ação no processo do planejamento da GIDE

O planejamento estratégico pode ser considerado como esforço disciplinado e consistente, destinado a produzir decisões fundamentais e ações que guiem a organização escolar, em seu modo de ser e fazer, orientado para resultados, com forte e abrangente visão de futuro (LÜCK, 2000). Assim, o planejamento será mais efetivo se for mais próximo do âmbito das ações que serão promovidas, bem como se possuir um grande envolvimento das pessoas nesse processo, no qual estas deverão, ainda, assumir o sentimento de responsabilidade pela implantação das ações e pelo alcance dos resultados desejados.

De acordo com Murici (2013), o plano de ação é o conjunto de ações organizadas no tempo e atribuídas aos responsáveis por fazê-las acontecer conforme previsto, tendo por objetivo eliminar as causas que foram priorizadas na análise do processo.

O plano de ação deve ser realizado utilizando-se a técnica 5W2H, de forma a identificar a causa, o responsável, o prazo, o local, a justificativa e a forma como será executada a ação que será responsável por resolver determinado problema.

Para conduzir a elaboração do plano de ação há um coordenador que poderá sugerir práticas exitosas para resolver problemas de acordo com as causas. Como o AAGE possui um núcleo de escolas, ele é a pessoa que promove essa disseminação de boas práticas, podendo intervir com sugestões de ações que serão inseridas no plano.

Embora o plano de ação seja realizado pela comunidade escolar, o gestor da unidade deve avaliar se as ações planejadas são suficientes para o alcance dos resultados esperados pela unidade escolar. Portanto o gestor, segundo Murici (2013), deve avaliar se as ações estão coerentes com as causas fundamentais, se

são ações de melhoria ou se são ações de rotina, se as ações estão bem detalhadas e se o prazo das ações e procedimentos considera o tempo necessário para impacto dos resultados. Outro fator importante é considerar se os responsáveis pela execução das ações possuem conhecimento técnico para implantá-las e se estes estão comprometidos com o êxito da meta.

Na elaboração do plano de ação, a escola deve considerar as metas próprias, para resultados internos, e também as metas da SEEDUC e do MEC.

A figura a seguir demonstra o recorte de um Plano de Ação.

Figura 8: Recorte de Plano de Ação

Fonte: SEEDUC/RJ.

De acordo com a figura apresentada, as ações do plano devem ser acompanhadas periodicamente, considerando os prazos estabelecidos.

A GIDE admite dois tipos de plano de ação. Um deles é o Plano de Ação da Dimensão Ensino-Aprendizagem, composto por contramedidas relativas às estratégias de curto prazo oriundas da análise estratégica e das variáveis críticas da Dimensão Ensino-Aprendizagem diagnosticadas no IFC/RS. As variáveis dessa dimensão avaliadas como abaixo do nível desejado devem ser alvo de ações/contramedidas.

O outro plano de ação da GIDE é o Plano de Ação da Dimensão Condições Ambientais, composto por contramedidas relativas às estratégias de curto prazo oriundas da análise estratégica, das variáveis críticas da dimensão ambiental e pelos encaminhamentos identificados por meio da aplicação do Padrão Mínimo da Dimensão Ambiental.

escola no que se refere à aplicação dos sensos nos diversos ambientes da escola. A figura a seguir demonstra um recorte do formulário do Padrão Mínimo.

Figura 9: Formulário do Padrão Mínimo

Fonte: SEEDUC/RJ.

De acordo com a figura apresentada, o objetivo do Padrão Mínimo é fornecer às escolas um referencial padrão para que se possa, a partir de autoavaliações periódicas, gerenciar suas melhorias, dentro dos padrões mínimos estabelecidos.

Para alcance da meta da Dimensão Ambiental, deverá ser elaborado o Plano de Ação de acordo com os encaminhamentos do Padrão Mínimo, que não sejam do tipo ver e agir, mas contramedidas relativas às estratégias oriundas de uma análise estratégica e das variáveis críticas da dimensão ambiental do IFC/RS.

Analisar o Padrão Mínimo de uma unidade escolar, para verificação das condições ambientais, é uma atividade que faz parte da rotina do Comitê GIDE.

O processo de elaboração do plano de ação da GIDE é uma atividade que envolve a comunidade escolar, seja no momento das decisões sobre a escolha das melhores estratégias no ambiente interno ou externo que possibilitem alcance de bons resultados pedagógicos, seja em decisões relativas às melhorias do ambiente físico, comprovando o fomento à gestão participativa.

responsável, ou seja, uma pessoa que acompanhe a implantação da ação. Assim, o plano de ação é uma ferramenta monitorada a cada mês, com análise por parte dos responsáveis, sobre cada ação planejada, com a finalidade de avaliar se estas são suficientes para o alcance dos fins pretendidos.

Na elaboração e no acompanhamento do plano de ação das escolas, diversas pessoas são envolvidas. A comunidade escolar, que analisa e define as melhores ações para impactar positivamente nos resultados, os AAGEs, que orientam a comunidade escolar a escolher ações que sejam robustas e capazes de atingir o fim pretendido, e também o Comitê GIDE, que orienta os AAGEs a, sobretudo, desenvolver um clima de cooperação entre as pessoas. Dessa forma, o trabalho com a gestão de pessoas é muito importante para essa etapa da GIDE.

Na próxima seção serão apresentadas as reflexões sobre o aspecto da gestão de pessoas e processos na rotina de trabalho do Comitê GIDE.

2.2 O gerenciamento de pessoas e processos na rotina de trabalho dos técnicos