• Nenhum resultado encontrado

A importância da atenção na aprendizagem e no fluxo criativo.

Sistemas tecnológicos de suporte.

2.5 Gestão da atenção na aprendizagem de projeto e na mediação tecnológica.

2.5.1 A importância da atenção na aprendizagem e no fluxo criativo.

Na aprendizagem de projeto em Design a criatividade é um recurso frágil que depende da qualidade da concentração dos alunos nas atividades e da perceção destes do controlo sobre os processos de resolução de problemas.

O ponto de concentração, abordado no estudo de Lucy Jo Palladino, é frequentemente apelidado na psicologia da performance desportiva como o “pico da performance”, onde a escala ótima de performance individual (IZOF34) define a “zona” de rendimento de cada desportista.

Já na área da criatividade os especialistas chamam-lhe “fluxo criativo” (Csíkszentmihályi, 1997b) e descrevem-no como um estado alterado de consciência. O termo foi inventado por Csíkszentmihályi no seu estudo sobre indivíduos com níveis de concentração elevados, como por exemplo artistas plásticos, músicos, atletas de alta competição, jogadores de xadrez e inventores. Segundo Mihaly podemos sentir prazer sem qualquer investimento de energia psíquica, mas o deleite só ocorre em consequência de investimentos extraordinários de atenção. Esta teoria pressupõe que, em geral, os melhores momentos (da nossa vida) ocorrem quando o corpo ou a mente de uma pessoa são levados até ao seu limite, num esforço voluntário para realizar algo difícil e de grande valor.

A gestão da atenção assume aqui também um papel importante. Para a vida adquirir significado, precisamos de prestar atenção ao que ocorre em nossa volta, e buscar ajuda em fontes confiáveis. Para adquirir controlo sobre a vida psíquica, que é o “combustível” básico do pensamento, os alunos precisam de aprender a concentrarem-se no que é importante para os projetos em desenvolvimento e adquirirem confiança nos recursos que têm à sua disposição.

No desenvolvimento de estratégias tecnológicas de suporte à aprendizagem é importante ter a consciência de que existem atividades que absorvem a energia psíquica dos alunos e sobre as quais estes mantêm a atenção constante.

Segundo Csíkszentmihályi uma pessoa, em média, divide a sua a atenção em 3 grandes áreas de atividades (Csíkszentmihályi, 1997b, p.72): atividades produtivas (trabalho, estudo, etc.), atividades de preparação (cuidados com a casa, alimentação, cuidados pessoais, transporte, etc.), e atividades de lazer (consumo de media, hobbies, relacionamentos sociais, repouso, etc.)

Na maioria das vezes o trabalho e a aprendizagem, à primeira vista, não são atividades muito motivantes. Contudo, paradoxalmente, é neste tipo de atividades que os estudos de Mihaly relatam resultados surpreendentes. Segundo este investigador o “indivíduo médio não está preparado para o ócio” (Csíkszentmihályi, 1997b, p.64) e é a partir do trabalho, e não do lazer, que são encontradas as maiores fontes do fluxo. Isto ocorre porque é no trabalho que geralmente se encontram todos os elementos do fluxo: são atividades que apresentam metas factíveis, requisitam o investimento ordenado de energía psíquica e concentração, fornecem feedback imediato, e cujas tarefas exigem habilidades que estão no limiar do nosso controlo.

Os aspetos mais importantes que esta teoria introduz nos ambientes de aprendizagem é que as experiências de fluxo são menos ditadas por condições externas, e mais influênciadas pelo modo com o aluno organiza os seus esforços de trabalho.

Os sistemas tecnológicos móveis quando correctamente utilizadas no suporte on-line à aprendizagem, no sentido de apoiar a gestão da concentração dos alunos nas suas actividades académicas, podem ajudar a diminuir a ansiedade e a divagação na resolução de problemas.

No desenho deste tipo de sistemas é importante conhecer os contextos mais importantes onde ocorrem as interações que requerem diferentes tipos de esforço para preservar a atenção nas aprendizagens.

Se dividirmos o contexto de aprendizagem em 3 grandes àreas de atividades, tal como propõe Csíkszentmihályi (1997b, p.72), torna-se mais fácil antecipar o tipo de necessidades dos agentes educativos na maioria das situações de aprendizagem e a forma como se podem integrar os sistemas tecnológicos em todo processo de aprendizagem sem perturbar o ponto de concentração dos mesmos (ver a figura 15 na página seguinte).

Figura 15 – Relação das 3 áreas de atividades que absorvem a atenção no u-learning.

Apesar destes sistemas ainda não serem muito comuns, a tecnologia atual já permite, através dos dispositivos de comunicação móvel, fazer chegar aos alunos informações essenciais à aprendizagem (já filtradas pela CMS) sob a forma de alertas, sintonizando a sua atenção com os principais eventos decorrentes do processo de aprendizagem, mesmo quando estão envolvidos em outras atividade diárias.

Muitas vezes a ansiedade resulta de um descontrole sobre as tarefas que precisam de ser feitas. Por este motivo Csíkszentmihályi enfatiza a importância da gestão de listas nas rotinas de trabalho, esclarecendo que “as listas são essenciais para criar ordem no trabalho”, (Csíkszentmihályi, 1997b, p.106) concentrar a atenção nas actividades que requerem foco e reduzindo o stress.

A ansiedade pode ainda ter origem em situações em que a produção de adrenalina é muito baixa. Quando os estudantes estudam sozinhos acabam por se aborrecer pela ausência de estímulos significativos. Muitas vezes a televisão, os jogos, o tabaco, as bebidas e outras formas de entretenimento passivo preenchem, temporariamente, o vazio de estímulos internos dos alunos, de forma a procurarem o equilíbrio da energia psíquica.

Os sistemas tecnológicos de comunicação móvel e os sites sociais, através da promoção da interação social, dos jogos em rede, e dos contextos de construção de conhecimento partilhado, contribuem para o desenvolvimento de um tipo de personalidade, que Csíkszentmihályi denomina de “autotélica35” (Csíkszentmihályi, 1997b, p.116). Através dos blogues, dos foruns, dos sistemas de partilha de documentos e portefólios, surgem novas oportunidades para as pessoas começarem a compreender as vantagens de adequirirem experiência de forma aberta sem esperarem serem motivados por recompensas externas.

35 Personalidade Autotélica – A palavra autotélico, deriva da palavra “telos” e significa um fim que o próprio indivíduo se impõe. Csikszentmihalyi trabalha com o conceito de Personalidade Autotélica, promovendo a distinção entre sucesso e realização. Este conceito orienta-se para um fim que o próprio indivíduo coloca a si próprio, experimentando uma entrega total a atividadedesempenhada, O sucesso, ao contrário, orienta-se “para fora”, para aquilo que julgamos irá impressionar os outros.

Os jovens que colaboram, que aprendem, que socializam e se divertem apoiados por estes sistemas tecnológicos têm hoje a oportunidade de encontrar mais razões gratificantes nas próprias tarefas que se propõem desenvolver na Web. Seja um blog para descrever um produto de que são fans, um site para construirem a sua imagem pública ou um portefólio para promoverem os seus trabalhos, a satisfação acaba por ser renovada pelo próprio processo.

O desenvolvimento da personalidade autotélica permite aos alunos produzirem actividades em fluxo que beneficiem não só a sua perfomance na aprendizagem, mas também as outras pessoas. E ao desenvolverem atividades que beneficiam outras pessoas acabam por adquirir um sentido de pertença essencial às boas práticas da aprendizagem colaborativa.

Através dos conhecimentos sobre as atividades de fluxo enfatizado por Csíkszentmihályi é possível projetar sistemas tecnológicos que se centrem no processo de gestão da atenção na aprendizagem.

Na figura 16 é possível compreender que as atividades de fluxo tendem a ocorrer quando uma pessoa envolve grande parte das suas capacidades na superação de determinados desafios.

Figura 16 – Diagrama síntese da teoria do fluxo de Mihaly Csíkszentmihályi (1997b, p.31).

Segundo Csíkszentmihályi (1997b, p.31), o ponto de concentração envolve usualmente um bom equilíbrio entre as habilidades reveladas durante um determinado ato e as oportunidades disponíveis para se poder agir.

“If challengeare too high one gets frustrated, then worried, and eventually anxious. If challenges are too low relative to one’s skills one gets relaxed, then bored. If both challenges and skills are perceived to be low, one gets to feel apathetic. But when high challenges are matched with high skills, then the deep involvement that sets flow apart form ordinary life is likely do occur” (Csíkszentmihályi, 1997b - p.31)

A potencial influência desta teoria no campo do Design não tem passado despercebida, e alguns investigadores como Paul Murty da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidade de Sydney, desenvolveu um estudo (Murty, 2009) no sentido encontrar um entendimento mais profundo dos processos criativos em Design tomando como base todos estes princípios emergentes da Neuropsicologia.

Contudo são praticamente inexistentes estudos que relacionem o impacto da gestão da atenção no desenvolvimento de sistemas tecnológicos vocacionados para dar suporte on-line em contextos de aprendizagem distribuída. Este facto motivou-nos a refletir sobre os fatores que influenciam a gestão da atenção nestes sistemas tecnológicos, tal como poderemos analisar no ponto seguinte.

2.5.2 Benefícios Emocionais e de Significação na gestão da atenção no suporte

Documentos relacionados