• Nenhum resultado encontrado

Passivos Contas a Pagar

C OMPROMISSOS – R EGIME S ANCIONATÓRIO

III.3. A M ETODOLOGIA E SCOLHIDA

A primeira questão que surgiu para iniciar este trabalho ocorreu no momento da escolha do tema a ser investigado. A escolha do problema, com todos os desafios associados, representa o ponto de partida para qualquer trabalho de investigação e é determinante para o sucesso, ou insucesso, do trabalho.

Normalmente, a formulação do problema em estudo é feita através de uma pergunta, que deve ter as seguintes características:

 Interessante, não só para o investigador (mas que será uma motivação acrescida) mas para a comunidade científica onde este está inserido;

 Possível, isto é, deve verificar-se desde o início se o objeto de estudo é possível de ser investigado, pois, de outra maneira, não valerá a pena investir tempo e esforço no mesmo;

 Nova, ou seja, deve acrescentar novos conhecimentos, ser inovadora, mesmo que não aborde um novo problema mas venha apresentar uma nova perspetiva ou abordagem sobre um problema existente;

 Relevante, fornecendo um novo contributo científico.

Para este trabalho foi escolhido o problema da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso e as suas implicações nas autarquias locais, mais especificamente, nos municípios. A escolha deste tema teve várias motivações ou razões:

 em primeiro lugar, a proximidade profissional com o tema;

 em segundo lugar, porque esta lei veio alterar de forma significativa a contabilidade e gestão pública em Portugal, particularmente para o nosso estudo, a contabilidade e gestão das autarquias locais, isto é, dos municípios;

 por último, mas não menos importante, por ser um tema atual e inovador.

Contestada desde a sua publicação, foi criada com o objetivo especifico de impedir o aumento dos pagamentos em atraso, impondo novas regras na assunção dos compromissos. Assim, mostrou-se aliciante tentar perceber se os seus objetivos estariam ou não a ser alcançados ao nível dos municípios.

Optou-se por explorar o problema inicialmente pensado apenas parcialmente, tentando perceber as implicações ao nível da evolução dos pagamentos em atraso, do prazo médio de pagamentos, do endividamento municipal e do comportamento da despesa municipal.

59

Numa primeira parte do trabalho fez-se um enquadramento dos municípios portugueses (sua origem, evolução, sistema autárquico, enquadramento normativo e legal, mais especificamente na área contabilística e das finanças municipais) e também uma apresentação e caraterização da Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso.

A revisão da literatura referente à LCPA traduziu-se na pesquisa bibliográfica disponível: além de textos avulsos, artigos de opinião e manuais de aplicação da lei e também trabalhos de apresentação de ações de formação ministradas sobre o tema que serviram de apoio na elaboração deste trabalho, suportado também com a pesquisa em alguns livros sobre o tema.

A segunda parte do trabalho compreende o estudo propriamente dito, isto é, a recolha e exploração dos dados e informação que permitiram formular uma conclusão, ainda que ténue, sobre o problema. Devido à sua heterogeneidade e multiplicidade de realidades, o universo ou a população em estudo foram os 308 municípios existentes em Portugal. A escolha de uma amostra não se mostrou adequada devido a essa mesma heterogeneidade, pois dificilmente se poderia obter uma representatividade fidedigna que permitisse tirar conclusões e extrapolá-las para todo o universo dos municípios; assim, a unidade estatística em análise foi cada um dos municípios portugueses.

A recolha de dados foi feita essencialmente através de fontes secundárias: bases de dados e indicadores económicos em pesquisa bibliográfica e documental de organismos oficiais (como a DGAL, Portal Municipal, Portal da Transparência Municipal, etc.), publicações específicas sobre a realidade dos municípios (como por exemplo, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses), e também em conteúdos digitais obtidos através das páginas eletrónicas dos próprios municípios.

Tomando como marco temporal o ano de 2012, ano em foi publicada a Lei dos Compromissos, os dados recolhidos foram balizados entre 2010 e 2014, de modo a tentar perceber as diferenças ocorridas ao longo destes anos na gestão municipal e que poderão estar influenciadas, ou não, pela publicação da lei (note-se que relativamente ao ano de 2014 nem sempre foi possível encontrar dados publicados); mais uma vez será de salientar que sendo uma lei “ainda muito jovem” revelou-se mais difícil extrapolar as conclusões apenas com dados de dois ou três anos.

Optou-se por estudar alguns indicadores, essencialmente económicos e financeiros, que nos permitissem perceber qual o impacto da LCPA nos municípios. Esses indicadores apresentam-nos atributos mensuráveis, isto é, atributos quantitativos, que variam de

60

intensidade de elemento para elemento da população, isto é, de município para município.

Depois de recolhidos os dados chegou o momento destes serem tratados, usando métodos para os sumariar e que nos permitissem explorar os seus atributos mais pertinentes – para isso foram usadas as ferramentas disponibilizadas pela estatística descritiva, que “consiste na recolha, apresentação, análise e interpretação de dados numéricos através da criação de instrumentos adequados: quadros, gráficos e indicadores numéricos” (Reis, 2008, p.15).

Estas ferramentas permitem condensar os dados, apresentando a informação relevante de forma resumida e com uma apresentação mais percetível e atrativa, de fácil apreensão e comparação.

A utilização de métodos standard para apresentação da informação permite ao recetor uma compreensão mais fácil e rápida da mesma, devendo ser facilitadora da sua interpretação; quando existe uma grande quantidade de dados, se os mesmos não forem devidamente ordenados e classificados, muito dificilmente a sua apresentação trará qualquer utilidade. A representação gráfica permite retirar uma conclusão mais imediata sobre a evolução de determinado fenómeno em estudo ou sobre a relação entre diferentes valores apresentados; “um gráfico é um instrumento de síntese que permite utilizar o poder da visão para nos apercebermos imediatamente da forma geral sem, no entanto, deixar de evidenciar alguns aspetos particulares” (Reis, 2008, p. 26)

Os dados recolhidos foram assim processados e organizados, essencialmente, através da construção de quadros e tabelas em Excel que agregaram a informação. Posteriormente, e tendo em conta que o estudo se serviu, essencialmente, de variáveis discretas, utilizaram-se tabelas de frequência e gráficos para, de forma mais clara, representar e divulgar a informação recolhida e tratada.

61

CAPÍTULO IV

INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA APLICADA

Neste Capítulo irá ser feita a aplicação da investigação efetuada sobre a evolução de alguns indicadores marcantes da gestão e das finanças municipais, essencialmente desde o ano de 2012, ou seja a data em que foi publicada a LCPA, de modo a tentar perceber as alterações ocorridas na gestão dos municípios depois da publicação da referida lei. Esses indicadores são a despesa municipal, os pagamentos em atraso, o prazo médio de pagamentos e o grau de endividamento.

Irá também ser analisada a relação entre a receita e a despesa municipal, que tantos desequilíbrios têm causado; iremos também tentar perceber a evolução do número de municípios que têm desrespeitado a LCPA desde a sua implementação.