• Nenhum resultado encontrado

A organização nas edições do livro Português: linguagens

CAPÍTULO 4 A LITERATURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

4.1 Organização dos livros didáticos

4.1.2 A organização nas edições do livro Português: linguagens

Os livros Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, edições PNLD-EM 2006 e PNLD-EM 2015, são organizados em Unidades. Estas são divididas em capítulos com os conteúdos de Gramática (nas duas edições, Língua: uso e reflexão), Literatura e Produção de Texto. Assim, cada unidade apresenta capítulos dos três eixos, e não há uma regularidade na ordem nem no número de capítulos e conteúdos que aparecem.

Imagem 7 – Sumário Português: linguagens

(Português: linguagens – PNLD-EM-2006, sumário)

O livro Português: linguagens (PNLD-EM 2006), volume único, possui no total 47 capítulos, divididos em 9 unidades. Desse total de capítulos, 24 foram destinados à Literatura, 9 aos capítulos Língua: uso e reflexão e 14 à Produção

de Texto. Percebe-se um destaque ao ensino da literatura nessa obra.

Ao contrário do Novas Palavras, o Português: linguagens não apresenta um quadro comparativo entre as Literaturas Brasileiras que apresente a cronologia histórica do conteúdo. Entretanto, a Literatura está em destaque quando seu conteúdo é colocado como tema de todas as unidades, sempre na abertura. Nela, o conteúdo é inicialmente apresentando por meio de uma imagem que dialoga com os capítulos, especialmente os de Literatura. Os autores apresentam, ainda, uma reflexão sobre o tema do capítulo e o boxee “Fique ligado! Pesquise!” em que são indicados vídeos, livros, música, sites, visitas culturais que podem contribuir para o ensino daquela unidade.

Imagem 8 – Abertura de unidade Português: linguagens

(Português: linguagens – PNLD-EM-2006, p.85-86)

Os capítulos do livro didático Português: linguagens (PNLD-EM 2006) apresentam uma regularidade na organização. A grande maioria inicia com uma apresentação teórica

do conteúdo, seguida por atividades, voltando à teoria e sua sistematização, e a seguir mais atividades.

As unidades terminam com a seção “Intervalo”, em que aparece “Imagem em foco” seguida de uma atividade de interpretação que permite o diálogo entre o conteúdo e a imagem – geralmente, uma pintura ou fotografia –, para que o aluno estabeleça as relações possíveis entre essas artes. Nessa seção há ainda uma sugestão de projeto, em que os estudantes são convidados a realizar alguma atividade em grupo, montar uma revista, encenar algum texto literário, etc.

Imagem 9 – Seção “Intervalo” Português: linguagens

(Português: linguagens – PNLD-EM-2006, p.80)

A coleção Português Linguagens (PNLD-EM 2015) apresenta-se em forma seriada, ou seja, traz um livro para cada ano do Ensino Médio. Somando os três volumes, a edição

apresenta 12 unidades, com um total de 113 capítulos, entre eles 44 voltados para o ensino de literatura.

Assim, como a edição do PNLD-EM 2006, o livro atual tematiza os capítulos a partir de um conteúdo de literatura. Na abertura de cada unidade apresenta-se o conteúdo de literatura que será estudado nos capítulos que a compõem. Ela é composta de uma imagem, reprodução de alguma pintura que dialoga com o conteúdo de literatura, por uma breve explicação que leva o leitor a compreender esse diálogo, e apresenta um fragmento de poema. Traz também um pequeno boxee que adianta aos alunos e professores o projeto que virá na seção Vivências e o boxee Fique ligado! Pesquise!, com as subseções Assista, Leia, Ouça, Navegue e Visite. Além disso, no início de cada unidade, após a apresentação, aparece a seção A imagem em foco, que também já fazia parte do livro na edição em 2006. Tais seções que trazem um diálogo entre literatura e outras linguagens serão analisadas no item 4.

Imagem 10 – Seção “A imagem em foco” Português: linguagens

(Português: linguagens – PNLD-EM-2015, p. 126)

Os capítulos de Literatura, assim como na edição de 2006, também trazem algumas partes teóricas e exercícios motivados por leituras de crônicas, poemas ou fragmentos, a depender da escola literária abordada.

Em suma, depreende-se que as duas edições do livro Português: linguagens, quanto à organização, não apresentam grandes diferenças. As duas edições são organizadas por unidades. Nestas, os diferentes eixos do ensino de Língua Portuguesa são trabalhados em

capítulos diferentes. A abertura de cada unidade, nas duas edições, é sempre composta por uma imagem – reprodução de alguma obra de arte – e geralmente traz um texto literário (fragmentado ou na íntegra quando é poema). Além disso, as duas edições apresentam nessa abertura o boxee “Fique ligado! Pesquise!”, o qual, como o livro mais recente explica, tem como objetivo que o aluno perceba as relações entre a literatura e outras artes e áreas do conhecimento. Para isso, esse boxee é composto por sugestões de vídeos, livros e textos, músicas, entre outros para que o aluno estabeleça as relações acima citadas. A novidade entre as edições se dá pela diferença no número de textos literários presentes: a edição atual apresenta uma maior quantidade desses textos, oportunizando a sua leitura mais vezes, assim como aconteceu com o livro Novas Palavras.

Constata-se, assim, que a maior mudança entre as diferentes edições dos livros aqui analisados, e que pode ter sido motivada pelo discurso cada vez mais intenso da importância do contato com o texto na formação do leitor literário, dá-se no número maior de textos literários presentes nas edições mais recentes. Tanto os autores da obra Novas Palavras quanto os autores da obra Português: linguagens, desde o PNLD-EM 2006, traziam a preocupação em promover, ao longo dos capítulos e entremeando o estudo teórico, a leitura de textos literários de forma mais efetiva. A natureza de tais textos será apresentada no próximo tópico, onde trataremos da seleção textual e da coletânea literária que os livros disponibilizam.