• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA

1.3 A diretriz estadual de formação e desenvolvimento de pessoas

1.3.2 A Proposta Pedagógica de Formação e Desenvolvimento de Pessoas

A Proposta Pedagógica de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Escola SEEDUC, tem como propósito oferecer as diretrizes que servirão como base norteadora das ações de desenvolvimento da Diretoria de Formação, constituindo-se em ações que vão para além do espaço físico da Escola SEEDUC, inaugurado no dia 09 de fevereiro de 2012.

O Secretário de Estado de Educação idealizou uma escola de formação que funcionasse com a filosofia similar a uma escola corporativa20. As ações de

formação deveriam buscar desenvolver os servidores de modo a adquirir as competências necessárias ao desempenho de suas funções, quaisquer que fossem elas: no âmbito da docência, na gestão ou em outra atividade de natureza técnica ou administrativa. Esta proposta não contempla a certificação dos servidores que participam de ações formativas, bem como o cumprimento de uma carga-horária específica a fim de obter algum título. No caso de ações com exigência de certificação, foram celebradas parcerias com Instituições de Ensino Superior como: Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ e Consórcio CEDERJ), Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e outras.

20

Escola Corporativa – “Surgiu na metade do século XX (...) diante da necessidade de direcionamento nas ações de desenvolvimento das pessoas e das organizações (...) para a ratificação dos objetivos estratégicos da organização” (PACHECO et al., 2009, p. 29-30).

A consultora selecionada21 para elaborar este projeto foi a Drª em Educação,

Acácia Zeneida Kuenzer. Na sua percepção, o Projeto Pedagógico da Escola SEEDUC:

[...] expressa as diretrizes, os pressupostos e os princípios epistemológicos e pedagógicos que orientarão o conjunto das ações educativas, presenciais e a distância, que serão desenvolvidas com a finalidade de promover a educação continuada dos profissionais que trabalham na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (KUENZER, 2013, p. 2).

No projeto foi estabelecido que as soluções educacionais22 planejadas para cada público deveriam conter uma base comum a todos os servidores acrescida de “itinerários específicos demandados por necessidades individuais e de equipe, pelas diferenças de ocupação em cada cargo e pelo nível de avanço a ser atingido com a formação” (KUENZER, 2013, p. 10). As diretrizes estratégicas do documento estão alinhadas com o Planejamento Estratégico da SEEDUC reforçando a visão de tornar o estado do Rio de Janeiro uma referência Nacional e Internacional de qualidade em Educação Pública. Para isso, foram definidas quatro orientações estratégicas: “Tornar mais atrativa a carreira de magistério; Intensificar o processo de ensino- aprendizagem; Melhorar a qualidade da gestão na unidade escolar na sede e nas regionais; e Prover infraestrutura adequada” (KUENZER, 2013, p. 9). Diante do exposto, a qualificação de seus Gestores torna-se um pilar importante para atingir os objetivos propostos.

O projeto elaborado pela consultora sugere que as ações de formação sejam planejadas a partir de propostas descritas no documento de soluções educacionais, que tem como meta o desenho de itinerários formativos visando ao desenvolvimento de competências, articulando as necessidades e perspectivas dos docentes, gestores, técnicos em formação às demandas e expectativas da SEEDUC/RJ.

21

Processo nº E-01/53.675/2011. O processo foi conduzido sob a orientação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, segundo as normas do Banco Mundial, no âmbito de atuação do

Programa de Renovação e Fortalecimento da Gestão Pública – PRO-GESTÃO. A seleção foi

precedida de ampla divulgação e composta por análise de currículo e entrevista conduzida por uma equipe da qual participaram membros da SEEDUC e um representante da Seplag. O acompanhamento e a fiscalização do contrato foram conduzidos por Comissão nomeada no D.O. de 24 de julho de 2012.

22Solução educacional – o conjunto articulado que integra a definição do perfil de formação a ser

atingido, as competências que integram este perfil e os módulos de formação que se integram a partir de uma base comum a ser complementada por itinerários específicos demandados por necessidades individuais e de equipe, pelas diferenças de ocupação em cada cargo e pelo nível de avanço a ser atingido com a formação (KUENZER, 2013, p. 10).

Organizar tais soluções educacionais por itinerários formativos requer o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa para identificação das: necessidades de conhecimentos, competências solicitadas e as lacunas de formação percebidas. As necessidades de formação devem se coadunar com as definições da missão, a visão de futuro e os valores, em consonância com o Planejamento Estratégico.

As competências requeridas são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser desenvolvidas pelos servidores para que os objetivos educacionais sejam alcançados. E as lacunas de formação identificadas dizem respeito à distância que precisa ser percorrida entre o conjunto de competências requeridas e os comportamentos manifestos para o desempenho da função (RIO DE JANEIRO, 2013a).

Foi sugerido pela autora a composição de um Mapa de Formação que, poderá ser melhor visualizado no Anexo 3, com sugestão de conteúdos comuns a todos os servidores iniciais, e, específicos para gestores, docentes e equipe técnico- administrativa (RIO DE JANEIRO, 2013a).

Analisando o Mapa de Formação é possível visualizar todos os conhecimentos que devem fazer parte do itinerário formativo de qualquer Gestor Escolar atuante na Rede Estadual do Rio de Janeiro. A autora agrupa tais conhecimentos em quatro grupos de formação: Formação Inicial, comum a todos; Formação Inicial de Gestores; Formação Específica para Docentes e Gestores; e Formação Específica para Gestores.

No grupo de formação inicial, comum a todos, foram elencados dois macrotemas: Fundamentos da Educação, e, Organização e Funcionamento da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Para o primeiro macrotema, foram elencados os subtemas: Dimensões Históricas da relação entre Conhecimento, Trabalho e Cultura; Educação e Inclusão na Sociedade Contemporânea; As Políticas Educacionais a partir dos anos 90; Diversidade e inclusão; Dimensão Filosófica da Educação Contemporânea; Educação e Ética; Educação e Estética; Planejamento Educacional. Para o segundo foram elencados os seguintes temas: A Educação no Brasil: diretrizes curriculares; A Educação Básica no Rio de Janeiro: diagnóstico e diretrizes; O Planejamento da Educação Básica do Rio de Janeiro: Plano Estadual de Educação e Planejamento Estratégico; O sistema de Gestão da Escola; Projetos Pedagógicos.

No grupo de Formação Inicial para Gestores foi especificado, dentro do macro tema Fundamentos da Educação, o tema Dimensões Econômicas e Educação.

No grupo de Formação Específica para Docentes e Gestores foi especificado, dentro do macro tema Gestão, o tema Negociação. Já no grupo de Formação Específica para Gestores foram especificados, dentro do macro- tema Gestão, os temas: Gestão de Processos; Gestão Estratégica; Gestão Contemporânea; Gestão de Projetos; Gestão do Conhecimento; Gestão Orçamentária e Financeira; Gestão Pedagógica; Gestão de Materiais e Patrimônio; Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho; Gestão de Serviço Público; Gestão de Resultados; Gestão da Informação; e Gestão de Ferramentas e Sistemas de Gestão. A organização desse mapa pode ser melhor visualizado nos documentos anexos a este trabalho.

Na próxima seção, são apresentadas as 7 ações ofertadas aos Gestores Escolares para sua formação, nos últimos 4 anos (2011, 2012, 2013 e 2014). É possível observar que alguns dos temas acima relacionados estão contemplados nestas ações.

1.4 AS PRINCIPAIS AÇÕES DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE