• Nenhum resultado encontrado

Agradeça a Deus pela misericórdia para com você “Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 94-97)

abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso.”

Neemias 9.31

Neemias e o povo de Israel haviam acabado de completar uma missão impossível: reconstruíram os pesados muros de Jerusalém em tempo recorde. Era tempo de dedicar-se a outro tipo de reconstrução: aceitar e aplicar as instruções de Deus para seu povo. Neemias 8 descreve uma espécie de estudo bíblico nacional. O capítulo 9 registra os efeitos da Palavra de Deus sedimentando-se no coração e na mente do povo. As pessoas compreenderam quanto se haviam desviado dos caminhos do Senhor e se reuniram então para um grande culto de arrependimento e adoração.

Na presença de Deus, o povo reexaminou sua história, destacando os pecados da nação e a misericórdia e fidelidade de Deus. Esse reexame era para mostrar a si mesmos que compreendiam como as coisas chegaram àquele ponto. Eles eram um pequeno remanescente de uma grande nação humilhada sob o justo juízo de Deus. Pela misericórdia divina, eles voltaram a sua terra. Ao contrário do povo, que violara as alianças que Deus fizera com a nação, o Senhor mantivera sua promessa. Eles sabiam que Deus era fiel, por isso ousaram recomeçar.

De tempos em tempos, precisamos rever nossa história espiritual. Talvez hesitemos em fazê-lo por compreender que nossa história com Deus é semelhante à dos israelitas: cheia de nossas falhas e da fidelidade de Deus. O Senhor não terá prazer nessa análise se ela não nos levar ao arrependimento e à compreensão mais clara de tudo o que ele fez para proteger-nos e guiar-nos.

Senhor, a cada dia sinto a tua grande misericórdia. Tua graça para comigo está além da compreensão. Obrigada por nunca me abandonares. Ajuda-me a

Leia Ester 4.1-17 e reflita.

O poder de uma única pessoa

“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.” Ester 4.16 Você já pensou: “Sou uma só. Minhas orações não fazem diferença”? Muitas de nós pensamos assim às vezes. Mas não é verdade. Ester era a esposa de Xerxes, o poderoso rei do império persa. Ele fizera da esposa anterior um exemplo, banindo-a por ter-lhe desobedecido. Agora, Ester enfrentaria um castigo ainda mais severo se ousasse aproximar-se do trono sem ser chamada. Ela estava arriscando a vida. No entanto, seu primo Mardoqueu pediu-lhe que fizesse isso mesmo. Seu povo, os judeus, corria grande perigo. “Quem sabe”, disse-lhe o primo, “se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”. Ester era a pessoa no lugar certo e no momento certo. Ela era a rainha; mas, ainda assim, precisava de coragem e fé. Mais que sua vida, estava em jogo a vida de seus compatriotas. Ela, porém, fez o que era necessário.

Como cristãs, devemos defender o que é certo, mesmo que venham a ridicularizar-nos ou algo pior. Você talvez seja a única cristã no trabalho ou na família — o que faz quando sua fé é confrontada? Seria muito mais fácil ficar sentada e esperar, em silêncio. Mas, é muito mais desafiador correr riscos e defender o que é certo. Ester jejuou e orou, seguindo a orientação de Deus. Você pode fazer o mesmo, pois nunca sabe quando sua atitude vai resultar justamente naquilo para o que foi criada. Senhor, enquanto jejuo e oro, capacita-me a gerar um efeito poderoso sobre o mundo ao defender o que é certo e seguir a tua direção.

Leia Jó 1.22 e reflita.

Louvando a Deus nas situações boas e más

Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se, rosto em terra, em adoração, e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”. Jó 1.20-21

Jó perdeu tudo, incluindo todos os filhos e a saúde. Porém, mesmo no momento de maior tristeza, ele jamais amaldiçoou a Deus. Sua reação à tremenda perda foi humilhar-se e adorar a Deus.

Jó suportou esses momentos terríveis sem que sua adoração a Deus sofresse abalos. No final, Deus lhe deu outros filhos e filhas, e muito mais: “O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início.” (Jó 42.12). Talvez você esteja pensando: “Bom para ele, mas ainda assim ele perdeu os primeiros sete filhos e três filhas. Não é possível substituir um filho como se substitui uma casa ou um rebanho de ovelhas”. Jó sofreu demais, é verdade. Mas Deus extraiu o bem de sua atitude. Jó não culpou o Senhor, em vez disso, afirmou que na vida passamos por situações boas e más, e devemos aceitar cada uma delas com a mesma atitude de reverência a Deus. Por mais dificuldades que tenhamos, a vida voltará a ser boa.

Deus nos dá o que temos e toma-o conforme lhe apraz. Devemos louvá- lo por tudo. Nem sempre conheceremos a razão de nosso sofrimento, mas podemos ter certeza de que Deus o permite com um propósito. Isso não torna o sofrimento mais fácil, mas dá-nos esperança para o futuro.

Não desista em meio a uma grande perda, ao desapontamento ou ao fracasso, pois perderá o maior milagre em sua vida. Se, em vez disso, você louvar a Deus, verá o nascimento de algo novo e bom.

Querido Deus, eu te louvarei independentemente daquilo que aconteça em minha vida — nos momentos bons e também nos ruins.

Leia Jó 3.1-26 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 94-97)