• Nenhum resultado encontrado

ALGUNS MÉTODOS DE TIRAGEM

No documento Tarô e Baralho Cigano (páginas 41-46)

√ JOGADA DO DESTINO: Passado, presente e futuro da esquerda para a direita.

1) Passado - Mostra situações do passado que estejam relacionadas à pergunta feita para o Jogo.

2) Presente - Momento presente, fatores que interferem, aquilo que é favorável a pergunta.

3) Futuro - O que revela o futuro e as influências contrárias.

√ MANDALA CIGANA: Aconselhamento básico - tirar cinco cartas e dispô-las da seguinte maneira:

1) Tese - Corresponde a questão formulada, resumo da leitura, e carta da síntese.

2) Antítese - Complementa a primeira. O que está interferindo na resolução, e a carta das influências externas do problema.

3) Caminho - Mostra as facilidades e obstáculos que encontraremos para solucionar o assunto da pergunta. Pessoas ou fatos que estão atrapalhando (obstáculos).

4) Resultado - Corresponde ao resultado que só ocorrerá após havermos superado o caminho. Fatos ou pessoas à favor, que podem ajudar, é a carta do favorecimento.

5) Síntese - Representa a pessoa que fez a pergunta e também nos dá uma visão mais ampla em relação à pergunta formulada. Atitude a ser tomada para a solução do problema. Ela é obtida pela soma dos valores numéricos das outras 4 cartas. Caso o resultado obtido seja maior do que 36, soma-se os algarismos deste resultado.

Ex: 17+20+15+24= 66. Neste caso soma-se a seguir 6+6=12

√ JOGADA DAS SETE CARTAS: Igual a superior retirando sete cartas Sete cartas são retiradas do maço e colocadas na mesa de acordo com o esquema ao lado. Elas são lidas, inicialmente, na

Mais uma terceira rodada de sete cartas, retiradas pelo consulente, darão as previsões (possibilidades e probabilidades) referentes aos assuntos específicos de cada posição.

A essa altura, 90% das questões estarão atendidas. No caso de perguntas adicionais, uma nova série de 7 lâminas poderá ser virada. Para encerrar, o consulente retirará uma carta para ser colocada na posição central, como mensagem ou conselho para o momento.

A leitura interativa é possível em todas as direções e amplia os dados para

leitura. Por exemplo, na seqüência 6-7 a carta na posição 6 indica a bagagem da infância e, na posição 7, como essa estrutura foi trabalhada até o momento presente.

São as seguintes as principais atribuições de cada posição:

1) O Consulente - seu momento atual e aquilo que está buscando elucidar na leitura do Tarô (embora nem sempre tenha plena consciência do que seja).

2) Passado Recente - acontecimentos ou pessoas que vêm afetando o consulente e influenciando o momento presente.

3) Futuro Próximo - as possibilidades e probabilidades de ocorrências no futuro imediato, planejadas ou não pelo consulente.

4) Relações Íntimas - o casamento, cônjuge, filhos, parentes e amigos próximos. 5) Plano Material - o trabalho, negócios, dinheiro, propriedades, sociedades

profissionais, finanças.

6) Infância - a figura parental forte, os irmãos, o ambiente de criação, as influências que marcaram o processo de amadurecimento. É a carta que faz o verdadeiro contato com o cliente. Fala das fundações da sua personalidade e do seu mundo secreto.

7) Psiquismo - as emoções e sentimentos presentes, as condições atuais do inconsciente, o grau de espiritualidade. Também indica a saúde do consulente. √ CRUZ CÉLTICA

A tiragem com dez cartas, chamada Cruz Céltica, é útil quando se quer examinar uma questão mais a fundo. Ela permite considerar dez

diferentes ângulos de um assunto e, com isso, ampliar a nossa compreensão do tema.

As lâminas poderão ser colocadas como no esquema, com a segunda carta cruzando a primeira. Com a prática,

2) Futuro Imediato - a questão secundária, que pode ter função oposta ou de reforço. Os obstáculos, as influências imediatas, as dificuldades da situação. 3) Destino - As metas. As aspirações e ideais do consulente. O seu destino ou o que ele poderá realizar de melhor dentro das circunstâncias. A causa que pode ter uma influência inconsciente ou um significado mais profundo.

4) Passado - As raízes. As bases do passado distante. As causas remotas que determinaram a condição presente.

5) Passado Recente - O passado recente. Acontecimentos que acabaram de ocorrer ou estão ainda ocorrendo. Representam coisas que estão acontecendo com você em diferentes níveis.

6) Futuro Imediato - O futuro. As influências que tendem a se manifestar no futuro imediato. Uma influência que se aproxima ou um fator não resolvido 7) Consulente. Como o consulente é, como poderia ser, como se apresenta e como ele se vê. A condição atual do consulente. O retrato fiel do consulente. 8) Influências Externas - A influência do ambiente. O ponto de vista de uma outra pessoa e você como os outros o vêem. A influência do consulente sobre os outros, ou como ele está reagindo à atuação dos outros. A imagem que o

consulente está passando.

9) Conselho - o melhor caminho a ser adotado pelo consulente. O que lhe corresponde realizar ou tentar.

10) Resultado Final - A síntese, o desfecho, o que se pode esperar se o consulente fizer o que foi aconselhado.

√ MANDALA ASTROLÓGICA: O esquema dos doze Setores ou Casas Terrestres da astrologia é excelente quando se quer obter, com as cartas, uma visão global de um assunto. Essa tiragem permite investigar todos os

ângulos de uma questão, pessoa ou momento particular. São retiradas 12 cartas do maço e dispostas em roda. Pode-se também colocar mais uma carta no centro, como síntese ou conselho. Cada carta irá elucidar os assuntos específicos que a tradição astrológica atribui às casas. O resumo de cada uma:

Casa 1: Eu Sou (a personalidade e o temperamento; a

aparência, a vitalidade e a constituição física). Corresponde ao signo de Áries. Casa 2: Eu Tenho (o dinheiro e os bens adquiridos pelo trabalho; os ganhos e

Casa 5: Eu Gosto (os amores e filhos, a criatividade; as diversões, jogos, ganhos pela sorte, especulações, o vestuário; a educação; é a conquista da identidade individual através da auto-expressão criativa; romances; especulações). Leão. Casa 6: Eu Trabalho (o serviço diário, local de trabalho, os colegas, assistentes e subordinados; a saúde, a higiene, a alimentação e as doenças agudas; animais domésticos). Virgem.

Casa 7: Eu Me Relaciono (o casamento, as relações íntimas, sócios e

companheiros; os contratos e processos, os conflitos, os concorrentes e os inimigos declarados; aquilo que a pessoa busca para completar sua integração). Libra.

Casa 8: Eu Renasço (sexo, transmutação e morte; as heranças e presentes; psiquismo, tabus, morte do Ego; os valores que nos vem do outro; crises

profundas na vida pessoal e também as transformações profundas). Escorpião. Casa 9: Eu Creio (os ideais, busca do sentido, vida espiritual, os estudos

superiores, as grandes viagens e o estrangeiro, comércio internacional ou por atacado; a religião; busca do conhecimento esotérico, a lei e a filosofia). Sagitário.

Casa 10: Eu Me Esforço (o propósito, a carreira, a vocação; o reconhecimento, o prestígio social e profissional, os empreendimentos, as relações com as

autoridades; como a pessoa acredita ser; como a pessoa é vista ou percebida). Capricórnio.

Casa 11: Meus Amigos (o apoio, as amizades, as simpatias e proteções, as esperanças, projetos e planos, os lucros dos empreendimentos, os clubes e associações; alianças e convívios entremeados por idéias partilhadas). Aquário. Casa 12: Eu Anseio (carma, o servir altruísta, a vida religiosa ou mística, os sacrifícios e as provas, as limitações, as práticas veladas, os vícios; anseios; libertações; segredos; área de maior conflito interior. Peixes.

√ TÉCNICA COM 9 CARTAS: “OITAVAS SUPERIORES”

Para aplicar esta técnica não há necessidade de nenhuma mudança nos métodos que cada um utiliza. As cartas devem ser sorteadas da forma costumeira, ou seja, aleatória ou em seqüência. Isso não mudará o resultado da leitura. Este método é simples, mas bem eficaz, o que o torna muito dinâmico. Utiliza uma abordagem definida e o mais importante é que coloca os meios que atuam entre as situações, o complemento, que auxilia, que explica ou corrobora com as circunstâncias do consulente. A tiragem é semelhante a muitas outras, mas tem

1) A pessoa ou consulente: como ela se encontra no momento presente, emocional, psicológica, física e espiritualmente.

2) O momento, a situação presente.

3) O que atrapalha, as interferências presente. 4) O que auxilia, a ajuda imediata.

5) A definição, o que acontecerá ou o conselho final.

Esta 1ª tiragem será interpretada de forma bastante precisa. Somente após a leitura destas cinco primeiras cartas, será sorteada uma segunda parte. Serão retiradas mais quatro cartas, uma a uma ou todas de uma vez. Estas devem ficar sempre entre duas cartas obtidas na primeira tiragem. Assim, a primeira carta retirada na segunda seqüência deve ficar entre a 1ª e a 2ª carta retiradas na primeira seqüência.

As cartas desta segunda seqüência definirão os conselhos, as atitudes e as razões do que a pessoa está passando neste momento. É esse o diferencial que eu havia comentado antes: esta leitura define as razões do que está se passando atualmente, de forma conselheira e direta.

As quatro últimas cartas são um complemento da 5ª, elas darão esclarecimento sobre a definição:

6) A raiz, o que levou o consulente a situação, ao momento presente. 7) A ligação entre o momento ao que atrapalha.

8) A quem recorrer ou ao que recorrer, mostra a ligação entre as interferências e o auxílio, ou seja, o que está entre as duas situações, aquele que pode ajudar ou atrapalhar, esta carta é mais uma questão relacionada a um conselho do que propriamente dito um objeto, pode indicar a quem recorrer ou afastar, para que a situação da 4ª carta seja realizada.

9) Liga o auxílio a definição; mostra os caminhos, onde devemos mudar, expressa de forma clara as esperanças e os temores. Eu diria mais, esta carta não terá conotação negativa ou positiva, porque ela é um caminho e o caminho sim, pode ser negativo ou positivo e como ela representa a ligação para a

cartas deverão ser interpretadas uma de cada vez, de acordo com os esquemas (Família, Trabalho, Presente e Destino).

Os Sentimentos são indicados pelas cartas escuras na Cruz (em vermelho, no centro das cartas). A Situação Presente, de Trabalho, Família e Destino devem ser lidas pelas três cartas brancas no retângulo correspondente. Para mais informações sobre a Vida Sentimental leia as 13 cartas escuras. As cartas azuis confirmam o que todas as outras disseram.

√ JOGO CIGANO COM 21 CARTAS

1) Escolhe-se a significadora (S). 2) Embaralha-se e corta-se. 3) Escolher 21 cartas ao acaso. 4) Distribuir em semicírculo, da esquerda para a direita.

1 4 7 10 13 16 19 2 5 8 11 14 17 20 3 6 9 12 15 18 21

· 1 a 3: A personalidade do sujeito e sua atual condição psicológica. · 4 a 6: Sua vida no lar atualmente.

No documento Tarô e Baralho Cigano (páginas 41-46)

Documentos relacionados