• Nenhum resultado encontrado

O ambiente de estudo consiste nas Pró-Reitorias e/ou Coordenações de Assuntos Estudantis das Universidades Federais e no Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis, uma vez que ele aglutina todos os gestores de Assuntos Estudantis das universidades federais brasileiras, facilitando o aceso a eles (Quadro 6). No total são 63 Universidades e 2 Centros Tecnológicos com representatividade no FONAPRACE, distribuídos geograficamente, conforme demonstrado no Quadro 5.

QUADRO 5 - TOTAL DE UNIVERSIDADES COM REPRESENTATIVIDADE NO FONAPRACE POR REGIÃO GEOGRÁFICA

Região da Federação Total de Universidades com representatividade no FONAPRACE

Centro-Oeste 8 Nordeste 17

Norte 10 Sudeste 20

Sul 11

Total de IFES 65

FONTE: Adaptado do FONAPRACE (2019).

Conforme observado no Quadro 5, a Região Sudeste é a que possui maior representatividade no Fórum, tendo em vista o maior número de Universidades Federais alocadas na região (20), seguidas da Região Nordeste (17) e da Região Sul (11). A relação de todas as Universidades que possuem representatividade no FONAPRACE está apresentada no Quadro 6.

QUADRO 6 - UNIVERSIDADES COM REPRESENTATIVIDADE NO FONAPRACE

(continua)

Região Universidades

Distrito Federal . Universidade de Brasília (UNB) Goiás

. Universidade Federal de Goiás (UFG) . Universidade Federal de Catalão . Universidade Federal de Jataí

Mato Grosso . Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) . Universidade Federal de Rondonópolis

Mato Grosso do Sul . Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) . Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Alagoas . Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Bahia

. Universidade Federal da Bahia (UFBA) . Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) . Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

QUADRO 6 – UNIVERSIDADES COM REPRESENTATIVIDADE NO FONAPRACE (continuação)

Ceará

. Universidade Federal da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) . Universidade Federal do Cariri (UFCA)

. Universidade Federal do Ceará (UFC) Maranhão . Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Paraíba . Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Pernambuco

. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

. Universidade Federal do vale do São Francisco (UNIVASF) . Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Rio Grande do Norte . Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Sergipe . Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Acre . Universidade Federal do Acre (UFAC) Amapá . Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) Amazonas . Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pará

. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) . Universidade Federal do Pará (UFPA)

. Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Rondônia . Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Roraima . Universidade Federal de Roraima (UFRR) Tocantins . Universidade Federal do Tocantins (UFT) Espírito Santo . Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Minas Gerais

. Universidade de Alfenas (UNIFAL) . Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) . Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) . Universidade Federal de Lavras (UFLA)

. Universidade Federal de Minas Gerais - (UFMG) . Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) . Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) . Universidade Federal de Uberlândia (UFU) . Universidade Federal de Uberaba (UFU) . Universidade Federal de Viçosa (UFV)

. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Rio de Janeiro

. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) . Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

. Universidade Federal Fluminense (UFF)

. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) São Paulo

. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) . Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) . Universidade Federal do ABC (UFABC)

QUADRO 6 – UNIVERSIDADES COM REPRESENTATIVIDADE NO FONAPRACE (conclusão)

Paraná

. Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) . Universidade Federal do Paraná (UFPR)

. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Rio Grande do Sul

. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) . Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) . Federal Universidade de Rio Grande (FURG)

. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Santa Catarina . Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) FONTE: Adaptado do FONAPRACE (2019).

O método adotado foi a amostragem não probabilística, que tem como característica a não aplicação de fórmulas estatísticas para o seu cálculo, não podendo ser objeto de tratamento estatístico em relação ao universo, como por exemplo a impossibilidade de cálculo de erros de amostragem e desvio padrão (MARCONI; LAKARTOS, 2017, p.38).

Um dos critérios da seleção da amostra não probabilística é a seleção intencional ou por julgamento, que, na visão de Mattar (1996), é aquela em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou entrevistador do campo.

Na amostra por julgamento, o pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação. A seleção é definida intencionalmente pelo investigador que “considera que esses elementos possuem características típicas ou representativas da população” (MENSURE EVALUATION, 2019). Para esta pesquisa, a amostra por julgamento selecionou o público baseando-se na acessibilidade.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis reúne os Gestores através de Encontros Nacionais e Regionais. São realizados dois encontros Nacionais por semestre, sendo que, o primeiro deles é destinado a Diretoria do FONAPRACE e aos Coordenadores Regionais e o segundo Encontro é para todos os representantes, ambos ocorrem na sede da Andifes em Brasília. Já os Encontros Regionais são definidos a partir do primeiro Encontro Anual com todos os representantes e a sua localização varia entre as cidades representantes.

Dessa forma, visando atingir um número maior de participação, a pesquisadora participou pessoalmente do II Encontro Nacional do FONAPRACE de 2019, abordando todos os Gestores responsáveis pela Assistência Estudantil que estavam presentes no evento para responder o questionário e selecionou quatro pró-reitores para participarem da entrevista.

A seleção dos participante da entrevista levou em consideração o tempo de exercício no cargo, dessa forma, selecionou-se um pró-reitor que possuía mais de 10 anos, outro com 2 anos, um com 1 ano e outro, recém chegado ao Fórum, com 3 meses de exercício no cargo, permitindo dessa forma, identificar o comportamento informacional por diferentes pontos de vistas. Visando preservar o anonimato dos Gestores entrevistados, foi atribuído um código para cada um deles (Entrevistado A, B, C e D).