• Nenhum resultado encontrado

2. INTRODUÇÃO

2.5. VALIDAÇÃO DOS RESULTADOS

3.3.4. Amostragem Pontual de água

A amostragem pontual de amostras de água foi realizada recorrendo a frascos de amostragem e ocorreu em todos os locais de colocação dos amostradores, sendo que as amostras foram analisadas tendo em conta os métodos já praticados nas análises de rotina da EPAL. A amostragem pontual teve como finalidade a comparação dos resultados obtidos pelos amostradores, com os resultados obtidos pelos métodos já implementados na EPAL para a análise de compostos orgânicos em águas.

3.3.4.1. Pesticidas

Em simultâneo com a análise de amostradores passivos foram analisadas amostras de água, colhidas pontualmente, nos mesmos pontos de amostragem onde foram colocados os amostradores passivos. As amostras de água foram colhidas no início e final da colocação dos amostradores passivos no terreno.

Este método é aplicado na análise de pesticidas em águas de abastecimento, águas superficiais e águas subterrâneas. O método tem como base a determinação de 18 pesticidas e 1 metabolito de um pesticida organoclorado por cromatografia gasosa associada à espectrometria de massa (GC/MS), após o processo de preparação da amostra por extracção em fase sólida (SPE).

Assim sendo, a amostra é extraída por SPE, utilizando cartuchos Waters OASIS HLB, seguindo-se um passo de concentração do extracto antes de se proceder à análise cromatográfica. Para a separação e determinação dos pesticidas utiliza-se a cromatografia gasosa em colunas apolares e detecção por espectrometria de massa no modo de Monitorização Seleccionada de Iões (SIM).

A determinação da concentração dos pesticidas é efectuada através de curvas de calibração. Os compostos são identificados com base no tempo de retenção e na razão da confirmação dos valores de m/z característicos de cada composto.

➢ Preparação de Amostras- SPE

A preparação das amostras deve ser efectuada num período de 7 dias após a colheita e a sua análise deve ser efectuada num período de 40 dias após a extracção. A extracção das amostras ocorre por SPE, colocando-se o cartucho Waters OASIS HLB (6 mL, 200 mg) e o

frasco com a amostra no sistema SPE, procedendo depois à activação do programa de extracção que executa as seguintes tarefas:

1. Activação do cartucho: 6 mL diclorometano + 6 mL de metanol + 3 mL de água ultra pura a 10 mL/min

2. Passagem da amostra: 500 mL de amostra a 30 mL/min 3. Lavagem do Cartucho: 4 mL de água ultrapura a 10 mL/min 4. Secagem do Cartucho: 60 min com corrente de azoto 5. Eluição: 4 + 2 + 2 mL diclorometano

O extracto final é concentrado num sistema de evaporação com corrente de azoto (Turbovap), a 0,2 bar e a uma temperatura do banho de água de aproximadamente 35 ºC, até cerca de 0,3 mL. Adiciona-se 2 mL de acetona e deixa-se concentrar até um volume inferior a 0,5 mL. Ajusta-se o volume do extracto a 0,5 mL com acetona e transfere-se o extracto para um vial, o qual deve ser armazenado entre 2 e 8 ºC até à análise cromatográfica, caso não seja possível a análise imediata.

As condições cromatográficas e a preparação da sequência são idênticas às usadas na análise de pesticidas por GC/MS, no modo SIM (ponto 3.3.1.1.).

3.3.4.2. Outros Compostos Orgânicos

As amostras de água a analisar foram submetidas a uma extracção líquido-líquido com diclorometano e o extracto orgânico obtido foi concentrado por evaporação, em corrente de azoto. Posteriormente, foi adicionada uma mistura de padrões internos deuterados aos extractos orgânicos. Todas as amostras devem ser refrigeradas na ausência da luz a 4 ± 2 ºC desde a colheita até à fase de preparação da amostra.

Após a adição da mistura de padrões internos deuterados ao extracto orgânico, este são analisados por GC/MS, usando uma coluna de característica apolar para separação dos compostos existentes. O espectrómetro de massa é usado em modo de aquisição full scan, com ionização por impacto electrónico (EI). Quando possível cada composto orgânico detectado é identificado tendo como referência o seu tempo de retenção e a comparação do seu espectro de massas com o espectro de massas da biblioteca de espectros e/ou o espectro de massas de um padrão desse composto analisado previamente nas mesmas condições analíticas.

Em situações especiais, o espectrómetro de massa pode ser usado em modo SIM ou usando a extracção de iões, quando há uma suspeita sobre o composto que se pretende garantir a identificação, quando se conhece previamente o composto a identificar numa amostra ou quando o composto a identificar está coeluído com algum padrão interno deuterado.

A quantificação é efectuada por comparação com as respostas obtidas para os padrões internos deuterados. Como se trata de um método semi-quantitativo, as concentrações das substâncias orgânicas detectadas são concentrações estimadas.

➢ Preparação de Amostras- Extracção líquido-líquido

Este método aplica-se na identificação e quantificação de compostos orgânicos desconhecidos na água de consumo humano, em águas superficiais e em águas subterrâneas.

Todas as amostras devem ser refrigeradas na ausência da luz a 4 ºC ± 2 ºC desde a colheita até à fase de preparação da amostra.

A preparação das amostras (extracção líquido-líquido) deve ser efectuada num período máximo de 2 dias (48 horas) após a colheita e a sua análise deve ser efectuada num período máximo de 10 dias após a extracção.

Para se proceder à análise transfere-se 500 mL da amostra para um balão volumétrico de 500 mL e adiciona-se 100 µL da solução padrão de fortificação dos padrões internos deuterados, usando um pipetador automático para que a ponta da seringa mergulhe na água (agita-se suavemente para homogeneizar). Posteriormente transfere-se a amostra para uma ampola de

Verifica-se o pH da amostra e ajusta-se o pH a 2, se necessário, por adição da solução de ácido sulfúrico (aproximadamente 3 mL da solução de ácido sulfúrico).

Adiciona-se 50 mL de diclorometano e agita-se a amostra durante 3 minutos no agitador mecânico. Deixa-se repousar para que ocorra separação completa das fases e recolhe-se o extracto orgânico para um tubo de concentração de 200 mL do Turbovap.

Repete-se o processo de extracção com mais 50 mL de diclorometano e recolhe-se novamente o extracto orgânico para o tubo, onde já se encontra a anterior alíquota.

Posteriormente, altera-se o pH da amostra para pH 10, adicionando aproximadamente 6 mL da solução de hidróxido de sódio. Repete-se o processo de extracção com mais 2x50 mL de diclorometano e juntam-se os extractos orgânicos.

Por fim passa-se o extracto orgânico pelo funil de vidro com lã de vidro e sulfato de sódio, recolhendo num tubo de concentração de 200 mL do Turbovap.

O extracto final é concentrado no Turbovap, a cerca de 0,2 bar e a uma temperatura do banho de aproximadamente 28 ºC até cerca de 0,5 mL ou até 0,3 mL. Posteriormente adiciona- se 50 µL da solução padrão de fortificação de injecção do d10-1-metilnaftaleno ao extracto e perfaz-se o volume até 0,5 mL com diclorometano e transfere-se o extracto para um vial. Deve- se proceder ainda à realização de um ensaio em branco.

Caso a análise não seja logo efectuada deve-se armazenar o extracto num vial de cor âmbar a cerca de -18 ºC, por um período máximo de 10 dias.

• Ensaio em Branco

Efectua-se ainda em simultâneo um ensaio em branco para cada série de amostras extraídas. Para este ensaio usa-se cerca de 500 mL de água ultrapura ou água mineral (por exemplo, água Vitalis), e procede-se à mesma extracção descrita anteriormente.

• Solução de ácido sulfúrico, H2SO4 (0,5 mol/L)

Adiciona-se lentamente 14,0 mL de ácido sulfúrico a aproximadamente 300 mL de água ultrapura e perfaz-se o volume de um balão volumétrico de 500 mL com água. Esta solução deve ser preparada anualmente.

• Solução de hidróxido de sódio, NaOH (0,5 mol/L)

Dissolve-se 20,0 g de hidróxido de sódio em água até perfazer o volume de um balão volumétrico de 1 L com água ultrapura. Esta solução deve ser preparada de duas em duas semanas.

• Solução de ácido clorídrico, HCl (6 mol/L)

Adiciona-se lentamente 5L de ácido clorídrico concentrado a 5 L de água desmineralizada. Esta solução deve ser preparada de seis em seis meses.