• Nenhum resultado encontrado

Análise da prova de Língua Portuguesa do AVALIA 15

No documento MARIA ERENICE DOS SANTOS BARROS (páginas 66-68)

2 O PERCURSO METODOLÓGICO, ANÁLISE E APROPRIAÇÃO DOS

2.3 Análise da prova de Língua Portuguesa do AVALIA 15

A prova de Língua Portuguesa do AVALIA 15 tem como foco principal a leitura e a interpretação de gêneros textuais diversos, além disso, avalia as habilidades propostas na matriz de referência do SPAECE. Ela está estruturada a partir de duas dimensões: o objeto do conhecimento distribuído nos 6 tópicos da matriz de referência e as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos.

Cada tópico da matriz de referência do SPAECE de Língua Portuguesa utilizada pelo AVALIA 15 representa o objeto do conhecimento a ser avaliado, e se desdobra num conjunto de descritores que traduzem as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes.

Na prova de Língua Portuguesa do AVALIA 15, os itens são compostos pelas seguintes partes: texto ou fragmento de texto, o comando e as alternativas de respostas. A escolha dos textos deve ser baseada nos contextos sociais de uso e de produção. O comando pode ser uma interrogação ou complementação, e deve está atrelado à habilidade que se pretende avaliar. As alternativas de respostas devem apresentar uma única resposta correta, chamada de gabarito; e as demais são os distratores, que devem ser plausíveis e representar raciocínios possíveis.

Ao analisar os vinte itens da prova de Língua Portuguesa 2015.1, que consta no Anexo 1 desta pesquisa, observa-se que alguns aspectos relacionados às orientações dadas para a elaboração de itens precisam ser revistos. A avaliação, de um modo geral, está adequada à série para a qual é proposta, no caso, a 1ª série do Ensino Médio, mas os itens 1, 2, 5, 6, 7 e 8 necessitam ser revisados, para que possam avaliar de forma adequada a habilidade proposta pelo descritor indicado para esses itens.

No item 1, elaborado pela CREDE, é avaliada a habilidade do aluno de identificar as variações linguísticas. Neste item, percebe-se que as alternativas b e c

precisam ser corrigidas para que todas sejam plausíveis. Apesar das referidas alternativas não serem o gabarito, precisam estar de acordo com o comando, ou seja, devem conter uma possibilidade de resposta.

De acordo com as orientações contidas no guia de elaboração de itens do CAEd/UFJF (2008), os distratores são as alternativas incorretas, mas devem ser plausíveis, isto é, devem parecer corretas para aqueles estudantes que não desenvolveram a habilidade que está sendo avaliada. O distrator plausível apresenta hipóteses de raciocínios que foram utilizadas na resolução do item. No item 1 as alternativas b e c não atendem às orientações do guia, pois apresentam informações que não se relacionam com o suporte e com o comando apresentado no item.

Quanto ao item de número 2, elaborado pela CREDE, não se enquadra em nenhum descritor da matriz de referência de Língua Portuguesa do SPAECE. Para um aluno que cursa a primeira série do Ensino Médio, pode-se dizer que esse item não avalia nada e por esse motivo foi rejeitado.

O item 05, elaborado pela CREDE, avalia se o aluno tem a habilidade de reconhecer os efeitos de humor e ironia, descritor 22. É um item bem elaborado, mas é necessário observar algo importante no que se refere ao gabarito. O comando deixa de forma clara qual habilidade está sendo avaliada; quais as alternativas são plausíveis, mas o gabarito tem uma expressão determinante, “apenas”, que induz o aluno à resposta, e isso acaba não permitindo uma ação reflexiva do estudante sobre o que é solicitado no comando.

Ainda de acordo com o guia de elaboração de itens do CAEd não é permitida a elaboração de alternativas que induzam ao acerto por exclusão como ocorreu no gabarito do item 5. A palavra “apenas” utilizada no gabarito é sinônimo de “somente” que é um termo absoluto que não deve ser utilizado no comando e nem nas alternativas de resposta de um item.

Com relação ao item 6, elaborado pelo CAEd, é necessário que o texto seja numerado de 5 em 5 linhas, pois observa-se que no comando é citado um trecho das linhas 2 e 3, mas o texto não tem numeração. O guia de elaboração de itens do CAEd apresenta a orientação de que os textos verbais utilizados como suportes sejam numerados de 5 em 5 linhas. É válido salientar que a ausência de numeração no texto foi uma falha cometida na digitação do item para a prova do AVALIA 15, pois, no item apresentado pelo CAEd, o texto está numerado de 5 em 5 linhas.

bibliográfica do suporte. O guia de elaboração de itens recomenda que o suporte deve apresentar referência bibliográfica completa. Constata-se mais uma falha na digitação do referido item, pois no item apresentado pelo CAEd consta a referência bibliográfica do suporte.

No tocante ao item 8, elaborado pelo CAEd, a orientação contida no guia de elaboração de itens é que mesmo que o suporte seja um fragmento, deve conter um título, neste item o fragmento não apresenta título.

Ao analisar os itens, observa-se que os suportes são adequados ao período de escolarização (tirinhas, fábulas, textos informativos, etc.), e que o tamanho dos textos não prejudica o aluno no que se refere ao tempo da avaliação.

No que se refere à elaboração dos itens, verifica-se que avaliam uma única habilidade; na sua elaboração não existem “pegadinhas”, e nenhum dos itens avaliam de forma que cobre dos alunos a memorização de conteúdos.

Quanto ao enunciado, constata-se que deixa clara a habilidade indicada pelo descritor, atende à norma culta e quando necessário faz referência à linha do texto. De acordo com as alternativas, constata-se que têm um vocabulário adequado à escolarização que está sendo avaliada; apresentam praticamente a mesma extensão e os distratores são plausíveis.

No documento MARIA ERENICE DOS SANTOS BARROS (páginas 66-68)