• Nenhum resultado encontrado

Análise dos dados

No documento Ética na pesquisa em Administração (páginas 109-112)

A análise dos dados levantados junto aos pesquisadores, nas entrevistas e nos grupos focais foi qualitativa, de forma a subsidiar e classificar as informações levantadas, buscando aprofundar o conhecimento sobre o tema da ética na pesquisa em Administração.

Preliminarmente, foi feita uma análise documental da resolução, diretrizes, código de conduta e manual de boas práticas relacionados à ética na pesquisa científica, elaboradas no Brasil, de forma a destacar pontos considerados relevantes nas normas e diretrizes, como também analisar os princípios abordados por cada instrumento orientador da conduta ética do pesquisador.

As entrevistas e os grupos focais foram gravados em áudio, posteriormente foram feitas as transcrições das informações coletadas nas entrevistas pessoais, bem como nas

discussões dos grupos focais. Em seguida as transcrições foram analisadas, através de diversas leituras e releituras.

A análise das entrevistas foi feita sob a perspectiva da análise pragmática da linguagem (MATTOS, 2005a; MATTOS, 2007), com a inserção do conceito de conversação, ligado à pragmática da linguagem e à análise linguística do discurso, na qual se buscou o significado interpretativo das falas dos entrevistados.

Quanto ao método de análise pragmática da linguagem, Mattos (2007, p.365) salienta que “não há formas bem previsíveis nem uma melhor forma de executá-lo”. Buscou-se assim, através da prática tentativa e reflexiva, como o autor sugere seguir o modelo de referência sobre procedimentos e análise de entrevistas, através das fases propostas. (MATTOS, 2007). Que são:

a) Fase 1: Recuperação – procurou-se recuperar os momentos das entrevistas, através das transcrições das gravações e da análise das anotações complementares. Foram considerados aspectos como: as entrevistas foram feitas no local do evento em curso, onde alguns temas debatidos tinham relação com o conteúdo das questões levantadas, o que gerou maior aprofundamento em alguns tópicos e fez surgir discussões de temas não previstos anteriormente, tais como a abordagem sobre o tema do produtivismo.

b) Fase 2: Análise do significado pragmático da conversação – em que, primeiramente, procurou-se analisar o que ocorreu durante a entrevista, entre pesquisadora e entrevistado, como os assuntos foram se desenvolvendo e que momentos foram relevantes no tocante ao conhecimento ou desconhecimento dos aspectos discutidos. Nessa fase, buscou-se os significados das respostas e também os significados incidentes. Percebeu-se assim que, quando abordada a questão do conhecimento acerca dos princípios éticos abordados na literatura e nos manuais ou códigos de conduta já existentes, no país, gerou-se momentos de “ausência”, como Mattos (2007) coloca. Foram então feitas anotações sobre desconhecimento de temas a serem abordados, e foi necessária a reformulação de questões durante a aplicação das entrevistas.

c) Fase 3: Validação – durante as entrevistas a pesquisadora buscou validar o significado nuclear das respostas de cada pergunta junto aos entrevistados, e os mesmos reforçavam suas opiniões colocadas.

d) Fase 4: Montagem da consolidação das falas - procurou-se aproximar relatos, opiniões e atitudes dos entrevistados, de forma a agregar relatos semelhantes e relevantes sobre as questões estudadas.

e) Fase 5: Análise de conjuntos – Mattos (2007) coloca que, esta é a fase mais importante para produção de resultados gerais de análise. Nesta fase, foram analisados os conjuntos das entrevistas, consolidados na fase anterior, e foram feitas marcações de destaque de relatos individuais e relatos agrupados, de forma a verificar os significados e os sentidos das falas. Foram selecionadas determinadas falas, a serem apresentadas nos resultados, que espelhavam bem o significado da visão dos entrevistados sobre determinado tema abordado. A partir das análises dos relatos, partiu-se para as observações conclusivas sobre a temática da ética na pesquisa, na percepção dos pesquisadores em Administração.

Na análise das discussões dos grupos focais, foi utilizada a análise de conteúdo, de forma a descrever os conteúdos das mensagens (BARDIN, 1977). Triviños (1987) destaca que, o método de análise de conteúdo, tem como etapas básicas: pré-análise, que se refere à organização do material; descrição analítica, que começa já na fase anterior, submissão do material a um estudo aprofundado e orientado pelos referenciais teóricos, usando procedimentos como a codificação, classificação e categorização, que diz respeito ao aprofundamento da análise, tratando de desvendar o conteúdo latente, além do conteúdo manifesto dos documentos.

A análise de conteúdo foi iniciada com uma leitura preliminar de todas as colocações de cada um dos participantes dos grupos focais. A partir da leitura, foi possível separar as principais frases de cada questão discutida e separar em grupos relacionados aos objetivos da pesquisa.

As categorizações das análises feitas foram elaboradas com base na extração de palavras ou conjunto de palavras consideradas mais significativas em categoria inicial, e posteriormente foram sintetizadas em categorias intermediárias, chegando-se a categoria final, que correlacionou as diversas classes encontradas, criando um conceito unificado. Na análise do conteúdo das discussões dos grupos focais se buscou, também, desvendar o conteúdo latente dos debates e interações nos grupos.

A validação do conteúdo dos grupos focais foi realizada durante o processo de coleta, com ênfase ao final de cada debate nos grupos focais (onde o fechamento de cada questão reforçava e confirmava as opiniões emitidas), e realizadas diretamente com os próprios

pesquisados, que não exigiram envio posterior das transcrições das discussões dos grupos focais.

Vale salientar que, as análises das discussões dos grupos focais em relação aos objetivos estudados foram também realizadas no processo de coleta, através de observações registradas. Assim, além das transcrições, foram feitas anotações durante os grupos focais que complementaram o conteúdo analisado das transcrições.

Pretendeu-se assim, a partir da pesquisa aplicada, procurar aprofundar a discussão sobre as reflexões e considerações dos pesquisadores quanto à atividade de pesquisa e os princípios éticos observados no processo de pesquisa, de forma a representar contribuição teórica relevante no conhecimento sobre a ética na pesquisa científica em Administração.

No documento Ética na pesquisa em Administração (páginas 109-112)