• Nenhum resultado encontrado

Após a coleta dos dados extraídos do site oficial do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, foram reunidos e destinados em planilhas no Excel para melhor interpretação e análise. Em seguida foi realizada a análise horizontal utilizando os valores absolutos das demonstrações contábeis, também utilizou-se as fórmulas de liquidez corrente, liquidez geral, liquidez Seca, Liquidez Imediata, Estrutura de Capital e Déficit/Superávit para calcular os indicadores financeiros e após os índices encontrados foram alocados em planilhas para realização da análise.

Enfatiza Marconi e Lakatos (2003, p. 168) que a interpretação é:

Atividade intelectual que procura dar um significado mais amplo às respostas, vinculando-as a outros conhecimentos. Em geral a interpretação significa a exposição do verdadeiro significado do material apresentado, em relação aos objetivos propostos e ao tema. Esclarece não só o significado do material, mas também faz ilações mais amplas dos dados discutidos.

Foram utilizados gráficos e tabelas para apresentação da análise dos resultados econômico-financeiros, com o objetivo de demonstrar esses resultados de forma clara, específica e objetiva. Segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 168):

Na análise, o pesquisador entra em maiores detalhes sobre os dados decorrentes do trabalho estatístico, a fim de conseguir respostas às suas indagações, e procura estabelecer as relações necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses formuladas.

Estas são comprovadas ou refutadas, mediante a análise.

No estudo utilizou-se também o método comparativo que segundo Marconi e Lakatos (2003), é usado tanto para comparações de grupos no presente como no passado, também entre sociedades com iguais ou diferentes estágios de desenvolvimento. Permite analisar o dado concreto, empregado em estudos de largo alcance, assim como estudos qualitativos e quantitativos, pode apontar vínculos causais entre fatores presentes e ausentes.

O presente estudo se enquadra em determinadas características, pois após a realização da análise das demonstrações financeiras para identificar o desempenho econômico-financeiro Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, foi realizado um comparativo com os resultados do desempenho econômico-financeiro do Sport Club Internacional, já analisados em outro estudo de conclusão de curso, de Silva (2019), para verificar qual das duas entidades possui melhores resultados.

Em segundo momento foi realizada a correlação de Pearson para verificar a relação do desempenho no campeonato Brasileiro com o desempenho econômico-financeiro e comparado com os resultados do Internacional, alocados em tabelas no Excel para o entendimento do leitor.

Segundo Filho e Silva (2009) o coeficiente de correlação varia entre -1 e 1, sendo que o sinal indica direção negativa ou positiva e o valor representa força de relação entre as duas variáveis. Ainda segundo Filho e Silva (2009) uma correlação perfeita está entre -1 ou 1 sabe-se que há relação, já uma correlação com valor igual a zero indica que não há relação linear entre as variáveis. Para Silva (2019) em outras palavras, quando positivos, demonstram que crescem juntos, quando negativos são inversamente proporcionais, ou seja, um crescendo e outro decrescendo.

Para o presente estudo a interpretação da correlação será na seguinte escala, Silva (2019):

R = 0,10 até 0,29; Pearson: FRACO;

R = 0,30 até 0,49; Pearson: MODERADO R = 0,50 até 1; Pearson: FORTE

4 CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Uma das entidades estudadas é o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense. O nascimento do clube foi através de uma bola de futebol e sua trajetória vitoriosa começou com o paulista Cândido Dias da Silva.

Nessa época apareceu na Capital Gaúcha a equipe de futebol do Sport Club Rio Grande. Os Ingleses e Alemães que jogavam nos times de Rio Grande haviam sido convidados para uma exibição na cidade. No dia marcado, 7 de setembro de 1903, o campo da várzea ficou rodeado de curiosos. Cândido, com sua bola de baixo do braço, estava entre eles com a atenção redobrada. Em dado momento, a bola dos ingleses, esvaziou-se, para desapontamento geral. Cândido, mais do que de pressa, emprestou a sua, garantindo o final da demonstração. Em troca ao final da partida, obteve dos jogadores as primeiras lições sobre o futebol e, principalmente, deles ficou sabendo como agir para fundar um clube. (GRÊMIO FOOT BALL PORTO ALEGRENSE, 2020)

Conforme o site oficial Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense sua história teve início em 15 de setembro de 1903, reuniram-se trinta e dois rapazes em um restaurante localizado onde estão agora nos fundos da galeria Chaves, dando início a um time vencedor, disposto a superar todos os desafios. O primeiro presidente eleito foi Carlos Luiz Bohrer, sem imaginar que o clube alcançaria projeção mundial.

O clube está constituído sob forma de entidade civil de prática desportiva sem finalidade econômica e tem por objetivo incentivar e exercer atividades de caráter desportivo, desenvolvendo e estimulando todas as modalidades, principalmente a profissional (GRÊMIO FOOT BALL PORTO ALEGRENSE, 2020)

Possui estádio Olímpico localizado em Porto Alegre com público recorde de 98.421, inaugurado dia 19 de setembro de 1954. Na metade do ano de 1980 teve sua construção concluída, sendo conhecida desde então como Olímpico Monumental.

A segunda empresa estudada é o Sport Club Internacional sua história está associada a integração dos povos de diferentes nacionalidades. O clube foi fundado por três irmãos Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe. Chegaram a Porto Alegre por volta de 1908, mas fundado em 4 de abril de 1909 e constitui-se de Associação Privada sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades desportivas, sociais e culturais (SPORT CLUB INTERNACIONAL, 2020).

Aconteceu uma reunião no porão da casa do João Leopoldo Serafin, eleito o primeiro presidente da entidade.

Para dar credibilidade ao clube, o capitão Graciliano Ortiz foi escolhido presidente de honra do Inter. Além de militar, Ortiz também era o diretor do Asseio Público e homem de prestígio junto a José Montaury, intendente de Porto Alegre. Foi através de Ortiz que o Inter, recém-fundado, obteve junto à Intendência o seu primeiro campo:

a Ilhota (atual Praça Sport Club Internacional). (SPOT CLUB INTERNACIONAL, 2020).

O clube tem por princípio novas relações sociais. Em 1960 o Beira-Rio começa a sair do papel e se torna realidade, apesar dos desafios enfrentados em campo e escassos recursos financeiros, em grande parte devido a construção do Beira-Rio e adaptação às exigências da FIFA teve uma excelente equipe e conquistou diversos títulos ao longo de sua trajetória.

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Após a coleta dos dados das Demonstrações Contábeis, são eles Balanço Patrimonial e DRE, dos clubes Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, publicados no site oficial dos clubes, elaborou-se a análise comparativa através dos indicadores financeiros de Liquidez, Endividamento e Déficit/Superávit, demonstrados em gráficos para melhor entendimento e clareza, a fim de identificar a real situação patrimonial e financeira dos clubes estudados, no período de onze anos.