• Nenhum resultado encontrado

Análise de eventuais auditorias realizadas pelos controles interno e externo, no âmbito da fiscalização preventiva, bem como de suas conclusões e das medidas que

Anexo IV – Manual de Prestação de Contas

CLÁUSULA QUARTA – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA PARCERIA

V- Análise de eventuais auditorias realizadas pelos controles interno e externo, no âmbito da fiscalização preventiva, bem como de suas conclusões e das medidas que

tomaram em decorrência dessas auditorias.

4.2.2. Após as manifestações do gestor e do Setor Financeiro e Contábil do CREA-MS, que emitirão relatórios técnicos deverá o processo do Termo de Fomento ser encaminhado à comissão de acompanhamento e avaliação designada para apreciação, que o homologará, independentemente da obrigatoriedade de apresentação da prestação de contas devida pela organização da sociedade civil.

4.2.2.1. O Setor Financeiro e Contábil do CREA-MS elaborará relatório técnico no prazo máximo de 10 (dez) dias acerca da prestação de contas da entidade participante que se iniciará a partir da entrega do relatório técnico do gestor do Termo de Fomento.

4.2.3. Na hipótese de o gestor da parceria deixar de ser funcionário, o presidente do Crea, deverá designar novo gestor, assumindo, enquanto isso não ocorrer, todas as obrigações do gestor, com as respectivas responsabilidades.

4.3. Sem prejuízo da fiscalização pelo CREA-MS e pelos órgãos de controle, a execução da parceria será acompanhada e fiscalizada pelos conselhos de políticas públicas das áreas correspondentes de atuação existentes em cada esfera de governo.

4.4. As parcerias de que trata este Edital estarão também sujeitas aos mecanismos de controle social previstos na legislação.

CLÁUSULA QUINTA - OBRIGAÇÕES DO GESTOR DA PARCERIA e DA PRESTAÇÃO DE CONTAS 5.1. São obrigações do gestor da parceria:

I- Acompanhar e fiscalizar a execução da parceria;

II- Informar à Presidência do CREA-MS a existência de fatos que comprometam ou possam comprometer as atividades ou metas da parceria e de indícios de irregularidades na gestão dos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

recursos, bem como as providências adotadas ou que serão adotadas para sanar os problemas detectados;

III- Emitir parecer técnico conclusivo de análise da prestação de contas final, levando em consideração o conteúdo do relatório técnico de monitoramento e avaliação.

IV- Disponibilizar materiais e equipamentos tecnológicos necessários às atividades de monitoramento e avaliação.

5.2. Na hipótese de inexecução por culpa exclusiva da Entidade de Classe, o CREA-MS poderá, exclusivamente para assegurar o atendimento de serviços essenciais à população, por ato próprio e independentemente de autorização judicial, a fim de realizar ou manter a execução das metas ou atividades pactuadas:

5.3. Retomar os bens públicos em poder da Entidade de Classe parceira, qualquer que tenha sido a modalidade ou título que concedeu direitos de uso de tais bens;

5.4. Assumir a responsabilidade pela execução do restante do objeto previsto no plano de trabalho, no caso de paralisação, de modo a evitar sua descontinuidade, devendo ser considerado na prestação de contas o que foi executado pela Entidade de Classe até o momento em que o CREA-MS assumiu essas responsabilidades.

5.5. Essas situações previstas acima devem ser comunicadas imediatamente pelo gestor ao Presidente do CREA-MS.

Parágrafo Único: Na hipótese de inexecução por culpa exclusiva da entidade participante, o CREA-MS poderá, por ato próprio e independentemente de autorização judicial, retomar os bens públicos em poder da entidade parceira, qualquer que tenha sido a modalidade ou título que concedeu direito de uso de tais bens, e/ou assumir a responsabilidade pela execução do restante do objeto previsto no plano de trabalho, no caso de paralisação, devendo ser considerado na prestação de contas o que foi executado pela Entidade de Classe até o momento em que o CREA-MS assumiu essa responsabilidade.

5.6. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PARCERIA- A prestação de contas deverá ser feita observando-se as regras previstas neste Edital, em especial no Manual de Prestação de Contas constante do Anexo IV deste, além de prazos e normas de elaboração constantes do instrumento de parceria e do plano de trabalho. Deverá conter ainda obrigatoriamente:

I – relatório de execução do objeto, com descrição pormenorizada das atividades realizadas e a comprovação do alcance das metas e dos resultados esperados até o período de que trata a prestação de contas, a descrição das atividades ou projetos desenvolvidos para o cumprimento do objeto e o comparativo de metas propostas com os resultados alcançados;

e

II – relatório de execução financeira, com a descrição das despesas e receitas efetivamente

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

realizadas, acompanhado com os respetivos comprovantes, e sua vinculação com a execução do objeto da parceria.

5.6.1.O Manual de Prestação de Contas constante do Anexo IV deste Edital terá como premissas a simplificação e a racionalização dos procedimentos.

5.6.2. Eventuais alterações no conteúdo do Manual serão previamente informadas à Entidade de Classe e publicadas em meios oficiais de comunicação.

5.6.3. O Manual estabelecerá procedimentos simplificados para a prestação de contas.

5.6.4. A prestação de contas apresentada pela Entidade de Classe deverá conter elementos que permitam ao gestor da parceria avaliar o andamento ou concluir que o seu objeto foi executado conforme pactuado, com a descrição pormenorizada das atividades realizadas e a comprovação do alcance das metas e dos resultados esperados, até o período de que trata a prestação de contas.

5.6.5.Serão glosados valores relacionados a metas e resultados descumpridos sem justificativa suficiente.

5.6.6. Os dados financeiros serão analisados com o intuito de estabelecer o nexo de causalidade entre a receita e a despesa realizada, a sua conformidade e o cumprimento das normas pertinentes.

5.6.7. A análise da prestação de contas deverá considerar a verdade real e os resultados alcançados.

5.6.8.A prestação de contas da parceria observará regras específicas de acordo com o montante de recursos públicos envolvidos, nos termos das disposições e procedimentos estabelecidos conforme previsto no Plano de Trabalho e no Termo de Fomento.

5.6.9.A prestação de contas relativa à execução do Termo de Fomento dar-se-á mediante a análise dos documentos previstos no plano de trabalho, além dos seguintes relatórios:

5.6.10.Relatório de execução do objeto, elaborado pela organização da sociedade civil, contendo as atividades ou projetos desenvolvidos para o cumprimento do objeto e o comparativo de metas propostas com os resultados alcançados;

5.6.11.Relatório de execução financeira do Termo de Fomento, com a descrição das despesas e receitas efetivamente realizadas e sua vinculação com a execução do objeto, na hipótese de descumprimento de metas e resultados estabelecidos no plano de trabalho.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

5.6.12.O CREA-MS deverá considerar, ainda, em sua análise, os seguintes relatórios elaborados internamente pelo Gestor da Parceria e de seu Setor Financeiro e Contábil, do CREA-MS, quando houver:

I- Relatório de visita técnica in loco eventualmente realizada durante a execução da