• Nenhum resultado encontrado

Análise dos grupos focais

No documento CURITIBA 2014 (páginas 98-102)

5.1 APLICAÇÃO E RESULTADOS DAS TÉCNICAS DE PESQUISA

5.1.3 Grupo focal

5.1.3.2 Análise dos grupos focais

As reuniões transcorreram num clima informal e espontâneo. Muitas vezes o assunto foi desviado para troca de opiniões entre os participantes e equalização das suas informações, uma vez que eram de diferentes segmentos da sociedade. Os participantes comentaram que este encontro foi uma oportunidade: “Então, assim, o que está faltando é a universidade estar abrindo a possibilidade de a gente criar uma discussão que a gente está tendo a liberdade em função do convite da (Patrícia) e discutir coisas internas nossas aqui”.

As perguntas foram realizadas para dar um direcionamento mínimo e para manter o objetivo da reunião com vistas à questão da pesquisa e, principalmente, para estimular o debate espontâneo e a manifestação das impressões dos participantes com relação ao Festival de Inverno da UFPR. As reuniões foram

gravadas (Apêndice VI), com a autorização dos participantes (Anexo II), e depois foram integralmente transcritas.

Dentre os assuntos abordados, as principais impressões sobre o Festival de Inverno da UFPR extraídas das reuniões seguem abaixo.

a) Conhecimento do Festival de Inverno da UFPR

O Festival de Inverno da UFPR é conhecido por todos os participantes dos dois grupos. Alguns participam das edições do evento desde criança: “[...] eu cresci aqui, eu tinha sete anos quando o festival veio para cá, eu fiz todas as oficinas que eu podia, fui para fora, estudei, retornei”.

Observa-se que há dificuldade em dissociar o Festival de Inverno da UFPR da cidade de Antonina, como se pode observar no depoimento: “Eu não consigo ver (Antonina) sem festival”. O Festival de Inverno da UFPR é tratado como um patrimônio da cidade, e muitas vezes é chamado de Festival de Inverno “de Antonina”, fazendo parte da própria identidade da comunidade.

Por outro lado, os participantes têm um sentimento de que o Festival de Inverno tem decaído ao longo dos anos, e percebe-se que há um temor que seja descontinuado de acordo com os comentários a seguir: “[...] caiu bastante o nível […]”; “Então se o festival não está decaindo, também não está crescendo”; “[...]

oficinas maravilhosas não fecham mais, as filas gigantescas onde tinha inscrição, não existem mais, então, assim, realmente tem que ser repensado”; “[...] agora nós estamos assim meio nas nuvens porque a gente já teve medo de vocês (UFPR) saírem. A gente já teve medo, pelo amor de deus [...]”.

Os participantes também reconhecem a importância do Festival de Inverno – e sugerem melhorias –, principalmente como um instrumento de ações de desenvolvimento social e divulgação do turismo em Antonina, como se pode observar: “Então assim, hoje o festival, ele é fundamental, o que pode ser feito, talvez ajustes né, para que ele dê, que ele consiga colher os frutos. Que ele planta, ele planta, mas em um determinado momento, quando ele plantou, ele vai embora […]”. E ainda: “[...] eu acredito que o Festival de Inverno não só vai acontecer, como poderá ser um dos melhores, e permanecer, como é o que a gente precisa”.

Quanto à perspectiva do turismo, veem o evento como um meio de divulgação da cidade de Antonina e oportunidade para atrair turistas:

[...] aproveitando que vem um volume muito grande de pessoas e ficam oito dias na cidade, é sentar, por exemplo, com a secretaria de turismo […], o que, que a gente pode fazer de ação para que a gente consiga atingir 50%

da população que está aqui, que eles possam ser potenciais turistas para a cidade.

Também foram citados os benefícios que o Festival de Inverno traz para o comércio da cidade durante a realização do evento. Além disso, observa-se, ainda, que a UFPR é vista como uma parceira, referência inclusive para intermediar interesses da comunidade junto a outras instituições.

b) Oficinas como ponto principal da discussão

As oficinas oferecidas pelo Festival de Inverno são muito valorizadas, como pode ser observado na afirmação: “Então, assim, as oficinas são de extrema qualidade. O que eu acho é que, assim, se um antoninense, um só, fizer uma oficina, já vai dar um resultado maravilhoso para a cidade”.

As oficinas configuraram-se no ponto central da discussão. Foram citadas várias oficinas realizadas pelo Festival de Inverno ao longo dos anos, com exemplos de grande sucesso, como a oficina de Coral infantil, “minha filha participava” e “Eu fui, eu acho que eu tenho uns quatro ou cinco diplomas parece”; e também a oficina de Hip Hop.

Outras oficinas bastante destacadas foram as direcionadas aos músicos da Filarmônica Antoninense e aos carnavalescos. Os resultados destas oficinas são aplicados na prática e são internalizados pela comunidade sob a forma de aperfeiçoamento técnico na execução das obras pela Filarmônica Antoninense, na confecção das alegorias e nas técnicas de percussão para o desempenho da bateria das escolas de samba de Antonina, que têm muita importância para a cidade.

A oficina de gastronomia do último evento também trouxe a oportunidade de um dos participantes cozinhar no quinto melhor restaurante do mundo, segundo declaração do próprio participante. E ainda foram lembradas as oficinas para os professores da APAE, que utilizam o material e os conhecimentos adquiridos durante o ano todo para ministrar as aulas; e também foi ressaltada a importância das oficinas infantis na formação das crianças e na ampliação das perspectivas, colaborando inclusive para a orientação profissional.

Parte dos representantes questiona a cobrança das oficinas de adultos,

embora haja isenção para diversas categorias; outra parte dos representantes defende ainda que esta taxa deve ser vista como um investimento para a formação profissional.

c) Envolvimento com a comunidade

Observa-se que os participantes dos grupos possuem um envolvimento ativo com a comunidade, demonstrando interesse em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da população.

Reconhecem os benefícios que o Festival de Inverno da UFPR traz à população e buscam alternativas para envolvê-la ainda mais nas ações desenvolvidas pelo evento, sugerindo um trabalho com os professores e alunos para que eles se transformem em mobilizadores junto às suas famílias. Os participantes acreditam que é importante estimular a participação dos professores como agentes de formação das crianças.

Reforçando o envolvimento do Festival de Inverno com a comunidade, foram citadas as reuniões que a UFPR iniciou no final de 2013 para as quais foram convidadas todas as associações de moradores de Antonina. Esta iniciativa foi valorizada pelos participantes não só por identificar interesses, mas também buscar ideias junto à população antecipadamente à realização do próximo evento de 2014.

Percebe-se que desejam participar e contribuir com a realização do Festival de Inverno e para isto estão abertos e colocam à disposição o seu conhecimento da comunidade e as parcerias com as escolas municipal e estadual.

Em vários momentos das reuniões, os participantes manifestaram expressão de reconhecimento do Festival de Inverno da UFPR como uma ação de responsabilidade social. Observa-se também que o evento contribui ainda para a valorização da cultura local e autoestima dos cidadãos.

Assim, o Festival de Inverno é visto pelos participantes do grupo focal como uma grande oportunidade, um potencial que pode ser explorado ainda mais para contribuir com mudanças significativas na comunidade. Eles não só identificam os benefícios do Festival de Inverno, como manifestam o desejo de estendê-los às comunidades mais carentes, em especial para a área rural.

d) Outras observações

Os participantes observam que com maior envolvimento do poder público local, seria possível dar continuidade e estimular durante o ano todo as ações realizadas durante o Festival de Inverno da UFPR, gerando maior desenvolvimento e efetividade na mudança da realidade da comunidade.

Sugerem, ainda, que os artistas locais continuem sendo valorizados e que, inclusive, como em alguns anos, algumas oficinas sejam ministradas por residentes locais.

Acreditam que falta mais divulgação do evento, inclusive ações de divulgação para a própria comunidade entender a importância das atividades do Festival de Inverno. Propõem, como forma de incentivo à participação dos empresários locais, identificar e divulgar os parceiros locais do evento, dando crédito aos apoiadores.

Uma parceria com a Secretaria de Educação também foi sugerida com o objetivo de engajar os professores para transmitir às crianças e aos jovens, durante o ano letivo, os conhecimentos e as experiências adquiridas no Festival de Inverno.

E, ainda, fazer divulgação do Festival de Inverno nas escolas com o objetivo de incentivar cada vez mais a participação das crianças no evento.

5.2 INTERPRETAÇÃO/REINTERPRETAÇÃO: O FESTIVAL DE INVERNO DA

No documento CURITIBA 2014 (páginas 98-102)