• Nenhum resultado encontrado

Análise da prova de matemática

No documento MARIA ERENICE DOS SANTOS BARROS (páginas 68-71)

2 O PERCURSO METODOLÓGICO, ANÁLISE E APROPRIAÇÃO DOS

2.4 Análise da prova de matemática

A prova de Matemática do AVALIA 15 tem como foco a resolução de situações problema, e avalia as habilidades propostas na matriz de referência do SPAECE. A prova está estruturada a partir de duas dimensões: o objeto do conhecimento distribuído nos 4 temas da matriz de referência e as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos.

Os temas da matriz de referência do SPAECE de Matemática, utilizada pelo AVALIA 15, representa o objeto do conhecimento a ser avaliado, e se desdobra num conjunto de descritores que definem as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes.

A prova de Matemática do AVALIA 15 considera que o conhecimento matemático deve ser desenvolvido por meio de situações problema que sejam desafiadoras, e que levem os estudantes a buscar estratégias de resolução a partir da aplicação dos conceitos adquiridos por eles.

Os itens elaborados para compor os testes, levam em consideração as habilidades propostas na matriz de referência estipulada para cada período de escolaridade a ser avaliado. É importante destacar que cada item avalia uma única habilidade relacionada ao conteúdo programático que se pretende avaliar. Os testes utilizados no AVALIA 15 são compostos por itens de Língua Portuguesa e de Matemática elaborados de acordo com as matrizes de referência do SPAECE.

Os testes padronizados, utilizados nas avaliações externas, são compostos por itens que diferem das questões utilizadas pelos professores nas avaliações internas. O item avalia apenas uma habilidade, aborda uma única dimensão do conhecimento. É elaborada para obter do aluno uma única resposta acerca da habilidade avaliada. A partir da análise das respostas dos alunos aos itens, pode-se calcular sua proficiência para aquela habilidade.

Para atingir os objetivos pretendidos, os itens não podem ser elaborados de forma aleatória. A sua elaboração segue uma sequência básica que envolve a escolha do descritor, a construção do enunciado, a escolha do suporte e a construção do comando, além das alternativas de respostas.

A elaboração de itens para compor as provas do AVALIA 15 constitui um desafio para esta avaliação, pois a participação dos professores na elaboração de itens ainda é muito limitada, e isso faz com que o banco de itens do AVALIA 15 não disponha de uma quantidade suficiente para compor as provas.

Ao analisar as provas de Língua Portuguesa e Matemática do AVALIA 15, percebe-se que os professores que elaboram os itens não dominam bem a metodologia proposta pelo guia de elaboração de itens do CAEd. É possível perceber algumas fragilidades na escolha dos suportes, na elaboração do comando e nas alternativas de resposta. Além disso, a disponibilidade dos professores para elaborar itens é reduzida, tendo em vista o ativismo da sua função e a falta de incentivo financeiro.

Quando a equipe responsável pelo AVALIA 15 não dispõe de uma quantidade suficiente de itens para compor as provas de entrada e de saída, utiliza os de simulados do SPAECE, elaborados e aplicados em escolas de outras CREDES. Ao utilizar itens de simulados aplicados em outros contextos, o AVALIA 15 foge da sua proposta inicial, que vislumbra uma avaliação diagnóstica a partir de itens elaborados pelos seus professores.

Ensino Médio, percebe-se, de maneira geral, coerência na escolha dos descritores a serem avaliados, pois são básicos na assimilação de conceitos nas séries seguintes.

A repetição de alguns descritores, como D23, D16, D75, na prova de Matemática que consta no Anexo 01 pode ser justificada de acordo a metodologia de elaboração de itens, como a possibilidade de avaliar uma mesma habilidade em contextos diferentes e com níveis de dificuldades que varia do fácil ao difícil.

Observa-se, nos itens 12, 16, 17 e 36, inconsistências nas alternativas. O item 12 apresenta inconsistências no enunciado e nas alternativas de respostas como mostra o Quadro 8:

Quadro 8 - Item 12 da prova de Matemática 2015.1 QUESTÃO 12

A impressão de livros tem um custo fixo de R$ 20,00, para qualquer quantidade de exemplares, e um custo variável, por unidade de R$ 3,00. A expressão que representa o custo total para a impressão de

A) C(x) = 3x + 20 B) C(x) = 3x – 11 C) C(x) = 3x + 10 D) C(x) = 3x + 11

Fonte: Prova do AVALIA 15 (2015.1)

Em itens, como o 12, os alunos que ainda não desenvolveram as habilidades requeridas podem apenas buscar a resposta usando os valores que aparecem no enunciado. Assim, da forma como foi apresentado o item 12, a resposta fica óbvia, por isso é necessária a mudança dos distratores envolvendo outras operações e/ou permutando a parte fixa e a parte variável da expressão. Ainda, nesse mesmo item, é plausível completar o enunciado para que o mesmo não gere dúvidas quanto à sua compreensão, ficando assim reescrito: “A expressão que representa o custo total para a impressão de x exemplares é de”.

As alternativas dos itens 16 e 17 estão muito parecidas (dois algarismos), com exceção de uma (-4 e 132, respectivamente), sugere-se que haja um equilíbrio, pois essa alternativa acaba se tornando auto excludente. No item 36, não é possível perceber relação para o surgimento da alternativa “c”, e considera-se, nesse tipo de item, inadequado colocar alternativas com valores iguais.

Ao longo da avaliação percebem-se erros de português e de impressão nos itens 1, 14, 17, 36 e 37. No item 1, o uso incorreto de “quantas” no lugar de “quantos” e também a escrita de “ml” onde o correto é mL ou ml. No item 14, o uso incorreto da crase em “planos”. No item 17, a falta da crase em “a venda”. No item 36, falta o símbolo “°” no número 28 da alternativa d. No item 37, identifica-se o número 2 200 com espaço entre as classes, porém, ao longo da avaliação, percebe- se que os números na ordem dos milhares aparecem escritos sem espaço. Dessa forma, entende-se ser importante manter um padrão na prova.

Destaca-se uma falha observada no item 40. A maneira como ele ficou nas provas dos alunos, após a impressão, ou seja, a divisão de cores do gráfico ficou ilegível, fato esse importante na compreensão e resolução do problema.

A disposição dos gráficos, tabelas e imagens estava compreensível, bem como a sua proporção adequada. A linguagem da prova é de fácil entendimento e os valores numéricos utilizados em todos os itens não tornam trabalhosa a realização das operações matemáticas.

A análise da prova de Matemática foi realizada a partir do roteiro técnico e pedagógico apresentado no guia de elaboração de itens do CAEd proposto para essa disciplina. Além de inconsistências referentes aos aspectos técnicos e pedagógicos, foi possível perceber erros de digitação e falhas nas imagens de alguns gráficos. A equipe técnica precisa ter uma maior atenção no momento de confeccionar e reproduzir a prova.

No documento MARIA ERENICE DOS SANTOS BARROS (páginas 68-71)