• Nenhum resultado encontrado

Seção XVI NESH Atualização nº 6 Jun/98 85

B.- APARELHOS PARA GRAVAÇÃO E REPRODUÇÃO DE SOM

Estes aparelhos incorporam dispositivos para gravação e reprodução de som. O som é gravado, principalmente, em suportes magnéticos ou em circuitos integrados, tais como microprocessadores.

Pertencem a este grupo:

1) Os gravadores de fitas ou de cassetes equipados com dispositivos acústicos e com um amplificador elétrico ou que devam ser ligados a estes.

2) As máquinas de ditar. Estas máquinas servem, na maioria das vezes, para gravação e reprodução de som; as que se prestam unicamente para gravação de som são muito raras. Mesmo quando os aparelhos de gravação e reprodução de som são distintos, o aparelho de gravação contém na maioria das vezes um dispositivo para reprodução de som, a fim de permitir à pessoa que dita controlar o seu texto; neste caso, o outro aparelho presta-se então unicamente à reprodução de som e classifica-se na posição 85.19.

3) As secretárias eletrônicas (atendedores automáticos*) concebidas para funcionar conjugadas com um aparelho telefônico com o qual não formam corpo único, que transmitem uma mensagem previamente gravada pelo assinante e que gravam mensagens deixadas por quem faz a chamada, por meio de um dispositivo incorporado de gravação de som.

4) As agendas vocais com microprocessador equipadas essencialmente com dispositivos acústicos, uma tela (écran) de visualização, um marcador de tempo anual e um microprocessador para gravação digital de som. A gravação é feita diretamente no microprocessador em um idioma para o qual o aparelho foi programado. As informações são selecionadas por comando vocal no idioma reconhecido. Além disso, um encontro programado, por exemplo, é avisado automaticamente no dia e hora especificados pela própria voz do usuário.

PARTES E ACESSÓRIOS

Ressalvadas as disposições gerais relativas à classificação das partes (ver as Considerações Gerais da Seção), as partes e acessórios dos aparelhos da presente posição classificam-se na posição 85.22.

* * *

Excluem-se desta posição:

a) As secretárias eletrônicas (atendedores automáticos*) que formem corpo único com o aparelho telefônico (posição 85.17).

b) As secretárias eletrônicas (atendedores automáticos*) que não incorporem um dispositivo de gravação de som (posição 85.19).

c) Os suportes de som das posições 85.23 ou 85.24, mesmo apresentados com os aparelhos a que se destinam.

d) Os aparelhos de gravação de som combinados com aparelho receptor de radiodifusão ou de televisão ( ou ).

posições 85.27 85.28

o o o

NESH - Atualização nº 6 - Jun/98 Seção XVI 85.20

Nota Explicativa de Subposições. Subposição 8520.10

A presente subposição compreende as máquinas de ditar cujos microfones manuais incorporem comandos para ditar, interrupção instantânea, rebobinagem e leitura, características que lhes são próprias. Estas máquinas podem ainda incorporar os seguintes dispositivos:

1) comando de avanço rápido, incorporado ao microfone, 2) contador de avanço, manual ou eletrônico,

3) regulador de gravação em posição de ditado (direcional) ou de conferência (não direcional), e 4) sinal indicador de que a fita chegou ao fim de seu percurso (ou próximo deste ponto).

NESH - Atualização nº 6 - Jun/98 Seção XVI 85.23/24

8523.20 - Discos magnéticos 8523.30 - Cartões magnéticos

A presente posição compreende especialmente:

1) Os discos ou "ceras" virgens, espécie de discos ou pratos, com cerca de 3 cm de espessura, constituídos por uma composição contendo uma mistura de ceras, ácido esteárico, estearatos, etc.; estes artefatos destinam-se a receber a gravação oroginal por processo mecânico.

2) Os discos ou "flãs", geralmente de plásticos, de cartão, de vidro ou de metal, revestidos de uma película de verniz ou de cera, nos quais o som deve ser impresso.

3) As fitas (tiras) ou filmes para gravar constituídos por plástico (policloreto ou poliacetato de vinila, geralmente), revestido de uma cera especial.

4) Os suportes para gravação magnética, constituídos quer por discos ou cartões (de plástico ou papel), quer por tiras, fitas ou filmes (de plástico ou metal), quer ainda por fios metálicos; todos estes suportes são magnéticos ou foram magnetizados por indução com verniz contendo, em dispersão, um pó magnético, ou por depósito eletrolítico de uma camada ferromagnética (no caso dos fios magnéticos). Estes artefatos podem servir também para gravação de todos os outros fenômenos além do som, convertidos previamente em impulsos elétricos, tais como a intensidade luminosa de uma imagem (sinais de televisão, transmissão de fac-símiles), os dados fornecidos por aparelhos de medida tais como termômetros ou pirômetros registradores (variações de temperatura), por aparelhos de eletrodiagnósticos (batimentos cardíacos, encefalogramas, etc.), por radar, por aparelhos de análise espectral ou de ensaios de metais ou de diversos materiais, ou ainda por instrumentos de meteorologia; estes artefatos podem servir de suporte para programas de trabalho de máquinas-ferramentas, para os dados que abrem fechaduras magnéticas, para os dados que alimentam as máquinas das posições 84.69 a 84.72, para os sistemas de sinais de vias férreas ou para os dispositivos de simulação de ataques inimigos, etc.

5) Os discos ou "flãs" preparados para gravação por raio laser não gravados, . Estes discos, geralmente de vidro, são revestidos de uma película na qual serão gravados, por raio laser, sinais que representam o som, a imagem ou outros fenômenos semelhantes. Estes discos servem para gravação de dados para máquinas automáticas para processamento de dados, para gravação da imagem ou para obtenção de discos denominados masters para discos compactos.

Mesmo apresentados com os aparelhos a que se destinam ou montados com as partes constitutivas das máquinas das posições 84.69 a 84.72 (carregadores de discos (disc packs), por exemplo), os suportes não gravados para gravação de som, ou para gravações semelhantes, classificam-se sempre na presente posição.

Excluem-se da presente posição:

a) Os artefatos próprios para se tornarem suportes para gravação de som ou de outros fenômenos, mas ainda não preparados, que seguem, então, o seu regime próprio (Capítulos 39 ou 48 ou Seção XV, por exemplo).

b) Os filmes sensibilizados para impressão por processo fotoelétrico (posição 37.02).

85.24 - DISCOS, FITAS E OUTROS SUPORTES PARA GRAVAÇÃO DE SOM OU PARA