• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Cabe aduzir que o objetivo principal deste trabalho é produzir material de referência, para utilização em exames periciais onde será possível comparar com os áudios oriundos de gravações reais, nos mais diferentes suportes. Não serão apresentados aqui os resultados dos exames periciais em que os áudios gravados foram utilizados, por questões jurídicas relativos ao sigilo das investigações e preservação da identidade dos envolvidos.

Vencidas as etapas iniciais do projeto, que demandou muito tempo com a construção e aquisição de equipamentos, além de toda a logística para a liberação e empréstimo das armas e munições, finalmente procedeu-se a coleta dos sons.

Foram produzidos 10 tiros de cada calibre, com munições de mesmo fabricante e 6 tiros em rajadas com as armas com esse mecanismo de ação (tab 3). Isso resultou vários arquivos de áudio de fontes de gravação diferentes, que podem ser resumidas em: uma gravação sincronizada onde o mesmo áudio é captado simultaneamente por 7 microfones; uma gravação não sincronizada obtida por 7 gravadores digitais; uma gravação no formato mp3 obtida a distância de 10m (tabela 4).

Tabela 3 – Calibre e número de tiros produzidos

Calibre Arma Nº de Tiros Rajada

Tabela 4 – Gravações dos tiros ações mecânicas das armas utilizadas na produção dos tiros, já que é de interesse criminal a identificação desses sons, pois não são incomuns nas ameaças e exibicionismos de criminosos, em redes sociais, a presença de sons análogos a esses. Para exemplificar como esses áudios se apresentam, a seguir é exibida a forma de onda dessas gravações com dez disparos por acionamento do gatilho em ação dupla e dez disparos com o engatilhamento manual do cão (ação simples) (fig.13). Da mesma maneira, uma pistola com a gravação de 10 engatilhamentos por acionamento do ferrolho (golpe) seguido do acionamento do gatilho e 10 acionamentos do gatilho sem o golpe no ferrolho (fig.14). Esses sinais gravados, obviamente dependem da velocidade de acionamento e da força empregada manualmente para realização do movimento, mas mesmo assim, guardam algumas diferenças que podem ser úteis para um exame comparativo com uma gravação questionada.

36

Figura 13 – Gravação das ações mecânicas de um revólver calibre .38

Fonte: O autor, 2019.

Figura 14 – Gravação das ações mecânicas de uma pistola Taurus PT938

Fonte: O autor, 2019.

As gravações permitem a análise acústica do sinal, evidenciando a forma de onda quase anecóica proposta nesta metodologia (fig.15) e com as reflexões (fig.16) na gravação a 10mt de distância. Também foram gravados sons impulsivos que podem ser confundidos com tiros, como o de bombas juninas (fig.17) e sons de armas de brinquedo e de pressão que podem ser confundidas com armas de fogo (simulacros) (fig. 18 e 19).

Figura 15 – Gravação quase anecóica de tiros de Fuzil calibre 7,62 X 51mm

Fonte: O autor, 2019.

Figura 16 – Gravação de tiros de Fuzil calibre 7,62 X 51mm com reflexões

Fonte: O autor, 2019.

38

Figura 17 – Forma de onda do som de uma bombinha junina

Fonte: O autor, 2019.

Figura 18 – Gravação do som produzido por uma arma de pressão

Fonte: O autor, 2019.

Figura 19 – Gravação do som de uma arma de brinquedo

Fonte: O autor, 2019.

Todos os sons gravados estão disponíveis no endereço eletrônico

<www.soundshot.com.br> (fig.20). Este domínio hospedará os arquivos até que se tenha um número mais expressivo de sons de armas coletados e algum órgão oficial disponibilize em seu site o espaço para esta hospedagem.

Neste endereço eletrônico, uma breve exposição sobre a metodologia de coleta dos sons está disponível em português e inglês (fig.21 e 22). A interface gráfica que orienta sobre os arquivos sofreu alteração por questões técnicas.

Inicialmente, foi construído um layout que permitisse ouvir os áudios e baixá-los individualmente. Mas essa proposta exigia conversões individuais dos arquivos que se mostraram demoradas devido às etapas antes dos uploads dos dados. Nesta segunda versão, todos os arquivos estão em um mesmo diretório de arquivos, e podem ser baixados no formato .zip.

Para isso, uma imagem da arma com seu cartucho de munição, seguida de sua identificação, orienta na localização dos arquivos (fig.23). Os sons dos tiros estão gravados em um único diretório com o mesmo nome do modelo e calibre da arma. Neste diretório, os sons são identificados individualmente pelo posicionamento do microfone. E ainda está presente a gravação do sons das ações mecânicas da arma colhidos a curta distância. Um arquivo texto contém as informações sobre a coleta com data, hora, local, condições climáticas e a medida da intensidade sonora máxima em decibéis (fig. 24).

40

Figura 20 – Imagem de abertura da interface disponibilizada na internet

Fonte: O autor, 2019.

Figura 21 – Explicações metodológicas na interface disponibilizada na internet

Fonte: O autor, 2019.

Figura 22 – Versão em inglês da Interface

Fonte: O autor, 2019.

Figura 23 – Ícone para baixar os arquivos compactados

Fonte: O autor, 2019.

42

Figura 24 – Exemplo de pasta compactada “Pistola Taurus PT938.zip” com os arquivos

Fonte: O autor, 2019.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto identificou uma carência na área pericial dos exames em áudio, e a fim de sanar essa carência, criou uma infraestrutura com materiais, equipamentos e iniciou a produção de materiais de referência para perícia na área da acústica de tiros. A base de dados aqui proposta não está completa dada a variedade de armas e munições, de diferentes calibres, existentes. Por isso a alimentação dos dados estudos e experimentos sejam realizados a fim de construir materiais de referência para utilização nos exames periciais.Durante a pesquisa bibliográfica deste trabalho nenhuma base de dados nestes moldes foi encontrada na internet. Talvez esta seja a primeira que ofereça áudios como material de referência para exames periciais e demais pesquisas em acústicas de tiros.

O conhecimento produzido durante a construção deste projeto já foi útil na aplicação de exames periciais, em que a autoridade policial questionava sobre o som impulsivo existente em gravações apresentadas como provas em inquéritos policiais. Se foram úteis aqui, certamente serão em outros estados brasileiros nos seus respectivos Institutos de Criminalística. É importante lembrar que as gravações questionadas apresentadas a exame pericial normalmente não chegam com a qualidade desejada, por isso, muitas vezes, os exames são inviabilizados. Mas, mesmo não havendo a possibilidade do exame, cabe ao perito justificar essa inadequação, e, mesmo nestas condições materiais de referência, são úteis para demonstrar esse fato.

44

REFERÊNCIAS

BECK SD, NAKASONE H, MARR KW. Variations in recorded acoustic gunshot waveforms generated by small firearms. Journal Acoustic Society of America.

April 2011;129(4):1748-1759

BRASIL. Decreto n. 3665. de 20 de dez. de 2000. Dá nova redação ao

Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), Brasília, DF, dez 2000.

CAPRIROLO, D.; JAITMAN, L.; MELLO, M. Custos de bem-estar do crime no Brasil: um país de contrastes. Inter-American Development Bank; 2017. Disponível em: <https://publications.iadb.org/bitstream/handle/11319/8133/Os-custos-do-crime-

e-da-violencia_novas-evidencias-e-constatacoes-na-America-Latina-e-Caribe.pdf?sequence=9>. Acesso em 11/11/2018.

CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO DA POLÍCIA FEDERAL. Disponível:

<http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/cartilha-de-armamento-e-tiro.pdf>. Acesso em: 28/02/2019

CHACÓN-RODRÍGUEZ, A., JULIÁN, P. e CASTRO, L. Evaluation of Gunshot Detection Algorithms. Em IEEE Transactions on Circuits and Systems, volume 58(2), págs. 363-373, Fev. 2011.

DREYFUS, P.; NASCIMENTO, M. Small arms holdings in Brazil: toward a

comprehensive mapping of guns and their owners. Brazil: The Arms and the Victims.

Rio de Janeiro: 7 letrasViva/Rio/ISER; 2005.

DUMOND, J.; COHEN, E.; PANOFSKY, W.; DEEDS, E. A determination of the wave forms and laws of propagation and dissipation of ballisti shokwaves. In:

Journal of the Acoustic Society of America, 1946.

I

SP-RJ - Instituto de Segurança Pública da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Base de dados – Janeiro de 2019. Disponível em:

<http://www.ispdados.rj.gov.br/>. Acesso em: 22/02/2019

KOENIG, B. E.; HOFFMAN, S. M.; NAKASONE, H.; BECK, S. D. Signal

convolution of recorded free-field gunshot sounds. J. Audio Eng. Soc., vol.

46(7/8), pp. 634-653, July/Aug 1998.

MAHER, R. C.; SHAW, S. R. Directional aspects of forensic gunshot recordings.

Audio Engineering Society Conference: 39th International Conference: Audio Forensics: Practices and Challenges; 2010: Audio Engineering Society. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/228900813_Directional_Aspects_of_Fore nsic_Gunshot_Recordings>. Acesso em 05/11/2018.

MAHER, R. C.; ROUTH, T. Advancing forensic analysis of gunshot acoustics.

Audio Engineering Society Convention 139; 2015: Audio Engineering Society.

Disponível em:

<http://www.montana.edu/rmaher/publications/maher_aes_1015_9471.pdf>. Acesso em: 05/11/2018.

______. Modeling and signal processing of acoustic gunshot recordings. Digital Signal Processing Workshop, 12th-Signal Processing Education Workshop, 4th;

2006: IEEE. Disponível em:

<http://www.montana.edu/rmaher/publications/maher_ieeedsp_0906_257-261.pdf>.

Acesso em 05/11/2018.

MAHER, R. C. Acoustical characterization of gunshots. Signal Processing Applications for Public Security and Forensics, 2007 SAFE'07 IEEE Workshop on;

2007: IEEE. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/4249791_Acoustical_Characterization_of_

Gunshots>. Acesso em: 05/11/2018.

______. Acoustical Characterization of Gunshots. IEEE Workshop on Signal Processing Applications for Public Security and Forensics (SAFE'07), pags. 1-5, Abr.

2007. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/4249791_Acoustical_Characterization_of_

Gunshots>. Acesso em: 05/11/2018.

______; ______. Advancing forensic analysis of gunshot acoustics. Audio Engineering Society Convention 139; 2015: Audio Engineering Society. [acesso em 2018 nov. 05]. Disponível em:

http://www.montana.edu/rmaher/publications/maher_aes_1015_9471.pdf.

______. Forensic Interpretation. In: Principles of Forensic Audio Analysis. Modern Acoustics and Signal Processing. Switzerland: Springer; 2018.

MEINKE, D. K.; MURPHY, W. J.; FINAN, D. S.; LANKFORD, J. E.; FLAMME, G. A., STEWART, M.; SOENDERGAARD, J.; JEROME, T. W. Auditory risk estimates for youth target shooting. International journal of audiology, 53 Suppl 2(0 2), S16-25. 2014.

RASMUSSEN P, FLAMME G, STEWART M, MEINKE D, LANKFORD J Measuring recreational firearm noise. Sound & Vibration. August 2009;43(8):14-18.

ROUTH, T. K.; MAHER, R .C. Recording anechoic gunshot waveforms of several firearms at 500 kilohertz sampling rate. Journal of the Acoustical Society of

America. v. 139, n. 4, part 2, p. 2066, 2016. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/309091965_Recording_anechoic_gunshot _waveforms_of_several_firearms_at_500_kilohertz_sampling_rate>. Acesso em:

05/11/2018.

TOCHETTO, D. Balística Forense: aspectos técnicos e jurídicos. Porto Alegre.

Sagra Luzatto Editores. 2003. 202p.

46

ANEXO A - Protocolo de coleta de padrões acústicos

Data: ____/____/_____ Horário: _________________ Local:

________________

Condições climáticas: Temp: ______ Umidade: _______ Velocidade máx.

do ar: __________

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

48

ANEXO B – Especificações dos microfones

ANEXO C – Certificado de calibração decibelímetro

50

ANEXO D – Certificado de calibração termo higro anemômetro

ANEXO E – Armas, munições e outras fontes de sons impulsivos utilizados

Fuzil Imbel FAL 7,62 x 51mm munição CBC

Fonte: O autor. 2019.

Fuzil AK47 7,62 x 39mm munição S&B

Fonte: O autor, 2019.

52

Fuzil Imbel MD97 5,56 munição CBC perfurante

Fonte: O autor, 2019.

Figura 9 – Pistola Taurus PT99 9mm Luger munição CBC +P+ frangível

Fonte: O autor, 2019.

Figura 10 - Pistola Imbel GC MD5 .40S&W munição CBC frangível

Fonte: O autor, 2019.

Figura 11 – Pistola Taurus PT940 .40S&W munição CBC frangível

Fonte: O autor, 2019.

54

Figura 12 - Pistola Glock G25 380ACP munição CBC ponta oca

Fonte: O autor, 2019.

Figura 13 – Pistola Taurus PT938 380ACP munição CBC ponta oca

Fonte: O autor, 2019.

Figura 14 - Revólver Taurus 4 polegadas 38 SPL munição CBC +P+

Fonte: O autor, 2019.

Figura 15 - Revólver Taurus 2 polegadas e meia 38 SPL munição CBC +P+

Fonte: O autor, 2019.

56

Figura 16 - Revólver Taurus 2 polegadas 38 SPL munição CBC +P+

Fonte: O autor, 2019.

Além dos tiros reais foram coletados ainda sons impulsivos que podem ser confundidos com tiros. E sons produzidos por simulacros de armas de fogo.

Figura 17 - Simulacro de revólver com espoletas de plástico

Fonte: O autor, 2019.

Figura 18 - Arma de pressão calibre 5,5mm CBC Nitro X 1000

Fonte: O autor, 2019.

Figura 19 - Arma de pressão do tipo Airsoft

Fonte: O autor, 2019.

Figura 20 - Bomba número 1 e traque

Fonte: O autor, 2019.

Figura 21 - Bolas de gás

Fonte: O autor, 2019.

Documentos relacionados