• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO, DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Após ter caracterizado a empresa, apresenta-se, a descrição e análise dos dados e informações coletados na pesquisa quantitativa junto a 10 (dez) clientes, 2 (dois) dos principais concorrentes, 6 (seis) funcionárias e o proprietário da empresa.

4.2.1 Entrevista com o proprietário

Segundo proprietário, a agência de estágios mantém seu foco em empresas de pequeno e médio porte. A imagem que tem em relação à sua empresa daqui a cinco ou dez anos é de uma boa prestadora de serviços. Para que isso aconteça o dono pretende melhorar o setor de captação da empresa (captação de novos clientes), consolidar o quadro administrativo para corrigir algumas falhas e em relação aos clientes praticar a fidelização, ao final treinar os funcionários para atender as novas necessidades. Assim, atingindo o objetivo principal, que é dinamizar a colocação de estagiários e promover a valorização do estudante no ambiente empresarial.

Busca como principais valores, ou seja, pretende ser fiel às leis trabalhistas para uma maior motivação dos funcionários, a modernização e respeitar o meio ambiente.

Considera como seus principais pontos fortes a presteza e a rapidez, diferencial perante seus concorrentes. Acredita que a qualidade dos serviços é muito boa, assim como as demais empresas do setor.

Em relação à variedade dos produtos acredita estar dentro da expectativa dos clientes, não diferenciando dos seus concorrentes.

Atualmente, oferece material promocional, além da divulgação dos produtos através de visitas e entrevistas. Porém, o único meio citado pelo proprietário como divulgação da empresa são as visitas individuais aos futuros e atuais clientes.

A legislação é o principal ponto citado pelo dono como uma ameaça a agência, pois com a nova lei de estágio surgiram grandes mudanças no setor e todos devem estar adequados às novas regras.

Por outro lado, a busca dos empresários pelo desenvolvimento dos jovens é vista pelo como uma grande oportunidade, pois facilita a entrada do jovem no mercado de trabalho.

Portanto, na visão do proprietário, a empresa tem seus pontos fortes e fracos, mas precisa também aproveitar as oportunidades, amenizando suas ameaças.

4.2.2 Questionários com os funcionários

A entrevista foi feita com todas as funcionárias do ICEA, assim como, uma recepcionista, uma auxiliar administrativa, uma captadora, duas encaminhadoras e uma funcionária que auxilia no pagamento das contas. Todas as seis funcionárias se mostraram insatisfeitas em relação às condições de trabalho oferecidas, por exemplo, falta de material de trabalho, computadores velhos e antigos, ambiente desfavorável, entre outros.

Não consideram os benefícios da empresa suficientes e de qualidade, além de não trabalharem com um plano de cargo e salários, consequentemente três das cinco entrevistadas não tem interesse em crescer dentro da empresa, o restante toma com frequência e às vezes alguma decisão independente.

Com relação à oportunidade e inovação, o ICEA não oferece nenhum tipo de oportunidade, segundo os funcionários.

Segundo a visão dos funcionários a relação de trabalho entre os mesmos e seus gerentes é tranquila, recebem algum apoio ao seu trabalho.

Nenhum dos entrevistados recebeu treinamento de uma pessoa especializada e nunca participou de reciclagens. O treinamento recebido para executar suas funções foi feito por colegas de trabalho.

Os principais pontos considerados pelos funcionários como pontos fortes foram à ótima localização da empresa e a boa equipe de trabalho.

Portanto, todos entrevistados deram sugestões para empresa, buscando torná-la mais competitiva no mercado de trabalho, como por exemplo, atualização dos sistemas, equipamentos de trabalho inadequados, melhorias no layout das salas, investimentos em divulgação, contratação e reciclagem de mais funcionários, cursos periódicos e principalmente em novas tecnologias.

4.2.3 Questionário com os clientes

Em relação aos clientes do ICEA, a grande maioria localiza-se na região da grande Florianópolis, sendo empresas de pequeno e médio porte que estão no mercado de cinco a trinta anos. Essas empresas trabalham com o ICEA em torno de um ano á dez anos, grande parte é cliente há mais tempo. Usam os serviços em média duas vezes ao mês, dependendo muito da necessidade.

O total de empresas cadastradas no ICEA é de 2.591 empresas. Englobando empresas que já tiveram, mas não tem mais vagas de estágio em aberto e as empresas que trabalham frequentemente com o ICEA. Portanto, a agência de estágios ICEA tem atualmente uma média de 99 estagiários ativos.

Os principais fatores que fazem com que as empresas escolham uma agência de estágios é o menor preço, com a melhor qualidade e quantidade de estagiários capacitados indicados para as empresas, além da praticidade e confiança nos serviços.

A maioria dos clientes nunca teve nenhum tipo de problema com a empresa, àqueles que tiveram foram pelos mesmos motivos, pagamentos incorretos, problemas com os documentos de estágio (perda de documentos), contratos expirados com as universidades (exemplo a UFSC). O restante considera os processos utilizados pelo ICEA como bom.

Em relação aos serviços, grande parte dos entrevistados se considera satisfeitos.

O atendimento pessoal e telefônico foi o que mais deixou a desejar, levando em consideração que a maioria dos clientes nunca foi ao ICEA, mantém contato frequente por telefone. Pela falta de conhecimento dos funcionários e a alta rotatividade, a demora na resolução e resposta ás dúvidas é muito grande.

Quanto á aparência física os clientes não estão muito satisfeitos, preferem um local maior e adequado para atender ás empresas. Em relação à aparência física

dos funcionários não houve nenhuma reclamação e acreditam não ser um fator relevante para a qualidade dos serviços.

Como já foi citado anteriormente, o preço é um dos principais fatores na escolha por uma agência de estágios, portanto, todos os clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o preço praticado pelo ICEA.

Cinquenta por cento dos respondentes estão satisfeitos com a pontualidade e flexibilidade do ICEA e a outra parte declara como pontos á melhorar.

Quanto á sugestões, todos os empresários questionados opinaram.

Sugerindo melhorias no atendimento pessoal e principalmente no telefônico, atualização do banco de dados dos estudantes e das empresas, aumentar a divulgação das vagas de estágio, filtrar melhor os candidatos á vagas e principalmente investir no capital humano.

Portanto, todas as empresas entrevistadas recomendariam ou já recomendaram o ICEA pelo serviço oferecido, mas esperam melhorias nos pontos citados acima.

4.2.4 Questionário com os concorrentes

Atualmente, concorrentes do ICEA são:

 Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE;

 Instituti Euvaldo Lodi - IEL;

 Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos - FEPESE;

 Fundação de Apoio ao Estudante Catarinense - FAEC

 Central de Estágios;

 Agência de Integração Santa Catarina - AGISC;

 Labore Agência de Integração Empresa Escola;

 Fundação dos Administradores de Santa Catarina - FUNDASC;

 Estágio Santa Catarina;

 Essencial;

 Employer Organização de Rh;

 SEIBRAS Estágios;

 Stag Central de Estágios;

 Centro de Integração Nacional de Estágios para Estudantes - CEINEE;

 Integração Empresa, Escola e Emprego - IEEE;

Das empresas citadas, as principais e mais fortes são: CIEE, IEL, FEPESE e FAEC. Porém, apenas o IEL e a FAEC responderam aos questionários, as demais preferiram não participar, pois as informações são sigilosas.

Essas empresas estão localizadas atualmente em Florianópolis e seu principal foco é na região. Estão em funcionamento há muito tempo na região, por exemplo, a Faec está a mais de onze anos no mercado e o Iel a mais de 31 anos.

Todas as duas consideram-se satisfeitas com os seus serviços e acreditam estar na frente da concorrência em relação à qualidade dos mesmos. Além dos processos tem se revelado eficientes.

Em relação ao ICEA, os preços praticados são iguais ou maiores, segundo os gerentes. E afirmam nunca ter tido problemas e relação á isso, porque procuram convencer e demonstrar o motivo do valor cobrado.

Os meios de divulgação das empresas e de seus serviços são feitas através de sistemas web, e-mail, facebook, contato telefônico, jornal encaminhado aos clientes, impressos simples, correspondências e contato pessoal (visita).

Quanto á frequência com que as empresas concorrentes tiveram problemas com os seus clientes, estudantes ou estagiários foi grande, porém equacionados rapidamente sem sequelas, a maioria não resultam em ações judiciais.

O atendimento aos clientes é considerado pela concorrência como primordial, é um atendimento personalizado e eficaz, pois através dele que se inicia um relacionamento. Portanto, estão todos muito satisfeitos em relação ao atendimento pessoal e telefônico.

Em relação à prova física, as empresas não apresentaram nenhuma reclamação em relação ao ambiente físico e nem em relação aos colaboradores.

Ao perguntar sobre a principal vantagem competitiva da empresa, IEL acredita que seja por ser uma entidade de Federação das Indústrias – FIESC, ou seja, pertencer ao sistema FIESC. Para a FAEC, sua principal vantagem competitiva é a rapidez e a atenção oferecida aos clientes, através do atendimento privilegiado e dos serviços executados com rapidez e honestidade.