• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV- BRASILEIRAS E IMIGRANTES: PARA PENSAR A

4.1 Apresentação dos sujeitos

4.1.1 José e Mariana64: Perdidos e achados

José e Mariana foram o primeiro casal a que tive acesso, antes mesmo da escolha do tema de pesquisa. Eles participam da minha rede de amizades, porém nunca houve uma aproximação entre nós: éramos apenas conhecidos. Quando optei pela escolha do tema, uma amiga em comum sugeriu entrevistá-los, daí começamos nossa aproximação, o que gerou algumas conversas antes da entrevista gravada, que aconteceu no dia 28/01/2019.

Esta minha amiga sempre me falava que, quando fez graduação na UFS, na década de 1980, havia vários imigrantes da América do Sul e seu grupo de amigas envolveu-se afetivamente com eles. Minha amiga namorou por 08 anos com um boliviano, já a irmã desta minha amiga casou e teve dois filhos com um outro imigrante do mesmo grupo. Mariana também manteve um relacionamento afetivo com um imigrante antes de José.

A história dos dois é marcada por perdas. Os dois conheceram-se em um barco na travessia de Aracaju para a Barra dos Coqueiros65. Ele, um artesãosem residência fixa, já havia percorrido outros países e vários Estados do Brasil. Ela, funcionária pública, havia recém-perdido a mãe e estava morando na casa de conhecidos.

No primeiro dia em que se viram, ela não o tinha observado, porém ele notou aquela jovem, que chorava do outro lado do barco, e resolveu segui-la. Após alguns dias sem se encontrarem, reencontraram-se durante a travessia e começaram a se aproximar e apaixonar.

Ela havia terminado recentemente um longo namoro com um imigrante que fazia parte daquele grupo de latinos relatado há dois parágrafos. Como estava em momento de tristeza pela perda materna e pelo término do relacionamento, resolveu se aventurar com José por outros Estados e deixou para trás a família e o emprego, regressando pouco depois.

Ele é um homem criado apenas pelo pai, no interior do Paraguai, em uma colônia de alemães; concluiu apenas o ensino médio, mas não conseguiu validação no Brasil em razão de

64 José I (1714-1777) foi rei de Portugal do período de 1750 até sua morte, filho de do Rei João V e da rainha Maria Ana, da Áustria. A sua esposa, Mariana Vitória de Bourbon (1718-1781), era filha do Rei da Espanha Felipe V e da sua segunda esposa, Isabel. O matrimónio é fruto das relações comerciais dos dois países na América do Sul. Disponível em: http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/jose1.html, acessado em 03/06/2019.

65 Cidades sergipanas separadas pelo Rio Sergipe. Até o ano de 2006, a travessia das suas cidades se dava apenas por via fluvial, o que mudou com a inauguração da Ponte Construtor João Alves no citado ano.

não ter toda a documentação necessária. Antes de vir para o Brasil, José havia passado por outros países: era um andarilho e trabalhava com artesanato, fazendo esculturas em madeira.

Chegou aqui com mais três amigos.

Após a decisão de ficarem juntos, em razão da insistência da família de Mariana para que retornasse ao Estado por conta do seu vínculo empregatício, ambos resolveram regressar.

José continuou seu trabalho de artesanato, talhando madeira, e Mariana voltou para o seu emprego público. Os dois tiveram uma filha, hoje adulta. Nunca casaram oficialmente porela receber uma pensão do seu pai, militar. Ele ainda trabalha informalmente fazendo marmitas e já possui cidadania brasileira e ela, atualmente, é servidora pública federal aposentada.

4.1.2 Carlos Gustavo e Sílvia66: Trabalhar, viajar e se apaixonar

Meu acesso ao casal foi através de um amigo do grupo de pesquisa ao qual estou vinculada, Grupo de Estudos e Pesquisas “Processos Identitários e Poder” – GEPPIP. Este meu amigo foi colega de turma de Sílvia no ensino médio. Em contato com ela, e exposição da minha pesquisa, e dos objetivos da mesma, SIlvia aceitou o convite e realizamos a entrevista no dia 02/02/2019. Ao chegar à residência do casal, fui recepcionada por Sílvia, que estava ao telefone com sua sogra – peruana –, já Carlos Gustavo acabara de chegar do trabalho e estavaà mesa, almoçando.

Ela é uma jovem mulher de 33 anos, formada em jornalismo, atualmente professora de inglês de escola primária; ele, um homem de 42 anos, peruano, formado em engenharia mecânica, recém-contratado em uma empresa, mas não exerce a sua profissão.

Assim como Mariana, Sílvia conheceu Carlos Gustavo após uma desilusão amorosa.

Ela trabalhava na Secretaria Estadual de Turismo de Sergipe e soube que uma empresa de cruzeiro marítimo fazia seleção de pessoas para trabalhar. Então inscreveu-se e, em um período bem curto, já estava contratada e tinha seu primeiro cruzeiro para realizar.

Carlos Gustavo trabalhava na mesma empresa de cruzeiros pela qual Sílvia foi contratada e foi lá em que os dois se conheceram. Quando se encontraram, ambosacreditaram que seria apenas um “namoro de cruzeiro”: ela porque acreditava que os namoros começam e

66 Carlos XVI Gustavo (1946), rei da Suécia desde 1973, casado desde 1977, com a rainha Sílvia Renata (1943), alemã, filha de um empresário também alemão com uma brasileira. A rainha Sílvia Renata residiu em São Paulo no período pós segunda guerra mundial, de 1947-1967. Disponível em: https://br.blastingnews.com/tv-famosos/2017/03/a-brasileira-que-conquistou-o-mundo-e-se-tornou-rainha-da-suecia-001541817.html acessado em 03/06/2019.

acabam na viagem; eleem razão de uma representação social de que a mulher brasileira não quer assumir compromisso.

Ao desembarcarem cada um em seu país de origem, os dois continuaram namorando virtualmente e se tornaram um casal. Posteriormente, ela visitou a família dele e ele, a dela.

No entanto, após algumas viagens juntos, cansaram de viver passando vários meses longe de casa, embarcados no navio e, quando estavam em suas residências originais – ela no Brasil e ele no Peru –, resolveram casar e morar em Aracaju por acreditarem que, aqui, eles teriam mais oportunidades de emprego.

Os dois casaram-se em uma celebração evangélica e a família de Carlos Gustavo veio do Peru para assistir à celebração. Atualmente, moram em uma casa construída no mesmo terreno onde os pais de Sílvia residem, porém os imóveis são independentes. Ainda não possuem filhos biológicos, mas criam a filha da irmã de Sílvia e têm o desejo de gestar um filho biológico.

4.1.3 Eduardo e Wallis67: Tão diferentes e tão parecidos

Meu acesso ocorreu através de outro casal, Francisco e Mary, os próximos a serem entrevistados. Como não conseguia uma data para realizar a entrevista com Francisco e Mary, questionei-lhes se indicavam algum outro casal intercultural para eu poder realizar a entrevista e eles indicaram Eduardo e Wallis.

Entrei em contatocom Wallis, pormensagem, através do aplicativo WhatsApp, e conseguimos agendar nossa entrevista, que ocorreu no dia 08/02/2019 na residência do casal.

Na oportunidade, entrevistei apenas Wallis, que me contou sobre a história do casal. Como os dois estavam em processo de construção de uma casa, seu companheiro estava na obra no momento da entrevista.

Ela é uma paraense, formada em direito, que, em razão de sua aprovação em um concurso público federal, veio morar em Aracaju. Ele, um esloveno, que, após uma viagem de férias para Ilhéus/Bahia, encantou-se com as belezas do local e resolveu voltar definitivamente. Os dois se conheceram através de amigos em comum. Ela, em razão da sua trajetória profissional, passou uma temporada naquele litoral baiano, onde conheceu seu

67 Eduardo (1894-1972) foi rei da Inglaterra de 20 de janeiro a 11 de dezembro de 1936. Abdicou ao trono inglês ao se apaixonar e decidir casar com a socialite estadunidense, divorciada duas vezes, Bessie Wallis Warfield (1896-1986).Disponível em: https://tvi24.iol.pt/sociedade/dia-dos-namorados/historias-de-amor-tragicas-eduardo-e-wallis - acessado em 03/06/2019

companheiro. Atualmente, os dois possuem união estável e não possuem filhos do matrimônio; Eduardo, contudo,possui filhos, que ficaram em seu país nativo.

4.1.4 Francisco e Mary68: ainda em busca de um lar

Conheci primeiramente Maryatravés de amigos do GEPPIP, os quais me apresentaram a ela; trocamos telefones e tentamos agendar nossa entrevista, que ocorreu no dia 19/03/2019 em uma sorveteria próxima à casa dos dois.

Ela é analista de sistemas e bolsista da UFS; ele, equatoriano e com ensino médio completo. A história dos dois representa bem a trajetória migratória. Após concluir a graduação, Mary embarcou em uma aventura para Portugal: queria fazer mestrado naquele país e tinha o desejo de morar fora do Brasil, de conhecer novas culturas. Após um tempo em Portugal resolveu ir para a Espanha. Ele, filho de pai equatoriano e mãe espanhola, já tinha na sua família uma história de migrações e resolveu, no intuito de obter melhores condições de vida, morar na Espanha. Como geralmente os imigrantes, com intuito de reduzirem despesas, dividem a moradia, Francisco e Mary conheceram-se dividindo a mesma habitação.

Começaram a namorar, resolveram voltar ao Brasil e tiveram uma filha. Ela começou uma nova faculdade, conseguiu uma bolsa na UFS e ele arrumou um emprego de montador de móveis em uma loja da capital sergipana. Porém, as coisas não ocorreram como o planejado e os dois resolveram repensar a morada no Brasil.

Ressurgiu neles a vontade de emigrar, dessa vez para o Canadá. Na mesma época a irmã de Mary, professora da UFS, viajou para aquele país e, no supermercado, conheceu uma brasileira que se disponibilizou a ajudá-los. Então o casal decidiu partir em busca de novos rumos.

Quando realizei a entrevista com o casal, era véspera da viagem de Francisco. Como em muitas trajetórias migrantes, o combinado entre o casal foi ele ir primeiro e, após um ano, a depender de como as coisas se processarem no país receptor, Mary e a filha iriam também.

68 Francisco II (1944-1960) foi o rei da França de julho de 1959 até sua morte. Casou-se com Mary Stuart (1542-1587), rainha da Escócia de 14/12/1542 até sua abdicação, em 24/07/1567. Após sua rápida viuvez, casou-se com casou-seu primo, Henrique Stuart, e, ficando viúva novamente, casou-casou-se com o Conde Jaime Hepburn. Após uma tentativa de golpe contra a coroa, pediu asilo a sua prima Isabel I, rainha da Inglaterra, e abdicou do trono em favor doseu filho. Disponível em https://rainhastragicas.com/2015/12/18/mary-stuart-e-francisco-de-valois/- acessado em 03/06/2019.

4.1.5 Carlos e Isabel69: Viver também é uma batalha

Conheci Carlos e Isabel através de um contato fornecido por um dos integrantes do GEPPIP. Este integrante me repassou o telefone de uma pessoa, que vou chamar de Rose, a qual tinha vários conhecidos imigrantes. Ao contatá-la, fui informada de que ninguém na sua rede de relações tinha o perfil pesquisado – mulheres brasileiras casadas com imigrantes.

Porém, uma semana após o primeiro contato, Rose me ligou informado que conhecera um imigrante mexicano que se encaixava no perfil. Ela, que, ao me ligar, estava com o casal, colocou-me em contato com Isabel.

O primeiro contato com Isabel ocorreu através da ligação realizada por Rose, ao que peguei o número de telefone de Isabel e começamos a nos corresponder via WhatsApp e agendamos a entrevista para o dia 30 de julho de 2019 na sorveteria do casal.

Conforme combinado, cheguei ao estabelecimento comercial do casal às 18h da mencionada data. Isabel, apesar de acometida por Chikunguya, solicitamente me recebeu e informou que Carlos iria demorar alguns minutos para chegar por ter levado a sua moto para o conserto. Aproveitamos para conversar70 um pouco, e Isabel me falou coisas do seu passado, que não estão no roteiro de entrevista, mas que considero importante destacar.

Isabel me informou que já havia sido casada anteriormente e que, nessa relação, havia sofrido cárcere privado enquanto gestava sua última filha, hoje com cinco anos. Após o nascimento, Isabel conseguiu romper com este relacionamento abusivo, todavia teve que recomeçar sua vida financeira porque seu ex-marido ficou com o estabelecimento comercial que eles possuíam. Acredito ser importante destacar esse ponto da vida de Isabel porque impacta na aproximação com Carlos.

Ela é uma jovem mulher de 35 anos, alagoana, empresária, residente em Aracaju há quinze anos e com o ensino médio incompleto. Da sua primeira relação conjugal nasceram as suas duas filhas. Carlos é um mexicano de 46 anos, engenheiro de processamento de dados, trabalha atualmente como motoboy ereside há dez anos no Brasil. Assim como Isabel, também já teve um outro relacionamento conjugal, no México, e possui três filhas. Chegou ao Brasil pela primeira vez em uma missão do exército mexicano na Amazônia. Antes disso, ele já havia passado por outros 25 países em missão, inclusive enquanto combatente de guerra, o

69 Carlos V (1500-1558), belga, imperador Romano-germânico, casado com Isabel (1503-1539), portuguesa, filha dos reis de Portugal, Manuel I e Maria de Aragão. Disponível em: http://jessi-aleal.blogspot.com/2014/08/isabel-uma-imperatriz-portuguesa-e-linda.html- acessado em: 03/06/2019.

70 Conversa não gravada

que lhe deixou muitas marcas no corpo e na sua saúde mental – tais como insônia e lapsos de memória.

O casal se conheceu no estabelecimento de Isabel e de pronto Carlos já se apaixonou. No entanto, não houve reciprocidade. Durante muito tempo Carlos tentou, sem sucesso, namorar Isabel. Ela acreditava que ele, pelo fato de ser imigrante, iria sequestrá-la e, em razão disso, não aceitou o relacionamento. Com o passar do tempo, após conhecer Carlos um pouco mais através de uma amiga em comum, Isabel cedeu às investidas e começaram a namorar. Eles se conhecem há três anos, possuem um ano de namoro e um mês compartilhando a residência.

4.1.6 Pedro e Leopoldina71: Uma vida na ponte área Aracaju/Madri

O meu contato com este casal se deu de forma muita inesperada. Era uma manhã de sábado, dia 15 de novembro de 2019, e estava na casa do meu então namorado, que, na oportunidade, recebera uma visita de Minas Gerais, a qual estava em Aracaju para algumas atividades laborais. Como a mesma já havia vindo à capital sergipana em outros momentos, já havia estabelecido aqui algumas relações pessoais. Então, neste sábado a nossa visita convidou um casal de amigos dela e, para a minha surpresa, encaixavam no perfil da minha pesquisa.

Obviamente que, ao perceber que o casal se enquadrava no meu perfil de pesquisa já estabeleci contato, expliquei meu objeto de estudo e questionei-os sobre a disponibilidade de dele participarem. Como Pedro iria voltar para Espanha na segunda seguinte, fizemos a entrevista naquele momento. Leopoldina, uma professora pública federal, mineira de 48 anos e Pedro, ummadrilenho, contador,de 42 anos.

Pedro e Leopoldina são um típico casal dos tempos modernos, conheceram-se através do aplicativoTinder quando Leopoldina estava em Madri fazendo pós-doutorado.

Após algumas semanas mantendo contato através de redes sociais, eles resolveram encontrar-se pessoalmente em um muencontrar-seu. Do primeiro encontro até os dias atuais já encontrar-se passaram quatro anos.

Como Leopoldina é funcionária pública no Brasil e também possui vínculo empregatício na Espanha, os dois optaram em manter a relação na ponte área. Não são

71 Pedro de Bragança (1798-1834), primeiro imperador do Brasil, casou-se por procuração com a arquiduquesa austríaca Maria Leopoldina de Habsburgo (1797-1826). A união é marcada por várias traições do príncipe.

Disponível em: https://historiahoje.com/d-leopoldina-e-d-pedro-o-avesso-dos-contos-de-fadas/- acessado em 08/07/2020.

casados oficialmente, mas assim se considerame se tratam como um casal e como uma família. Buscam sempre estarem juntos seja ele aqui no Brasil ou ela na Espanha.

4.1.7 Harry e Meghan72: Os entre dois

Este casal foi mais uma das indicações de um dos componentes do grupo de pesquisa do qual faço parte. Então, estabeleci contato via rede social com Meghan, que prontamente se disponibilizou em realizar a entrevista. Ocorre que, na oportunidade do primeiro contato, Meghan estava na França, onde passa parte do tempo. Optamos então em realizar a entrevista no seu retorno ao Brasil. Então, no dia 14 de janeiro de 2020, por indicação da entrevistada, realizamos a entrevista em um bar no bairro 13 de julho.

Ao chegar ao bar, Meghan já estava me esperando, fumando e tomando sua cerveja.

Informou-me que Harry havia ido fazer compras no supermercado, mas que chegaria em breve, epoderíamos começar a entrevista. Ao que me ofereceu um copo de cerveja, como estava trabalhando, optei por recusá-lo e beber água.

Meghan é uma mulher de 54 anos, servidora pública, Harry, um francês de 66 anos, aposentado. Conheceram-se quando Meghan estava fazendo um curso de francês em Aracaju.

Na ocasião, Harry era professor da escola de línguasem que a entrevistada estudava. Ele havia vindo morar em Aracaju, com sua então esposa e filhos, para administrar a tal escola.

Aqui, Harry teve um dos seus três filhos – hoje todos adultos. Foi aqui também que ele e Meghan se apaixonaram. Eram, contudo, ambos casadose viveram um “romance secreto”73. O tempo passou, Meghan separou-se, pois o seu casamento já estava desgastado e Harry teve que voltar para França. Os dois se distanciaram fisicamente, mas mantiveram contato. Ocorre que Meghan foi para aquele país para fazer um curso de doutorado e, então, se reencontraram. Harry separou-se da esposa e os dois ficaram juntos. Como Meghan é servidora pública, teve que voltar para o Brasil com a conclusão do doutorado, e passaram a viver nesse “entrelugar”, como gostam de nominar.

72Henrique Carlos Alberto David, mais popularmente conhecido como Harry (1984), sexto na linha de sucessão ao trono britânico, casado do Meghan Markle (1981) atriz estadunidense. Após o casamento, o príncipe herdeiro abdicou da realeza e decidiu morar com sua esposa no Canadá. A decisão ocorreu em meio a muita discussão acerca dos ataques racistas que a duquesa de Sussex sofria pela imprensa britânica. Disponível em:

https://oglobo.globo.com/mundo/cinco-fases-da-relacao-de-harry-meghan-de-conto-de-fadas-rebeliao-24179983 Acessado em 08/07/2020.

73 Termo cunhado pela entrevistada.

4.1.8 – John e Yoko74 – “Caí num buraco e saí casada”

Este casal também foi uma indicação de uma integrante do GEPPIP, que em uma conversa me informou sobre o casal e me repassou o contato de Yoko. John, 44 anos, era atleta profissional de boxe por Cuba, mestre em educação e veio para o Brasil após desertar75, há 12 anos. Em princípio, John ficou na Venezuela e, posteriormente, adentrou ao Brasil.

Ficou clandestinamente no início, conseguindo a cidadania brasileira em 2009 após o governo de Lula anistiar os imigrantes que aqui se encontravam ilegalmente. Chegou a Sergipe a convite de uma academia para ser professor. Na ocasião teria moradia e emprego, o que não foi cumprido. Esse fato marcou profundamente a relação de John e Yoko.

Yoko, 36 anos, brasileira, microempresária, conheceu John quando fazia atividade física na academia em que ele era professor e nasceu ali o interesse dos dois. Ocorre que, após 15 dias do início do relacionamento, John perdeu o emprego e também a moradia. Então ela o convidou para residir na sua casa, com sua mãe, irmãs e um cunhado. Segundo ela: “caí num buraco e saí casada”.

Este fato já tem 10 anos e desta relação nasceram dois filhos, um menino de 07 anos e uma menina de 03. Atualmente, eles continuam residindo com toda a família de Yoko. John está sem emprego formale sua esposa mantém financeiramente a casa com os recursos provenientes de uma microempresa de revenda de laticínios.

4.1.9 – Tom e Gisele76: Conectados por fibra ótica

Utilizando de um neologismo futebolístico, posso afirmar que cheguei a esse casal na

“prorrogação” da partida chamada “defesa de tese”. Conheci-os através de uma amiga de longa data. Em uma das nossas conversas informais, ela me relatou sobre esse casal, que, de cara, já achei interessante por terem um restaurante árabe na cidade. Então, solicitei o contato telefônico para poder contatá-los. De posse do número telefônico de Gisele, fiz o primeiro

74 John Lennon (1940-1980) músico inglês, líder e guitarrista da banda The Beatles, casou-se com Yoko Ono (1933), artista plástica japonesa, em 1969. Tiveram um relacionamento marcado por protestos contra a guerra do Vietnã e por atitudes que marcaram a época, a exemplo da inclusão, por ele, do sobrenome dela. Alguns historiadores da música creditam o fim da banda The Beatles à forte influência que Ono exercia sobre Lennon.

Disponível em https://reverb.com.br/artigo/por-que-as-pessoas-odeiam-yoko-ono

75 Termo usado para os nativos de Cuba que saem clandestinamente do pais.

75 Termo usado para os nativos de Cuba que saem clandestinamente do pais.