• Nenhum resultado encontrado

1. UM BREVE PANORAMA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E NO ESTADO DO CEARÁ

1.3. As Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP´s

O estado do Ceará possui atualmente uma rede composta por 97 escolas de educação profissional, com oferta de ensino médio integrado ao ensino técnico, contemplando 53 cursos técnicos dos diferentes eixos previstos no Catálogo de Cursos Técnicos do MEC, dentre os quais destacamos: Contabilidade, Comércio,

Edificações, Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Mecânica Automotiva, Petróleo e Gás; Informática, Rede de Computadores, Eventos, Guia de Turismo, Hospedagem; Enfermagem, Massoterapia, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente; Agroindústria, Floricultura, Produção de Moda, Tecelagem e outros.

Todas as escolas da rede estadual de educação profissional do estado do Ceará funcionam em horário integral, das 7 às 17 horas. Durante o período letivo, são fornecidas três refeições diárias, compostas por dois lanches e almoço e os alunos recebem ainda uniformes escolares para uso diário e prática de educação física assim como o material didático das disciplinas da base comum e da base técnica.

As 25 escolas de educação profissional inauguradas no Estado do Ceará no ano de 2008 ofereceram como opção de matrícula os cursos de Informática, Enfermagem, Turismo e Segurança do Trabalho. A escolha dos cursos se deu inicialmente em função, principalmente, do crescimento da demanda existente no estado do Ceará por técnicos dos referidos setores de atividades:

Gráfico 2 – Admissões por Setores de Atividade Econômica Ceará - 2007 a 2009

Na área de Enfermagem, as atividades relacionadas ao Programa Saúde da Família demandam técnicos de nível médio em todo o estado, especialmente em municípios do interior. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece a relação de 1 profissional de enfermagem para cada1000 habitantes. O Estado do Ceará possui uma relação de 1,73 técnicos de enfermagem para cada 1.000 habitantes3, entretanto a distribuição desses profissionais, a exemplo do que ocorre com médicos e outros profissionais da área da saúde, não é uniforme.

No Campo do Turismo, além da vocação turística natural do estado do Ceará, com seus diversos ecossistemas – praia, serra e sertão - e a crescente procura do estado por turistas de todo o país, a realização de grandes eventos como a Copa das Confederações, em 2013 e Copa do Mundo em 2014, além do investimento em equipamentos como o Centro de Eventos4 e o Aquário, em Fortaleza, e o fortalecimento do turismo religioso em municípios como Canindé, no Sertão Central e Crato, Juazeiro e Barbalha, no Cariri, justificam a oferta do curso.

No campo da Segurança do Trabalho, o setor empregador mais representativo da atividade, a construção civil, vem apresentando uma crescente e consistente demanda por profissionais da área. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entre dezembro de 2008 e dezembro de 2011, ocorreu uma oscilação de 0,8 pontos percentuais no número de pessoas empregadas no setor da construção civil, o que denota uma estabilidade na oferta de empregos na área.5, e por fim, o curso de Informática, com demanda crescente no mercado de trabalho não apenas na capital mas também em municípios do interior do estado.

A partir dos anos seguintes, a implantação dos cursos técnicos passa a ser precedida de pesquisa de mercado e estudo de viabilidade, ocasião em que a Secretaria de Educação conta com apoio de outros órgãos estaduais como o Instituto de Pesquisa Estratégica e Econômica do Ceará (IPECE) e a Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), através da utilização de estudos disponibilizados pelas câmaras setoriais vinculadas à mesma.

3Análise de dados das inscrições dos profissionais de Enfermagem existentes nos Conselhos

Regionais no ano de 2011. Dados do Censo 2010, disponível em http://www.portalcofen.gov.br/atlas/ 4Centro de Eventos do Ceará, inaugurado em 2012, com capacidade para 30.000 pessoas

5Boletim Estatístico do CBIC, Janeiro/2012, disponível em: http://www.cbicdados.com.br/media/anexos/boletim_ano8n01.pdf

Além do apoio institucional de órgãos governamentais, foram contratados consultores para o desenvolvimento de atividades como o desenho do curso e definição da matriz curricular, ementário das disciplinas, elaboração do plano de curso e material didático de apoio (apostilas), indicação bibliográfica destinada a alunos e professores, discriminação de laboratórios técnicos e equipamentos.

A contratação desse profissional, especialista na área de atuação do curso ao qual vai prestar consultoria, ocorre por tempo determinado, girando entre quatro a seis meses, sendo realizada pelo Instituto de Tecnologia do Ceará (CENTEC), através de seleção pública composta por prova de títulos e entrevista, conduzidas pela Secretaria de Educação.6

Passados mais de quatro anos da implantação do programa de educação profissional de nível médio e o total de 97 escolas em funcionamento, o desafio que se apresenta ao estado do Ceará, contudo, vai muito além da implantação de novas unidades.

Além da garantia dos recursos necessários à manutenção dessa rede, que deve atingir o número de 140 escolas em todo o estado até o ano de 2014, é fundamental investir na construção de uma proposta curricular capaz de superar a simples sobreposição de disciplinas gerais e específicas, conforme afirmado no projeto Ensino Médio e Educação Profissional.

O documento base do projeto preceitua que: Os cursos serão ofertados na forma integrada, o que implica aglutinar – e não somente reunir – o ensino médio e a educação profissional em um só curso.

Reunidas em uma só formação, as EEEP’s constituem proposta educacional diferenciada, mediante entrelaçamento de ciência, cultura e profissionalização. É um programa de educação integral, destinado a jovens que concluíram o ensino fundamental, visando à elevação da escolaridade, à formação para a cidadania, à preparação para o trabalho e ao prosseguimento dos estudos.

A elevação da escolaridade será obtida com a conclusão do ensino médio, sendo oferecidas condições para o alcance do nível superior, pois a escola pública não pode mais perpetuar a sonegação da perspectiva de ingresso dos jovens nos cursos superiores, sejam tecnológicos ou não. (SEDUC, 2008)

A seguir, apresentamos os dados obtidos a partir de pesquisa realizada em dez escolas de educação profissional da rede pública estadual, localizadas em sete municípios do estado do Ceará, distribuídos entre as categorias grande, médio e pequeno porte, no período de 2011 a 2013, da qual participaram gestores, coordenadores de cursos, professores diretores de turma e alunos.