• Nenhum resultado encontrado

2 OS DESAFIOS E DILEMAS DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO COTIDIANO DA ESCOLA

2.2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

Como pontuado anteriormente, este estudo teve como objetivo analisar de que maneira o coordenador pedagógico vem desenvolvendo suas funções no que se refere à coordenação pedagógica em três escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, vinculados à Coordenadoria Distrital de Educação 03, levando-se em consideração os documentos legais que norteiam a ação deste profissional. No intuito de responder à questão problema apresentada neste estudo, a fim de alcançar o objetivo geral proposto, foi fundamental analisar as práticas do pedagogo e apoio pedagógico que atuam na coordenação pedagógica diante das demandas do cotidiano escolar, observando os aspectos que interferem diretamente no fazer pedagógico, considerando o contexto social, cultural e histórico da comunidade escolar. Na pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, que, de acordo com Minayo (1994, p. 21-22),

[...] responde a questões muito particulares. Ela se preocupa nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, Minayo e Gomes (2011) ressaltam ser comum a utilização de estudos bibliográficos e documentais que contribuam para a compreensão dos fatos que ocorrem na realidade selecionada para pesquisa, o que requer observação, registro, análise e intervenção. Além disso, ressaltando a importância do rigor e da qualidade que devem ser adotados no percurso da investigação, ANDRÉ (1984, p. 53) afirma:

[...] “a interpretação em contexto”. É um pressuposto básico desse tipo de estudo que uma apreensão mais complexa do objeto só é possível se for levado em conta o contexto no qual se insere [...] Os estudos de caso procuram retratar a realidade de forma completa e profunda, esse tipo de estudo pretende revelara multiplicidade de dimensões presentes numa dada situação, focalizando-a como um todo, mas sem deixar de enfatizar os detalhes, as circunstâncias específicas que favorecem uma maior compreensão desse todo.

Tais procedimentos foram adotados, visando, sobretudo, garantir uma pesquisa fortalecida na exploração, bem como no conhecimento satisfatório dos problemas educacionais estudados.

Como instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores pedagógicos, gestores e professores de cada escola investigada, com o objetivo de identificar e entender de que forma eles percebem a atuação do coordenador pedagógico diante do cumprimento de suas atribuições como formador, mediador e articulador no ambiente escolar. A escolha da entrevista semiestruturada, deu-se, por esse tipo de pesquisa favorecer o diálogo, uma vez que, os entrevistados podem dispor de uma maior liberdade para responder as questões, dando maior versatilidade ao processo na coleta de dados, pois possibilita ao pesquisador direcionar as perguntas, de modo que possa obter a maior quantidade de informações possíveis.

Também buscou-se investigar se a sua atuação tem contribuído em prol de uma gestão participativa e democrática, bem como para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas a serem investigadas. Na tabela abaixo, encontra-se a relação de sujeitos entrevistados na pesquisa.

Tabela 2 - Quantitativo de entrevistados Função Nº de entrevistados Coordenadores pedagógicos1 03 Gestor 03 Professor 09 Total 15

Fonte: Elaboração própria (2016).

As entrevistas foram realizadas nas três escolas selecionadas, a partir de um roteiro prévio. Os critérios utilizados para sua elaboração foram a clareza e a objetividade das perguntas, de forma a apreender aspectos acerca da atuação do coordenador pedagógico nas escolas e contribuir para a compreensão dos entrevistados. Foi promovida uma coleta de dados ampla, através das questões das entrevistas com base nos três eixos de análises, quais sejam: gestão democrática e participativa; organização do trabalho pedagógico e o papel do coordenador pedagógico como formador. A entrevista foi autorizada pelos entrevistados com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, tendo sido gravada e transcrita posteriormente, com o objetivo de facilitar a análise dos dados.

A pesquisa teve início no dia 5 de abril de 2016 na Escola C, com entrevistas realizadas com três professores escolhidos aleatoriamente por estarem na sala em seus tempos de HTPs, a gestora e a coordenadora pedagógica (pedagoga), nessa ordem. Elas ocorreram dentro da normalidade e os entrevistados reagiram bem aos questionamentos.

Nas semanas seguintes, as atividades em campo foram intensificadas nas escolas A e B. Na escola A, durante a primeira visita, as entrevistas foram realizadas apenas com os três professores, visto que a gestora estava ausente e a coordenadora pedagógica com muitas tarefas a cumprir, tendo sido suas entrevistas reagendadas. O mesmo ocorreu na escola B: não foi possível fazer a coleta de dados com todos os entrevistados, pois o gestor da escola estava

1 Na função de coordenador pedagógico foram entrevistados os pedagogos das escolas A e C; na falta de profissional que exerça a função de pedagogo na escola B, entrevistou-se o apoio pedagógico, uma vez que se entende que ele exerce tal função na ausência do anterior.

ausente em virtude de problemas de saúde. Na ocasião, foram entrevistados, então, o coordenador pedagógico e os três professores. Durante a entrevista com os docentes foram adotados os mesmos procedimentos das entrevistas anteriores, ou seja, eles foram escolhidos de acordo com sua disponibilidade e interesse em contribuir com a pesquisa.

Quadro 2 - Síntese do roteiro de entrevista com o coordenador pedagógico de acordo com os eixos de análise

Eixos de análise Temas

Gestão democrática e participativa Formação Acadêmico-Profissional

A Relação Coordenador Pedagógico, Gestor e Professor A organização do trabalho pedagógico no

ambiente escolar Conhecimento sobre as atribuições do Coordenador Pedagógico Monitoramento dos Horários de Trabalho Pedagógico (HTPs) Monitoramento dos registros do Diário Digital

O coordenador pedagógico no papel de

formador Formação continuada

Apropriação dos resultados Desafios

Fonte: Elaboração própria (2016).

O roteiro da entrevista com os coordenadores pedagógicos considerou os eixos elencados no quadro acima. Já as entrevistas com os gestores e professores foram propostas no sentido de identificar e entender de que forma esses atores escolares enxergavam a atuação do coordenador pedagógico no papel de formador, mediador e articulador no universo escolar. Além disso, procurou-se investigar suas contribuições no que diz respeito à relação com o gestor escolar, bem como com o professor. Segue quadro abaixo com a síntese do roteiro e relação com eixo de análise.

Quadro 3 - Síntese do roteiro de entrevistas com professores e gestores de acordo com os eixos de análise

Eixos de análise Temas

Gestão democrática e participativa Formação acadêmico-profissional

A relação coordenador pedagógico, gestor e professor

A organização do trabalho pedagógico no ambiente escolar

Conhecimento sobre as atribuições do Coordenador Pedagógico Monitoramento dos Horários de Trabalho Pedagógico (HTPs) Monitoramento dos registros do Diário Digital

O coordenador pedagógico no papel de formador

Formação continuada

Apropriação dos resultados Desafios

Fonte: Elaboração própria (2016).

Nas três escolas investigadas fui bem recebida pelos entrevistados e todos os professores convidados a colaborar com a investigação foram receptivos e sentiram-se à vontade com o tema abordado. O primeiro momento da entrevista era destinado à apresentação do entrevistado, ou seja, sua formação, experiência profissional e tempo de magistério, e o segundo à atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.

As expectativas ao elaborar essas questões eram as de que o entrevistado conseguisse expor seu nível de conhecimento em relação à atuação do coordenador pedagógico e se essa atuação vem sendo satisfatória no que se refere à organização do trabalho pedagógico, na garantia da gestão democrática e participativa, bem como com relação à atuação como formador.

2.3 A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS ESTUDADAS E