• Nenhum resultado encontrado

Para contemplar os objetivos da pesquisa do mestrado, primeiramente foram realizadas buscas bibliográficas que tratam da multifuncionalidade da agricultura familiar e da sua pertinência para embasar a discussão sobre desenvolvimento rural e desenvolvimento da sociedade como um todo. Da mesma forma, uma atenção particular foi dada à literatura que trata da problemática da reforma agrária, principalmente àquela voltada para os estudos dos assentamentos rurais da região do Pontal do Paranapanema.

Em segundo lugar buscou-se analisar o PAA a partir dos dados resultantes da pesquisa “O PAA em Assentamentos Rurais de Reforma Agrária: implantação, impactos e perspectivas”. Esta pesquisa resultou do Contrato de Prestação de Serviços no BRA10- 13555/2011, estabelecido entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório Brasil, e Redes de Desenvolvimento Ensino e Sociedade (REDES), instituição associada ao Programa de Pós- Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no âmbito do Projeto BRA/03/034 – Revitalização da Companhia Nacional de Abastecimento.

Esta pesquisa visou avaliar qualitativamente o processo de implantação do PAA no contexto dos assentamentos de reforma agrária, dimensionando seus impactos sobre as condições vida das famílias assentadas, analisando as interações estabelecidas pelo programa com outros instrumentos de políticas públicas e discutindo sua influência sobre o modo como se organiza a produção, o processamento e a comercialização de produtos agrícolas nas áreas de reforma agraria. Logo o objetivo principal da pesquisa ora apresentada, foi avaliar o processo de implantação do PAA no contexto dos assentamentos da reforma agrária em cinco regiões brasileiras, procurando contemplar a diversidade dos assentamentos de reforma agrária e os diferentes arranjos do PAA nos contextos locais (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB; PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, 2011). Em cada região foi selecionado um estado, uma região e um ou dois projetos de assentamentos para estudos de caso em profundidade. A partir de critérios estabelecidos para a seleção dos casos

realizou-se a pesquisa de campo que buscou apreender os impactos gerados pelo PAA no contexto dos assentamentos de reforma agrária em diferentes níveis de análise, a saber:

a. as famílias assentadas e suas estratégias de reprodução econômica e social, incluindo tanto as famílias beneficiadas pelo Programa como famílias que não tiveram acesso ao Programa.

b. os assentamentos de reforma agrária, entendidos como um espaço de produção, moradia e sociabilidade, bem como de execução de um conjunto de ações multissetoriais dirigidas à implementação da reforma agrária5. Diversas pesquisas têm chamado atenção para o fato de que os assentamentos rurais e seu processo de transformação ao longo do tempo, não podem ser compreendidos por meio de um olhar centrado, exclusivamente, nas condições internas aos assentamentos e/ou na trajetória das famílias assentadas (LEITE et al., 2004). O referido trabalho parte, portanto, de uma abordagem que, sem perder de vista a especificidade dos assentamentos como unidade de análise, buscou apreender a complexidade das relações construídas pelas famílias e pelas organizações dos assentados com seu entorno;

c. os diferentes circuitos de produção, processamento e comercialização de produtos agrícolas nos quais as famílias e as organizações dos assentados se encontravam inseridas, com especial atenção para os vínculos estabelecidos, por meio do PAA, com o mercado institucional. Foi importante verificar também as transformações nas relações estabelecidas pelas famílias assentadas e suas organizações com diferentes circuitos de produção, processamento e consumo em decorrência de sua inserção no Programa;

5

Nos termos estabelecidos pelo INCRA, um projeto de assentamento “consiste em um conjunto de ações em área destinada à reforma agrária, planejadas, de natureza interdisciplinar e multissetorial,integradas ao desenvolvimento territorial e regional (...) objetivando a implementação dos sistemas de

vivência e produção sustentáveis na perspectiva do cumprimento da função social da terra, e da promoção econômica, social e cultural do(da) trabalhador(a) rural e de seus familiares”. Ver: INCRA. Instrução Normativa nº. 15 de 30 de março de 2004 (INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA, 2004).

d. os vários atores com os quais os assentados se relacionaram em seus esforços por acessar o Programa e garantir a sua implementação, em nível local/territorial, estadual e nacional (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB; PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, 2011).

Em consonância com os objetivos, níveis de análise e questões de pesquisa deste projeto, construiu-se um conjunto de instrumentos qualitativos e quantitativos de coleta de dados utilizados para a realização dos diferentes estudos de caso. Optou-se, fundamentalmente, pela utilização de questionários estruturados, com distintas finalidades e de roteiros voltados à realização de entrevistas semi-abertas.

Os questionários estruturados tiveram como público alvo, primeiramente, as famílias assentadas atendidas e não atendidas pelo Programa. Buscou-se uma comparação entre esses dois grupos, visando uma melhor compreensão das dinâmicas de acesso e dos efeitos gerados pelo PAA tanto ao nível da unidade produtiva como no que tange às relações estabelecidas por estas famílias de agricultores com seu entorno econômico, político e social. É importante destacar que este instrumento não teve por objetivo propiciar uma análise estatística dos assentamentos, mas sim permitir uma análise qualitativa consistente e rigorosa entre os distintos casos pesquisados (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB; PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, 2011).

Foram também aplicados questionários estruturados para as organizações proponentes e técnicos ou lideranças dos assentamentos com bom conhecimento sobre a trajetória e a situação vivenciada pelas famílias assentadas no momento atual. Os questionários destinados às organizações proponentes visaram proporcionar uma caracterização social, econômica e política da organização e sua inserção no PAA. Outro questionário buscou uma descrição do perfil geral do assentamento, abordando questões sobre o processo de formação, a presença e acesso a serviços, produção, consumo e comercialização e acesso a políticas públicas. Estes questionários foram aplicados conforme o número de assentamentos e organizações proponentes em cada município (geralmente, um de cada tipo em cada assentamento).

Os roteiros de entrevista buscaram, por sua vez, captar a percepção de diferentes atores em relação ao Programa, dimensionando seu envolvimento na implementação do PAA. Foram entrevistadas organizações mediadoras, organizações que consomem os produtos do PAA, representantes do poder público municipal, técnicos e lideranças dos assentamentos, representantes dos Conselhos Municipais que acompanham o PAA, e representantes da CONAB e do INCRA.

O estudo de caso da região Sudeste ocorreu no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo, no município de Mirante do Paranapanema. O trabalho de campo consistiu numa primeira etapa de teste dos instrumentos de pesquisa e numa segunda etapa de realização de entrevistas e de obtenção de documentos de apoio para as análises. A primeira etapa ocorreu entre 19 e 22 de junho e a segunda durou 17 dias, tendo sido realizada no período de 17 de julho a dois de agosto de 2011, abarcando dois assentamentos, o PA Antônio Conselheiro e o PA Margarida Alves.

Ao todo, foram aplicados 33 questionários junto a famílias assentadas – 23 com famílias que acessaram o PAA e 10 com famílias que não acessaram o referido programa, sendo esse o número de entrevistas que permitiu chegar a um ponto de saturação em termos de elementos de análise para os objetivos da pesquisa. Foram realizadas cinco entrevistas com lideranças das associações proponentes e três entrevistas com pessoas de referência nos assentamentos, buscando traçar o perfil de cada um dos assentamentos (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB; PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, 2011).

Ademais, foram realizadas entrevistas com um representante do poder público local (Secretário da Agricultura), um representante de entidade beneficiária, uma reunião/entrevista com representantes do MST, quatro entrevistas com técnicos do INCRA, uma entrevista com um membro de organização mediadora Cooperativa de Comercialização e Prestação de Serviços dos Assentados de Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema (COCAMP) e diversos encontros com representante da Companhia Nacional de Abastecimento, Superintendência Estado de São Paulo CONAB-SUREG/SP e com um representante da Superintendência Regional do INCRA em São Paulo (COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB;

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO - PNUD, 2011).

Nesse sentido, os resultados da pesquisa “O PAA em Assentamentos Rurais de Reforma Agrária: implantação, impactos e perspectivas” serviram como base fundamental para a elaboração desta dissertação de mestrado.