• Nenhum resultado encontrado

II. AS ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO

2.2 Aspectos da metodologia de pesquisa

Os sujeitos da pesquisa, como já mencionado, são dois gestores (diretores), dois coordenadores pedagógicos, quatro professores de Língua Portuguesa e quatro professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental

39

68 de duas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, no município de Juiz de Fora, totalizando 12 participantes. Embora distintos, o trabalho desempenhado pelos profissionais é de suma importância para o dia a dia das escolas, os diretores e sua equipe de vice-diretores atuam tanto na área administrativa quanto na área pedagógica, pois cabe a eles a gestão da escola, os coordenadores pedagógicos lidam, no cotidiano escolar, como questões voltadas à melhoria do aprendizado e disciplina dos alunos. A equipe de professores é responsável lecionar aos alunos os conteúdos pré-estabelecidos no Currículo Básico Comum (CBC), visando à melhor formação dos discentes.

Com relação às avaliações em larga escala, cabe à equipe gestora (coordenadores pedagógicos e direção) apresentar aos professores, através de momentos de formação, os resultados das avaliações externas realizadas. Por sua vez, é papel dos docentes traçar as estratégias que se fizerem necessárias para a melhoria do aprendizado dos alunos. Para tanto devem levar em consideração as deficiências aferidas nestas avaliações, para que, assim, possibilitem aos estudantes desenvolverem as habilidades ainda não consolidadas. É necessária a realização de um trabalho que vise à assimilação dos conteúdos curriculares, os quais os alunos ainda não dominaram, por meio de ações direcionadas a superar tais lacunas no aprendizado diagnosticadas através da apropriação dos resultados dos alunos. Os questionários foram aplicados aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas participantes do estudo. Tais questionários foram concebidos com assertivas a respeito das avaliações em larga escala, subdividas em quatro grupos, que deram origem a quatro blocos de perguntas no questionário: 1 –importância/finalidade das avaliações, 2- conceitos, 3- resultados e 4 –divulgação/apropriação. Os profissionais entrevistados deveriam escolher a opção que melhor representasse a sua opinião a respeito da assertiva e marcá-la em Escala Likert de concordância com os seguintes graus de variação: 0 – “Discordo”, 1 – “Mais discordo que concordo”, 2 – “Nem concordo nem discordo”, 3 – “Mais concordo que discordo” e 4 – “Concordo”.

O questionário, segundo Gil (1999, p.128), pode ser definido como

a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o

69 conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.

A partir das respostas dos profissionais aos questionários, espera-se, através de um estudo comparativo qualitativo entre as respostas fornecidas, estabelecer algumas variáveis que permitam proporcionar uma melhor visualização da questão. No caso em questão, como a apropriação dos resultados é realizada em ambas as escolas e quais as quais as estratégias utilizadas pelas escolas ao trabalharem com os resultados alcançados.

Os gestores, professores e coordenadores pedagógicos das escolas que participam deste estudo também foram entrevistados para que outras informações a respeito da apropriação de resultados e experiências com as avaliações em larga escala pudessem ser verificadas. Para tanto, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Os questionários e os roteiros das entrevistas utilizados nesta pesquisa encontram-se disponíveis no apêndice.

Segundo Queiroz (1988), uma entrevista pode ser considerada semiestruturada quando a utilização do instrumento de coleta de dados entrevista possibilitar uma conversação continuada entre entrevistado e entrevistador, de acordo com seus objetivos deste. O pesquisador, ao fazer uso desse instrumento de coleta de dados deve conduzir a entrevista de forma objetiva, a fim de extrair apenas o que é relevante no domínio da pesquisa, evitando, assim, que o entrevistado, ao responder dado questionamento, se desvie do foco do estudo.

Por esse motivo as entrevistas serão compostas por perguntas previamente elaboradas, mas que possibilitem certa flexibilidade, através de uma abordagem mais abrangente, de acordo com as situações que se apresentarem durante a entrevista40.

Duarte (2002) trata da complexidade do processo de coleta de dados através de uma entrevista.

As situações nas quais se verificam os contatos entre pesquisador e sujeitos da pesquisa configuram-se como parte integrante do material de análise. Registrar o modo como são estabelecidos esses contatos, a forma como o entrevistador é recebido pelo entrevistado, o grau de disponibilidade para a concessão do depoimento, o local em que é concedido (casa, escritório, espaço público etc.), a postura adotada durante a coleta do depoimento, gestos, sinais corporais e/ou mudanças de tom de voz etc.,

40

70 tudo fornece elementos significativos para a leitura/interpretação posterior daquele depoimento, bem como para a compreensão do universo investigado. (DUARTE, 2002: 146)

Como abordado por Duarte, muitos são os elementos que podem interferir na coleta de dados realizada pelo pesquisador. Para que alguns detalhes não passem despercebidos em função do contexto em que são observados, é importante que os instrumentos a serem utilizados, pelo pesquisador levem em consideração algumas variáveis que poderão influenciar seu trabalho. A fim de minimizar a perda de informações é recomendável que sejam utilizados instrumentos que possibilitem os ajustes necessários à situação em que os dados estão sendo coletados.

A utilização de entrevistas semiestruturadas, compostas por tópicos abrangentes, no lugar de perguntas rígidas, visa a flexibilizar o processo de coleta de dados junto ao entrevistado. Duarte (2002) considera que alguns outros elementos significativos são relevantes para a interpretação de um depoimento, isto é, as condições em que o depoimento é colhido, bem como reações do entrevistado podem ser tão importantes quanto as respostas fornecidas aos questionamentos apresentados a ele. Por esse motivo, a utilização deste instrumento de pesquisa torna-se tão complexo, segundo o autor.

Os instrumentos de pesquisa utilizados neste estudo foram respondidos pelos seguintes profissionais, dispostos no quadro 06 a seguir:

Quadro 06: Síntese numérica dos questionários e entrevistas aplicadas

Escola instrumento Tipo de

Número de Professores do 9º ano do Ensino

Fundamental Coordenadores Número de Pedagógicos Número de Diretores Língua Portuguesa Matemática

Escola A Questionários e Entrevistas 2 2 1 1 Escola B

Questionários

e Entrevistas 2 2 1 1

Total 8 2 2

Total de profissionais participantes: 12 Fonte: Elaborado pelo autor.

Os 12 profissionais que participaram deste estudo responderam a ambos os instrumentos de pesquisa na mesma data. Primeiro, responderam às entrevistas

71 semiestruturadas as quais foram gravadas e, posteriormente transcritas e, em seguida preencheram os questionários. Cabe ressaltar que os blocos de perguntas, citados anteriormente, estão presentes nos questionários aplicados a todos os profissionais. Entretanto, para facilitar a análise dos dados, as respostas foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo é composto pelos oito professores, quatro de cada disciplina; já o segundo grupo, composto por quatro profissionais, compreende os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, por terem respondido ao mesmo modelo de questionário.