• Nenhum resultado encontrado

1 A IMPLEMENTAÇÃO DO SIGEAM NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO

1.2 O Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas

1.2.6 Os atores do contexto escolar

No âmbito da escola, os papéis de manutenção dos dados atualizados, de apropriação dos resultados e implementações de melhorias, a partir das informações

7 Segundo Davenport & Prusak (1998, p.18),

Dados: ―Simples observações sobre o estado do mundo. Facilmente estruturado. Facilmente obtido por máquinas. Frequentemente quantificado e Facilmente transferível‖. Informação: ―Dados dotados de relevância e propósito. Requer unidade de análise. Exige consenso em relação ao significado. Exige necessariamente a mediação humana‖.

geradas a cada bimestre pelo SIGEAM, são bem definidos, cabendo ao gestor escolar garantir que cada um dos atores desse processo dê conta das suas atribuições e responsabilidades.

A escola necessita de um conjunto de ações e atores para ter esses resultados disponíveis e uma interlocução com eles para implementar políticas de manutenção ou melhoria desses resultados.

Para que se possa perceber mais nitidamente os atores do contexto escolar e as implicações das ações de cada um para o todo da escola, apresenta-se uma situação prática: terminou o primeiro bimestre do ano escolar e a equipe gestora está de posse dos resultados dos alunos, pronta para fazer as análises e desencadear ações e/ou medidas para corrigir os pontos negativos e reforçar as ações e/ou medidas que produziram resultados positivos.

No entanto, vários atores da escola desempenharam ações para que a equipe gestora tivesse em mãos os resultados, inclusive a própria equipe gestora. Outros atores ainda irão desempenhar papéis, consoante com as medidas corretivas ou de reforço, negociadas, definidas e adotadas pelo todo da escola.

A seguir apresentam-se os atores, as ações contributivas e as responsabilidades de cada um dos atores nesse evento.

Professores - Ministrar aulas e avaliar os alunos; disponibilizar

avaliações/notas para lançamento no SIGEAM; discutir estratégias didáticas para manutenção ou melhoria da aprendizagem. Implementar estratégias didáticas; reavaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem.

Secretaria da escola - Efetuar o lançamento das avaliações/notas no

SIGEAM; executar no SIGEAM a rotina que gera os resultados do bimestre; informar a equipe gestora quando o lançamento das avaliações/notas e o processamento dos resultados do bimestre estiveram concluídos.

Gestor escolar – Analisar e discutir os resultados da escola com todos os

atores do contexto escolar, além de divulgá-los; promover debates sobre o tema com os diversos atores do contexto escolar; definir estratégias para manter ou melhorar os resultados; firmar compromissos entre os diversos atores para manter ou melhorar os resultados; estabelecer parcerias e buscar recursos externos que favoreçam o desempenho das atividades didático-pedagógicas.

Coordenação pedagógica - Analisar e discutir os resultados da escola com

todos os atores do contexto escolar, além de divulgá-los; promover debates sobre o tema com os diversos atores do contexto escolar; definir, em conjunto com o gestor, estratégias para manter ou melhorar os resultados; firmar compromissos entre os diversos atores para manter ou melhorar os resultados; atualizar constantemente o contrato didático e buscar continuamente alternativas didático-pedagógicas que ajudem a melhorar ou aprimorar os resultados dos alunos.

Alunos - Manter um firme comprometimento com a aprendizagem; envidar

constantes esforços para manter e/ou melhorar o desempenho; fazer as tarefas escolares; expor suas dúvidas e dificuldades.

Pais - Manter um firme comprometimento com a aprendizagem dos seus

filhos; auxiliá-los nas tarefas escolares; participar ativamente nas tomadas de decisão da escola; estar atento às regras vigentes no contrato didático e, quando julgar necessário, propor mudanças ou atualizações.

As ações que podem ser deflagradas para a apropriação e utilização dos resultados obtidos do SIGEAM, na tomada de decisões que mantenham ou melhorem os resultados da escola diretamente, estão, em grande parte, no âmbito de atuação do gestor escolar. Ele é o grande articulador e as suas interações com os demais integrantes da escola, com os outros níveis de gestão da SEDUC/AM e com outras instituições, é o elemento diferenciador, que pode sinalizar muito claramente os rumos e caminhos a serem trilhados.

Claro que o gestor não define sozinho a política a ser implementada pela escola. Ela é resultado de rodadas de negociação entre os diversos atores do contexto escolar, culminando com o Projeto Político Pedagógico (PPP), que contém as diretrizes acordadas entre os diversos atores do contexto escolar. Cabe ao gestor seguir o que é determinado nesse documento, de modo a garantir o funcionamento da escola como um todo dinâmico e orgânico.

Embora seja o principal articulador do processo educativo, no âmbito escolar, o gestor não pode, sozinho, dar conta de todas as ações necessárias para, a partir da obtenção dos resultados gerados pelo SIGEAM, implementar ações de manutenção ou melhoria das práticas pedagógicas. É essencial que todos os atores sejam partícipes desse processo, cada um desempenhando suas atribuições e responsabilidades, nas suas respectivas áreas de competência.

O que não está muito claro, tornando-se um fator de alto risco, comprometendo sobremodo o potencial de uso dessas informações, é a quem compete intervir junto à gestão escolar, nos casos em que os dados não estejam sendo atualizados.

Ao se examinar as possibilidades de utilização desses dados, reforça-se que a manutenção atualizada das bases de dados dos sistemas informatizados de gestão, neste caso o SIGEAM, é essencial para a extração de informações relevantes à gestão, como se verá a seguir.