• Nenhum resultado encontrado

Actividade Tema 4

Tema 5. Documento sobre revelação e inspiração das Sagradas Escrituras

5. Autoridade e propósito da Biblia

O cristianismo é uma religião revelada. Não é produto do desenvolvimento da invenção humana, mais sim está baseado no conhecimento dado por Deus mediante as sagradas Escrituras; Sesenta e seis livros do Antigo e Novo testamentos a fim de que os seres humanos conheçam a Deus, o plano da salvação, sua origem, natureza, responsabilidade e seu destino.

Este conhecimento foi dado a conhecer por revelação de Deus.

Uma parte do carácter de Deus está revelado mediante suas obras criadas. Adão e Eva mesmo, em sua natureza não caída tiverão que ser ensinados pelo seu Criador, a fim de Lhe entederem adecuadamente. Como resultado da queda, a habilidade mental dos seres humanos diminuio e seu entendimiento se perverteu, tornando-lhes incapazes, sem ajuda Divina, de interpretar correctamente o mundo natural, o qual foi também distorcido pelo pecado. Por último, Deus, mediante as Sagradas Escrituras, proveo as bases e os meios para o correcto entendimiento da origem, propósito e natureza da obra de suas mãos e de sua história.

Deus também se revelou a Sí mesmo ao seres humanos criados, mediante sua participação nos asuntos humanos. Continua agindo na história humana, e em mais de uma ocasião, interveio especialmente mediante actos poderosos para levar adiante seus propósitos, como quando libro Israel da servidão no Egipto. Deus não somente atuou, mais também falou.

SUMARIO

:

1. A natureza de Deus 2. A encarnação de Cristo 3. Os profetas e Deus 4. O singular da Biblia

5. Autoridade e propósito da Biblia

Sem está comunicação seus actos seriam mal interpretados, ou passariam desapercebidamente. Por exemplo:

"Cristo morreu por nossos pecados" (1Cor. 15:3).

Aquí se revela o ato e o significado do mesmo.

Deus proveu a revelação suprema de sí mesmo a humanidade na encarnação de Jesus Cristo, o filho de Deus, quem, por sua vida santa e seus ensinamentos revelou verdades acerca de Deus que não se poderiam haver conhecido de nenhuma outra maneira. Acerca desta revelação as escrituras dissem:

“ Deus havendo falado outrora de muitas formas e diversas maneiras aos Pais por meio dos profetas, nos últimos días nos falou por meio de seu Filho” ( Heb. 1:1,2)

A vida de Cristo na terra deu testemunho acerca de Deus de muitas maneiras que as não poderiam descrever. Portanto somente uma quantidade relativamente pequeña de seres humanos viram a Jesus, os escritores do Novo Testamento foram inspirados pelo Espirito Santo a registrar os eventos de Sua vida e seu significado, a fim de preserva-los para eles mesmo e para a posteridade.

Os seres humanos necessitavam mais que o conhecimento inadecuado e distocido acerca de Deus, de Sí mesmo e da origen do mundo físico, proporcionado pela natureza e a história humana. Deus havia ensinado muito em seu contacto cara a cara com Adão e Eva em seu estado não caído no Edén.

Portanto quando eles se rebelaram contra Deus, a comunicação directa terminou, dali em diante a Deidade deu revelações especiais a pessoais chamadas de profetas. O Espírito Santo guiou os profetas a escreverem muitas destas revelações e mais tarde as mensagens que Ele escolheu apresentar ao povo foram incluidos nas Sagradas Escrituras. Não é todas as

quando os profetas foram guiados pelo Espírito Santo a seleccionar e registrar informações úteis. A sí mesmos les foi dada a interpretação apropriada para iluminar e conduzir o povo de Deus. Outras vezes foram divinamente guiados a incluir material previamente escrito que era relevante a suas mensagens.

Aos profetas les foram dadas revelações dos mistérios de Deus. Foram guiados pelo Espírito Santo para reistrar estes mistérios para benefícios da humanidade. Outras vezes o Espírito Santo fez impreções vívidas na mente do profeta quando este meditava ou estudava a as revelações anteriores ou buscaba entender a vontade de Deus. Porém ao escrever

dependía de um único guía, o Espírito Santo.

Os adventistas do Sétimo Dia reconhecem, por tanto, que a Bíblia é resultado da divina acividade pelo qual Deus se revelaa sí mesmo, especialmente a seus agentes escolhidos. Lhes comunica o conhecimento de sua vontade, les informa acerca do mundo e do Universo, les dá as bases e os meios para comprende-lo. Deus inspirou a estes homens para receber e

comunicar sus revelação de uma maneira autoritativa e confiavel.

A revelação assim, implica tanto o conteúdo da verdade, como fazer que ese conteúdo seja comprendido por instrumento humano; a inspiração vela para que ese conteúdo seja comunicado de uma maneira confiavel e libre de erros. A inspiração é o método de Deus de dirigir a mente e os pensamentos dos seres humanos a comunicar a revelação oralmente ou em forma escrita para beneficio de otros.

A Isaías Deus lhe disse: "Ve, escrive em uma tábua". A João se lhe ordena: "Escrive, estas palavras são fieis e verdadeiras".

Portanto, Revelação – Inspiração são elementos de um mesmo proceso. Pode se fazer uma distinção teórica entre eles, mais não são experiencias separadas ou sucessivas. O resultado do fenómeno Revelação- Inspiração, se chama na Bíblia “ Os oráculos de Deus”, “As escrituras” ou “ Palavra de Deus”. Na Bíblia Deus nos fala tão certamente como se

podessemos ouvir sua voz com nossos próprios ouvidos. Da palavra inspirada o apóstolo Paulo escreveu:

“Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. , (1 Tes. 2:13).

Revelação- Inspiração é o meio primário que Deus usa ao confrontar-se os seres humanos com a Divindade. É o método mediante ao qual o conhecimento da verdade é partilhado como resultado da mensagem inspirada. A Bíblia e os resultados operados na vida pessoal são o produto final da revelação inspiração. Sua divina origem e seu carácter único são realçadas pelas palavras de Paulo,

"Toda Escritura é inspirada por Deus e és útil para ensinar, para corrigir, para instituir na justicia" (2 Tim. 3:16).

A palavra de Deus, dada mediante seus apóstolos e profetas é única. O apóstolo Pedro afirmou:

"Ninhuma profecía foi dada por vontade humana, Portanto os santos homens de Deus falaram sendo inspirados pelo Espírito Santo" (2 Ped. 1:20).

Desta maneira, os escritos inspirados dos mensageiros de Deus, não são o resultado ou proceso natural de investigação humana, nem de reflexão lógica; são o produto da

revelação divina e da assistência especial do Espírito Santo, ao estar no controlo das

faculdades mentais dos profetas, assim como a cooperação e participação mesma dos profetas ao seleccionar a mensagem a ser usada.

Os escritores das Sagradas Escrituras, foram inspirados por Deus, com ideias e conceitos.

Não Lhes ditou sua mensagem palavra por palavra, excepto em escassas

circunstâncias nas quais Deus ou um anjo falou e estas palavras foram ouvidas pelo profeta.

Ocasionalmente, o profeta mesmo não entendia plenamente o significado de tudo o que o Espírito Santo lhe instava a escrever. (Confer. 1 Ped. 1:10, 11).

A Bíblia, sendo a verdade dada por Deus, está expressa em línguagem de homens, e apresenta a união do divino com o humano. Tal união existiu na natureza de Cristo, quem era o Filho de Deus e Filho do Homem. Isto também é certo na Bíblia, como foi em Cristo, a palavra feita carne e que habitou entre nós.

A Bíblia tém Deus como seu autor, mais portanto foi escrito por mãos humanas; E os varios estilos de seus livros representam as características de seus varios escritores. As verdades são dadas por inspiração de Deus, (2 Tim. 3:16); portanto são expresadas em palavras de homens.

"A Bíblia foi escrita por homens inspirados, mais não é o pensamento nem a expressão de Deus. É o da humanidade. Deus não está representado como escritor… os escritores da Bíblia foram seus escribas e não sua pena…Não são as palavras da Bíblia as inspiradas, se não os homens que a escreveram é que foram inspirados. A inspiração não actúa sobre as palavras

individual…a mente e a vontade divina são combinadas com a mente e a vontade humana e assim as expressões do homem são palavras de Deus” (MS págs. 23, 24).

Os escritores da Bíblia tiveram que expresar suas ideias em linguagem humana. Foram guiados pelo Espírito Santo na selecção dos conceitos e na selecção dos dados que os

apoiam. Os escritores Bíblicos receberam assistência do Espírito Santo ao registrar a revelação de Deus, mais a registaram em palavras que refletem sua própria personalidade, talentos, experiências e educação. Sua tarefa foi expresar ideias infinitas mediante vínculos finitos. A consequênte variedade de estilos literários, a par da énfase posta nos detalhes ou conceitos fundamentados nas diferentes personalidades e transfundo dos escritores enriquecem a Palavra.

Os detalhes de alguns eventos são vistos em forma diferente pelos distintos autores inspirados e seus registos as vezes diferem. Comparativamente, estas mínimas e escassas diferênças em detalhes que aparecem nas Escrituras, de nenhuma maneira afectam a verdade da mensagem que o Senhor deseja comunicar mediante estes mensageiros inspirados. Em consonância com isto, Ellen White declara: “Vi que a Palavra de Deus, como um todo, é uma conjuntura perfeita, uma porção ligada a outra e explicando-se entre ambas. Os verdadeiros investigadores da verdade não necessitam errar. Será bom recordar que tais dificuldades nas escrituras podem ser o resultado das imperfeições do entendimiento humano, a falta de

conhecimento das circunstâncias involvidas. Algumas dificuldades se podem resolver mediante a investigação e o descobrimento. Outras, jamais serão entendidas os resultados se não até na vida futura. Portanto devemos estar aguardando e não emitir juízo contra a Bíblia. Nenhum homem pode tentar corrigir a Bíblia sugerindo o que quer dizer Jesus ou o que deveria haver dito. Jesus confirmou a confiabilidade e veracidade do Antigo Testamento com estas palavras:

"As Escrituras não podem ser quebrantadas" (Jn. 1:35).

O apóstolo Paulo era consciente de que falava com autoridade de Deus e que suas cartas eram inspiradas e afectariam de algum modo os límites de companherismo cristão:

" Se alguem recusa obedecer o que dissemos em esta carta, notai-o o tal, e não vos junteis com ele para que se envergonhe”. Isso que escreveu Paulo constituía uma instrucção do Senhor. " Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor r" (1 Cor. 14:37).

Reconhecems que o principal empenho das Escrituras producido mediante o prcesso da Revelação- Inspiração, é redentivo. Consequêntemente, a Bíblia deve ser recebida e obedecida por cada cristão verdadeiro.

" As Sagradas Escrituras devem ser aceites como uma revelação autorizada e infalivel de sua vontade. Elas são a norma de carácter, reveladora de doctrinas e a prova da experiência cristã em sua palavra, Deus comunicou aos homens o conhecimento necessário para a Salvação"

(CS 9).

Os autores da Bíblia apresentaram seus testemunhos num marco que descreve os fenómenos naturais, que regista os eventos históricos e inclui as declarações proféticas. Em todas estas áreas, a Bíblia é clara e confiavel quando se lee em seu contexto e se toma ela como um todo. Os adventistas do Sétimo Dia aceitam a Bíblia inteira, crendo que não meramente contém a palavra de Deus, se não que é a Palavra de Deus. A Bíblia provee o fundamento sobre o qual o homem baseia a estructura cristã de sua filosofía da vida, sua vida pessoal, sua vocação, seu estudo ou reflexão acerca do mundo e de sí mesmo. Lhe provee o marco para um correcto entendiemento da origem e contingência da materia; a origem, propósito e essência do ser humano; lhe informa acerca do tempo em que a vida começou sobre a terra; do propósito e natureza da sociedade humana, assim como da história.

O fenómeno da revelação divina representa o intento de Deus para revelar-se a sí mesmo aos seres humanos, de tal sorte que estes podem responder com amor, adoração e serviço. A Bíblia revela o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Por sua parte, os seres humanos devem estudar a Bíblia diligentemente, comparando escritura com escritura, dando debida consideração ao contexto, o significado das palavras tais como são usadas pelos escritores sagrados, o significado normal das orações e o contexto histórico-gramatical das passagens que se estudam. Em tal estudo, os crentes buscan e dependem da ajuda do Espírito Santo a través do qual as Escrituras foram dadas.

Os ecritores da bíblia usaram tanto a poesía como a prosa para expresar as verdades sagradas. Algumas secções da palvra de Deus são proféticas, outras são históricas; algumas vezes se introduzem parábolas para ensinar licções. O estudante cuidadoso levará em

consideração esta variedade de estilos e linguagem quando tentar falar do significado de uma passagem. Deverá notar que onde a Bíblia contem referencias relativas a tempo e lugares específicos, estas devem ser examinadas para obter principios gerais que se apliquem a nossa próprio tempo e circunstancias.

As pessoas que esquadrinham a Bíblia desta maneira, guiadas pelo Espírito Santo quem inspirou a Palavra, serão recompensadas abundantemente e gozaram de

companherismo com Deus. Sem a ajuda do Espírito de Deus, ninguem pode destinguir exactamente entre o erro e a verdade, ou trassar adecuadamente a obra da Providência na

Jesus ensinou a Nicodemos que a forma precisa em que o Espírito Santo influí sobre a amente humana é um mistério profundo. Enteder como o Espírito Santo obra não é necessário, mais abrir a mente a sua influencia, asegura que o estudo da Bíblia resulte em uma

comunicação com Deus que traz vida e não meramente a acomulação de conhecimento religioso.

O canon das Sagradas Escrituras está concluido e incerrado, a revelação profética não cessou com o Novo Testamento. Incluso quando o dom profético não foi manifestado em todos os tempos e época, estava presente na igreja remanescente.

Em resumo, Deus usou diferentes meios e uma grande variedade de pessoas em todos os tempos e de idades diferente para dar a conhecer sua vontade a humanidade.

"Agora conheço em parte" - dissee Paulo-. "Agora vemos por espelho em oscuridade" (1 Cor.

13:12).

Portanto o que foi revelado, o sabemos, porque Deus nos revelou pelo seu Santo Espírito (1 Cor. 2:10, 13).

Documentos relacionados