• Nenhum resultado encontrado

Escrever sobre a experiência num grupo de pesquisa-formação é bastante desafiador, significa transformar em língua escrita aquilo que foi visto, ouvido, sentido e refletido ao longo de um espaço de tempo, neste caso, em torno de dois anos.

Quando comecei a fazer parte deste grupo não tinha qualquer proximidade com Histórias de Vida ou Pesquisa-formação. Tinha ingressado no doutorado com a proposta de utilizar uma metodologia que produzisse transformação em grupos ao longo dos trabalhos de pesquisa. Havia feito um estudo de caso em meu mestrado e queria poder ter aprofundado com o grupo de professores entrevistados suas concepções acerca de aprendizagem. Por isso, ingressei no programa pensando em fazer uma pesquisa-ação que pudesse promover a ampliação da consciência dos professores envolvidos e, possivelmente, câmbios epistemológicos.

Por necessitar cursar uma PP e de ter proximidade com a professora Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, minha antiga orientadora de mestrado, escolhi a prática de Pesquisa Narrativa. A professora havia iniciado no semestre anterior um movimento junto ao grupo, que até então se voltava para o veio Histórias de Vida de Destacados Educadores, de estudar o veio de Pesquisa-formação. Portanto, pude participar quase do início do trabalho do grupo. Começamos a ler sobre o método, e logo a professora propôs que iniciássemos o trabalho sobre os memoriais.

Durante, dois semestres, ao mesmo tempo que estudávamos teoricamente, praticávamos aquilo que entendíamos ser o método de Pesquisa-formação proposto por Josso (2004). Isto por si só já me tocou, afinal íamos experienciar aquilo que estávamos estudando e não apenas ler e teorizar sobre.

A cada tarde um de nós lia o memorial que havia escrito para a seleção de mestrado ou doutorado. Naquele momento já realizávamos a complementação que

achássemos necessária. Depois o grupo interagia com nossa história, no sentido de ampliar a compreensão dos pontos que não haviam ficado claros, que poderiam ser mais refletidos, que tivéssemos curiosidade e assim por diante. Gravávamos a tarde- memorial e enviávamos para o grupo. A partir daí, cada um era convidado a reescrever seu memorial.

No início me perguntava, sem dar muito crédito ao método, em que medida isto poderia auxiliar na ampliação do conhecimento? Que relevância social este método, que para mim parecia tão confinado na subjetividade, poderia ter? E foi com este sentimento que participei, no início, deste grupo.

À medida em que mais e mais memoriais iam sendo lidos, e que paralelamente, líamos e relíamos obras que tratavam desta abordagem metodológica, outras perspectivas começaram a ser construídas por mim.

Em primeiro lugar, o trabalho era muito intenso. Evocava em mim o tempo todo, não apenas lembranças, mas reflexões acerca de minha vida. Percebia que não conseguia escutar simplesmente o outro, a escuta do outro provocava em mim mesma a escuta de mim. Assim, a cada tarde novas reflexões sobre mim se desencadeavam. O trabalho era, por vezes, muito difícil porque produzia muitos atravessamentos, que por vezes eram muito perturbadores. Através da rememoração das vivências difíceis, do sofrimento que a lembrança me provocava, da reflexão sobre as mesmas, percebi que pude me reconciliar com várias etapas da minha vida. Esta reconciliação permitiu-me sentir mais centrada, mais equilibrada para avançar na reflexão sobre outros aspectos, além de me fazer perceber que há sempre opção. A carreira de professora, de investigadora, precisa ser uma opção do docente. No momento em que ele percebe que de um jeito ou de outro optou por estar ali passa a investir em sua profissão e a não fazer dela um fator de insatisfação constante.

Além disso, começava a pensar que o potencial de compreensão, de interpretação intersubjetiva, de escuta sensível precisavam ser desenvolvidos nos educadores. Não são características naturais, pré-dadas a um curso de formação de professores. E assim como eu as estava desenvolvendo, acreditava que outros poderiam desenvolver através do método. Portanto, a primeira dimensão que fez sentido para mim foi a formativa.

A partir de um determinado momento comecei a me dar conta de que a questão anteriormente pensada por mim, a aprendizagem, estava ali presente o

tempo todo. Afinal, através da pesquisa-formação podíamos ter acesso aos modos de aprender de cada um, produzindo um conhecimento sobre a questão que auxiliasse a diferença de aprendizagem tão visível na contemporaneidade. E, além disso, esta diferença poderia ser trabalhada no sentido de desenvolver caminhos autônomos e individuais que levem cada um a ampliação de suas potencialidades. Neste momento, passo a enxergar o potencial investigativo deste trabalho.

Participar do grupo permitiu que eu unisse eu a mim mesma. O meu sentimento, o meu pensamento, o meu corpo, o meu trabalho, tudo podia se encontrar. Isto permitiu uma enorme satisfação e a busca por uma coerência de vida. Minha vida passa a ter um eixo e não inúmeros fios condutores que por vezes se enredam e não me permitem uma satisfação integral.

Desta forma, comecei a coordenar dois grupos de pesquisa-formação. Para mim, foi fundamental pensar sobre minha vida, aliando a esta reflexão a busca de uma coerência existencial, para que as teorias discursadas pela academia fizessem sentido em minha sala de aula. Dar sentido ao saber, integrando-o ao meu fazer. Portanto, como agora estou empenhada na tarefa de formar professores, desejo propiciar a eles a experiência de pensar sobre a experiência que para mim foi proporcionada. Meu desafio é ampliar as dimensões trabalhadas na Pesquisa- formação. Através do trabalho que pudemos realizar diretamente com a professora Josso, percebi que havíamos excluído as dimensões do corpo, da arte, do inconsciente. Depois do curso realizado voltei a ler o livro e percebi que tudo estava descrito ali. Como pode que tivéssemos lido tantas vezes cada uma das partes de seu livro e aqueles aspectos não tivessem aparecido para nós? Mais uma vez reforço a idéia de que somente a reflexão sobre a experiência e a atenção consciente poderiam ter nos feito perceber que ao longo da vida temos corpo e não apenas cérebro, temos arte e não apenas literatura técnica, mas nosso olhar de quem buscava saberes da e para academia nos impediram, penso eu, de extrapolar os limites.

O que nos leva a outro ponto, realizar um trabalho de Pesquisa-formação tem que por coerência ser um trabalho de auto-reflexão constante, agregando saberes construídos na e da experiência o tempo todo, não podendo ser considerado prescrição que imobiliza e impede o crescimento das singularidades, sejam estas os indivíduos ou os próprios grupos que adquirem características que os identifica.

Para encerrar gostaria de afirmar que a metodologia estudada e vivenciada me permitiu encontrar aquilo que buscava ao entrar no doutorado, o potencial emancipador na produção do conhecimento. Sinto-me gratificada por hoje meu referencial teórico, metodológico e de vida ser um só. E, percebo que a tarefa de narrar a mim mesma já não é igual, hoje minha narrativa incorpora aquilo que aprendi através de minhas narrativas anteriores. Um trabalho sem fim, aprender sobre as vivências, ampliando nossas capacidades de ser no mundo como pessoa, professora e investigadora.