• Nenhum resultado encontrado

Banco do Brasil Comércio Eletrônico

No documento Manual Loja Virtual Lojamestre.com.br (páginas 81-97)

As Soluções de pagamento do Comércio Eletrônico do BB realizam a intermediação financeira entre empresas e consumidores (B2C) e entre empresas e empresas (B2B), com diversas opções de pagamento e possibilidade de escolha das mais adequadas às suas necessidades.

Trata-se de um serviço seguro e completo. Para as modalidades de Débito em Conta via Internet e BB Crediário Internet é possível acompanhar as transações em tempo real por meio do Back Office da empresa utilizando o Gerenciador Financeiro ou seu sistema próprio de gestão.

Débito em Conta via Internet

Modalidade de pagamento à vista, mediante débito na conta corrente do comprador (Pessoa Física – B2C ou Jurídica – B2B) e crédito na conta corrente da empresa.

O crédito correspondente à compra/serviço será efetuado na conta da empresa em D+N, conforme float negociado na agência de relacionamento.

BB Crediário Internet

Modalidade de pagamento a prazo, mediante concessão de financiamento ao comprador (Pessoa Física) e crédito à vista na conta corrente da empresa.

O crédito correspondente à compra/serviço é efetuado na conta da empresa em D+N, conforme float negociado junto à agência de relacionamento, agrupado com os pagamentos efetuados via Débito em Conta Internet.

Para contratar a modalidade de pagamento BB Crediário Internet, é necessário que a empresa contrate também a modalidade de Débito em Conta via Internet.

Boleto bancário - Cobrança sem registro

Forma de pagamento mediante a geração de boleto de cobrança bancária, impresso pelo próprio comprador. O crédito correspondente à compra/serviço será efetuado na conta da empresa em D+N, conforme float negociado na agência de relacionamento e mediante a liquidação do título.

Atenção: A data de vencimento na emissão da segunda via do boleto bancário no Painel do Cliente ou no Detalhe da Venda na administração não ode ser realizada pelo lojista. A data e gerada automaticamente pelo Banco do Brasil

Como funciona

A partir do site da loja, o comprador (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) faz sua opção de pagamento. Nesse momento são apresentadas as modalidades de pagamento permitidas para o convênio contratado com o Banco.

Na chamada ao site do Banco ocorre à passagem de parâmetros que identificam a origem e quais formas de pagamento devem ser oferecidas para a transação que está sendo realizada. A validação do convênio é realizada no ambiente do Banco.

81 Todo o processo de autenticação dos clientes envolvidos na transação e a verificação de disponibilidade financeira (para formas de pagamento que exijam essa validação), bem como o processamento financeiro da operação, são realizados em ambiente seguro, garantindo a integridade dos dados em todo o fluxo da transação.

A atualização na base de dados se dá em tempo real, permitindo a consulta online ao status de pagamento (consulta disponível somente para pagamentos via Débito em Conta via Internet ou BB Crediário Internet).

O Banco oferece todas as informações relativas às transações financeiras realizadas no Comércio Eletrônico BB, por meio do Gerenciador Financeiro ou de sistema próprio de gestão do cliente.

Atenção: A confirmação de crédito em conta do lojista sempre se dará em média 2 dias úteis após a EFETIVAÇÃO do pagamento pelo comprador e estará disponível para consulta no Gerenciador Financeiro banco do Brasil.

Simulações e homologação da implementação

A homologação é realizada em ambiente de produção, ou seja, em funcionamento.

Enquanto a situação do convênio estiver na situação “9 – Não Ativo”, os pagamentos

realizados por Débito em Conta via Internet não sensibilizarão as contas envolvidas. O sistema do Banco permite o processamento de parte do fluxo, indicando que essa operação é uma simulação, sem qualquer efeito contábil. Ao apresentar as opções dos meios de pagamento, é exibida a palavra “Teste” ao lado do nome da loja conveniada.

Para o meio de pagamento por Boleto, o convênio de Comércio Eletrônico também

permanecerá com o status "Não Ativo" até a finalização dos testes. No entanto, mesmo em teste, o pagamento.

Ativação do convênio

Após a conclusão da fase de homologação, a empresa deve comunicar à agência de

relacionamento que está apta a disponibilizar as Soluções em Comércio Eletrônico em seu site.

Com essa informação, será providenciada a ativação do convênio. Deve-se observar que somente após a agência confirmar que o convênio está ativo é que a empresa poderá

disponibilizar as Soluções em Comércio Eletrônico em seu site. Após a ativação do convênio, a palavra “Teste” deixará de ser exibida.

Como configurar na loja virtual:

Menu administrativo > Formas de pagamento > Configurar formas de pagamento Banco do Brasil Comércio eletrônico - Boleto Bancário

Banco do Brasil Comércio eletrônico – Débito Banco do Brasil Comércio eletrônico – Crediário

82 Códigos de erro e possíveis soluções Banco do Brasil Comércio Eletrônico

83

84

Cielo

O sistema da Loja Virtual trabalha com as duas soluções fornecidas pela Cielo:

- WebService - Checkout Cielo WebService

Lojistas que desejam investir na personalização da página de pagamento do seu site, com uma solução robusta e transparente

 Checkout transparente

 Plataforma modular

 Tokenização do cartão

 Identificação personalizada da venda na fatura do comprador Formas de pagamento:

 Crédito a vista e Parcelado

Checkout Cielo

Lojistas que possuem um site e desejam ter a solução de pagamento da Cielo.

 Página de pagamento segura da Cielo

85

 Anti-fraude

 Compra com um click

 Versão adaptada para smartphone, tablet e notebook Formas de pagamento:

 Débito (Visa e Mastercard) Crédito Parcelado

 Boleto (Pessoa Jurídica)

 Débito em conta

Atenção: As parcelas e juros ao mês são apenas informativos para a frente de loja. As taxas não possuem integração com a Cielo são apenas uma referência para o produto.

Notificação do status da transação:

No detalhe da venda o lojista visualiza o status da transação (aprovado, negado, pago...) A Cielo envia a cada mudança do status uma notificação para o sistema da loja virtual que recebe a informação, grava no banco de dados, dispara um e-mail para o lojista e fica disponível para visualização no detalhe da venda.

Caso exista alguma falha no envio ou na recepção desta informação, a alteração de status não será gravada no banco de dados e consequentemente não será impresso no detalhe da venda.

Ao contrário da solução Cielo WebService onde a consulta do status é visualizada em tempo real, na solução Cielo Checkout não existe disponivel pela Cielo essa integração, logo, recomendamos que os lojistas ao utilizarem o Cielo Checkout sempre confirmem se achar necessário o status mais atualizado da transação.

Para solicitar afiliação: https://www.cielo.com.br Configurando a Cielo Web Service

1. Baixe para o seu computador o formulário pré-preenchido. Clique no link para baixar:

http://www.lojamestre.com.br /formulariohomologacao_webservice.docx 2. No campo ShopID informe o código 1001734898

3. Deixe o campo Chave em branco ou preencha o código

e84827130b9837473681c2787007da5914d6359947015a5cdb2b8843db0fa832 4. Informe a solução que estará utilizando: Checkout Cielo ou WebService

5. Clique no botão Salvar

6. No menu administrativo clique em Formas de Pagamento > Configure as Formas de Pagamento e habilite as bandeiras dos cartões administrados pela Cielo que serão homologados.

Configurando a Cielo Checkout

1. Baixe para o seu computador o formulário pré-preenchido. Clique no link para baixar:

http://www.lojamestre.com.br /formulariohomologacao_checkout.docx 2. No campo ShopID informe a sua afiliação

86 3. Deixe o campo Chave informe a chave que a Cielo irá lhe informar e Clique no botão

Salvar

4. No Backoffice Cielo clique em Configurações e habilite o MODO DE TESTE Cartões de débito no Checkout Cielo

Os cartões de débito utilizam a mesma afiliação usada nos cartões de crédito.

Habilite as formas de pagamento desejadas no seu Backoffice Cielo na aba Configurações.

Boleto bancário:

Para ter a oferta do boleto bancário como meio de pagamento na tela do Checkout Cielo são necessárias configurações e liberação do gerente da sua conta. Acesse a página 4 do manual boleto bancário para realizar os procedimentos necessários. Esse é um serviço entre a Cielo e a sua empresa que será apresentado como opção de pagamento na tela do Checkout Cielo e não na loja virtual.

Link do manual débito e boleto:

https://img.lojamestre.com.br/manuais/Manual_para_Habilitação_Boleto_e_Débito_online_V 1.2_Cielo.pdf

Logotipo da sua loja para a Cielo (webservice e checkout)

A Cielo irá solicitar uma imagem do logotipo da sua loja virtual. Essa imagem será utilizada na tela de digitação do cartão.

1) Utilizando um editor de imagens edite seu logotipo para uma largura máxima de 112px e salve no formato .gif, exemplo logo_cielo.gif

2) Após a imagem estar pronta acesse no menu administrativo: Administração >

Templates, Banner & Imagens > Editor HTML e Arquivos

3) No editor clique no botão imagem, clique na aba Minha Pasta, clique em upload e clique em Buscar Arquivos. Esse processo irá enviar o logotipo do seu computador para o servidor da sua loja virtual.

4) O caminho do logotipo que deverá ser informado no formulário de homologação:

HTTPS://seguro.lojamestre.com.br/sualoja/custom/NOME DO ARQUIVO.gif 5) Caso exista alguma dificuldade entre em contato com nosso suporte Iniciando a homologação (webservice e checkout)

1) Complete o formulário de homologação com as suas informações 2) Salve o formulário

3) Para a Cielo fazer compras testes cadastre em sua loja um novo cliente e um produto teste Cielo no valor de R$ 1,00 com estoque de 50 unidades

4) Responda o e-mail enviado pela Cielo anexando o formulário preenchido, o e-mail, senha e o CEP para que o funcionário da Cielo realize compras em sua loja virtual.

Finalizando a homologação (webservice e checkout)

A Cielo irá enviar um e-mail contendo a chave da sua loja virtual

87 1) Copie e cole a chave que a Cielo lhe enviou no campo Chave no gerenciador

2) Altere o ShopID 1001734898 pelo novo ShopID enviado pela Cielo 3) Configure o parcelamento e clique em salvar.

4) Pronto! Sua loja está operando em produção com a Cielo!

Considerações:

1) A sua loja deve estar aberta para o público 2) Deixe habilitada alguma forma de entrega

3) Parcelamento Emissor: As compras serão parceladas pelo banco que emitiu o cartão do seu cliente. Normalmente não é utilizado pois dependendo do banco a taxa de juros mensais pode chegar a 20%a.m.

4) Parcelamento Loja: As compras serão parceladas pelo lojista com base na taxa de juros aplicada pela loja virtual. Nessa modalidade o lojista pode negociar a taxa de juros para antecipação junto ao gerente do banco e as parcelas a vencer poderão ser descontadas (antecipação de recebimentos). É a forma mais utilizada.

Recebendo uma compra com o Cielo

Após a venda ser concluída a captura da compra é realizada de forma automática.

Caso queira estornar consulte/solicite ao suporte da Cielo os meios para efetuar este cancelamento.

Considerações

Pode acontecer que seu cliente ao entrar no ambiente da Cielo para digitar o cartão pode fechar a tela abandonando a conclusão de pagamento não havendo nenhuma conclusão por parte da Cielo. Por não haver nenhum retorno da Cielo o sistema irá solicitar ao lojista que consulte a venda diretamente no site da Cielo. Se a venda não existir no site da Cielo isso indica que o seu cliente abandonou o pagamento. É normal isso acontecer.

Havendo a mensagem para consultar no site da Cielo, sua ação sempre será consultar no site da Cielo para ter certeza que a venda não foi concluída.

Lista de mensagens de erros de cartões de crédito

O Brasil assistiu a uma expansão dos meios eletrônicos de pagamento, nos últimos anos.

Principalmente cartões de débito, cartões de crédito, cartões de vale-alimentação e refeição, e ainda, pagamentos pela internet.

Mas nem sempre o usuário consegue confirmar uma compra no estabelecimento. Pode acontecer de a máquina do cartão de crédito do local da compra apresentar uma tela de erro, com alguns códigos diferentes.

Mensagem comum “erro 51”

O Erro 51 no cartão de crédito acontece sempre que a transação que está sendo feita excede o limite de crédito disponível no cartão. Para clientes na função débito, esta mensagem de erro aparece quando a conta não possui saldo suficiente para pagar a transação.

88 Se você é o lojista, oriente o seu cliente a procurar outro cartão, ou outro meio de pagamento Este tipo de código nem é o mais comum. Existe uma série de outros erros, e quase nunca este erro é por culpa do cliente. Por isto, se você é cliente de cartão de crédito, não se preocupe nem se deixe intimidar se a transação não foi efetivada. Se você é lojista, tenha cuidado, pois nem sempre o erro é porque o cliente não tem crédito disponível no cartão.

Em todos os casos, é importante saber quais são os problemas, e como solucioná-los. Este tipo de informação é importante, tanto para cliente quanto para lojistas, que podem solucionar rapidamente ou oferecer outros meios de pagamento.

Mensagens de Acerto

Código 00 – Transação autorizada – Significa que a transação foi efetuada com sucesso, debitando o valor do cartão de credito ou débito do cliente. Este tipo de mensagem não é de erro, e acontece com cartões de crédito nacionais.

Código 11 – Transação autorizada – Também não é uma mensagem de erro em cartão de crédito. É uma mensagem que aparece quando o cartão do cliente não é do país (Cartão Internacional emitido por banco de outro país).

Principais mensagens de erro técnico

Antes de ressaltar as mensagens de erro por algum bloqueio do cartão ou falta de saldo, ou outro motivo, seguem códigos de transação que aparecerem na máquina de cartão de crédito, motivada por algum erro técnico – seja de rede, falha de comunicação ou problema na própria máquina do estabelecimento.

Código 06 – Erro genérico. Acontece quando a máquina do cartão teve algum problema, ou a rede de dados teve algum problema, ou a administradora do cartão não conseguiu contactar o banco emissor. Neste caso, não desfaça a compra. Tente novamente efetuar a compra, nesta ou em outra máquina de cartão.

Código 08 – Time-out no Emissor/Bandeira – Indisponibilidade do emissor do cartão (banco), ou da operadora do cartão (Visa, MasterCard…) ou da operadora da máquina do cartão (Cielo, Rede, GetNet, etc…). Permite que seja feita uma nova tentativa.

Código 14 – Cartão Inválido – É um tipo de erro comum, acontece quando o estabelecimento, ou máquina de cartão (exemplo, Cielo, Rede, GetNet) não aceita determinada bandeira – ou administradora de Cartão de Crédito (exemplo: Elo, Visa, MasterCard, Aura, Rede, etc.). Neste caso, veja se o cliente tem outro cartão, de outra bandeira, ou então outro meio de

pagamento.

Código 15 – Instituição Não Cadastrada – O emissor do cartão, no caso o banco ou instituição financeira, não tem cadastro na operadora da máquina do Cartão (Cielo, Rede, GetNet, PagSeguro, etc.). Procure outro cartão ou outro meio de pagamento.

89 Código 19 – Repita a transação. Por algum problema técnico, o sistema pede que a transação seja repetida. Vimos aqui no artigo que a maioria das telas de erro se dá por conta de

problemas técnicos, que não envolvem a loja ou o cliente. Não se preocupe se o seu cartão for recusado por um problema de ordem técnica, estes códigos de erros no cartão de crédito são comuns.

Código 21 – Não foi possível cancelar ou confirmar a transação. Neste caso, troque de máquina de cartão, ou reinicie a máquina, para uma nova tentativa.

Código 26 – Operação com ID Duplicada. Isto quer dizer que o lojista deve imprimir uma relação das últimas transações efetuadas na máquina do cartão. Com este procedimento, ele vai verificar se a compra passou uma vez, ou passou duas vezes por algum erro. Diante disto, confirme com o seu banco se a compra foi cobrada apenas uma vez, e caso contrário, peça restituição do valor.

Código 40 – Serviço Indisponível. Mais um caso de falha na rede da máquina do cartão. Tente repetir a operação.

Código 91 – Banco fora do ar – Nesta mensagem de erro, o cliente do cartão deve aguardar alguns minutos, pois o banco emissor está com sistema fora do ar

Código 96 – Tente novamente – Outro tipo de mensagem de erro, que pede ao lojista e ao cliente tentar em alguns minutos nova transação, por motivos técnicos

Código AA – Tempo Excedido – Houve alguma falha de comunicação entre a operadora da máquina do cartão e o banco emissor, sem resposta. Também pede que se espere alguns minutos e tente novamente.

Código GA – Transação referida – Esta mensagem de erro aparece quando a administradora da máquina de cartão está com algum problema técnico. Tente novamente.

Principais mensagens de erro de utilização

A seguir, mais algumas mensagens de erro na máquina de cartão de crédito – que também operam na função débito, crediário e alimentação.

Estas indicam que há um erro humano na transação. Seja por digitação de dados incorretos por parte do lojista ou do cliente. Não quer dizer que o cliente não tenha dinheiro para pagar a compra ou serviço, quer dizer apenas que deve ser feita uma nova tentativa, com mais

atenção com relação aos dados digitados.

Código 03 – Não foi encontrada transação – Venda Não autorizada. Acontece geralmente quando o número de parcelas contratadas é superior a que o cartão autoriza, ou houve digitação de código de segurança inválido, número do cartão inválido.

Código 11 – Venda com parcelado tipo 2 não autorizada – O estabelecimento comercial não tem opções de parcelamento cadastradas junto à máquina do cartão. Neste caso, verifique as condições de pagamento alternativas.

90 Código 12 – Transação inválida – Verifique se você está tentando fazer uma compra a débito em um cartão que só aceita compra a crédito, ou vice-versa. E repita a operação.

Código 25 – Registro não encontrado. Verifique se os dados digitados foram corretos (tipo de cartão, valor da venda, à vista ou parcelado, senha)

Código AC – Use função débito – Neste caso, o cliente ou lojista está tentando passar um cartão de débito na função crédito. Verifique qual transação realmente deseja ser feita pelo cliente, para evitar este tipo de mensagem de erro.

Mensagens de erro por questão de segurança

Nestes casos, diferentemente da questão do erro 51 – cartão de crédito ou débito com saldo ou limite insuficiente – há uma questão de segurança adicional envolvida.

Neste caso, o importante para o cliente é ter os seus documentos pessoais originais em mãos, e se possível, verificar outra forma de pagamento. Para o lojista, as mensagens de erro a seguir, quando aparecem na máquina do cartão de crédito, sinalizam a necessidade de uma atenção maior a itens de segurança, como pedir documentos pessoais do comprador ou a opção de outro pagamento. No caso do erro 43 – cartão roubado – é fundamental identificar a identidade do comprador, e se necessário, contatar a polícia.

Código 01 – Transação Referida (Emissor). Significa que o cliente do cartão de crédito deve procurar o banco ou instituição financeira emissora do cartão, para averiguar a informação.

Pode acontecer por questões de segurança, por exemplo, em uma compra de valor incomum, muito acima do que o cliente costuma fazer

Código 05 – Transação não autorizada. Por outro motivo, o emissor não autorizou a transação financeira. É um código de erro em cartão de crédito incomum, e por isso o cliente deve tentar contatar o banco por questão de segurança.

Código 13 – Valor de Transação inválido – O cartão não aceita a quantia que está sendo comprada, por questão de segurança. Tente novamente ou procure outro cartão ou meio de pagamento.

Código 38 – Excedido tentativas de senha. O cliente tentou mais do que o permitido digitar uma senha incorreta, e com isso, o cartão foi bloqueado por questão de segurança. Ele não vai conseguir comprar nada neste cartão, devendo solicitar um novo cartão e uma nova senha junto ao banco.

Código 41 – Cartão Extraviado. Neste caso, o cliente está tentando efetuar uma compra com um cartão inválido, que já foi cancelado na administradora do cartão e no banco. Verifique e faça nova tentativa, em outro cartão

Código 43 – Cartão Roubado. O cliente original do cartão fez uma reclamação de roubo do cartão de crédito. Neste caso, verifique a identidade do cliente, se corresponde de fato ao dono do cartão de crédito. Este código de erro infelizmente é bastante comum. E por questão de segurança, esteja preparado para contatar a polícia militar, pois pode estar havendo um crime.

91 Código 54 – Cartão vencido. Esta mensagem de erro acontece quando o cartão de crédito já venceu. Sempre consulte se o cartão está ou não vencido. Abaixo do número de série do cartão de crédito está indicada a validade, com mês e ano com dois dígitos. Peça outro cartão ou outro meio de pagamento.

Código 55 – Senha Incorreta – Esta mensagem de erro 55 aparece quando o cliente digita a senha do cartão incorretamente, apenas uma ou duas vezes. Na terceira vez em que errar a

Código 55 – Senha Incorreta – Esta mensagem de erro 55 aparece quando o cliente digita a senha do cartão incorretamente, apenas uma ou duas vezes. Na terceira vez em que errar a

No documento Manual Loja Virtual Lojamestre.com.br (páginas 81-97)

Documentos relacionados