• Nenhum resultado encontrado

A rede de superm ercados Barateiro faz parte do grupo Pão de Açúcar, correspondendo às Lojas de Vizinhança. É um a rede antiga de superm ercados paulista, m as que em 1998 foi com prada. Seu público alvo são as pessoas de baixo poder aquisitivo e para tanto investe em sua própria linha de produtos, principalm ente perecíveis, vendendo em m édia de 6.000 a 8.000 itens. As loj as possuem est acionam ent o com no m áxim o 80 vagas e em algum as loj as esse núm ero não passa de 30.

Localizam - se de sobrem aneira na periferia e na região central de São Paulo. Dentre os m unicípios da Grande São Paulo, Guarulhos se destaca porque possui oito loj as Barateiro em funcionam ento.

Em 2001 as lo j as passaram por um processo de rem odelação – figura 06 - e perm aneceram por m ais de 15 dias fechadas pois o intuito era t rocar com plet am ent e o layout . Algum as loj as com m arca Pão de Açúcar foram

convertidas em Barateiro, a saber: Loj a da Praça Roosevelt, do Largo do Cam buci, Shopping Lapa, da Am érico Brasiliense e do Parque Continental.

Algum as das prim eiras loj as do grupo Pão de Açúcar em São Paulo atualm ente funcionam com o Barateiro devido a reduzida área de vendas e não possuírem est acionam ent o, com o é o caso das loj as da Av. Rio Branco, do Largo do Bom Retiro, do Pari e do Elevado Costa e Silva, todas de 1967. Suas loj as estão concentradas de sobrem aneira na região m etropolitana de São Paulo e em alguns m unicípios do interior e litoral conform e a figura 07.

Figura 06: Superm ercado Barateiro do centro de São Paulo.

Aut or: Carlos H. C. Silva

As m aiores loja do Barateiro são as unidades da Vila Leopoldina

com 2. 728 m2, São Mat heus com 3.103 m2 e Sapopem ba com 2.903 m2. As

m enores loj as são as unidades m ais antigas citadas no parágrafo acim a com área

de vendas variando entre 310 m2 e 376 m2.

O slogan do Barateiro é “ TODO DI A NO SEU DI A DI A” refletindo a

característica de loja de vizinhança e ser aquele superm ercado de bairro, localizado próxim o a zonas residenciais e no centro da cidade.

Figura 07: Mapa de localização dos Superm ercados Barateiro no Estado de São Paulo.

2 .3 - Sé

Em j unho de 2002, a totalidade das loj as Sé Superm ercados foi com prada pela Cia. Brasileira de Distribuição. No entanto, estarem os tratando separadam ente as duas em presas, devido a indecisão existente no processo de form atação das loj as Sé para as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Barateiro. De antem ão, segundo a assessoria de im prensa do Grupo Pão de Açúcar, a m aioria das loj as na Grande São Paulo serão transform adas em Pão de Açúcar. As unidades localizadas nas regiões m ais periféricas serão convertidas em Barateiro. A unidade do Butantã, por enquanto, será a única a receber a insígnia Extra Hiperm ercados. Já no interior, o Grupo Pão de Açúcar não descarta a possibilidade de fechar algum as lojas, adm itindo que a m aior parte receberão o padrão Pão de Açúcar.

Entretanto, vale ressaltar um pouco da história do Sé Superm ercados devido a sua grande im port ância no processo de expansão dos superm ercados na m etrópole. A rede Sé é m uito antiga na cidade de São Paulo. As prim eiras lojas foram inauguradas ainda na década de 60 nos distritos de

Pinheiros, Liberdade, Alto de Pinheiros, Cam po Belo, Jd. Paulista e Santa Cecília e até 1974 eram 6 loj as na cidade de São Paulo conform e Pintaudi ( 1981) e m ais duas no interior do Estado nos m unicípios de Araraquara e São José do Rio Preto. Atualm ente o Sé Superm ercados distribui- se por várias partes da m et rópole, m as principalm ente nos distritos do vetor sudoeste. As m aiores loj as estão localizadas no distrito de Cam po Belo na Av. Washington Luís, na Av. Francisco Morat o no But ant ã e na Est rada do Cam po Lim po, t odas com m ais de

2.500 m2 de área de vendas. As m enores loj as são as unidades de Pinheiros com

349 m2, do Jd Paulista e Santa Cecília com 440 m2.

As loj as Sé concentram suas vendas em produtos perecíveis, de prim eira necessidade e artigos para o lar, na intenção de ser o superm ercado da fam ília, totalizando em m édia de 8.000 a 10.000 it ens nas m aiores loj as e 5.000 itens nas m enores. Não distinguem nenhum m ercado consum idor específico para as suas loj as, m as garant em que t odos os consum idores est arão sat isfeit os com o atendim ento.

“ São loj as sim ples m as confort áveis no conceit o de proxim idade e conveniência, com padaria, pratos, peixaria e am pla área de hort ifrut is, além de bebidas nacionais e im port adas. As classes A e B encontram o que procuram e o pessoal m ais sim ples não se sente inibido3 5” .

As loj as de São Paulo, em sua m aioria, foram investim ento próprio e som ente no interior houve algum as aquisições de redes locais. A rede Sé, de capital português, é um a das m aiores em Portugal onde opera com os superm ercados Pingo Doce conform e Barat a Salgueiro ( 1995) .

Conform e a figura 08, o Sé superm ercados atua principalm ente na grande São Paulo e em alguns m unicípios do interior com o Bauru, Araraquara, Franca, São José do Rio Pret o e São José dos Cam pos por exem plo. No interior, o Sé possui loj as m aiores com m édia de 2 . 5 0 0 m2 em área de

vendas enquanto que na Grande São Paulo suas loj as têm em m édia 1.500 m2. O

Sé Superm ercados at ua com o âncora em seis Shopping Centers da Grande São Paulo, a saber: Morum bi Shopping, Shopping D, Shopping Continental, Shopping Jardim Sul, Mogi Shopping e Shopping ABC em Santo André.

35 Palav r as da equipe de m ar k et ing do Sé Super m er cados, publicado na Rev ist a Super Hiper , ano

Analisando seu slogan “ TUDO BARATO, TUDO FRESQUI NHO, TUDO PERTI NHO” , percebe- se que o Sé Superm ercados se caract eriza com o um t ípico

superm ercado que pretende abastecer a todos os tipos de pessoas, de diferent es ext rat os de renda com com odidade e boa localização.

A partir destas características pode- se visualizar a proxim idade em term os de estrutura e funcionam ento entre as loj as Sé e Pão de Açúcar. São unidades com alto padrão de atendim ento e em oferecim ent o de serviços, concentrando grande parte das lojas nas regiões de renda m ais elevada. Para o Pão de Açúcar, a aquisição do Sé, significa predom ínio em São Paulo com quase 100 loj as. Já no interior, o Pão de Açúcar conseguirá entrar em m ercados novos expandindo sua rede de loj as para todas as regiões adm inistrativas do Estado. Figura 08: Mapa de localização das loj as Sé Superm ercados no Estado de São Paulo.

Ourinhos

2 .4 – Coop

A rede de superm ercados COOP iniciou suas atividades em 1954 na cidade de Santo André com o um a cooperativa dos funcionários da em presa

francesa quím ica Rhodia3 6. Com o característica principal essas lojas vendiam

prim eiram ente para os funcionários da em presa com desconto direto na fonte ou com pagam ent o facilitado. Até 1992, quando tinha nove lojas, sua história está m arcada pela Rhodia. Nos últim os cinco anos inaugurou 8 lojas de diversos tam anhos conform e a necessidade do local de sua localização.

Atualm ente é a 10ª m aior em presa do setor de superm ercados d o país com 17 loj as em 7 m unicípios do Estado de São Paulo. As loj as possuem um visual m oderno e com um a galeria de serviços principalm ente loterias e drogarias em sua área interna. As loj as m enores vendem em m édia 8.000 itens e

as m aiores que m edem em t orno de 4.000 m2 vendem 17.000 itens.