• Nenhum resultado encontrado

4.1. A mulher de casa e a mulher da rua

4.2.2 Relação entre os diferentes tipos de conhecimento e a realização do teste de HIV:

4.2.2.2 Barreiras

O medo e o preconceito foram mais fortes que o conhecimento existente

Neste trabalho, o medo e o preconceito foram mais evidentes mesmo quando os conhecimentos sobre a existência e a necessidade do teste estavam presentes. Essa questão apareceu como barreira ao teste, muito vinculado a um modo de se pensar socialmente a aids distante de contextos moralmente considerados como corretos, por exemplo. Uma das entrevistadas fez referência a isto: A sociedade não aceita, mas o vírus não mata, a sociedade é que tem muito preconceito, aí o povo não faz (o teste) com medo do preconceito que o povo ainda tem muito. Ser garota de programa ou ter aids ainda é coisa de gente que está fazendo coisa errada, assim fica difícil... (Odete, 35

anos).

Deste modo, compreende-se que ter a informação não necessariamente determina que hajam contextos mais seguros, a produção dos conhecimentos é contextualizada. É importante descrever o acúmulo de conhecimentos e informações sobre o HIV/Aids entre mulheres profissionais do sexo e analisá-los de forma integrada com seu modo de produção individual, social e programático (PAIVA; AYRES; BUCHALLA, 2012).

Informações desconexas ou ausentes atuam como entraves para realização do teste

O desconhecimento demonstrou a existência de cenários desfavoráveis ao diagnóstico precoce do HIV. Em determinadas situações, apareceram barreiras ao teste relacionadas aos conhecimentos ultrapassados, informações erradas ou imprecisas, favorecendo a construção de mitos e medos, ocasionando o distanciamento da testagem. No caso a seguir, a entrevistada foi indagada sobre maiores riscos de transmissão e respondeu: As pessoas que têm mais risco de pegar (Aids) são os diabéticos, também as que não usam camisinha, a pessoa que come na mesma vasilha, pelo copo que a pessoa bebe, só o que eu sei é isto (Ana Cláudia, 45 anos).

A mesma mulher que se sente em risco por estar no exercício da prostituição, e fez o teste uma primeira vez por este motivo, de imediato se desestimula em testagens subsequentes por demonstrar desconhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV. Depois de passar pela experiência da primeira testagem, que não ocorreu de forma positiva, aliada à falta de informação, afirma que saber precocemente induz a “piora” no quadro da doença: Eu fiz o teste HIV porque eu tive receio, porque quem vive numa vida dessa que nós vivemos, a gente fica tendo um receio de uma má notícia mesmo, mas também eu nem fiz mais porque eu acho que você sabendo, você se acaba mais rápido, eu acho que você tendo uma doença dessas, você não sabendo que está com ela, pronto, na sua hora você vai embora,..., agora se você souber que está logo você vai embora mais rápido, porque vai acabar tudo, acaba com a sua vida, com o seu lazer, num instante você se acaba, rapidinho (Ana Cláudia, 45 anos).

O cenário onde mulheres que trabalham com sexo têm conhecimento superficial sobre aids, e mais especificamente sobre o teste, demonstrou-se como barreira ao estabelecimento de um processo de cuidado em saúde que incorpore a realização sistemática do teste de HIV, para além do período pré-natal. Ao analisar os discursos das mulheres de forma contextualizada, percebeu-se que as informações desconexas aumentam as vulnerabilidades.

Uma das mulheres reconheceu a diferença entre ter o vírus e desenvolver a doença, mas ao desdobrar esta informação, constatou-se que esta associação se concretiza de forma equivocada. Para ela, apenas portar o vírus apresenta menor risco de transmissão, e somente a partir do momento que a pessoa passa a desenvolver os sintomas é que realmente a doença é que pode ser transmitida. E esta entrevistada relatou que em um determinado momento de sua vida, já ocorreram situações de o preservativo rasgar, e ela ponderou a realização do teste ou não de acordo com a aparência do cliente, como ele não „parecia‟ estar doente, ela decidiu por não fazer o teste, apenas quando estava grávida, então foi que passou pela experiência de se testar: Eu sei que transmite pelo sexo sem camisinha, também quando a pessoa está

doente mesmo, ela tem febres repentinas, gripe, diarreia, quando ela só com o vírus ela não sente nada, eu sei que tem diferença sim, quando a pessoa está só com o vírus é mais difícil transmitir, ela não tem nada, não aparenta nada, mas quando é a doença mesmo, aí já tem mais facilidade de transmitir ... já aconteceu de a camisinha estourar, aí eu fiquei doida, eu não conhecia o rapaz, era a segunda vez que eu saía com ele, mas aí pela aparência dele, lógico que eu sei que ninguém vai pela aparência, mas ele parecia direitinho, eu me acomodei e não fui (fazer o teste) (Eveline, 35 anos).

Desse modo, percebe-se a importância de programas de educação em saúde que promovam espaços de discussão dos conhecimentos de forma contextualizada, em que as pessoas possam externar como na verdade compreendem as informações que estão sendo apenas “repassadas”. Os profissionais devem compreender que se faz necessário criar espaços de diálogo e troca de informações e experiências, e contextualizá-las no tempo e nos espaços, pois a via de constituição do conhecimento é interativa. Sobre esta função social da produção de conhecimentos, pode-se então dizer que "conhecer é elaborar modelos de realidade" a partir de contextos que agregam informações e vivências (CYRINO; PENHA, 1992, p. 13).

Apesar de se ter ciência que o grau de informação de um indivíduo sobre formas de transmissão do HIV e situações de risco não é suficiente para que este passe a adotar comportamento protetor, as desinformações básicas também contribuem para aumentar a vulnerabilidade (PERUGA; CELENTANO, 1993). Sobre estas informações básicas, encontrou-se na pesquisa mulheres com pouca informação efetivas sobre aids: Só apenas escuto as pessoas falarem que tem tal de coquetel que as pessoas aplicam injeção para poder ajudar eliminar um pouco as dores, dizem que sentem dor, mais eu não sei (Adélia, 34 anos). As pessoas que têm mais risco de pegar são os diabéticos, as que não usam camisinha...essas dão chance pra doença... (Ana Cláudia, 45 anos). Muitas pessoas me diz que a aids é transmitida pelo beijo, pela transa, pelo o que a pessoa come na mesma vasilha, pelo copo que a pessoa bebe, só o que eu sei é isso (Lauriane, 22 anos). Não, eu sei que a vida é muito triste, quem tem HIV, que não pode pegar a pessoa descasca todinha, a pessoa não pode triscar que os coros caem, queima, cai os cabelos, tanta coisa (viu na televisão, não conhece ninguém com HIV).Um fim de mundo, Deus me livre, deve ser uma vida muito sofrida de uma pessoa dessas (Dária, 20 anos).

Além da ausência de noções corretas sobre a doença, muitas vezes ocasionada pela falta de acesso à informação53, interpelando sobre a saúde a informação como direitos fundamentais e que estão sendo continuamente negados a essas mulheres em várias dimensões de suas relações com os serviços públicos de saúde e educação, outros aspectos importantes de ordem coletiva e social constituem o conhecimento popular, o chamado senso comum.

53 Esta questão será novamente reportada no capítulo sobre políticas públicas para desmembrar as questões relacionadas a

Evidenciram-se nestas falas que as informações e os conhecimentos das mulheres sobre aids e teste são diversos. Ao pensarmos suas relações interativas com o mundo conseguimos buscar interpretações que favorece ou distancia estas mulheres da realização do teste. Das mulheres acima citadas, todas já fizeram o teste alguma vez na vida, mas nenhuma o tinha incorporado como rotina. Das que tinham informações mais desconexas, como o exemplo de Dária, que reconhece pessoas diabéticas como de maior risco ao HIV, somente tinha feito o teste uma vez por causa do pré-natal.

Outras situações contraditórias apareceram nesta direção. Rosalba, que ao longo do seu discurso durante a entrevista, demonstrou certo conhecimento sobre o HIV no âmbito da transmissão, da janela imunológica e da importância do diagnóstico precoce, reconhecia a existência de tratamento, conhecia pessoas bem próximas que vivem com HIV, sabia que uma delas, sua irmã, se infectou na relação conjugal, suspeitava que o seu próprio marido também tivesse relações extraconjugais, e mesmo com todo este arcabouço de informações e vivências, não usava preservativo com o marido, e somente fez o teste uma vez, quando estava grávida: eu sei que pega na relação sem camisinha, eu sei que a pessoa tem o vírus e ainda não tem a doença, se descobrir cedo é muito melhor ... eu só vou com camisinha aqui (zona de prostituição) porque eu tenho medo, penso logo na minha irmã que pegou do marido dela ... eu só fiz o teste mesmo quando eu estava grávida, eu disse que fazia programa aí acharam melhor pedir para criança não ter nada ... o companheiro a gente fica sem camisinha porque é a pessoa que a gente gosta, e são diferentes os homens de programa a gente vai por dinheiro,..., eu às vezes fico meio assim porque no fundo eu nem sei com quem ele (o marido) anda...

(Rosalba, 48 anos).

Na mesma direção, uma das mulheres que nunca fez o teste, descreveu uma série de informações sobre a questão da transmissão, da janela imunológica, mas que não se reverteu em estímulo à realização do teste: Eu sei que a gente precisa usar preservativo, porque pega pelo sexo, e que a pessoa pode pegar e ficar no mínimo cinco, dez anos guardado, mas também quando ela começar a sair, as pessoas começam a tomar o remédio, mas não fica boa, então tem que ter cuidado (Romélia,

46 anos).

A realização do teste, quando ocorreu, em muitos casos, foi motivada por informações incorretas, imprecisas ou fora de contexto, mas a sistematização desta prática como rotina nos seus cotidianos não se concretizou. A procura pelo teste mostrou-se pontual nestes casos, apresentando fragilidades quanto a real possibilidade de se conquistar o diagnóstico precoce pelo estabelecimento da testagem de forma sistemática.

Dessa forma, observou-se o quanto ações de políticas de prevenção que orientem melhor a população podem influenciar essa dinâmica. O modo de articulação entre

informações bem contextualizadas e a avaliação de sua possibilidade de estar em risco de infecção pelo HIV, pode ser um incentivo significativo para realização do teste.

4.2.3 Interações entre o “senso comum”, o “conhecimento científico”, o “conhecimento