• Nenhum resultado encontrado

Um bateria completamente carregada não congela durante a estação fria, a menos que a temperatura ambiente seja inferior a -60°C

SEGURANÇA ... Interior da contracapa INFORMAÇÃO GERAL ... ii INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA ... vii ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO ... 1

Fig. 1 Tabela de verificações iniciais ... 1

CONTROLOS E INDICADORES ... 1 INTERRUPTOR DE CHAVE/FARÓIS ...1

Fig. 2 Interruptor de chave/faróis, Indicador luminoso de baixa

pressão do óleo e Indicador do nível de combustível ...2

SELECTOR DO SENTIDO DE MARCHA ... 2

Fig. 3 Selector do sentido da marcha ...2

COMANDO DO AR DE ADMISSÃO ...2

Fig. 4 Comando de admissão de ar ...2

INDICADOR DO NÍVEL DE COMBUSTÍVEL ...2 LUZ INDICADORA DE PRESSÃO DO ÓLEO BAIXA ...2 PEDAL DO ACELERADOR ... 2

Fig. 5 Acelerador & travão ... 3

COMBINAÇÃO DE TRAVÃO DE SERVIÇO E TRAVÃO DE ESTACIONAMENTO ... 3 BUZINA ...3

Fig. 6 Botão da buzina ...3

PLATAFORMA DE CARGA DE AÇO ... 3 FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA DE ELEVAÇÃO MANUAL ...4

Fig. 7 Trinco da plataforma manual ...4 Fig. 8 Barra de suporte da plataforma ...4

FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA DE ELEVAÇÃO ELÉCTRICA ... 4

Fig. 9 Interruptor do elevador eléctrico ...4

PLATAFORMA DE CARGA DE PLÁSTICO ... 4 FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA DE ELEVAÇÃO MANUAL ...5

Fig. 10 Trinco da plataforma manual ... 5 Fig. 11 Suporte do gás ...5

FUNCIONAMENTO DO TAIPAL TRASEIRO ...5 FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA DE ELEVAÇÃO ELÉCTRICA ... 5

Fig. 12 Interruptor do elevador eléctrico ...6

UTILILIZAÇÃO DO VEÍCULO ... 6 RODAGEM ...6

Fig. 13 Verificar o nível do óleo na vareta de nível ...7

ARRANQUE A FRIO ...7 INÍCIO DE MARCHA E CONDUÇÃO ...7 INICIAR A MARCHA NUMA POSIÇÃO INCLINADA ...7 CIRCULAÇÃO COM O MOTOR DESENGRENADO OU DESLIGADO ... 7 COMBUSTÍVEL ...7

Fig. 14 Abastecimento ...8

BATERIA ...8 ETIQUETAS E PICTOGRAMAS ...8 CAPOTA SOLAR E PÁRA-BRISAS ...8 TOMADA DE 12 V ...8

Fig. 15 Tomada de 12 V ... 8

REBOCAR UM ATRELADO ...9 CUIDADOS E LIMPEZA DO VEÍCULO ... 9 LIMPEZA DO VEÍCULO ...9 PRODUTOS PARA CUIDAR DO VEÍCULO ... 9

REPARAÇÃO ... 10 ELEVAÇÃO DO VEÍCULO ... 10

Fig. 16 Elevação do veículo ... 10

RODAS E PNEUMÁTICOS ... 10

Fig. 17 Instalação das rodas ... 11

SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS DOS FARÓIS ... 11

Fig. 18 Substituição das lâmpadas do farol dianteiro e

do indicador de mudança de direcção ... 12

SUBSTITUIÇÃO DE FUSÍVEIS ... 12

Fig. 19 Substituição das lâmpadas das luzes de presença traseiras e das luzes de travão . 12

VEÍCULO COM A BATERIA DESCARREGADA ... 12 TRANSPORTE DO VEÍCULO ...12 REBOQUE ... 12 BLOQUEIO DE PONTO MORTO ... 12

Fig. 20 Bloqueio de ponto morto ... 13

TRANSPORTE DO VEÍCULO SOBRE UM CAMIÃO ... 13 MANUTENÇÃO DE ROTINA ... 13 LOCALIZAÇÃO DA CHAPA COM O NÚMERO DE SÉRIE ... 14 TABELA DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA ... 15

Fig. 21 Tabela de Manutenção Periódica ... 15

VERIFICAÇÃO DOS PNEUS ... 17 VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO ... 17

Fig. 22 Limpar toda a vareta de nível ... 17 Fig. 23 Verificar o nível do óleo na vareta de nível ... 17

MUDANÇA DE ÓLEO ... 18

Fig. 24 Tabela de viscosidade do óleo ... 18 Fig. 25 Limpe a parte superior do motor ... 18 Fig. 26 Retire o filtro do óleo ... 18 Fig. 27 Limpar o filtro do óleo ... 18 Fig. 28 Descarregar o filtro do óleo ... 19 Fig. 29 Acrescentar óleo do motor ... 19

TENSÃO DA CORREIA DO MOTOR DE ARRANQUE/ALTERNADOR ... 19

Fig. 30 Verifique a tensão da correia com o indicador ... 19 Fig. 31 Verifique a tensão da correia com o dedo ... 20 Fig. 32 Afinação da tensão da correia ... 20

LIMPEZA DA BATERIA ... 20

Fig. 33 Preparação da solução de neutralização ... 20

TRAVÕES ... 21

Fig. 34 Teste típico de desempenho de travagem ... 21

ENTRADA DE AR E VENTOINHA ... 22

Fig. 35 Limpar a entrada de ar ... 22 Fig. 36 Limpar o radiador de aletas ... 22

EIXO TRASEIRO ... 22

Fig. 37 Acrescentar, verificar e drenar o lubrificante do eixo posterior ... 22

INSPECÇÃO E SUBSTITUIÇÃODO FILTRO DO AR ... 23

Fig. 38 Filtro do ar ... 23 Fig. 39 Caixa tipo do sistema de limpeza do ar ... 23

LUBRIFICAÇÃO ... 23

Fig. 40 Pontos de lubrificação ... 23

VELAS ... 24 ARMAZENAMENTO PROLONGADO ... 24 COMPONENTES ... 24

Fig. 41 Momentos de Aperto ... 25

CAPACIDADE E PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO ... 25

ESPECIFICAÇÕES GERAIS... 27 MPT 800 ...28 MPT 1200 ...29 INDUSTRIAL 800 ...30 INDUSTRIAL 1200 ... 31

Fig. 43 Dimensões do veículo ...32 Fig. 44 Dimensões do veículo, especificações de inclinação

e diâmetro da distância de viragem ...33

GARANTIAS DO VEÍCULO... 35 GARANTIA DOMÉSTICA ... 36 GARANTIA INTERNACIONAL (2004)...37 GARANTIA FEDERAL DE COMPONENTE DE EMISSÃO COM DEFEITO...39 DECLARAÇÃO DE CONTROLO DE GARANTIA DA CALIFÓRNIA...41 DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE (EUROPA APENAS) ... 45 ETIQUETAS E PICTOGRAMAS ... Apêndice A

procedimentos recomendados pelo fabricante. O respeito por tais recomendações e sugestões possibilita a obtenção da máxima rentabilidade e eficiência do veículo. Com vista a reduzir os riscos de lesões corporais e/ou danos materiais, respeitar estritamente as seguintes instruções:

GENERALIDADES

Muitos veículos são utilizados para diversas tarefas, diferentes daquelas para as quais o veículo foi originalmente concebido; por isso, é impossível prever e avisar contra todas circunstâncias possíveis que possam ocorrer. Nenhuma mensagem de segurança pode substituir o bom senso e a prudência na condução.

O bom senso e a prudência na condução previnem mais acidentes e a possibilidade de danificação do que todas as mensagens de aviso e instruções. O fabricante sugere vivamente que todos os utilizadores-proprietários e pessoal de manutenção leiam este manual na íntegra, prestando particular atenção aos mensagens de AVISO e de ATENÇÃO aqui contidos.

Se tiver quaisquer questões relacionadas com este veículo, contacte o seu representante mais próximo ou escreva para o endereço que figura na contracapa desta publicação “Atenção: Departamento de Assistência ao Produto”. O fabricante reserva-se o direito de efectuar alterações à concepção e características dos veículos sem obrigação de as introduzir em veículos previamente vendidos; a informação contida neste manual pode ser alterada sem aviso prévio.

O fabricante declina qualquer responsabilidade por erros contidos neste manual ou por danos indirectos ou lucros cessantes resultantes da utilização das informações contidas neste manual.

Este veículo satisfaz as normas de segurança e exigências de desempenho actualmente em vigor.

Estes veículos são concebidos e fabricados para utilização fora de estrada. Não estão em conformidade com as Normas Federais de Segurança de Veículos a Motor (Federal Motor Vehicle Safety Standards) e não estão adaptados para circular na via pública. Algumas comunidades poderão permitir a utilização destes veículos nas suas vias de circulação com algumas restrições e de acordo com normativos locais.

Ver nas ESPECIFICAÇÕES GERAIS a capacidade de carga e o número de passageiros do veículo.

Nunca modificar o veículo, de modo a alterar a distribuição do peso, diminuir a sua estabilidade ou aumentar a velocidade para além das características técnicas de fábrica. Tais modificações podem provocar lesões corporais graves ou mesmo a morte. As modificações que aumentem a velocidade e/ou o peso do veículo aumentam a distância de paragem e podem reduzir a estabilidade do veículo. Nunca efectuar tais modificações ou alterações. O fabricante proíbe e não se responsabiliza por quaisquer modificações ou qualquer outra alteração que possam afectar a segurança do veículo.

Os veículos capazes de velocidades superiores devem limitar a sua velocidade para a velocidade dos outros veículos, quando utilizados em campos de golf. A velocidade deve ainda ser moderada, tendo em atenção as condições ambientais, do terreno e o bom senso.

Sempre:

• Utilizar o veículo de modo responsável e mantê-lo em perfeitas condições de segurança.

• Ler e respeitar todos os autocolantes com instruções de operação e as mensagens de segurança afixados no veículo.

• Observar as regras de segurança em vigor na área onde o veículo seja operado. • Reduzir a velocidade para compensar as irregularidades ou as condições do piso. • Utilizar o travão de serviço para controlar a velocidade em terrenos inclinados. • Manter uma distância adequada aos outros veículos.

• Reduzir a velocidade em pisos molhados.

• Conduzir com cuidado redobrado na aproximação a curvas apertadas ou sem visibilidade. • Conduzir com cuidado redobrado em piso solto.

• Conduzir com cuidado redobrado em áreas onde se encontram peões.

MANUTENÇÃO

Sempre:

• Manter o veículo de acordo com a tabela de manutenção periódica do fabricante. • Assegure-se de que as reparações são executadas por pessoas qualificadas para isso.

• Siga sempre as directivas do fabricante se efectuar alguma manutenção no seu veículo. Antes de efectuar qualquer manutenção, verificar se o veículo se encontra desligado. Desligar o veículo, inclui retirar a chave do interruptor de chave e desligar um dos cabos da bateria.

• Isolar as ferramentas utilizadas na área da bateria, para evitar faíscas ou a explosão da bateria provocada pelo curto-circuito dos terminais da bateria ou dos respectivos cabos. Remover do veículo a(s) bateria(s) ou cobrir os terminais expostos com um material isolante.

• Utilizar peças de substituição recomendadas. Nunca utilizar peças de substituição de qualidade inferior. • Utilizar as ferramentas recomendadas.

• Verificar se as ferramentas e os procedimentos não recomendados pelo fabricante podem colocar em risco a segurança das pessoas ou da operação do veículo.

• Apoiar o veículo através de calços nas rodas e cavaletes de segurança. Nunca trabalhar debaixo de um veículo suportado por um macaco. Elevar o veículo de acordo com as instruções do fabricante.

• Esvazie o depósito de combustível e ligue as mangueiras de combustível para prevenir fuga de combustível. • Mantenha o veículo afastado de chamas ou de pessoas que estejam a fumar.

• Ter sempre em consideração que um veículo, cujo funcionamento não corresponde ao pretendido é potencialmente perigoso e não deve ser operado.

testes deverão ser executados numa área segura, livre de trânsito de peões ou veículos.

• Substituir imediatamente os autocolantes de aviso, atenção ou informação danificados ou em falta. • Guardar sempre todos os livretes de manutenção do veículo.

O fabricante não pode prever todas as situações; assim, as pessoas responsáveis pela manutenção ou reparação do veículo devem possuir os conhecimentos e a experiência necessários para identificar e proteger-se das possíveis situações de risco, que possam traduzir-se em lesões corporais graves ou morte e na danificação do veículo. Proceder com extremo cuidado e, em caso de dúvida quanto a potenciais situações de risco, confiar a reparação ou manutenção a um técnico qualificado.

VENTILAÇÃO

Os carros a gasolina deverão sempre ser guardados em locais de boa ventilação. A ventilação evita a acumulação de fumos de gasolina.

Nunca carregue o veículo em locais que estão sujeitos a chamas ou a faíscas. Tome um especial cuidado com aquecedores de água ou fornalhas a gás natural ou propano.

GERAL

O texto seguinte é fornecido de acordo com a recomendação que figura na Parte II da Sociedad americana de coordenadores mecanicos/Instituto nacional das normas (ASME/ANSI) B56.8-1988. O fabricante subscreve vivamente o conteúdo desta especificação.

PARTE II

Documentos relacionados