• Nenhum resultado encontrado

PARTE A – BIOGRAFANDO UM LÍDER NEONAZISTA

A.5 Os Estrondosos Tempos da Irmandade Silenciosa

A.5.1 Bob Mathews, o Líder

Robert Jay Mathews, também conhecido como "Robbie", nasceu em 16 de janeiro de 1953 em Marfa, Texas117. Sua família se mudou para Phoenix em dezembro de 1958. O irmão mais velho de Mathews, Grant, foi diagnosticado com esquizofrenia, em 1959, e Bob e seu outro irmão, Lee, tornaram-se muito próximos, na medida em que os pais se dedicavam cada vez mais a Grant. Aos onze anos, contra a vontade dos pais, Mathews começou a frequentar a John Birch Society. Durante o ensino médio, converteu-se a religião Mórmon (por isso o respeito de Lane por essa religião, ou pelo menos por o que ele entende como sendo a religião Mórmon) e a um estilo de vida que envolvia a prática frequente de exercícios físicos e afastamento do álcool e do tabagismo. Contando com a leniência dos pais, que temiam impor uma força repressora e acabar empurrando o filho para formas ainda mais fortes de rebelião, Mathews juntou-se a grupos anticomunistas de extrema direita, e seu ódio contra a Rússia levou-o a alguns comícios contra a forma que o governo dos EUA desenvolvia sua política externa. Evelyn Schlatter comenta que, em certo exame, Mathews chegou a tirar um escore baixo em matemática de propósito para não ser admitido num curso e continuar livre para sua militância (SCHLATTER: 2004).

Por meio de sua rede Mórmon, Mathews também se envolveu com uma rede

116 Uma das fontes usadas aqui é o arquivo do FBI acerca do grupo. O arquivo específico da Ordem foi

encontrado no Internet Archive; outros arquivos foram encontrados no site do FBI e também foram usados como fonte. Disponível em http://vault.fbi.gov/White%20Supremacist%20Groups.

117 Os dados vieram principalmente de buscas de dados grupos etnografados e de fóruns em março de 2013-

2018. Além disso há muitos dados dos seguintes livros: Schlatter, Evelyn A., "Aryan Cowboys: White

Supremacists and the Search for a New Frontier, 1970-2000", University of Texas Press, 2004; Flynn, K. e

Gerhardt, G., ―The Silent Brotherhood: The Chilling Inside Story of America's Violent, Anti-Government Militia

Movement‖, New York: Signet, 1990, que traz a versão do movimento neonazista; e Martinez, T. e John

Guinther, ―Brotherhood of murder‖, New York 1999 McGraw-Hill Book Company, que traz a versão do informante do FBI, e ex-membro da ordem Tom Martinez. Outras fontes serão citadas quando pertinentes.

comprometida com a resistência aos impostos, e por conta disso preencheu formulários com dados falsos para promover pequenas sonegações (FLYNN & GERHARDT, 1990). Em 1971, os pais de Mathews receberam notificação que seu filho não poderia se formar do ensino médio por causa de um curso de economia em que ele se recusou a participar. O professor seria defensor do socialismo, segundo Mathews (SCHLATTER, 2004).

Entre dezenove e vinte anos, Mathews juntou-se aos Filhos da Liberdade, um grupo paramilitar com sede no Arizona, que apregoava serem os judeus os verdadeiros responsáveis pela grande tributação no país, e que na verdade esta era a origem de um plano mestre para controlar todo a nação. Nesse momento, de alguma forma, Bob afirmou ter começado a ter problemas com o FBI. Ele vai trabalhar por um tempo numa firma de mineração de cobre no Arizona (SCHLATTER: 2004).

Uma história diz que, certa vez, Mathews fechou os olhos e pôs um dedo em um mapa, e quando abriu os olhos, seu dedo descansava em Metaline Falls, Washington, uma cidade de cerca de 200 pessoas, no canto noroeste do país. Mathews se apaixonou pelo lugar e queria economizar para comprar terras por lá. (FLYNN & GERHARDT, 1990) Os pais prometem ajudar se ele desistir da supremacia branca. Em 1976 ele se casa com Debbie McGarrity e, no ano seguinte, os pais e irmãos de Mathews, Grant e Lee, mudaram-se para Metaline para viver com ele, pois Bob prometera não se envolver mais com grupos de supremacia branca. Em 1981, adota um filho com sua esposa, que era estéril (SCHLATTER, 2004).

Apesar das promessas, ele começa a se corresponder com a National Alliance de William Pierce em 1980. Mathews interessa-se mais profundamente sobre a história e a política do ponto de vista dos supremacistas brancos – e um livro em particular, ―Which Way, Western Man?‖, de William Gayley Simpson, afetou-o profundamente. Ele denomina a região que mora de ―Fortificação Branca Americana‖, incluindo os moradores. Em 1983, Mathews fez um pequeno discurso em uma convenção da National Alliance, que era um relatório sobre suas tentativas pela Fortificação Branca e um chamado à ação. Recebeu os únicos aplausos de pé da convenção. (FLYNN & GERHARDT,1990) Em fevereiro de 1982, Mathews, começou a frequentar os serviços na Church of Jesus Christ Christian (Igreja de Jesus Cristo Cristão – Identidade Cristã) dentro do complexo Aryan Nations em Hayden

Lake, Idaho, cerca de três horas a leste de Metaline Falls118. O fundador da igreja e líder da Aryan Nations foi Richard Girnt Butler (1918-2004), cuja ideologia mesclava uma interpretação específica do cristianismo (que negava que Jesus Cristo era judeu) com o nazismo e o sonho de uma ―pátria branca‖ nas colinas de Idaho.

Na mesma época, Mathews convidou Thomas Martinez, que pertencia ao movimento, para trabalhar consigo em um novo projeto, mas Martinez recusou. Mais tarde, depois de ingressar na ―The Order‖, Martinez o entregaria ao FBI119.(SCHLATTER, 2004)

O livro citado anteriormente, Diários de Turner, foi uma forte influência sobre Mathews. Um dos primeiros planos apresentados nesse livro era a destruição da sede nacional do FBI com explosivos. Outro consistia em inundar a economia estadunidense com dinheiro falso (para destruir todo o sistema financeiro) antes de tomar controle de um arsenal nuclear e usá-lo para atacar Israel e alvos sionistas selecionados na Rússia. No fim do enredo, o personagem Turner e seus seguidores armazenaram uma enorme coleção de armas (que compram com dinheiro de roubos, ou roubam de agentes policiais e federais) na Pensilvânia, e invadem o Pentágono, onde Turner morre como mártir. Em 1999, de acordo com o epílogo do livro, o sonho de um mundo branco torna-se realidade.

Mathews deseja fazer do livro um propósito de vida e idealiza organizar uma rede de guerrilheiros para seguir os passos de Turner. A economia, pensou, estava em ruínas graças ao controle judaico sobre o governo. Desejava que o Noroeste dos EUA, na orla do Pacífico, fosse visto como um território "natural" para as famílias brancas (ar puro, água limpa, poucos não-brancos). Ali ele começaria o território branco da America. (SCHLATTER, 2004)

<etno 14> Poucos no Brasil conhecem ou ao menos ouviram falar da Ordem do Silêncio, que foi uma organização revolucionária, pró-ariana, paramilitar, ―extrema‖ e ―radical‖ do ponto de vista da sociedade liberal. Mas não se pretende aqui especificar toda a história e o contexto que se passou essa organização, em livros e na internet existe uma vasta bibliografia acerca da Ordem Brüder Schweigen, dos seus integrantes, entre eles; Robert Jay Mathews e David Lane.

118 Na reunião, o fundador da Ordem fez um discurso, durante o qual afirmou: Fora dos vales, fora dos campos,

derramou o tesouro ariano, // Sua bandeira para a brisa de abril desfraldada, // Daí veio o agricultor ariano, //E removeu o judeu para sempre, para sempre deste mundo. (Dado minerado em etnografia na rede).

119 Posteriormente, o FBI rastreou a caixa de correio de outro Membro da ―Ordem‖, que continha propaganda de

nações arianas. Na mesma época, os agentes descobriram as identidades dos membros através de veículos recuperados (de roubo). O membro Thomas Martinez foi preso na Filadélfia passando dinheiro falso. Ele concordou em se tornar informante. Os dados são do agente do FBI William H. Matens em Memoirs of

O primeiro resistiu até a morte contra centenas de policiais por mais de 24 horas, até ter sua casa explodida, sendo assassinado ainda vivo através das chamas que se alastraram.

O segundo foi condenado por 190 anos de prisão, mesmo depois de capturado persistiu em atividades da cadeia, escrevendo para publicações e revistas, ficando mais conhecido pelo tradicional lema que criou; as ―14 palavras‖</etno>Nickname Nikolas Försbergem, </etno VNN - Fórum>