• Nenhum resultado encontrado

4 O MODELO PARA VALORAÇÃO DO IMPACTO REGULATÓRIO

4.4 CÁLCULO DO BENEFÍCIO

Na metodologia, para valorar o benefício de um regulamento técnico, serão consideradas três categorias de benefícios, benefício direto, indireto e intangível, que podem ser definidos da seguinte forma:

1) Benefício Direto

Para expressar o valor do benefício direto em valores monetários, a metodologia, utilizando dos conceitos de “custos evitados”, considera a possibilidade de “não se fazer nada”, segundo o seguinte raciocínio : Quanto seria “economizado” pelo estado, indústria e ou população se não fosse criado o referido regulamento? As alternativas de “se fazer o mínimo” ou “alguma coisa” foram descartadas desta metodologia, uma vez que, sendo o objetivo do trabalho a análise do impacto regulatório para um dado regulamento técnico, não seria possível elaborar este documento de forma parcial. Os benefícios diretos a serem considerados nesta metodologia, serão iguais aos valores calculados para se elaborar o pretendido regulamento técnico. Tal ação se justifica, uma vez que, para iniciar o processo de cálculo do impacto regulatório do regulamento técnico, essas fases já deverão estar em andamento, com despesas realizadas, não sendo possível desconsiderar esses custos.

2) Benefício Indireto

O cálculo do benefício indireto deverá ser realizado, aplicando os conceitos de Capital Humano, detalhado no item 3.8 “Métodos para cálculo do benefício” (subitem 2, pg. 57). O cálculo do Capital Humano se dará, multiplicando a taxa salarial média aplicada no Brasil, referente ao grupo de pessoas envolvidas no objetivo do regulamento técnico, pelo tempo que estas pessoas “ganhariam” e ou estariam disponíveis para exercerem suas funções/trabalho com a implantação da resolução.

A equação para calcular o Capital Humano em termos monetários é:

Onde,

CH = Capital Humano

Taxa salarial = Taxa salarial anual (renda por ano) ou taxa salarial diária (renda por ano dividida pelo número de dias trabalhados por ano)

Tempo = tempo ganho com a aplicação da resolução que disponibilizará uma pessoa para o trabalho.

3) Benefício Intangível

Quanto ao benefício intangível, para ser expresso em valores monetários, deverá ser aplicada a partir da teoria da Valoração Contingente, com a utilização do método da “disposição a pagar”, conforme apresentado no item 3.8 “Métodos para cálculo do benefício” (subitem 3, pg. 58). Assim, caberá ao Grupo de Monitoramento e Controle, avaliar para quem o regulamento técnico estará dirigido, e apontar as dificuldades e despesas que serão gastos pelos setores envolvidos (estado, empresas, população), na ausência desse regulamento específico.

A metodologia considera o valor referente à “disposição a pagar” àquele valor que o Estado, empresa ou mesmo a população têm gasto habitualmente e assim, poderão arcar, para que o regulamento seja implementado. O Estado, empresa e a população, “disponibilizando” essa quantia naquele momento, poderiam conseguir a eliminação futura dessas despesas de suas contas. A forma para obtenção desse dado, diga-se de passagem, não faz parte do escopo desse trabalho, poderá ser realizada através de pesquisas, questionários aplicados aos que diretamente serão objetos no regulamento e através de consultoria com pessoas que tenham experiência no assunto tratado pelo regulamento e que possam estimar um valor, ponderando os benefícios da sua implantação, no sentido de eliminar esses gastos. Enfim, cabe ao Grupo de Monitoração e Controle definir a melhor forma de obter esse valor a ser considerado como benefício intangível.

De forma análoga ao cálculo do custo, foi elaborado o Quadro 4, apresentado a seguir, para determinar a valoração do benefício.

120 Quadro 4: Análise do Benefício

Fonte: o autor (2017)

O Quadro 4 divide-se horizontalmente em três partes que serão utilizadas para calcular o benefício direto, indireto e intangível. Como o horizonte temporal considerado na metodologia foi estabelecido para cinco anos, os valores monetários apresentados para as duas modalidades de benefício (indireto e intangível) equivalem a um benefício que será alcançado no final desse período. Na maioria das vezes, ao se aplicar um determinado regulamento, o benefício não será imediato à sua aplicação, mas sim, apresentará melhorias gradativas ao longo do tempo, até alcançar o seu valor máximo no final do período que, no caso, foi estipulado em cinco anos. Vale ressaltar que essa consideração não deve ser aplicada ao benefício direto, pois, ao deixar de se aplicar o regulamento, supõe-se que o valor

Análise do Benefício

Benefício Direto

Custo de não se aplicar a RDC (economia por não se fazer NADA)

...

Benefício Indireto Vantagens / benefícios para a população devido a aplicação do regulamento Taxa salarial diária = renda média/ nº dias trabalhados por ano Tempo ganho RDC = estimativa da diferença de tempo que determinada ação passará a ser realizada em comparação com situação sem o regulamento técnico (tempo sem regulamento - tempo com regulamento) Capital Humano (CH) = (taxa salarial) x (tempo ganho com a RDC)

...

...

...

...

Benefício Intangível

Método da Disposição a Pagar (Willingness To Pay): Valoração Contingente: Cenário hipotético: qual o benefício que traria às pessoas e empresas se a resolução for aplicada.

Veículo de atribuição: quanto se pagaria por esse benefício

...

Total Benefício direto + Benefício indireto + Benefício intangível = R$...

Total R$ ...

destinado à elaboração do regulamento técnico (como a despesa economizada pela agência reguladora por não fazer o regulamento) pode ser aplicado imediatamente em outro programa dessa agência com o intuito de melhorar a vida da população, caracterizando assim, um benefício imediato.

Da mesma forma em que foram representados os custos anteriormente, os dados que deverão ser encaminhados ao gestor ou diretor responsável pela decisão de elaborar ou não o regulamento técnico, obedecem as seguintes considerações:

1) Benefício total anual: Benefício Direto + Benefício Indireto/5 + Benefício Intangível/5

2) Benefício total em cinco anos: Benefício Direto + Benefício Indireto + Benefício Intangível

Terminado os cálculos do custo e benefício, os dados que serão enviados ao responsável pelo projeto “regulamento técnico” para sua análise serão organizados conforme demonstrado a seguir.