• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO

10 REMOÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DE PAVIMENTOS

11.12 CAIXAS/BOCA DE LOBO EM ALVENARIA DE TIJOLOS

Obs.

Obs. Obs.

Obs. Os quantitativos acima foram estimados para fins de orçamento, julgamento e empenho.

Por se tratar de contrato por preço unitário, os quantitativos poderão variar para mais ou para menos, considerando-se sempre os preços unitários propostos, sem que importa em obrigações ao SAMAE cumprir estes quantitativos.

I. Identificação do laboratório ou órgão de inspeção, responsável pela realização da inspeção e testes dos materiais hidráulicos, conforme Termo de Referência – Anexo VI.

Nome:

Endereço:

Cidade/Estado: CEP:

CNPJ:

Fone: Contato:

E-mail:

II. Identificação da Proponente:

Nome:

Endereço:

Cidade/Estado: CEP:

CNPJ:

Fone: Contato:

E-mail:

III. Identificação do Representante (se houver):

Nome:

Endereço:

Cidade/Estado: CEP:

CNPJ:

Fone: Contato:

E-mail:

IV. Identificação do Responsável junto ao SAMAE pela solução de problemas que porventura venham a ocorrer.

Nome:

Endereço:

Cidade/Estado: CEP:

CNPJ:

CPF (se pessoa física):

Fone: Contato:

E-mail:

_______________, ______ de __________________ de 2018.

______________________________________________________________

Nome completo e assinatura do Responsável Legal da Proponente

CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º

CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 007007007007////2012012018201888 ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO BAIRRO INTERLAGOS, EM CAXIAS DO SUL – RS.

O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO – SAMAE, Autarquia do Município de Caxias do Sul – RS, com sede na rua Pinheiro Machado, 1615, neste ato representado por seu Diretor-Presidente, ..., brasileiro, casado, residente e domiciliado nesta cidade, adiante denominado simplesmente "SAMAE", inscrito no CNPJ sob o n.º 88.659.313/0001-05 e, de outro lado, a empresa ..., inscrita no CNPJ sob o n.º...com sede na..., por seu representante legal, Sr(a)...CPF n.º... abaixo assinado, adiante denominada simplesmente "CONTRATADA" celebram o presente contrato, de acordo com as cláusulas e condições seguintes.

CLÁUSULA PRIMEIRA – Elementos Constitutivos, Amparo Legal e Dotação Orçamentária O presente contrato é celebrado à vista do contido no processo administrativo n.º..., que trata da Concorrência Pública n.º 007/2018, seu Termo de Referência, proposta da CONTRATADA e Empenho n.º ..., de ...de ... de 2018, atendendo às disposições da Lei Federal n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações; Lei Complementar n.º 101, de 04 de maio de 2000; Lei Municipal n.º 5.285, de 29 de novembro de 1999; Lei Complementar n.º 123, de 14 de dezembro de 2006 e alterações; e Decreto Municipal n.º 18.364, de 29 de agosto de 2016.

Parágrafo único – As despesas respectivas correrão por conta da dotação orçamentária consignada no presente exercício financeiro, sob o código: 03.08 – DPI – 17.512.005.1.171 – 4.4.90.51.91.17.00.00 e, do próximo, a consignar.

CLÁUSULA SEGUNDA – Objeto do Contrato

Contratação de empresa para prestação de serviços e mão de obra, com o fornecimento parcial dos materiais e equipamentos necessários, para implantação de redes de esgotamento sanitário, do tipo separador absoluto e execução das ligações prediais, no Bairro Interlagos – SES Tega, em Caxias do Sul – RS, conforme Termo de Referência – Anexo VII, do Edital.

Parágrafo único A execução dos serviços obedecerá às especificações constantes do Termo de Referência – Anexo VII, normas técnicas da ABNT, normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, aplicáveis aos serviços, normas da Prefeitura Municipal local referente a serviços em vias públicas, outras normas citadas e demais dispositivos legais vigentes.

CLÁUSULA TERCEIRA – Preço

O SAMAE pagará à CONTRATADA o valor correspondente a R$...(...) pelo fornecimento do objeto descrito na cláusula anterior, conforme Termo de Referência – Anexo VII, do Edital.

ITEM DESCRIÇÃO QUANT. UN

§ 1º Os quantitativos acima foram estimados para fins de orçamento, julgamento e empenho.

Por se tratar de contrato por preço unitário os quantitativos poderão variar, para mais ou para menos, considerando-se sempre os preços unitários propostos.

§ 2º O preço contratado será considerado completo e suficiente para o fornecimento do objeto deste Contrato, sendo desconsiderada qualquer reivindicação de pagamento adicional devido a erro ou à má interpretação por parte CONTRATADA.

§ 3º O preço contratado é cotado em moeda corrente nacional, não sendo permitido seu reajuste, exceto em decorrência de mudanças que venham a ocorrer na legislação, nele estando incluídos todos os custos com pessoal, encargos sociais, trabalhistas, previdenciários e tributários, seguros, fretes, alojamento, alimentação, assistência médica e social, os equipamentos de proteção individual e coletiva ao pessoal que desenvolverá as atividades, o transporte de pessoal, materiais e equipamentos ao local dos serviços, ferramentas, as placas de sinalização e de identificação da obra e o fornecimento e instalação dos materiais e equipamentos necessários a execução dos serviços, de acordo com o Termo de Referência – Anexo VII, do Edital.

§ 4º A inadimplência da CONTRATADA com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais ou indenizações, não transfere ao SAMAE a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato, de acordo com o artigo 71, parágrafo 1º, da Lei Federal n.º 8.666/1993.

CLÁUSULA QUARTA – Dos Serviços

§ 1º A CONTRATADA, antes do início das obras, deverá solicitar todas as licenças e/ou autorizações necessárias para implantação das mesmas, pagará as taxas, impostos e demais

encargos junto a Órgãos Públicos e demais Órgãos Competentes, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. A Fiscalização não autorizará o início dos serviços sem a devida documentação.

§ 2º Fica a CONTRATADA obrigada a manter, por sua conta e risco, as obras em perfeitas condições pelo período de 90 (noventa) dias após a sua conclusão e, somente após este prazo, será providenciado pelo SAMAE o Termo de Recebimento Definitivo da Obra.

§ 3º As ferramentas, equipamentos e máquinas a serem utilizados na realização dos serviços deverão apresentar plenas condições de funcionamento e conservação, além de garantir a segurança do usuário, devendo ser substituídos em no máximo 48 (quarenta e oito) horas quando determinado pela Fiscalização, sem que isso venha a adiar prazos ou gerar ônus ao SAMAE.

§ 4º A CONTRATADA manterá, obrigatoriamente, o Seguro Contra Acidentes de Trabalhos, com ampla e total cobertura de seus funcionários.

§ 5º A CONTRATADA deverá refazer os serviços não aceitos pela Fiscalização, sem que repercutam ônus ao SAMAE.

§ 6º A CONTRATADA providenciará o Diário de Obras para registro das atividades diárias e aquelas que são relevantes e inerentes aos serviços contratados, devendo ser assinado pela Fiscalização e CONTRATADA.

§ 7º A CONTRATADA fornecerá aos empregados os EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual e crachá de identificação contendo o nome e função.

§ 8º A CONTRATADA será considerada responsável pelos danos por ela causados nos serviços executados por seus empregados ou dos serviços de utilidade pública e deverá fazer face ao custo de todos os reparos por tais danos.

§ 9º Qualquer alteração de projeto deverá ser feita de comum acordo com a Fiscalização, e será devidamente documentada. A CONTRATADA deverá levar um diário de obra onde serão devidamente assentadas as ocorrências que sejam consideradas necessárias pela empreiteira ou pela Fiscalização, tais como consultas, modificações, esclarecimentos, estado de tempo, prazo decorrido, etc.

§ 10 Os serviços executados deverão obedecer ao Termo de Referência – Anexo VII, do Edital e, em caso de comprovadas desconformidades, fica a CONTRATADA responsável pela sua readequação.

§ 11 O SAMAE reserva-se o direito de recusar os materiais, equipamentos e os serviços que não estiverem de acordo com o especificado, sendo que as despesas decorrentes correrão às

expensas da CONTRATADA, sendo reiniciada a contagem do prazo para pagamento quando da execução definitiva.

§ 12 A CONTRATADA deverá, durante o período da contratação, proporcionar supervisão adequada, mão de obra e equipamentos qualificados e suficientes para a execução dos serviços até a sua conclusão, dentro do prazo contratual.

§ 13 Cabe à CONTRATADA a responsabilidade sobre a execução das obras e serviços, fornecimento dos materiais e equipamentos, de acordo com as Especificações estabelecidas pelo SAMAE.

§ 14 A mão-de-obra deverá ser especializada, cabendo à Fiscalização alertar a CONTRATADA pela qualidade da execução dos serviços ou mesmo condenando os serviços quando não executados a contento.

§ 15 A CONTRATADA obrigar-se-á a manter, durante o período de contrato, pelo menos um técnico qualificado de nível superior no local das obras, com habilitação legal para exercício das atividades previstas na execução da presente obra, que será o responsável pelo andamento dos trabalhos.

§ 16 A CONTRATADA obrigar-se-á a chamar a Fiscalização com antecedência razoável sempre que houver necessidade. Quando a CONTRATADA, ou seu representante, não estiver presente em determinado setor de trabalho onde sejam necessárias instruções, estas serão dadas pela Fiscalização e deverão ser recebidas e acatadas pelo capataz ou pela pessoa eventualmente encarregada do serviço em questão.

§ 17 A CONTRATADA obrigar-se-á a entregar a obra completamente limpa, acabada, desembaraçada de andaimes, máquinas, sobras de material e com todas as instalações em perfeito funcionamento.

§ 18 A CONTRATADA deverá fornecer ferramentas e equipamentos em quantidade, tipo e capacidades que se façam necessários para, satisfatoriamente, executar os serviços. Todos os equipamentos e ferramentas usados deverão ser adequados de modo a atender às exigências dos mesmos.

§ 19 A Fiscalização poderá ordenar a remoção e exigir a substituição de qualquer equipamento não satisfatório.

§ 20 Com referência à qualidade dos materiais e dos serviços, serão respeitadas todas as recomendações da ABNT, mesmo que não aqui expressamente citadas.

§ 21 De modo geral, serão válidas todas as instruções, especificações e normas oficiais no que se refere à recepção, ao transporte, à manipulação, ao emprego e à estocagem dos materiais a serem utilizados na obra.

§ 22 A CONTRATADA antes da aquisição dos materiais e equipamentos, solicitará por escrito ao SAMAE, aprovação das especificações de fornecimento e autorização para compra dos mesmos. A Fiscalização não aceitará os materiais adquiridos sem a prévia aprovação e autorização, ficando o SAMAE isento de quaisquer responsabilidades, cabendo à proponente vencedora arcar com o ônus e/ou prejuízos daí decorrentes.

§ 23 Os materiais hidráulicos ofertados deverão atender às normas, especificações e métodos de ensaio da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e deverão atender ao que dispõe o subitem 6.14.12, do Edital.

§ 24 A CONTRATADA não poderá substituir os membros da equipe técnica, salvo casos de força maior, e mediante prévia concordância do SAMAE, apresentando para tal fim, o acervo técnico do novo profissional a ser incluído na equipe técnica, que deverá ser igual ou superior ao anterior.

§ 25 A CONTRATADA deverá providenciar máquinas, equipamentos e mão-de-obra compatíveis com a obra contratada. Não obstante está subentendido que a proponente vencedora terá que complementar a relação de equipamentos e equipe técnica mínima prevista, com todo e qualquer pessoal, máquinas e equipamentos necessários para o perfeito desempenho das suas atividades na execução das obras, de acordo com o cronograma apresentado.

§ 26 A garantia dos materiais será conforme o estabelecido Código de Defesa do Consumidor.

§ 27 Após a conclusão dos serviços a CONTRATADA oficializará ao SAMAE o encerramento da obra, o qual fará suas considerações e relatórios de pendências, se for o caso, sendo obrigação da proponente vencedora a execução dos serviços faltantes para a emissão do termo de recebimento provisório da obra. Fica a CONTRATADA obrigada a manter, por conta e risco, as obras em perfeitas condições pelo período de noventa (90) dias após a emissão do Termo de Recebimento Provisório e, somente após este prazo, será providenciado pelo SAMAE o Termo de Recebimento Definitivo da Obra. Para a emissão do Termo de Recebimento Definitivo, a proponente vencedora, ainda, deverá protocolar requerimento específico, anexando documento de comprovação de baixa da Matrícula CEI.

CLÁUSULA QUINTA – Equipe Técnica e Identificação dos Funcionários

A equipe técnica que desenvolverá os serviços será composta pelos seguintes funcionários:

(relacionar nome e função).

§ 1º A CONTRATADA deverá observar o parágrafo 10, do art. 30 da Lei Federal n.º 8.666/1993 e alterações, quando houver qualquer alteração do quadro funcional designado para a execução dos serviços.

§ 2º Identificação do responsável pelos contatos e pela solução dos problemas que por ventura venham a ocorrer (nome, telefone, e-mail).

§ 3º Em atendimento ao subitem 18.5, do Edital, a CONTRATADA apresentou a seguinte documentação, em comprovação:

...

CLÁUSULA SEXTA – Subcontratação dos Serviços

§ 1º São vedados o subempreitamento ou a transferência, parcial ou total, dos serviços que compõem o objeto desta licitação, com exceção dos serviços de detonação de rocha com uso de explosivos e recomposição de pavimento, sendo que, perante o SAMAE, o responsável pelos serviços subcontratados sempre será a CONTRATADA.

§ 2º Todos os demais serviços descritos no Termo de Referência – Anexo VII, do Edital deverão ser realizados pela CONTRATADA.

§3º A subcontratação referida no parágrafo primeiro não afasta nem substitui a responsabilidade da CONTRATADA pelas obrigações assumidas na licitação e no contrato.

§ 4º No caso de a CONTRATADA optar pela subcontratação de serviços, informar quais dos serviços previstos no Edital serão subcontratados e os dados da(s) empresa(s) subcontratada(s).

Nome da empresa subcontratada:

Endereço:

Telefone:

Nome do responsável:

§ 5º No caso de subcontratação dos serviços de recomposição de pavimento, a CONTRATADA deverá apresentar a seguinte documentação:

I. Para o serviço de recomposição de pavimento:

a) declaração da empresa subcontratada, datada e assinada, comprometendo-se a executar os serviços conforme o projeto, especificações técnicas e demais partes integrantes do processo licitatório;

b) atestado(s) de Capacidade Técnico-Operacional, fornecido(s) por pessoa jurídica, de direito público ou privado, que comprove a realização de serviços similares, em características e quantidades, de complexidade tecnológica equivalente ou superior ao objeto licitado. O(s) atestado(s) deverá(ão) dispor sobre a prestação satisfatória dos serviços. No(s) atestado(s) deverá(ão) constar discriminadamente os serviços componentes da(s) obra(s) e seus quantitativos, em particular os itens de maior relevância, sendo que os atestados deverão ser de obras já concluídas, conforme artigo 30, da Lei Federal n.º 8.666/1993 em nome da subcontratada.

1) será considerada apta a empresa que comprovar a quantidade mínima especificada para o item abaixo relacionado:

a) Recomposição/execução de pavimento tipo paralelepípedo, com quantidade de no mínimo 2.000 m², a ser comprovada em uma única obra.

CLÁUSULA SÉTIMA – Dos Serviços de Detonação de Rocha com Uso de Explosivos

§ 1º A CONTRATADA, no ato de assinatura deste instrumento, deverá apresentar a seguinte documentação, em atendimento ao subitem 18.7, do Edital:

I. declaração da empresa subcontratada, datada e assinada, comprometendo-se a executar os serviços conforme o projeto, especificações técnicas e demais partes integrantes do processo licitatório;

II. original ou cópia autenticada do Certificado de Registro do Exército, para utilização de explosivos e acessórios de uso civil para serviços de desmonte de rocha. (Dados do certificado...);

III. Quanto ao transporte dos explosivos, o motorista do veículo deverá possuir habilitação para movimentação ou transporte de produtos ou cargas perigosas (explosivos para detonação); devendo ser apresentada a original ou cópia autenticada da carteira nacional de habilitação e o certificado de conclusão de curso de movimentação e transporte de cargas perigosas. (Dados do motorista),...(da Carteira nacional de habilitação)...e (do certificado de conclusão de curso de movimentação e transporte de cargas perigosas...);

IV. Possuir profissional Blaster de 1.ª categoria e apresentar a original ou cópia autenticada da Carta Blaster. (nome do profissional)...(dados da Carta Blaster...);

V. Original ou cópia autenticada de Termo de Vistoria do veículo de transporte de material para a detonação de rochas, expedido pelo exército. (Dados do veículo...);

VI. Autorização para a prestação de serviços de detonação expedida pelo Exército;

VII. cópia autenticada do registro da empresa junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), da empresa subcontratada, se aplicável;

VIII. atestado(s) de Capacidade Técnico-Operacional, fornecido(s) por pessoa jurídica, de direito público ou privado, que comprove a realização de serviços similares, em características e quantidades, de complexidade tecnológica equivalente ou superior, de acordo com os quantitativos abaixo relacionados. O(s) atestado(s) deverá(ão) dispor sobre a prestação satisfatória dos serviços. No(s) atestado(s) deverá(ão) constar discriminadamente os serviços e seus quantitativos, sendo que os atestados deverão ser de serviços já concluídos, conforme artigo 30, da Lei Federal n.º 8.666/1993, em nome da subcontratada:

a) será considerada apta a empresa que comprovar a quantidade mínima especificada para o item abaixo relacionado:

1) Escavação de valas em material de 3ª categoria com uso de explosivos com quantidade de, no mínimo, 700m³, a ser comprovada em uma única obra.

§ 2º A declaração deverá ser apresentada no caso de haver subcontratação de serviços. Os demais documentos deverão ser apresentados pela CONTRATADA ou pela empresa subcontratada para a execução dos serviços.

§ 3º A CONTRATADA deverá atender aos procedimentos de transporte e o carregamento de explosivos, bem como, as detonações devem estar de acordo com as exigências da Legislação Municipal, da Secretaria de Segurança Pública, do Exército, e das condições técnicas limítrofes de vibração de solo e intensidade sonora.

§ 4º A CONTRATADA é responsável pelo veículo de transporte de material para a detonação de rochas, que deverá atender à legislação pertinente ao serviço.

§ 5º A CONTRATADA deverá possuir um dispositivo sonoro a ser acionado antes de cada detonação de rochas.

CLÁUSULA OITAVA – Prazo de Execução

O prazo para a execução dos serviços será de, no máximo, 210 (duzentos e dez) dias corridos, a contar da data do recebimento da Ordem de Início dos Serviços, que será emitida pela Divisão de Planejamento Integrado do SAMAE, em até 15 (quinze) dias após a publicação do contrato.

O início da obra deverá ocorrer em até 02 (dois) dias após a emissão da Ordem.

CLÁUSULA NONA – Condições de pagamento

§ 1º A medição dos serviços e a apuração dos quantitativos terão os critérios previstos nas especificações técnicas dos projetos (em anexo) e deve estar previsto na planilha de orçamento.

§ 2º Ao final de cada período de no mínimo 30 dias, a CONTRATADA apresentará o boletim de medição prévia dos serviços efetivamente executados, através de planilha e memória de cálculo detalhada.

§ 3º A fiscalização terá 10 (dez) dias úteis contados a partir da data da apresentação da medição, para aprovar ou rejeitar, em parte ou no todo, a medição prévia relatada pela CONTRATADA, bem como para avaliar as atividades executadas.

§ 4º No caso de reapresentação de medição rejeitada pela fiscalização, está terá 10 (dez) dias úteis contados a partir da data da reapresentação da medição, para aprovar ou rejeitar, em parte ou no todo, a medição prévia relatada pela CONTRATADA, bem como para avaliar as atividades executadas.

§ 5º A aprovação da medição prévia, apresentada pela CONTRATADA, não a (s) exime de quaisquer responsabilidades contratuais, nem implica aceitação definitiva dos serviços executados.

§ 6º Após a aprovação, a CONTRATADA emitirá nota fiscal/fatura, no valor da medição definitiva aprovada, acompanhada da planilha de medição de serviços e de memória de cálculo detalhada.

§ 7º O pagamento somente será efetuado após a liberação da nota/fatura apresentada pela contratada, referente aos serviços efetivamente executados e dos demais documentos listados anteriormente.

§ 8º O pagamento da Nota Fiscal, conferida e liberada pelo fiscal do contrato, responsável pelo acompanhamento da sua execução, será efetuado, no 30º (trigésimo) dia, contados da sua apresentação de acordo com os quantitativos efetivamente realizados no período.

§ 9º O intervalo de tempo, para serviços prestados, constante do boletim de medição, é denominado período. Tal documento é imprescindível para a liquidação das despesas, devendo ser devidamente conferido e atestado pelo responsável técnico/fiscal do contrato.

§ 10 A nota fiscal, contendo, no mínimo, o número do contrato, o período de execução do serviço e o número do Cadastro Específico do INSS – CEI, deverá ser entregue à Divisão Financeira, acompanhada do respectivo boletim de medição, até o último dia do mês da prestação dos serviços.

§ 11 Para fins de pagamento, deverão ser informados, na Nota Fiscal, os dados bancários, contendo o nome e o número do banco, da agência e da conta corrente em nome da proponente vencedora. A conta corrente deverá estar em nome da pessoa jurídica vencedora do certame.

I. Não serão realizados pagamentos por meio de boleto bancário.

§ 12 Sob pena de suspensão, o pagamento está condicionado à apresentação de cópia dos documentos abaixo relacionados, juntamente com a Nota Fiscal, com exceção da primeira medição:

I. Mensalmente:

a) Folha de pagamento mensal, acompanhada dos recibos de pagamento da remuneração, inclusive de férias e 13º salário, devidamente quitados e/ou arquivos de retorno bancário que comprovem a quitação dos salários, do pessoal alocado para efetuar os serviços referentes ao objeto do contrato;

b) Relatório individual de efetividade da equipe designada para execução dos serviços (cartão-ponto ou folha-ponto);

c) Guia de recolhimento ao FGTS e de informações à Previdência Social – GFIP completa (protocolo de envio, relação de trabalhadores e comprovante de declaração das contribuições a recolher à Previdência Social), relativa ao mês anterior ao da emissão da nota fiscal, juntamente

com o comprovante de recolhimento do FGTS, e

d) Guia de Previdência Social (GPS) relativa ao mês anterior ao da emissão da nota fiscal, juntamente com o comprovante de recolhimento.

e) Certificado de regularidade do FGTS – CRF, emitido pela Caixa Econômica Federal; e

f) Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Receita Federal, e

g) Certidão de Situação Fiscal, expedida pela receita Estadual.

h) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho, e

i) Certidão de Regularidade perante a Fazenda Municipal do domicílio da empresa.

II. Anualmente ou quando ocorrer o fato:

a) Relação Anual de Informações Sociais – RAIS;

b) Ficha de registro de empregado e contrato de trabalho, e

b) Ficha de registro de empregado e contrato de trabalho, e

Documentos relacionados