1. OBJETIVO

1.1. O objetivo desta Condição Especial é o de incluir a cobertura de Cancelamento ou Alteração de Viagem - Padrão no Seguro de Viagem da QBE Brasil Seguros S.A.

2. RISCOS COBERTOS

2.1. A presente Condição Especial, desde que contratada e pago o prêmio, tem por objetivo garantir ao segurado o pagamento de indenização limitada ao Capital Segurado contratado para esta cobertura em caso de perdas irrecuperáveis com depósitos e/ou despesas pagas por antecipação em referência a sua viagem, sempre que o Cancelamento ou Alteração for necessário e/ou inevitável, exceto se decorrente de riscos excluídos e observados os demais itens desta Condição Especial e das Condições Gerais do Seguro Compreensivo de Viagem.

Entende-se por Cancelamento de Viagem a desistência pelo início da viagem contratada em virtude de evento coberto ocorrido após a data de contratação da cobertura e em data anterior ao início de viagem.

Importante:

Válido para contratações realizadas até 5 dias após a compra do primeiro item da viagem;

Essa cobertura só terá validade se contratada em data anterior aos 15 (quinze) dias do início da viagem.

2.2. Somente estará coberto o Cancelamento de viagem como consequência única e exclusiva de:

a) Falecimento do segurado;

b) Incapacidade total ou parcial por acidente ou doença grave do segurado clinicamente declarada;

c) Falecimento ou incapacidade total ou parcial, ou incapacidade total ou permanente clinicamente declarada por doença grave ou acidente de membros da família de até 3º grau (que tenham ocorrido em até 60 dias anteriores ao início de viagem);

d) Falecimento ou incapacidade total ou parcial, ou incapacidade total e permanente clinicamente declarada por doença grave ou acidente do companheiro de viagem ou sócio (que tenham ocorrido em até 60 dias anteriores ao início de viagem)

e) Cancelamento de viagem motivado pela desistência de

88 acompanhante de viagem por qualquer causa coberta por esta garantia.

Os motivos de cancelamento garantem, exclusivamente, o reembolso das despesas do segurado, não se estendendo assim a acompanhantes de viagem, embora o segurado possa cancelar em virtude destes. Para que tenham direito a cobertura, cada um dos acompanhantes deverá realizar sua respectiva contratação.

Importante:

Quando aplicável, a seguradora se reserva ao direito de realizar perícia médica comprobatória;

Em caso de reembolso parcial, caberá à seguradora indenizar somente a diferença entre o valor reembolsado pela operadora/agência e o preço integral do pacote, desde que respeitados os limites contratados para esta cobertura.

3. RISCOS EXCLUÍDOS

3.1. Além das exclusões constantes do item 4 - RISCOS EXCLUÍDOS DE TODAS AS GARANTIAS das Condições Gerais deste Seguro estão, também, expressamente excluídos desta cobertura:

a) Eventos não denunciados em até 24 (vinte e quatro) horas após a ocorrência do evento que motivou o cancelamento;

b) Uso de drogas, toxicomania ou utilização de medicamentos sem ordem médica;

c) Cancelamento motivado pela fata de apresentação de visto na entrada do país de destino, quando o mesmo tenha de ser emitido em data anterior no país de origem;

d) Cancelamento de voo fretado;

e) Taxas, multas e diferenças tarifárias oriundas de re-emissão/remarcação de passagens, hospedagem, embarques marítimos e demais itens de viagem, salvo nos casos onde forem aplicadas com a finalidade de impedir/evitar um cancelamento total da viagem e desde que os valores incidentes sejam inferiores aos valores previstos no contrato para o respectivo cancelamento;

f) Despesas relacionadas a locação de imóveis na cidade de destino;

g) Quaisquer despesas decorrentes emissão de documentos pessoais (passaporte, taxas consulares, vacinas, etc);

h) Cancelamentos motivados por alterações de data e/ou destinos provocados pelo fornecedor (Agente, Operador, Hotel, Cia Aérea, Cia Marítima, etc.), e/ou pela sua incapacidade em honrar a viagem contratada;

89 i) Cancelamento motivado por condição climática não

correspondente a expectativa do segurado.

3.2. Estão excluídas da cobertura desta garantia as internações em instituições do tipo abaixo relacionadas:

a) Instituição para atendimento de deficientes mentais, instituições para o tratamento de enfermidades psiquiátricas e/ou subnormalidades, bem como departamentos psiquiátricos de um hospital;

b) Local para idosos, casas de descanso, asilos e assemelhados;

c) Clínicas ou local para recuperação de dependentes químicos;

d) Instituições de saúde hidroterápica ou clínica de método curativos naturais; casa de saúde para convalescentes; unidade especial de hospital usada primordialmente como um lugar para viciados em drogas ou álcool ou como uma instituição de saúde para convalescentes ou para reabilitação; clínicas de emagrecimento e SPA.

4. DATA DO EVENTO

4.1. Para efeito de cobertura e determinação do Capital Segurado, considera-se como data do evento a data do cancelamento.

5. FRANQUIA

5.1. Não será aplicada franquia nesta cobertura.

6. CARÊNCIA

6.1. Não será aplicada carência nesta cobertura.

7. DOCUMENTOS EM CASO DE SINISTRO

7.1. Em complemento ao item 19 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA EM CASO DE SINISTRO das Condições Gerais deste seguro, para análise de sinistro desta cobertura deverão ser entregues à Seguradora, os seguintes documentos:

a) Cópia do CPF, RG e Comprovante de residência do Segurado;

b) Cópia simples do bilhete do segurado;

c) Formulário de AVISO DE SINISTRO, com dados bancários do segurado, devidamente preenchido e assinado.

d) Documento que comprove o vínculo familiar do segurado com o sinistrado (pessoa que sofreu o óbito ou a incapacidade total/parcial), sendo:

Se pais ou filhos do segurado: cópia do RG ou Certidão de

90 Nascimento e CPF;

Se cônjuge do segurado: cópia do RG e CPF do cônjuge.

Certidão de Casamento atualizada (tirada do cartório após a ocorrência do evento). Caso não seja possível emitir a certidão atualizada, enviar a Certidão de Casamento e a Declaração de União Estável Particular. Caso não possua Certidão de Casamento, enviar Declaração de União Estável Pública Atualizada;

Se irmão do segurado: cópia do RG e CPF do irmão e dos pais.

e) Carta informando o valor da multa cobrada devido ao cancelamento, sendo:

Viagem Marítima: documento emitido pela empresa marítima;

Viagem Aérea + Terrestre: cópia do contrato onde consta a descrição do pacote adquirido e valor da viagem e carta da agência de viagens em papel timbrado e com assinatura do responsável informando o valor da multa.

Além dos documentos acima informados, enviar em caso de:

f) Morte do segurado, parentes de primeiro grau ou sócio:

• Cópia da certidão de óbito.

g) Incapacidade total ou parcial do segurado, parentes de primeiro grau ou sócio:

• Relatório de internação hospitalar, com data de internação, data da alta médica, CID – Código Internacional de Doença e informações do paciente;

• Relatório médico informando o período necessário de repouso.

a) Morte do familiar de até terceiro grau de parentesco;

• Cópia da Certidão de óbito;

• Documentação que comprove grau de parentesco.

h) Cancelamento de viagem motivado pela desistência de acompanhante:

• Carta esclarecendo o motivo do cancelamento do acompanhante.

i) Alteração de Viagem

• Comprovante da solicitação da remarcação da data da viagem;

• Comprovante da multa de remarcação da viagem;

• Comprovante da compra da nova viagem.

91 8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. Ratificam-se as demais Condições Gerais do Seguro de Viagem - Bilhete da QBE Brasil Seguros S.A. que não foram revogadas por esta Condição Especial.

92 CONDIÇÃO ESPECIAL DA COBERTURA ADICIONAL

No documento 1.3. Os eventuais encargos de tradução necessários à liquidação de sinistros, ficarão totalmente a cargo da sociedade seguradora. (páginas 87-92)