• Nenhum resultado encontrado

COMUNICAÇÃO LINGUAGEM DOMINANTES CAPACIDADES DE EXEMPLOS DE GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS

3.1 O livro didático Insight

3.1.1 Características gerais do livro

O livro didático Insight constitui-se em um volume único para ser utilizado nas três séries do Ensino Médio do sistema educacional brasileiro. Segundo os autores, o fato de ele se constituir de um só volume reflete questões de ordem prática:

primeiramente, o volume único permitirá que os alunos que desejarem tenham à sua disposição, para revisão, todo o conteúdo estudado durante o ensino médio. Em segundo lugar, essa escolha reflete nosso desejo de oferecer ao professor um material flexível, que

possa facilmente ser adaptado às suas condições de carga horária e calendário letivo.

O livro está organizado em vinte e quatro unidades com questões de concursos vestibulares de todo o Brasil, reproduzindo exercícios e atividades de diversos exames de anos anteriores. Esses exercícios e atividades estão intercalados a cada três unidades do livro, totalizando oito seções.

Cada unidade inicia-se com um texto que é antecedido por perguntas que conduzem à discussão e à ativação de esquemas do aluno sobre o tema em questão. Acreditamos ser este um momento apropriado para o discente inferir e antecipar sua opinião sobre o texto como uma das tentativas de buscar o processo interativo inerente ao contexto de leitura (cf. a seção 1.3 do primeiro capítulo quando discorremos sobre o processo de leitura em língua estrangeira). Em outras palavras, o LD valoriza o conhecimento prévio e o conhecimento de mundo do aluno, como forma de interpretar e de pensar sobre a sua realidade. O texto também é acompanhado de ilustração e de um glossário, em português, com palavras selecionadas pelos próprios autores do livro, julgando serem essas as palavras difíceis para os alunos. Em seguida, o livro propõe atividades de compreensão textual. Na parte final do livro, existe uma lista de verbos irregulares, e acompanha o livro um CD-Rom com exercícios de múltipla- escolha de gramática.

No que se refere à visão de ensino e aprendizagem de leitura, há inspiração clara nas versões dos PCN de LE. Fizemos essa constatação no próprio manual do professor ao trazer informações sobre a diversidade de gêneros com o que o livro pretende trabalhar, com os temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, etc.). Esses temas podem ser verificados pelos tópicos no sumário do livro. O manual ainda menciona uma proposta de trabalho interdisciplinar. Entretanto, como percebemos pela análise realizada, o livro não cria condições para a interdisciplinariedade a partir dos temas transversais propostos pelo manual do professor. Com isso, acreditamos haver um descompasso entre a exposição teórica e as atividades e exercícios didático-pedagógicos constantes no livro do aluno para a busca de construção de conhecimento visando a formação acadêmico-profissional do aluno, como proposto pelos PCN de LE (cf. a seção 1.1 do primeiro capítulo desta dissertação).

Todas as unidades desse LD mantêm sempre a mesma organização e uma seqüência fixa em termos de formato de apresentação de conteúdo, como mostra o Quadro 8.

Quadro 8: Organização do livro didático Insight

Organização Atividades Propostas

Reading Comprehension 1 Perguntas de compreensão para facilitar a leitura visando o

desenvolvimento de estratégias de leitura apropriadas.

Exam Practice Questões baseadas em vestibulares com o objetivo não só de

consolidar as estratégias de leitura, mas também de desenvolver técnicas de exame.

Vocabulary 1 Seção dedicada ao estudo do vocabulário do primeiro texto de cada

unidade.

Vocabulary 2 Breve explicação lexical e exercícios sobre palavras que

desempenhem algum tipo de função gramatical ou que tenham reflexo mais direto na estruturação da língua.

Reading Comprehension 2 Texto cujo objetivo principal é apresentar, de forma contextualizada, os pontos gramaticais da unidade. Também é seguido de exercícios de compreensão textual como o primeiro texto.

Vocabulary 3 Breve explicação lexical que parte de um trecho retirado do texto e

exercícios que praticam os pontos levantados na explicação.

Understand Grammar Explicação de um ou mais pontos gramaticais, partindo também de um trecho retirado do texto.

Practice Grammar Exercícios de gramática que trabalham os pontos abordados na

explicação.

Writing Exercícios de produção de textos escritos relacionados ao dia-a-dia

dos alunos, tais como e-mail e pequenos resumos.

As propostas de atividades mencionadas no quadro acima estão explicitadas e justificadas no manual do professor de forma coesa e objetiva, como forma de orientar melhor o professor para uma ação prática didático-pedagógica que sustente uma concepção de leitura e interpretação enquanto processo de construção de sentido. Não obstante, o que observamos no livro do aluno é a solicitação de uma compreensão escrita avaliada de sentido único e legitimado pelo próprio LD.

O Manual do Professor, por sua vez, contém duas páginas e meia introdutórias nas quais são apresentados os objetivos gerais de Insight, a estrutura das unidades e suas partes, com os respectivos objetivos específicos de cada uma. Além disso, apresenta, ao professor, incipientemente, pressupostos teóricos quanto à utilização do LD em sala de aula. Termos como “insumo lingüístico”, “gênero textual”, “tipos de textos”, “estilos de aprendizagem”, entre outros, são muitas vezes introduzidos de forma assistemática e sem o necessário aprofundamento e

explicitação. Desse modo, os procedimentos metodológicos equivalem às instruções fornecidas para as atividades e exercícios propostos em cada unidade, contribuindo muito pouco para a formação dos professores que vierem a adotar esse livro didático.

Ressalta-se, entretanto, que não há uma preocupação sistemática em contextualizar a grande maioria dos textos. Trata-se de indicações dispersas que impedem o aluno de identificar quem escreveu o texto, onde e quando o texto foi publicado; informações incompletas ou inexistentes sobre o suporte de onde foi extraído o texto, situando-o em relação às condições de produção; e informações sobre o contexto social em que o texto foi produzido.

No Gráfico 1, apresentamos a freqüência das informações contextualizadoras sobre o momento de produção, o lugar de produção e o(s) autor(es) do(s) texto(s) apresentados e trabalhados no LD analisado.

16,66 10,4110,41 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 Contexto de Produção Lugar de Produção Autor(a)

Gráfico 1: Freqüência do contexto de produção dos textos de Insight.

Como vemos, o livro Insight não apresenta uma sistematização de contextualização do texto, apenas 16,66% dos textos marcam o contexto de produção, o lugar de produção aparece em 10,41% dos textos e o(s) autor(es) também em 10,41%. Ao leitor, não é garantido o papel sócio-histórico da maioria dos textos apresentados, sendo forçadamente incluídos na unidade sem qualquer objetivo. Assim, a falta de uma instrumentalização para compreender as condições de produção do texto no processo de leitura é absorvido pelo LD, além de não contribuir para o desenvolvimento de um aluno ativo e crítico. Além disso, a falta de

contextualização do texto dificulta o reconhecimento do gênero textual e não conduz o aluno a um trabalho nesse sentido.