• Nenhum resultado encontrado

Caracterização do espaço empírico de pesquisa

4 POLÍTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR DO ESTADO DO

4.3 Concepções e práticas de gestão escolar

4.3.1 Caracterização do espaço empírico de pesquisa

A organização e gestão das escolas da rede estadual no Maranhão apresentam características típicas da realidade educacional de muitas escolas públicas do Brasil. Ou seja, as escolas funcionam nos três turnos, com a oferta de ensino fundamental, ensino médio e EJA, e algumas delas oferecem apenas o ensino médio na modalidade regular e EJA, além da educação especial. A capacidade de atendimento varia em função do número de salas de aula, mas, em média, o atendimento varia em torno de 30 a 35 alunos no ensino fundamental e de 40 a 45 no ensino médio (BRASIL, 2011).

A carga horária dos profissionais da educação é de 20h/a semanais e o regime de trabalho se efetiva mediante três situações: pessoal nomeado por concurso público; contratado em situação emergencial por processo seletivo (professores) e terceirizados. O processo de lotação dos professores é feito via URE41, mediante demanda apresentada pela escola onde são apresentadas as carências em termos de processos, técnico-pedagógicas, técnico-administrativas, auxiliar operacional. Contudo, não existe um sistema gerencial informatizado para a gestão desse processo, o que o torna moroso, acarretando sérios prejuízos às

41 Unidades Regionais de Educação – UREs. No estado do Maranhão são 19 unidades nomeadas

escolas, com atraso no atendimento das suas necessidades, provocando o atraso do período letivo e da oferta das disciplinas do currículo.

Outra carência é a falta de pessoal técnico-pedagógico, na função de supervisores para orientação e acompanhamento da ação pedagógica. No contexto apresentado, essa função passa a ser realizada por profissionais que se afastam da sala de aula por problemas de saúde e que se limitam ao cumprimento burocrático de conferência das cargas horárias das disciplinas escolares. Sendo assim, o trabalho pedagógico deixa de ser realizado e perde sua real finalidade.

Diante do contexto apresentado, ressalta-se que a escola pesquisada está localizada na zona urbana da cidade de São Luís – Maranhão e a sua implantação deveu-se a uma reivindicação da comunidade local ao Governo do Estado. O referido Centro de Ensino foi criado por meio de um decreto datado de julho de 1994 e seu reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação - CEE ocorreu no ano de 1997. E, reconhecido pelo Sistema de Ensino Público Estadual do Estado do Maranhão e a este vinculado.

A estrutura física do prédio onde funciona a escola compreende uma forma arquitetônica monobloco, com área total de 10.010.79 m² e uma área construída de 3.825.35 m². Possui três prédios: um determinado ao funcionamento do Ensino Fundamental - EF, com 13 (treze) salas de aula; um prédio onde funciona o Ensino Médio – EM, com 20 (vinte) salas de aula e o prédio do auditório central. A escola, de modo geral, dispõe de cantina, cozinha, refeitório, laboratórios (Ciências, Informática, Biologia, Química, Física e Matemática), auditório, biblioteca, almoxarifado, sala de vídeo, sala de leitura, salas de professores, sala de direção, secretaria, quadra de esportes, apoio pedagógico, banheiros, inclusive para deficientes, estacionamento, área para recreação tudo dentro dos padrões aceitáveis de conservação e higiene. O layout e o mobiliário estão em bom estado de conservação, entretanto as instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias necessitam de reparos; a área externa está em bom estado de conservação.

Os turnos de funcionamento da escola são: matutino, vespertino e noturno. Nesses turnos a escola ministra Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste aspecto, a tabela abaixo demonstra a distribuição dos alunos por níveis e modalidade de ensino, assim como por turnos, anos e/ou etapas e número de turmas e total de alunos por série.

Tabela 3: Número de alunos por níveis e modalidade/2014 Níveis e

Modalidades de Ensino

Nº de Alunos p/Turmas/Anos e/ou séries/Turnos Total de alunos

Turnos Anos/Etapas Nº de Turmas

01 Ensino fundamental de 6º ao 9º ano Mat. 7º ano 07 47 Mat./Vesp. 8º ano 121 Mat./Vesp. 9º ano 135 02

Ensino Médio Mat./Vesp./Not. Mat./Vesp. 1º ano 2º ano 29 417 362

Mat./Vesp./Not 3º ano 372 03 Educação de Jovens e Adultos Not. 1ª e 2ª etapas 06 223 Total - - - 42 1677

Fonte: Pesquisa de campo/2014.

A escola, por ser um CE, atende ao EF, EM e à EJA. No ano de 2014 teve uma matrícula inicial de 1.677 (mil seiscentos e setenta e sete) alunos distribuídos nas turmas de 7º ao 9º ano do EF, 1º ao 3º ano do EM e 1ª e 2ª etapa da EJA. Esse total de matrículas foi atendido nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O corpo discente é constituído em sua maioria por alunos do próprio bairro e adjacências. As turmas são organizadas seguindo critérios de ordem de matrícula, observando uma faixa etária no Ensino Fundamental de sete a catorze anos de idade e no Ensino Médio a partir dos catorze anos. São em geral, alunos oriundos de família de classe média e baixa. A forma de ingresso provém da matrícula direta na escola e por meio da Central de Vagas da Secretaria de Educação do Estado.

A equipe de funcionários da escola é composta por uma equipe de gestão formada por 01 (um) gestor geral; 02 (dois) gestores adjuntos; 01 (um) secretário. Uma equipe pedagógica composta por 03 (três) supervisores no turno matutino: 02 (duas) no Ensino Médio e 01(uma) no Ensino Fundamental. No turno vespertino são 02 (duas) supervisoras no Ensino Médio e 01(uma) no Ensino Fundamental; no turno noturno, são 02 (duas) supervisoras no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há ainda uma equipe administrativa formada por 9 (nove) pessoas no turno matutino, 5 no turno vespertino e 06 no turno noturno, responsáveis pelo serviço burocrático. O serviço de limpeza e segurança é terceirizado para a Empresa MASP.

No ano de 2014, segundo a pesquisa de campo, o corpo docente foi formado por 142 professores, distribuídos de acordo com as informações da tabela abaixo.

Tabela 4: Distribuição de professores por modalidade de ensino segundo vínculo profissional Níveis e Modalidades de Ensino Situação Funcional Total

Efetivo Contratado

Ensino fundamental de 6º ao 9º ano 16 - 16

Ensino Médio 89 07 96

Educação de Jovens e Adultos 20 - 20

Total 125 07 132

Fonte: Pesquisa de campo/2014.

No EF a escola dispunha de 16 (dezesseis) professores, todos do quadro efetivo da rede estadual de ensino. No EM a escola teve em seu quadro 89 (oitenta e nove) professores efetivos e 07 (sete) contratados. Na EJA, em 2014, a escola contou no seu quadro de professores com 20 (vinte) efetivos. Todos os professores licenciados e distribuídos nas diversas áreas do currículo escolar: Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Ética, Ensino Religioso e Arte.

4.3.2 Interfaces entre gerencialismo e gestão escolar democrática expressas nas