• Nenhum resultado encontrado

3 ASPECTOS METODOLÓGICOS

3.3 APRESENTAÇÃO DO CORPUS

3.3.1 Caracterização do livro didático

Até o ano de 2010 a Educação de Jovens e Adultos não tinha acesso a um material didático que desse suporte ao ensino. A partir de 2011, as escolas públicas passaram a ser comtempladas com o Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos – EJA. A coleção ―É tempo de aprender‖ foi escolhida como primeiro livro didático a ser utilizado pelas escolas públicas na modalidade de ensino da EJA, previsto para um período de três, sendo remanejado no estado do RN, para mais um ano, devido à ausência de novos livros.

Esta coleção apresenta-se com um aspecto inovador, o de ser um material multidisciplinar, que congrega todas as disciplinas de cada uma das séries do ensino

fundamental em um único volume. O aspecto da multidisciplinariedade não está apenas nessa junção de áreas de conhecimento em um único material, mas, também no conteúdo, haja vista que todas as disciplinas trazem os mesmos temas nas unidades e tratam a mesma temática em todos os capítulos.

A coleção está organizada em 04 volumes, que correspondem às séries do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Cada volume deve ser utilizado durante um semestre, composto por 07 disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Artes. Cada volume divide-se em quatros unidades temáticas, que são subdivididas em 04 a 05 capítulos que abordam os seguintes eixos temáticos:

Quadro 10 – Unidades temáticas

ANO UNIDADE I UNIDADE II

6º Identidade Cidadania e Leitura

7º Meio ambiente Saúde e qualidade de vida 8º Cidadania e cultura Cultura de paz

9º Trabalho e consumo Saúde e qualidade de vida Fonte: (SILVA, v.1, 2009, p. 26).

Dessa forma, a cada semestre se trabalha com dois eixos temáticos que se subdividem em subtemas nos capítulos. Os eixos temáticos abordam questões da realidade social dos alunos, e trazem questionamentos sobre as problemáticas sociais recorrentes atualmente, resultantes na maioria das desigualdades sociais existentes. As temáticas apresentadas visam desenvolver a consciência crítica dos alunos para as causas dos problemas, na perspectiva de transformação da realidade por parte do educando.

Cada capítulo apresenta oito seções comuns a todas as disciplinas. Além das seções comuns, cada disciplina traz seções especificas que apresentam propostas relacionadas aos conteúdos. Na disciplina língua portuguesa temos as seguintes seções especificas:

Quadro 11 – Seções Língua Portuguesa

SEÇÃO CONTEÚDOS

Um olhar para língua Espaço de propostas de análise linguística, de estudos gramaticais Olhe a escrita Trabalho com ortografia e com outros aspectos notacionais

Tramando textos Apresenta atividades de produção escrita ou oral Fonte: (SILVA, v.1, 2009, p. 28).

Em algumas das atividades propostas nas seções, apresentam-se junto aos subtítulos, ícones gráficos que indicam para o professor e para o aluno, os tipos de atividades e conteúdos propostos. Na área de Língua Portuguesa as funções dos ícones especificados indicam as seguintes categorias:

Figura 1 – Ícones gráficos

Fonte: (SILVA, v.1, 2009, p. 6.)

Dessa maneira, os ícones estão presentes nas seguintes atividades:

a) Registro escrito - as atividades que priorizam o uso da escrita; interpretações de textos, produções escritas, atividades que tratam de aspectos ortográficos e gramaticais;

b) Expressão oral - Questões direcionadas para serem respondidas oralmente antes da leitura de textos, discussões e conversas com o colega e a turma sobre os temas abordados;

c) Trabalho em grupo - atividades que envolvem a modalidade escrita e oral em pares;

d) Pesquisa - designa todas as atividades de pesquisa, orais ou escritas.

Como é possível perceber, o livro didático da coleção ―É tempo de aprender‖, apresenta um conjunto de atividades destacadas pelas autoras como atividades de expressão oral. No entanto, vale salientar que as atividades classificadas como

expressão oral em sua maioria são atividades voltadas para o uso da fala em contextos informais, como a discussão de temas relacionados ao texto escrito, o que não constitui um trabalho de reflexão sobre a modalidade oral da língua.

No livro do educador, os autores da coleção produziram um manual geral e um manual especifico, por área de conhecimento, destinados ao professor. O manual geral contém resumos das principais teorias e fundamentos teóricos - metodológicos que os autores apontam como embasamento da obra, com o objetivo de auxiliar os professores a compreenderem a concepção de mundo e de educação proposta no livro.

No Manual Geral são destacados como concepção de Educação de Jovens e Adultos que permeia todas as etapas da obra, os princípios pautados na concepção ―libertadora de educação‖ e na concepção ―socioconstrutivista do conhecimento‖. Nesse contexto, as autoras explicitam que as obras têm como principal embasamento teórico os estudos de Bakhtin, Gardner e Paulo Freire, apontando que a Educação de Jovens e Adultos é um processo discursivo - dialógico pautado nas relações interpessoais dialógicas, na interatividade da relação educador- educandos e dos educandos entre si.

Atentamos para observar o que diz o manual especifico de Língua Portuguesa sobre a oralidade. Segundo as autoras, ao abordar o eixo da oralidade são considerados os seguintes aspectos fundamentais, situados no campo do letramento e do ensino da linguagem, são eles:

 O estudo dos gêneros orais que constituem em textos completos como conto folclórico, causo, adivinha, provérbio, lenda e conto acumulativo, etc.

 As situações em que o aluno emprega a fala em diversos contextos comunicativos, formais ou informais. É o caso dos gêneros como debate, exposição oral orientada, o seminário, a conversação espontânea, a construção de respostas orais, etc.(SILVA, 2009, p.46).

Podemos compreender, que as autoras enfatizam no tocante ao ensino da oralidade, as propostas privilegiam atividades com textos de tradição oral e o trabalho com os gêneros informais e formais, exemplificando alguns gêneros presentes nas obras.

Quanto aos objetivos do trabalho com a oralidade, no manual do educador é destacado que deve - se inserir os alunos nas reflexões sobre a língua oral,

conscientizando-os a respeito das diferentes possibilidades de uso dessa modalidade e das suas características. Assim, as atividades propostas pretendem levar os alunos a:

 identificar e comparar algumas marcas dialetais e, a partir de uma reflexão a respeito das variantes linguísticas, identificar respeitar e valorizar a diversidade de falares do povo brasileiro;

 reconhecer algumas características da modalidade oral e escrita;  identificar marcas de oralidade em textos escritos e também em

textos que não acomodam marcas de oralidade;

 perceber que o discurso oral também pode ser produto de uma elaboração (SILVA, 2009, p.46).

No manual, explicitam ainda que, através das atividades de escuta, análise e produção, o trabalho tem como base o reconhecimento da distinção e da conjugação de aspectos da oralidade e da escrita sem concebê-los em oposição, apontando que a obra evita a abordagem da inerência entre oralidade como sinônimo de discurso informal e escrita como sinônimo de formalidade.

Documentos relacionados