• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III- Materiais e Métodos

Anexo 10 Cartas e autorizações

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mestrado em Supervisão Pedagógica

Direção da Associação

Rancho Folclórico da Boidobra Rua Direita nº 57

6200- 264 Boidobra

Data-25/10/2011

Exmºs. Senhores

No âmbito da realização da Tese de Mestrado a decorrer em Supervisão Pedagógica pela mestranda Ilda da Conceição Alves Vaz, nº M4532, através do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, sob a orientação do Professor Doutor Manuel da Silva Loureiro, vem por este meio pedir permissão à Direção da Associação Rancho Folclórico da Boidobra, para que este estudo possa ser realizado no âmbito do projeto designado Escola Infantil de Folclore a decorrer nessa associação, cujo tema é: Desenvolver competências a brincar, As competências promovidas pelas brincadeiras e jogos de criança; com este estudo, pretende-se averiguar que competências têm sido relacionadas com as brincadeiras e jogos.

Aproveita também para solicitar que seja autorizada a realização do preenchimento de questionários, por parte das crianças envolvidas no projeto, assim como seus pais e formadores, salientando que neste questionário não são colocadas questões do foro íntimo. Está garantido, desta forma, o anonimato dos dados recolhidos.

Agradece desde já a sua preciosa colaboração. Sou com mui estima

A mestranda

_________________________ (Ilda da Conceição Alves Vaz)

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Mestrado em Supervisão Pedagógica

Direção do Agrupamento de Escola Pêro Da Covilhã

Rua Dr. Manuel Castro Martins 6200- 009 Covilhã

Data-12/04/2012

Exmºs. Senhores

No âmbito da realização da Tese de Mestrado a decorrer em Supervisão Pedagógica pela mestranda Ilda da Conceição Alves Vaz, nº M4532, através do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, sob a orientação do Professor Doutor Manuel da Silva Loureiro, vem por este meio pedir permissão à Direção do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, para que seja autorizada a realização de entrevistas a quatro Professores deste Agrupamento, nomeadamente três Professores da EB1 de Boidobra (Professora do Jardim de Infância, Professora do 1º ano e Professora do 3º ano) e uma professora da EB1 Do Rodrigo (Professora do Jardim de Infância). Este estudo está a ser realizado no âmbito do projeto designado Escola Infantil de Folclore a decorrer na Associação Rancho Folclórico da Boidobra, cujo tema é: Desenvolver competências a brincar As competências promovidas pelas brincadeiras e jogos de criança. Nesta entrevista não são colocadas questões do foro íntimo, garantindo desta forma, o anonimato dos dados recolhidos e será realizada fora da hora letiva.

Agradece desde já a sua preciosa colaboração. Sou com mui estima

A mestrada

Número de registo do sistema de monitorização de inquéritos em meio escolar e

sua autorização.

Identificação da Entidade / Interlocutor

Nome da entidade:

Ilda da Conceição Alves Vaz Nome do Interlocutor:

Ilda da Conceição Alves Vaz E-mail do interlocutor: ildaalvesvaz@gmail.com Dados do Inquérito Número de registo: 0322000001 Designação:

Desenvolver competências a brincar- São quatro entrevistas: 2 para professores do pré-escolar,2 para professores de 1ºciclo titulares de Turma.

Descrição:

Eu, ILDA DA CONCEIÇÃO ALVES VAZ, portador do B.I. nº 8602762, do arquivo de identificação de Castelo Branco, venho, de acordo com o disposto no ponto 1 do Despacho nº 15847/2007, de 27 de Julho, do Ministério da Educação – Gabinete da Ministra, solicitar a Vª Ex.ª autorização para aplicação de entrevistas em meio escolar – Professores do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã – Covilhã A informação recolhida através dos instrumentos aludidos destina-se a uma investigação empírica que tem como objetivos centrais, verificar quais as competências que as crianças podem desenvolver a brincar/jogar, saber quais os contributos das mesmas. Contribuir para um melhor conhecimento, reflexão e melhoria da vivência e dos valores da nossa sociedade, que possam ser transmitidos através do jogo e do brincar.

O estudo enquadra-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Supervisão Pedagógica que a requerente se encontra a realizar, na Universidade da Beira Interior, sob a orientação do Professor Doutor Manuel Loureiro da mesma Universidade.

Objetivos:

1 - TÍTULO: Desenvolver competências a Brincar.

O estudo que pretendo realizar prende-se com a problemática das competências que as crianças adquirem a brincar/jogar, incluindo a construção dos seus próprios brinquedos. As brincadeiras aqui consideradas vão ao encontro das brincadeiras de outrora. Para nos ajudar a atingir este objetivo temos por base a Escola Infantil de Folclore, projeto elaborado pela Associação Rancho Folclórico da Boidobra, fazendo eu parte deste projeto como coordenadora. Estudarei esta escola como base da minha

dissertação de mestrado, e entrevistarei os professores titulares de turma a fim de analisar as mudanças percebidas nas crianças participantes.

Assim, o estudo tem os seguintes objetivos: OBJETIVO PRINCIPAL

? Com base nas tradições e costumes da nossa região ao nível social e cultural trata-se de um projeto multidisciplinar, que permitirá às crianças que o venham a frequentar desenvolver competências de acordo com a sua maturidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

?Desenvolver na criança todos os diferentes tipos de competências: motoras, de destreza fina, cognitivas, sociais, afetivas e culturais.

? Proporcionar à criança a ampliação de seu conhecimento do mundo em relação ao ambiente social onde ela vive, dando-lhe oportunidade de conhecer a cultura da sua localidade.

contribuindo para o desenvolvimento da cultura do nosso país.

? Desmontar o conceito de folclore para que as crianças, através das brincadeiras, aprendam as lendas, músicas, danças, poesias, trava-língua, provérbios, festas populares, brincadeiras e jogos.

? Aprender a construir alguns dos seus próprios brinquedos.

? Contribuir para o conhecimento da cultura popular portuguesa, desenvolvendo o conceito de folclore, etnografia, bem como a educação para o património.

Periodicidade: Pontual

Data do início do período de recolha de dados: 04-05-2012

Data do fim do período de recolha de dados: 18-05-2012

Universo:

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã Unidade de observação:

Professores do pré-escolar e professores titulares de Turma. Método de recolha de dados:

Entrevista semi-estruturada

Inquérito registado no Sistema Estatístico Nacional: Não

Inquérito aplicado pela entidade: Sim Instrumento de inquirição: 03220_201205012007_Documento1.pdf (PDF - 56,15 KB) Nota metodológica: Outros documentos: Data de registo: 01-05-2012 Versão: 1 (1) Dados adicionais Estado: Aprovado Avaliação:

Exmo(a) Senhor(a) Dr(a).Ilda da Conceição Alves Vaz

Venho por este meio informar que o pedido de realização de inquérito em meio escolar é autorizado uma vez que, submetido a análise, cumpre os requisitos de qualidade técnica e metodológica para tal devendo, no entanto, ter em atenção as observações aduzidas. Com os melhores cumprimentos. Isabel Oliveira Diretora de Serviços DGE

Observações: Outras observações:

Documentos relacionados