• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.2. Categoria Onde

A categoria Onde contempla “localização da imagem no “espaço”: espaço geográfico ou espaço da imagem (p. ex. São Paulo ou interior de danceteria)” (SMIT, 1996, p. 32). Nessa perspectiva, a referida categoria analisada na indexação está relacionada diretamente ao meio geográfico, tal como apontado por Hingst (2011).

Em nossa pesquisa realizada com 20 imagens, foram encontradas nove (45%) imagens que contemplavam os descritores Onde genérico e 19 (95%) referentes a Onde Específico. Hingst também encontrou nas 30 imagens analisadas, nove (30%) descritores referentes a Onde genérico e 13 (43,3%) a Onde específico.

Figura 2 - People watch as Mount Sinabung spews pyroclastic smoke at Tiga Pancur village on October 13, 2014 in Berastagi, Karo district, North Sumatra, Indonesia.

Fonte: Getty Images

Ao analisar os descritores da figura 2, encontramos os seguintes termos referentes a esta categoria: Distrito, Aldeia, Indonésia, Medan, Monte Sinabung e Sumatra. Os dois primeiros descritores representam Onde genérico e os quatro restantes, Onde específico. Sendo assim, nossa pesquisa se assemelha à de Hingst (2011) nesse quesito, pois as palavras-chave relacionadas

[...] a esta categoria são referentes, em sua maioria, à indicação geográfica como litoral e serra no Onde geral. Em relação à Onde específico, são utilizados nomes de praças ou bairros e termos que descrevem indicações geográficas mais especificamente como, por exemplo, serra catarinense (HINGST, 2011, p. 31).

Conforme exemplificado nas fotos anteriores, nota-se a presença do descritor Onde específico também na legenda das fotos. A informação geográfica, representada com exatidão nesse tipo fotográfico é imprescindível para a compreensão da fotografia em si, pois se trata de situações e/ou eventos ocorridos em determinado período.

4.3. Categoria Quando

Smit (1996) define a categoria Quando como a “localização da imagem no “tempo”: tempo cronológico ou momento da imagem (p. ex. 1996, noite, verão)”. A autora também acrescenta à conceituação da categoria como “tempo linear ou cíclico, datas e períodos específicos, tempos recorrentes”. (SMIT, 1996, p. 32-33).

Dessa maneira, o Quando genérico associa-se a um tempo cíclico (“noite”, “verão”) e o Quando específico está atrelado a um tempo linear (“1996”).

Esta foi a categoria com o menor número de descritores encontrados. No Quando Genérico apenas duas (10%) das 20 fotos analisadas possuíam

descritores que pertenciam a esta categoria. Na análise do trabalho de Hingst (2011), foi observado à presença de descritores relacionados a esta categoria em apenas cinco (16,7%) das 30 fotos analisadas.

Sobre o Quando Específico apenas sete (35%) das 20 fotos tinham descritores que contemplavam a categoria. A razão pela qual isto ocorre pode ser devido ao fato de que na legenda já está registrada a data em que ocorreu o evento e, portanto, foi feita a foto. Portanto, encontra-se outro aspecto de semelhante ao trabalho de Hingst:

[...] o sistema utilizado na indexação das imagens estudadas possui um campo no qual é inserida a data em que a fotografia foi tirada. Deste modo, pode-se afirmar que todas as fotografias possuem metadados referentes à categoria Quando específico. Isto justifica o fato de nenhuma das imagens analisadas possuir descritores relacionados ao Quando específico (HINGST, 2011, p. 32-33).

Figura 3 - A model showcases designs on the runway during the HANAE MORI designed by Yu Amatsu show as part of Mercedes Benz Fashion Week TOKYO 2015 S/S at Shibuya Hikarie on

October 13, 2014 in Tokyo, Japan.

Fonte: Getty Images

Entre os descritores da imagem acima, encontram-se os termos Desfile de Moda e 2015. Ambos os termos estão relacionados a um tempo cíclico, ou seja, inseridos à categoria Quando Específico.

Observa-se também que na legenda, apresentada no título da figura 3, existem informações precisas do evento, como data e local, confirmando o apontado em outrora no texto, acerca da especificidade necessária na fotografia editorial.

4.4. Categoria Como

A categoria Como é representada, de acordo com Smit (1996), com base na presença de seres vivos na imagem. Smit define a categoria como fator descritivo “[...] de “atitudes” ou “detalhes” relacionados ao objeto enfocado, quando este é um ser vivo (p. ex. cavalo correndo, criança trajando roupa do século XVIII)”. (SMIT, 1996, p. 32).

Segue o exemplo da Figura 4:

Figura 4 - Indonesian President-elect Joko Widodo (L) hand shakes with the pople at Tanah Abang Market the biggest textile market in South East Asia with Facebook founder Mark Zuckerberg (R)

after meeting on October 13, 2014 in Jakarta, Indonesia.

Fonte: Getty Images

Na figura 4, é observado que na legenda da imagem, apresentada no título da figura 4, aparece a descrição de ações relativas à categoria Como que são também aproveitadas como descritores. Hingst também aponta em seu trabalho que foi “[...] utilizado este tipo de informação diretamente na legenda da foto” (HINGST, 2011, p. 34).

A principal diferença, nesta categoria, é que, devido ao fato de as imagens selecionadas para este corpus terem sido coletadas da seção editorial, alguns descritores possuem características complementadoras, tal

como Apertar a Mão. Além disso, grande parte das imagens coletadas para a análise traz seres vivos como foco principal.

Destarte, foram localizados 15 (75%) fotos com estes descritores, no Como Genérico, enquanto no estudo de Hingst (2011) foram encontradas duas fotos (6,67%). Vale lembrar, então, que a modalidade de indexação deve ser uma questão primordial das necessidades da demanda, como no caso da categoria em questão.

4.5. Categoria Sobre

Imagens, para Smit (1996), são analisadas em nível iconológico. Conforme aponta Manini (2002),

Na distinção entre o DE (Genérico e Específico) e o SOBRE, temos que o DE é mais objetivo e consensual; já o SOBRE mais subjetivo e de consenso limitado, estando esta limitação vinculada à polissemia da imagem e ao repertório do observador. O SOBRE é tudo o que não é a imagem em si, embora ele “esteja” na imagem (MANINI, 2002, p. 73-74).

E a autora complementa:

Shatford parte da categorização de Panofsky (níveis pré- iconográfico, iconográfico e iconológico44) para desenvolver suas considerações a respeito do DE e do SOBRE. Ela os distingue da seguinte maneira: uma análise iconográfica possibilita que se identifique especificamente DE que é uma imagem, mas também torna possível a percepção de alegorias, personificações e símbolos para analisar SOBRE o que é uma imagem (MANINI, 2002, p. 74).

Sendo assim, todas as 20 (100%) imagens analisadas possuíam descritores referentes à categoria em questão. Hingst (2011) localizou entre as 30 imagens, 28 (93,3%) que contemplavam a mesma categoria.

Segundo a autora, isso se deve ao fato de existir muitos descritores Sobre, pois “[...] muitas vezes, as imagens são utilizadas para passar uma ideia e não apenas para trazer uma informação” (HINGST, 2011, p. 35).

Em nosso caso, como o banco de imagens é de alcance internacional, muitos descritores se apresentam em mais de um idioma, como o exemplo da figura 5:

Figura 5 - A view of a weather tarp covering the infield as rain falls to postpone Game Three of the American League Championship Series between the Baltimore Orioles and the Kansas City Royals

at Kauffman Stadium on October 13, 2014 in Kansas City, Missouri.

Fonte: Getty Images

Na foto acima, apresentam-se os seguintes descritores referentes que tratam Sobre a imagem: Condições metereológicas, Chuva, Cover, Desporto, Baltimore Orioles, Kansas City Royals, Basebol, Bola dentro, Jogo Três, Lona, Eliminatória da Major League de Basebol, MLB American League Championship Series, National League, Playoff e Liga Norte-Americana.

Como não é pública a forma de realização e por qual profissional – ou máquina – é feita a indexação do Getty Images, cabe ao usuário realizar uma busca em conjunto com um profissional apto ou mesmo compreender certos termos por hipótese, vide Cover e Bola dentro. Termos em inglês como Playoff e National League podem ser considerados “soltos” na indexação, pois não se

tratam de nome próprio, ao contrário de Baltimore Orioles e Kansas City Royals.

A organização das imagens indexadas necessita de diretrizes que orientem a atribuição de termos para representação, de forma que os descritores realmente façam sentindo na busca do usuário.

4.6. Dimensão Expressiva

Segundo Manini (2002), a Dimensão Expressiva é um termo utilizado para designar informações de caráter técnico da imagem, a partir de sua elaboração. É apontada como a “aparência física”, pela qual o conteúdo informacional da imagem é exposto.

Hingst (2011) encontrou apenas duas (6,67%) imagens relacionadas à Dimensão Expressiva, do total de 30. A autora acredita que houve certa despreocupação com esta categoria. Isso pode ser atribuído ao fato do banco de imagens em questão prestar seus serviços “sob medida”, conforme o tipo de pesquisa feita pela clientela.

Todas as 20 (100%) imagens analisadas em nossa pesquisa apresentaram descritores relacionados a presente categoria. Em todos os casos, a informação apresentada principalmente era sobre o formato no qual a foto havia sido registrada, em posição Horizontal ou Vertical, conforme o exemplo da figura 6:

Figura 6 - Actress Tara Reid visits Sway in the Morning at SiriusXM Studios on October 13, 2014 in New York City.

Fonte: Getty Images

O descritor Horizontal dispõe a informação sobre a posição da foto. No caso do Getty Images, como as vendas são feitas online, é pertinente esse tipo de especificação. Manini (2002) reflete que

A Dimensão Expressiva de uma fotografia é algo ligado à forma da imagem – que se encontra em justaposição ao seu conteúdo informacional. Os métodos tradicionais de indexação de imagens preocupam-se com a recuperação baseada no conteúdo. Há a necessidade, entretanto, de se considerar também a recuperação da informação visual baseada na forma (MANINI, 2002. p. 87).

Cabe ressaltar que a presença efetiva da Dimensão Expressiva nas fotografias editoriais analisadas é imprescindível para sua posterior utilização, pois geralmente este estilo fotográfico serve para fins publicitários e/ou jornalísticos.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na análise realizada nas imagens nesta pesquisa, é possível traçar alguns apontamentos sobre as particularidades da indexação deste tipo de objeto informacional.

O Getty Images é um banco de imagens comercial que possui alcance internacional, oferecendo uma extensa coleção de fotografias, em variados segmentos. Suas ferramentas de recuperação possibilitam que o usuário realize a busca via vários canais. Por exemplo, ele pode recuperar a fotografia pela numeração que lhe é dada e registrada por meio da marca d’água na mesma.

Outro ponto a ser explanado é a questão dos descritores atribuídos imagens de uma coleção editorial. Muitos deles possuem termos específicos dentro da mesma coleção de imagens, e isto é bastante importante para o cliente, pois há a distinção entre as fotografias, mesmo elas estando num mesmo segmento.

Sobre a presença de termos em inglês que por vezes não fazem sentido ou quando um termo “solto” é traduzido e associado à imagem (figura 5 – termo “bola dentro”) cabe a equipe responsável da empresa realizar uma triagem ou padronização de uso terminológico. Seria aconselhável que fosse registrado por quem e como a indexação no Getty Images é realizada.

Acerca das categorias propostas por Manini e adaptadas por Hingst (2011), praticamente todas foram bastante utilizadas, exceto por Quando. Em nossa pesquisa, as categorias Sobre e Dimensão Expressiva foram aplicadas em todas (100%) as fotos, enquanto que as mais utilizadas durante o processo de indexação das imagens no estudo de Hingst (2011) foram Quem/O que e Sobre. Considerando que as fotografias disponíveis em ambos os bancos de imagem pesquisados são comercializadas, geralmente existe certo nível de conotação presente na categoria Sobre.

A categoria Quem/O que foi utilizada em larga escala pelo fato da imagem apresentar um objeto-alvo. Em muitas fotos coletadas no editorial, o objeto principal traz figuras públicas, sendo um referente.

Percebeu-se que a categoria Quando foi menos utilizada que Quem/O que e a categoria Onde, a qual abrangeu campos específicos sobre data e

localização (ex: cidade, estado ou país). Referente à categoria Quando, Hingst também obteve resultados similares.

Ao contrário dos resultados encontrados em Hingst (2011), a categoria Como foi bastante utilizada, visto que a presença de seres humanos nas fotos foi predominante. Na legenda das fotos, foi possível verificar informações referentes à categoria, também utilizadas como descritores.

O grande diferencial entre as análises foi na categoria Dimensão Expressiva. Em nossa pesquisa, todas as 20 (100%) fotos contemplavam descritores da categoria. Uma hipótese construída é a de como no Getty Images as fotos são expostas e vendidas no próprio site, há a necessidade de especificação das técnicas utilizadas para o registro fotográfico, visto que a demanda varia de pessoa física à pessoa jurídica. Hingst (2011) aponta que os indexadores, no caso de sua pesquisa, devem dar maior atenção aos atributos da imagem que entram nesta categoria.

No que tange a comparação realizada entre o banco de imagens comercial do Getty Images e o banco de imagem em que as fotos analisadas por Hingst foram selecionadas, cabe destacar alguns aspectos:

• As semelhanças prevaleceram no sentido da perspectiva de Manini sob a adaptação de Hingst;

• Ambos os bancos de imagens são comerciais, porém de alcance geográfico distinto, além do conhecimento interno da autora Hingst do local escolhido para sua pesquisa;

• Recomenda-se, assim como Hingst (2011), que os indexadores ou o responsável pela modalidade tenham discernimento sobre as técnicas utilizadas no processo de indexação;

• É preciso atingir a padronização do processo de indexação, assim como o registro público de uma política de indexação ou dos procedimentos adotados no Getty Images;

• Precaução quanto às variações de tradução na lista de palavras-chave no Getty Images.

Por fim, cabe ressaltar a importância de novos estudos para esta área, uma vez que há poucas pesquisas realizadas e pouca bibliografia. Alia-se ao fato de obtermos conhecimento quase nulo acerca do processo de indexação feita pelo Getty Images. Não se sabe quem o faz, de que forma é feita e quais diretrizes são seguidas para tal atividade, pois

[...] a informação – tão dinâmica, veloz e capaz de atravessar espaço e tempo de maneira às vezes admirável – é algo inerte, no sentido de que quem a recebe pode não fazer coisa alguma com ela. Os indivíduos podem deixar de transformar a informação em conhecimento, de lhe descobrir o sentido e o significado, relegando-a à simples categoria de dado (MANINI, 2002, p. 154).

Ademais, há alguns tipos de acervo neste banco de imagens e torna-se pertinente, para futuros estudos, o aprofundamento nas outras seções.

O trabalho de Hingst (2011) foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, servindo como norteador para preencher a falta de informação técnica já apontada por parte do Getty Images. Hingst (2011) sugeriu, ao fim de seu trabalho, um estudo referente ao comportamento de busca dos usuários.

Corroborando com esta idéia, apontamos no mesmo sentido tendo em vista que a satisfação do usuário é o que há de mais importante em todo o processo de representação da informação. A verificação do atendimento as suas necessidades informacionais é fundamental.

REFERENCIAS

BRASCHER, M.;CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, São Paulo, 2008. Anais..., São Paulo: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; 2008. p. 1-14.

CESARINO, Marília Vidigal. Diretrizes para uma política de indexação. Revista

da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-

241, set. 1985.

ESTORNIOLO FILHO, José. A representação da imagem: indexação por conceito e por conteúdo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - USP - Escola de Comunicações Artes.

FUJITA, M. S. L. (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

GETTY Images. Disponível em: <gettyimages.pt>. Acesso em: 15 set. 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2010. 184p.

GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariangela Spotti Lopes. Política de indexação. Marília: Cultura Acadêmica, 2012.

GUIMARÃES, J. A. C. Políticas de análisis y representación de contenido

para la gestión del conocimiento en las organizaciones. Scire, Zaragoza, v.

6, n. 2, p. 48-58, jul./dez. 2000.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas

da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994.

HINGST, Thayse. Análise da indexação de imagens fotográficas em um

banco de imagens comercial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso.

(Graduação em Curso de Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

KOSSOY, B. Fotografia & História. 2ª ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília (DF): Briquet de Lemos / Livros, 1993.

LOPES, Ilza Leite. Diretrizes para uma política de indexação de fotografias. In: MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira. Alfabetização digital e acesso ao

conhecimento. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 199-214.

MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. 2002. 226 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

PADILHA, R. C. ; CAFE, L. M. A. . Organização de acervo fotográfico histórico: proposta de descrição. InCID: Revista de Ciência da Informação e

Documentação, v. 5, p. 90-111, 2014.

SMIT, Johanna Wilhelmina. A representação da imagem. Informare. Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 28-36, jul./dez. 1996.

TOREZAN, I. M. V. . Fotografia e Informação: Aspectos gerais de análise e indexação de imagens. Brasília - DF 2007 (Dissertação de Mestrado).

APÊNDICE A – Presença de descritores por categoria

Quem Onde Quando Como Sobre D.E.

Gen. Esp. Gen. Esp. Gen. Esp. Gen. Esp.

Figura 1 x x x x x x Figura 2 x x x x x Figura 3 x x x x x x Figura 4 x x x x Figura 5 x x x x x x Figura 6 x x x x x x x Figura 7 x x x x x Figura 8 x x x x x x x Figura 9 x x x x x x x Figura 10 x x x x Figura 11 x x x x x x Figura 12 x x x x x x Figura 13 x x x x x x Figura 14 x x x x x x Figura 15 x x x x x Figura 16 x x x x Figura 17 x x x x x Figura 18 x x x x x x Figura 19 x x x x x x x Figura 20 x x x x x x TOTAL DE TERMOS 15 8 9 18 2 7 15 20 20

APÊNDICE B – Análise qualitativa dos descritores

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Pessoas

Uma pessoa Atender Arte, cultura e espetáculo

Celebridade

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Naomi Campbell Londres (Inglaterra) Inglaterra

Banqueting House

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Cair Condições metereológicas Chuva

Cover Desporto Baltimore Orioles Kansas City Royals Basebol

Bola dentro Jogo Três Lona

Eliminatória da Major League de Basebol MLB American League Championship Series National League Playoff Liga Norte-Americana

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão Expressiva

Kauffmann Stadium

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Papa Sínodo Assunto

Espiritualidade Evento Ponto Turístico Internacional Família Fim Partindo Religião

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Papa Francisco Vaticano

Estado da Cidade do Vaticano

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Dormir

Restaurar Ameaça Barraca Claro Direitos Civis The Police Protesto

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Modelo Desfile de Moda Preparação Ambiente

Arte, Cultura e Espetáculo Coleção Primavera- Verão Moda Ece Gozen

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva Semana de Moda Mercedes Benz Semana de Moda de Istambul Istambul Vertical

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Fundador Sudeste Asiático Apertar a mão Economia

Facebook Maior Mão Política Rede Social Reunião Têxtil

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Joko Widodo

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Casa Criança Rapazes

Limpar Acidente Natural Aldeia Ao ar livre Atividade vulcânica Cinza Emergências e Desastres Erupção Distrito

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva Indonesia Sumatra Monte Sinabung Medan Horizontal

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Modelo Desfile de Moda Preparação Ambiente

Arte, Cultura e Espetáculo Coleção Primavera- Verão DB Berdan Moda

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Istambul Semana de Moda Mercedes Benz Semana de Moda de Istambul

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Modelo Desfile de Moda

Passarela Andar Arte, Cultura e Espetáculo

Coleção Primavera- Verão

Moda

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Istambul Semana de Moda Mercedes Benz Semana de Moda de Istambul

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Pessoas Cidade Proibida

Condições metereológicas Neblina Pesado Ponto Turístico Internacional Visita

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Livro Andar

Atender Arte, Cultura e Espetáculo Fotografia Literatura Programa de Televisão Representação Teatral Rádio Celebridade

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Escritor Espanha

Madrid

Praça Mayor - Madrid

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Modelo

Passarela Desfile de Moda Andar De corpo inteiro Arte, Cultura e Espetáculo Coleção Primavera- Verão

Ece Gozen Moda

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva Semana de Moda Mercedes Benz Semana de Moda de Istambul Istambul Vertical

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Edifício do

Parlamento Chegada Governo Organizações

Política

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Douglas Carswell Inglaterra

Londres – Inglaterra Reino Unido

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Pessoas

Fluxo Piroclástico Distrito Aldeia Olhar atentamente Ao ar livre Emergências e Desastres Fumo

Acidente Natural Erupção

Atividade vulcânica

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva Indonésia Medan Monte Sinabung Sumatra Horizontal

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre Adulto Homens Jovem Banana Dançar Culturas Espiritualidade Interesse Humano Preparação Religião Seco

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva Aldeia de Trunyan Bali Denpasar Indonesia Horizontal

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre Arte, Cultura e Espetáculo Coleção Primavera- Verão DB Berdan Desfile de Moda

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Istambul Semana de Moda Mercedes Benz Semana de Moda de Istambul

Horizontal Vista Geral

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre Falar Economia Facebook Política Rede Social Reunião Fundador

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Joko Widodo

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Atriz Manhã Visita

Arte, Cultura e Espetáculo

Quem (Específico) Onde (Específico) Quando (Específico) Como (Específico) Dimensão

Expressiva

Tara Reid EUA

Cidade de Nova Iorque

Quem (Genérico) Onde (Genérico) Quando (Genérico) Como (Genérico) Sobre

Modelo

Passarela Desfile de Moda Andar Arte, Cultura e Espetáculo

Documentos relacionados