• Nenhum resultado encontrado

1 AS AÇÕES GESTORAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DO COLÉGIO ESTADUAL PRINCESA ISABEL

1.2 O Colégio Estadual Princesa Isabel

O Colégio Estadual Princesa Isabel é uma instituição de ensino vinculada à rede estadual, que atende a alunos do ensino fundamental e médio. Subordinado à Diretoria Regional Serrana I, vem chamando sua atenção em função das recentes mudanças ocorridas nos resultados dos processos de avaliação externa e interna, no aumento significativo dos índices de aprovação e no decréscimo das taxas de evasão escolar. Tais fatores tiveram início em 2011, quando a equipe gestora – diretora geral e duas diretoras adjuntas –, assumiram a direção da escola, após prestarem o processo seletivo interno.

Na 1ª entrevista realizada com a diretora geral da escola5, foram enumeradas as dificuldades no início de sua gestão no C.E. Princesa Isabel, que se referiam à

5Entrevista realizada em 17 de outubro de 2013 com a direção geral do C.E. Princesa Isabel em

questão pedagógica, de infraestrutura e da rejeição à escola por parte dos alunos, que tinham vergonha da unidade escolar já que ela era considerada a pior escola de Petrópolis, uma “escola para fracassados”.

Apesar dos vários desafios enfrentados na gestão, sobretudo em virtude do preconceito em torno da escola, - a diretora informou que realizou o processo seletivo para diretor seguindo a uma nova orientação, inserida no Planejamento Estratégico da SEEDUC, para selecionar professores aptos a assumir a direção de um colégio. A mesma acrescentou que esse foi um desafio pessoal e profissional e, com o apoio dos professores, resolveu assumir a escola porque percebia no C.E. Princesa Isabel um potencial de mudanças para o alcance da qualidade educacional desejada

Em 2009, assumi, por indicação, a Direção do CIEP Maestro Guerra Peixe. Na época, eu, juntamente com toda equipe pedagógica, tivemos muito sucesso em nossa gestão e atingimos resultados significativos. Quando da municipalização, fui convidada a responder pelo expediente do C. E. Princesa Isabel como colaboração à Coordenadora Regional, que precisava intervir nesta Unidade. Aceitei o desafio e acabei me envolvendo com a escola. Decidi fazer o processo seletivo, porque tinha o apoio dos professores. Fiquei apaixonada... Queria continuar trabalhando aqui porque via potencial no colégio, professores que queriam modificar a realidade do C. E. Princesa Isabel, crescer, promover uma educação de qualidade (Entrevista concedida pela diretora geral em 17 de outubro de 2013).

A entrevistada informou, ainda, que, ao assumir a direção da escola, a principal indignação da equipe gestora foi com os altos índices de evasão escolar e os baixos índices de aprovação nos anos anteriores, já que, em 2009 e 2010, esses atingiram 55,6% e 39,4%, respectivamente, o que parecia aceitável perante a direção e professores.

Buscando mudar esse cenário e transformar a escola, promovendo uma educação de qualidade, voltada à formação pessoal com incentivo ao desenvolvimento crítico e pensamento autônomo dos jovens para sua inserção social e profissional no mercado de trabalho, a equipe gestora baseou-se no planejamento e na metodologia da Gestão Integrada da Escola – GIDE – programa do Planejamento Estratégico da SEEDUC, na revitalização do Projeto Político Pedagógico da escola, na construção de programas e projetos que elevassem a autoestima dos alunos e professores, na conscientização da importância das

avaliações externas, além do cumprimento das normais legais pertinentes à educação, como LDB, PCN e Currículo Mínimo do estado do Rio de Janeiro.

Como parte de um planejamento formalizado e orientado pela metodologia da GIDE e balizados no Planejamento Político Pedagógico da Escola (2011), passou a almejar ser uma instituição de ensino reconhecida na comunidade por propiciar uma gestão participativa e promover um ensino de resultado educacional com qualidade, tendo como princípios e valores fundamentais a ética, o compromisso, a solidariedade, a cooperação, o reconhecimento às diferenças, a igualdade, a liberdade, o respeito à natureza e a busca pela melhoria de vida de toda a sua comunidade.

O presente trabalho busca, dessa maneira, entender as mudanças institucionais que, em conjunto, foram capazes de transformar uma escola estereotipada em uma escola com desempenho superior a outras do mesmo município.

1.2.1 Localização e infraestrutura física

Em novembro de 1953, no governo do Almirante Ernani do Amaral Peixoto, foram iniciadas as obras no antigo Grupo Estadual “Souza Lima”, no bairro Quitandinha, e, em 24 de março de 1956, no governo do Dr. Miguel Couto Filho, foi inaugurado o Grupo Escolar Princesa Isabel. Com a Portaria nº 8.769, de 2 de maio de 1988, que implantou do ensino médio, na referida escola, o antigo grupo passou a se chamar Colégio Estadual Princesa Isabel.

Atualmente possui 750m2 de área livre, sem construção, e 3034 m2 de área

construída, com 17 salas, refeitório, auditório, banheiros nos dois pavimentos, incluindo dois para deficientes ou com mobilidade reduzida, laboratórios, salas da banda, dos professores, da orientação e do agente pessoal, almoxarifado, coordenação, espaço adaptado para biblioteca, para a guarda de materiais esportivos, bem como salas para estoque da merenda escolar, e salas administrativas, além da quadra externa sem cobertura, o que dificulta sua utilização nos dias de chuva.

Através da análise de fotos do período anterior da gestão da escola, percebe- se que hoje a instituição apresenta uma boa estrutura física, já que foram realizadas intervenções estruturais no auditório, nos banheiros, no telhado e na pintura interna e externa. Essas melhorias na infraestrutura sugerem que o colégio estadual conta

com uma boa gestão dos recursos públicos a ela destinados. Mesmo agora, sem a possibilidade de realizar grandes obras, pequenas melhorias foram feitas pela equipe gestora. No entanto, algumas modificações ainda são necessárias, incluindo a cobertura da quadra de educação física, a ampliação do refeitório e cozinha e a construção da biblioteca. Essas informações podem ser confirmadas na fala da diretora, em entrevista para esta pesquisa.

- O primeiro andar teve as dependências administrativas todas concentradas, bem como investimento para ambientes mais funcionais e acolhedores, tendo sido equipados com móveis e aparelhos que oferecem bem-estar.

- Banheiros novos foram construídos.

- O prédio foi pintado, oferecendo um aspecto mais cuidado. - A quadra foi reformada.

- O material que não podia mais ser utilizado foi redirecionado. - Investimentos estéticos, por exemplo, o lago.

(Entrevista concedida pela diretora geral no dia 17 de outubro de 2013).

O transporte é rodoviário e gratuito para os alunos, com parada coberta na porta da escola. O abastecimento de água, gás e coleta de lixo é realizado de forma regular pelas concessionárias responsáveis.

A escola está inserida em uma área nobre do bairro, ponto turístico da cidade. Há também muitas instituições de ensino nas proximidades como o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), o Instituto Superior de Tecnologia (IST) e Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ6), que oferece três

cursos de Licenciatura: Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas.

1.2.2 Modalidades de ensino e perfil dos alunos

A escola estadual está localizada em um bairro nobre, mas há comunidades carentes em seu entorno, levando a instituição a atender alunos que vivem em um contexto socioeconômico diversificado.

No período anterior à atual gestão, o Colégio Estadual Princesa Isabel contava com, aproximadamente, 600 alunos. Atualmente, possui cerca de 750 alunos matriculados nos três turnos, nas modalidades de ensino fundamental, e

6Consórcio criado em 2000 com o objetivo de levar educação superior a distância para todo o estado

do Rio de Janeiro, sendo formado por sete instituições de ensino públicas de ensino superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

ensino médio, e Programa Autonomia7, que atende, em sua grande maioria, a

adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos em distorção idade-série.

A Regional Serrana I observou, por meio de acompanhamento dos coordenadores e estudos pelo Conexão Educação, sistema de acompanhamento informático utilizado pelas escolas, que o índice de matrículas nos segmentos descritos aumentou no ano de 2012, o que leva a crer que tenha sido em virtude da atratividade da gestão atual, que conseguiu credibilidade junto à comunidade escolar, diminuição das carências de professores, gratuidade de transportes e aumento dos programas e projetos pedagógicos realizados pela escola.

Vários foram os fatores e de diversas naturezas, como aspectos internos e externos. O resgate da credibilidade das comunidades do entorno pelo colégio, com os investimentos no prédio e na carência de professores reduzida, com a contratação de professores pela SEEDUC (abertura de novos concursos). A ampliação do acesso do ensino fundamental para o médio, uma vez que os índices de reprovação vêm diminuindo ano a ano na rede municipal, bem como a redução da distorção idade/ano de escolaridade, com isso menos alunos precisam trabalhar para sustentar o lar. Programas sociais de incentivo à matrícula. Gratuidade do transporte para o ensino médio, implementado alguns anos antes, mas que permitiram a continuidade dos estudos. (Entrevista concedida pela diretora geral no dia 17 de outubro de 2013).

Através das respostas aos questionários8 em anexo, aplicados aos 60 alunos do 9º ano e 325 alunos do ensino médio, pode-se verificar que na maior parte das famílias há a ausência da figura paterna, o que acarreta o aumento da responsabilidade dos filhos no orçamento familiar e no cuidado com os irmãos. Em decorrência disso, muitos educandos são levados a buscar atividades remuneradas no contra turno.

Também se observa que 62% dos alunos são do sexo feminino e 38% do masculino; 58% das famílias dos alunos possuem renda familiar ente R$ 701,00 a R$ 1000,00 por mês, com duas pessoas da mesma residência trabalhando; 90% não possuem carro e 95% não tem empregada doméstica.

A tabela 2 apresenta a distribuição dos alunos por modalidade e ano de escolaridade, demonstrando que a maior concentração dos alunos está no Ensino

7Parceria da SEEDUC/RJ com a Fundação Roberto Marinho, visa acelerar os estudos de alunos com

defasagem idade-série.

8Questionário aplicado pela pesquisadora como parte da pesquisa para o capítulo 1, em novembro de

Médio. Este fator, escolas com apenas uma turma por série no Ensino Fundamental, é uma constante nas escolas estaduais devido à absorção pelos municípios do 1º segmento do Ensino Fundamental.

Tabela 2 - Matrículas por ano de escolaridade do Colégio Estadual Princesa Isabel em 2012

Ensino Fundamental Regular N° de alunos matriculados

6° ano de escolaridade 38

7° ano de escolaridade 35

8° ano de escolaridade 35

9° ano de escolaridade 64

Ensino Médio Regular N° de alunos matriculados

1ª série 198

2ª série 166

3ª série 140

Projeto Autonomia N° de alunos matriculados

Ensino Fundamental 17

Ensino Médio 54

Fonte: Site da Secretaria Estadual de Educação - Educacenso, 2012. Adaptado pela autora (2013).

Como observado anteriormente, o C.E. Princesa Isabel oferece, além das modalidades do ensino regular fundamental e médio, o Programa Autonomia, que apresenta uma metodologia diferenciada, compatível com a idade e perfil dos alunos aos quais o programa atende. Com a instituição do programa, a escola vem diminuindo os índices de distorção série/idade e abandono escolar.

1.2.3 A gestão da escola e o perfil de recursos humanos

Em razão da função ocupada pela pesquisadora deste estudo, Diretora Regional, que permite acompanhar as escolas e os seus desempenhos, foi possível observar que, com relação à prática da gestão na instituição estudada, a equipe de direção tem promovido ações com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Nos acompanhamentos realizados pela Diretoria Regional Pedagógica aos conselhos de classes, nos quais são apresentados os dados de rendimento e a frequência dos alunos, foi verificado que há a efetiva participação de alunos, responsáveis e professores. Na metodologia GIDE, que realiza reuniões semanais com os professores, gestores e IGT, nos quais os problemas, as forças e fraquezas da escola são discutidos, há a participação desde equipe diretiva até funcionários de

apoio, demonstrando que ocorre uma gestão participativa, com a preocupação dos líderes educacionais em ouvir sugestões e opiniões de todos os setores, para traçar ações eficazes.

O Colégio Estadual Princesa Isabel conta com uma equipe docente composta por 61 profissionais especializados e admitidos por meio de concurso público. A tabela 3 apresenta o quantitativo de professores por disciplina.

Tabela 3 - Quantitativo de professores por disciplina no C.E. Princesa Isabel em 2012

02 Arte 03 Física

006 Biologia/Ciências 02 Química

02 Educação Física 05 Geografia

01 Língua Estrangeira – Espanhol 05 História

05 Língua Estrangeira – Inglês 11 Língua Portuguesa

02 Filosofia 12 Matemática

01 Sociologia 05 Projeto Autonomia

Fonte: Adaptado pela autora do site da Secretaria Estadual de Educação - Educacenso, 2012.

A instituição conta também com uma equipe gestora composta por três diretoras e uma coordenadora pedagógica, nomeadas após processo seletivo interno, com formação em nível superior e mestrandas no curso de MBA oferecido pela SEEDUC/RJ. A equipe pedagógica é formada por quatro articuladoras pedagógicas e três agentes de leitura, além de uma equipe administrativa formada por um secretário escolar, um auxiliar e um agente de pessoal.

Quadro 2: Pessoal administrativo e apoio dos concursados e terceirizados do C.E. Princesa Isabel Concursados Administrativo 1 Diretor Geral 2 Diretores Adjuntos 1 Secretário 2 Auxiliar de secretaria 1 Agente de Pessoal Pedagógico 1 Coordenador Pedagógico 4 Articuladores Pedagógicos 3 Agentes de Leitura Apoio 2 Merendeiras 1 Merendeira readaptada Terceirizados 2 Portaria 6 Serviços Gerais 3 Cozinha

Fonte: Adaptado pela autora do C.E. Princesa Isabel (2013).

A equipe gestora vem desenvolvendo atividades pedagógicas no intuito de mobilizar a comunidade para a valorização do espaço da escola, principalmente com a implantação de novos programas e projetos. O comprometimento com a melhoria dos resultados de desempenho demonstra que as ações sugeridas podem surtir um efeito positivo, conforme será possível debater na próxima seção.

1.2.4 A gestão pedagógica e os resultados do C.E. Princesa Isabel

Com relação às atividades curriculares, a escola obedece às normas previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (Resolução CNE/CEB 02/2012) e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além do instrumento norteador, o Currículo Mínimo Estadual do Rio de Janeiro.

Como já demonstrado no item anterior, a escola estadual vem utilizando todos os instrumentos pedagógicos disponibilizados pela Secretaria de Educação, principalmente a metodologia GIDE, além de investir no foco pedagógico com a implantação de programas e projetos. Essa é uma demonstração que a escola sofreu positivamente a intervenção da nova política educacional, com o “choque de

gestão” do estado, que visava aumentar os resultados das suas escolas nas avaliações externas.

Dentre os Projetos Pedagógicos desenvolvidos no Colégio Estadual Princesa Isabel pode-se citar:

O "Projeto Bola da Vez" consiste em selecionar alunos interessados em fazer parte de um time de futebol que represente o colégio em torneios e eventos esportivos. No entanto, para isso, é necessário frequência às aulas e boas notas nas avaliações internas. São desenvolvidos, além de habilidades esportivas e bom desempenho escolar, valores como respeito, disciplina e solidariedade. Conforme informações da direção da escola, os alunos melhoraram, com a integração ao projeto, o comportamento, a assiduidade e os resultados.

O "Programa Mais Educação" consiste em ampliar a permanência do aluno do ensino fundamental na escola através da oferta de atividades esportivas, atividades de Letramento e Matemática, no turno oposto (contra turno).

O "Projeto Reforço Escolar", serve como momento de complementação educacional e é ofertado no contra turno, possibilitando aos alunos do ensino médio aulas extras. Dessa forma, a escola permite que o aluno busque a melhoria dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática. As aulas contam com material elaborado pelo CECIERJ e os professores participam de formação para sua utilização.

O "Projeto Elos de Cidadania" refere-se à educação ambiental e é desenvolvido pela escola com todos os alunos, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente.

O "Projeto Capelã na Escola” consiste em um acompanhamento individual social e psicológico, e realizado por uma mãe de docente que trabalha voluntariamente na escola. Denominada capelã, ela é formada em Enfermagem, estudante de Psicanálise e Pedagogia. Sua formação possibilita um trabalho focado em assuntos como bullying, drogas, alcoolismo, DSTs, gravidez na adolescência e orientação vocacional. Além desse acompanhamento, a capelã presta ajuda às famílias por meio de orientação, com o auxílio do Conselho Tutelar. As atividades desenvolvidas por ela consistem em palestras e dinâmicas de grupo.

Como forma de atrair os alunos para a escola, foi inserido o judô como prática esportiva, através de aulas ministradas por uma professora que, voluntariamente, organizou grupos de alunos com interesse ou que precisavam resgatar a

autoestima. A atividade está diretamente ligada à disciplina e ao cuidado com o corpo.

A escola conta, ainda, com a banda musical “Cavaleira do Império”, que já foi premiada em várias apresentações no estado. Esse trabalho também é resultado da adesão voluntária de um pai e tem como objetivo a disciplina e o desenvolvimento de habilidades.

Segundo constatado pela direção da escola, em virtude da maioria dos projetos ocorrem no contra turno, à adesão dos alunos não é a esperada, uma vez que muitos trabalham.

Com relação ao Projeto Político Pedagógico, a escola entende que melhorias são necessárias, devendo ser revisto a cada bimestre durante o Conselho de Classe e as reuniões pedagógicas, uma vez que a equipe gestora trabalha para resgatar valores e melhorar o desempenho dos alunos que ficaram historicamente prejudicados com defasagem de conteúdos, conforme informações da direção da escola.

A tabela 4 demonstra o crescimento do IDEB do ensino fundamental anos finais, em 2011, na escola estudada. Como é possível observar, se comparado ao ano de 2009, pode ser considerado baixo em relação ao IDEB geral do município de Petrópolis. Sendo assim, é possível afirmar que a escola apresentou melhoras significativas. Embora ainda possa ser considerado baixo.

Tabela 4 - Evolução do IDEB dos anos finais do ensino fundamental do município de Petrópolis e o C.E. Princesa Isabel em 2005, 2007, 2009 e 2011

MUNICÍPIO IDEB 2005 IDEB 2007 IDEB 2009 IDEB 2011

PETRÓPOLIS 3,3 2,6 3,2 3,2

C.E. PRINCESA