• Nenhum resultado encontrado

A coletânea como espaço de encontro sobre experiências e como oportunidade para prospecção de cooperação

em políticas de sustentabilidade em instituições de

educação superior

A coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade é uma ação na forma de projeto editorial vinculado ao projeto institucional Redes de Educação, sob gestão da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Com o título de ‘Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: contribui- ções para o ensino de Graduação’, a coletânea está, a partir de julho de 2018, na fase de produção editorial sob gestão da Prograd e responsa- bilidade editorial da Editora da UFF (EdUFF), com previsão de lança- mento ao final de 2018.

A coletânea é uma das diversas coletâneas das cinco redes de educação do Projeto Redes de Educação, todas voltadas para trazer con- tribuições para o ensino de graduação. A finalidade e as cinco redes de educação estão descritas no website do Projeto Redes de Educação3:

O Projeto Redes de Educação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFF (Prograd) e visa, sobretudo, a diagnosticar metodolo- gias ativas para melhoria do ensino superior. Para isso, foram estabeleci- das cinco redes de educação, cujos objetivos estão diretamente associados à práticas de ensino-aprendizagem que fortaleçam a ligação do aluno com a universidade e a sociedade, visando à diminuição de problemas como a evasão e a retenção dos estudantes. Tais redes são as seguintes:

I. Rede de Sustentabilidade

II. Rede de Empreendedorismo e Inovação III. Rede de Tecnologia e Ludicidade IV. Rede de Tecnologia Assistiva

33 políticas e projetos de sustentabilidade nos websites das 38 institui- ções de educação superior às quais estão afiliados os membros do Conselho Editorial Internacional da coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade, de forma a termos uma prospecção de experiências institucionais para fins de possíveis ações de cooperação nacional e internacional no tema pesquisado.

A questão que norteou o estudo foi: no website de cada ins- tituição de educação superior de afiliação dos 48 participantes do Conselho Editorial Internacional da coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade, há algum planejamento, programa ou setor que seja dedicado ao tema da sustentabilidade de forma que abranja toda a ins- tituição com seus setores, campi, funcionários, estudantes e docentes?

Especificamente no contexto das instituições vinculadas ao governo federal do Brasil, a legislação federal5 torna compulsório que todos os órgãos do governo federal estabeleçam seus respectivos Planos de Logística Sustentável (PLS). O PLS é uma ferramenta de gestão que permite às entidades e órgãos públicos da administração direta e indi- reta do governo federal do Brasil designarem práticas de sustentabili- dade e racionalização de gastos e processos na administração pública. No documento elaborado por cada órgão devem estar contidas infor- mações sobre seus objetivos, responsabilidades de seus gestores, ações, metas e prazos a serem executados e como serão monitorados e ava- liados. O artigo 16 do referido decreto explicita o que o PLS deve no mínimo conter, o que enseja que haja mais ações em prol da sustentabi- lidade além dos itens mínimos:

Art. 16. A administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e

5 Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, atualizado pelo Decreto nº 9.178, de 23 de outubro de 2017, regulamenta o art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 que trata de licitações públicas no Brasil. Tal decreto teve a finalidade de estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e instituiu a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública - CISAP. Veja mais sobre o Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012 e suas atualizações no por- tal da legislação do governo federal do Brasil, especificamente na página http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/D7746.htm

implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável, conforme ato editado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que preverá, no mínimo: (Redação dada pelo Decreto nº 9.178, de 2017)

I. Atualização do inventário de bens e materiais do órgão e identificação de similares de menor impacto ambiental para substituição;

II. Práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços;

III. Responsabilidades, metodologia de implementação e avalia- ção do plano; e

IV. Ações de divulgação, conscientização e capacitação.

Método

Nos websites das instituições de educação superior às quais estão afiliados os participantes do Conselho Editorial Internacional, foi veri- ficado se havia na página inicial/home page algum direcionamento para outro link institucional relacionado à temática de sustentabilidade ou meio ambiente.

Nos casos em que não havia disponível tal link dedicado à sus- tentabilidade ou meio ambiente, para aferir se havia algum plano de gestão, indicadores ou programas institucionais, foi feita uma busca de conteúdos quanto: à estrutura de organização da instituição de educa- ção superior, com intuito de encontrar alguma unidade administrativa ou colegiada que fosse dedicada à gestão ou política de sustentabili- dade; e quanto a documentos oficiais que tratassem do tema de política de sustentabilidade.

35

Resultados

A Tabela 1 lista todas instituições de educação superior que foram consideradas como instituições de afiliação dos participantes do Conselho Editorial Internacional e quais as que foram encontradas polí- ticas de sustentabilidade, sendo que aquelas instituições com sede no Brasil estão desdobradas em instituições federais, instituições estaduais e instituições privadas de educação superior.

Dentro do grupo de 27 instituições de educação superior com sede no Brasil, em 18 instituições foram encontrados conteúdos sobre políticas institucionais de sustentabilidade nos respectivos websites, sendo tais instituições: 14 instituições federais de educação superior (IFES), três instituições estaduais de educação superior e uma institui- ção privada.

Tabela 1 – Lista de instituições de educação superior consideradas no estudo e resul- tado sobre conteúdo encontrado acerca de política de sustentabilidade

Instituição de Educação Superior de afiliação dos

participantes do Conselho Editorial Internacional Quantas

Foi encontrado conteúdo sobre Política Institucional para a

Sustentabilidade?

Sim Não

Com sede no Brasil 27 18 9

Instituições Federais 15 14 1

Instituições Estaduais 7 3 4

Instituições Privadas 5 1 4

Com sede fora do Brasil 11 9 2

Total 38 27 11

Nas 14 instituições federais, sendo parte da administração pública indireta do governo federal no Brasil, esperava-se e, de fato, foram encon- trados conteúdos que tratavam especificamente do PLS e das comissões ou grupos gestores que fazem o monitoramento e avaliação do PLS.

Nas três instituições estaduais, a consulta a conteúdos nos websi- tes permitiu localizar setores responsáveis por ações sustentáveis: uma superintendência, um grupo gestor e uma associação. Entretanto, não foram encontrados documentos institucionais que apresentam a estraté- gica de gestão acerca da sustentabilidade nas instituições estaduais, tal como o PLS que está disponível nos websites das instituições federais.

Em uma instituição privada de educação superior com sede no Brasil não foi encontrado um setor específico, mas uma relação de pági- nas ou notícias sobre ações e iniciativas visando à contribuição para a sustentabilidade pela instituição, as quais foram consideradas como indicativos de política institucional de sustentabilidade.

Quanto às 11 instituições de educação superior com sede fora do Brasil6, em nove instituições a busca de conteúdos nos respectivos websites apontou resultados indicativos de política institucional de sus- tentabilidade, na forma de programas de: redução de emissões de gases poluentes, eficiência energética, educação ambiental, uso de recursos naturais e sistema de gestão ambiental. Em três dessas nove instituições com sede fora do Brasil que apresentam política de sustentabilidade, também há um comitê gestor de ações sustentáveis.

Nas 11 instituições de educação superior, incluindo tanto as com sede fora do Brasil ou dentro do Brasil, nas quais não foram encontradas políticas voltadas para o tema da sustentabilidade, os resultados apon- taram conteúdos no website sobre eventos, notícias, cursos de gradua- ção, pós-graduação, extensão e projetos acadêmicos.

Segue, nas próximas páginas, o resultado gerado apresentando o que foi encontrado no website de cada instituição de afiliação dos partici- pantes do Conselho Editorial. A redação inclui uma breve descrição sobre cada instituição e uma síntese do que foi encontrado acerca de conteúdos no tema da sustentabilidade em instituições de educação superior.

Conclusão

Durante o levantamento de dados feitos no conjunto de instituições de educação superior com sede dentro e fora do Brasil, foram encontra-

37 descrições e relatórios. Outros websites apresentavam uma interface menos acessível, sendo necessário recorrer a campos de busca do próprio website para ser direcionado ao que se pretendia e, em outras, a busca só foi possí- vel utilizando-se o buscador Google com os termos de busca descritos ante- riormente. Quanto às pesquisas feitas nos campos de busca, não foi utili- zado o método avançado de pesquisa, desta forma, pode ter havido algum resultado que passou despercebido dentre os inúmeros encontrados.

Estudantes, docentes e técnicos com atuação na gestão das ins- tituições de educação superior estão buscando saber e agir mais e de forma esclarecida e efetiva no tema de sustentabilidade. A sociedade também está buscando conhecimento para que haja inovações visando a sustentabilidade. Como formar na educação superior requer também o exemplo e o engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade em parcerias para se pensar, agir e avançar pautas da sustentabilidade nas instituições de educação superior.

Adicionalmente, temos uma pauta que vem crescendo em dis- cussões globais acerca da atuação das instituições de educação supe- rior acerca da sustentabilidade em gestão, ensino, pesquisa e projetos de extensão que impliquem em envolvimento com a comunidade. A título de ilustração de tais discussões globais, cita-se aqui o evento internacional organizado pela Higher Education Sustainability Initiative (HESI) e realizado em 11 de julho de 2018 e dedicado à pauta do tema da contribuição das instituições de educação superior para a implemen- tação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável no âmbito do encontro anual do Fórum Político de Alto Nível (High Level Political

Forum - HLPF) da Organização das Nações Unidas. Como questão para

participar e cadastrar experiências e estratégias para a sustentabilidade em instituições de educação superior, em versão aqui traduzida para o Português do original em Inglês, a HESI apresenta: ‘Como a instituição de educação superior vem integrando os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) em seu ensino, pesquisa, divulgação e prática?’. Como tópicos dessa questão para experiências e estratégias a serem compartilhas pela HESI7 estão listados:

7 Uma descrição sobre a HESI está disponível em Inglês na página https://sustai- nabledevelopment.un.org/sdinaction/hesi, aqui traduzida para o Português:

• Ensino do desenvolvimento sustentável em todas as discipli- nas de estudo, inclusive por meio de plataformas on-line; • Incentivo à pesquisa e disseminação de conhecimento sobre

desenvolvimento sustentável;

• Campus verdes e apoiar os esforços locais de sustentabilidade; • Envolvimento e compartilhamento de informações com redes

internacionais;

• Engajamento das instituições de educação superior em proje- tos de desenvolvimento do governo local e da cidade. O estudo breve aqui apresentado nessas folhas iniciais da cole- tânea da Rede de Educação e Sustentabilidade é uma forma de provo- car novos estudos, mais aprofundados e que possam também estimular temas para eventos e diálogos visando colaboração entre instituições e participantes da coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade, além de outros participantes dentro e fora da UFF ou dentro e fora do Brasil. O estudo pode contribuir para disseminar informações sobre as institui- ções e as formas de gerir suas atividades pensando na sustentabilidade, podendo promover um futuro contato com as comissões, grupos, direto- rias e superintendências que se dedicam ao trabalho nesta área, para que troquem experiências e ideias sobre as ações que realizam.

“A Higher Education Sustainability Initiative (HESI) é uma parceria entre o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN-DESA), UNESCO, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), Iniciativa dos Princípios para Educação em Gestão Responsável (PRME), Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact), Universidade das Nações Unidas (UNU), UN-HABITAT , UNCTAD e UNITAR. A HESI foi estabelecida em 2012 no período que antecedeu a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento

39 Austrália Melbourne

Sobre a Instituição

Fundada em 1958, em Melbourne, na Austrália. Uma universidade progressista, dispõe de cinco campi na cidade de Victoria, e com outras unidades na Malásia, África do Sul, China, Itália e Índia. Conta com cerca de 70 mil discentes e quase 9 mil funcionários. É uma instituição engajada em ações, debates e políticas sustentáveis que encoraja pesquisa e educação nesses temas, e responde ao Acordo de Paris e ao Desenvolvimento Sustentável com ações e práticas de in- vestimento que contribuam para o desenvolvimento sustentável e um caminho para as emissões líquidas de carbono zero. Possui um novo Plano Estratégico da Universidade, no qual se compromete com a sustentabilidade social e am- biental, e com responsabilidade de garantir uma posição clara sobre despesas, investimentos e recebimentos de ações filantrópicas.

Mais detalhes (website) https://www.monash.edu/

Centro Universitário