• Nenhum resultado encontrado

Ficha 99 História, variação, classificação e etimologia do sobrenome Gaviraghi

4.1 A COMUNIDADE DE NOVA MILANO

Nova Milano é uma comunidade situada no município de Farroupilha, Rio Grande do Sul, e determinada como 4º distrito da cidade. Foi formada por imigrantes milaneses e bergamascos, que ali se instalaram em 20 de maio de 1875. Conforme Adami:

Em 20 de maio do mesmo ano chegaram os primeiros italianos ao acampamento da Comissão onde foram acolhidos no barracão destinado a eles. Em setembro o grupo havia aumentado para cento e dez pessoas. Sendo grande parte oriundos de Milão e arredores, o lugar recebe o nome de Nova Milano. (ADAMI, 1971, p. 94).

O processo de imigração ocorreu em função das sérias crises econômicas que aconteceram, principalmente no norte da Itália. A vitivinicultura era atacada por pragas e sofria grandes perdas, o agricultor não conhecia o remédio para combater tais ameaças e sentia-se impotente contra tudo o que estava acontecendo. Produtos agrícolas como milho, trigo e outros caíam consideravelmente de produção, e tudo o que pudesse gerar renda para as famílias foi desaparecendo, deixando centenas de famílias em péssimas condições de vida. Esses moradores, que há tempos vivenciavam situações de sofrimento e impotência, foram encantados com uma proposta de mudança de vida: a da saída do solo pátrio em busca de novas terras. Os imigrantes vindos ao Brasil destinaram-se a Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Serra Gaúcha, eles foram às colônias de Dona Isabel, Conde D’Eu e Nova Milano. Frosi e Mioranza complementam:

A primeira comunidade, segundo dados históricos, foi Nova Milano, constituída por imigrantes lombardos (milaneses e bergamascos). Com a criação das Colônias Caxias, Dona Isabel e Conde D’Eu, surgiram os núcleos de mesmo nome, e Nova Milano passou a ser considerada uma comunidade já constituída; as funções de polo irradiador se transferiram aos três núcleos supracitados. As razões que induziram os representantes das autoridades afetas à colonização a criarem novos núcleos irradiadores foram predominantemente de ordem geográfica, ou seja, Nova Milano, situada na zona confinante dos lotes coloniais a serem ocupados. A região demarcada para a ocupação pelos imigrantes era muito vasta para que, de Nova Milano, se pudesse proceder com certa presteza na ocupação efetiva das terras. Desse modo, a comunidade de Nova Milano fica colocada como o primeiro marco da imigração italiana e passa para um segundo plano como polo irradiador. (FROSI; MIORANZA, 2009, p. 59).

A imigração foi ocasionada pelo Governo Imperial do Brasil, que decidiu povoar as terras não cultivadas do Sul do país, e teve grande aceitação principalmente no norte da Itália. Dessa forma, a partir de 1875, iniciaram-se os fluxos migratórios. Os primeiros imigrantes

que entraram no Brasil aportaram em São Paulo, substituindo o braço escravo nas lavouras. A promessa de um local melhor para se viver, com melhores oportunidades, com abundância de trabalho, de comida, e até com árvores que tinham salames pendurados nos galhos, a chamada “cucagna”, fez com que os imigrantes tomassem uma decisão. Eles dirigiram-se ao porto de Gênova, onde embarcaram no navio. A viagem, que durou mais de trinta dias, foi acompanhada pelo sentimento de recomeço em um lugar melhor. Apesar das privações da viagem, famílias inteiras continuavam com a esperaça de encontrar no destino melhores condições de vida. De acordo com Frosi e Mioranza (2009, p. 47), no que concerne aos índices imigratórios para o nordeste do Rio Grande do Sul, os imigrantes vênetos representam 54% dos que aportaram na região, os lombardos, 33%, os trentinos, 7%, os friulanos, 4,5%, e outros, não identificados, representam 1,5%.

Tais dados apontam os focos da crise socioeconômica que reinava no norte da Itália, devido à qual algumas regiões tiveram um decréscimo de quase 50% em sua população em função do processo imigratório. Essa pode ser uma das razões para que alguns sobrenomes não sejam encontrados no dicionário de Cafarelli e Marcatto, por exemplo.

Neste estudo, o sobrenome “Sperafico” não encontra correspondente, na forma assim representada, nas fontes bibliográficas italianas consultadas. Ele é, contudo, o sobrenome de uma das três primeiras famílias que chegaram à comunidade de Nova Milano. Na busca de seu registro como tal na literatura de autores italianos, encontramos em Caffarelli e Marcato (2008, p. 1604) as formas “Spreafichi, Spreafico”, com a explicação de que é derivado de “um apelido composto evidentemente com fico, enquanto a primeira parte é incerta, talvez derivada de spre(c)care ‘consumar, desperdiçar’”. A forma Sperafico, vigente em Nova Milano é, pois, interpretada como uma variante, alterada da forma originária Spreafico, existente no norte da Itália, principalmente, em localidades da Lombardia. Um dado interessante é que os trentinos entraram no Brasil com passaporte austríaco, pois na época a região do Trentino-Alto Ádige estava sob o domínio Austro-húngaro. Pode-se considerar que as correntes migratórias com o maior número de imigrantes foram os vênetos e lombardos e em menor escala os trentinos e os friulanos (FROSI; MIORANZA, 2009, p. 34-40).

Sobre Nova Milano, local considerado o marco zero da imigração do estado, é importante salientar que em 1876 a localidade era um grande “barracão” usado para receber os imigrantes que estavam por chegar. A respeito da nomeação, primeiramente o espaço chamava-se “barracão” e somente depois foi mudado para Nova Milano, em função de a maioria dos moradores serem oriundos de Milão e arredores. O Ato Municipal nº 38, de 25 de setembro de 1902, criou oficialmente o distrito de Nova Milano no município de Caxias do

Sul. Por motivos políticos, o outro Decreto, o de nº 7.842, de 30 de junho de 1939, alterou o nome de Nova Milano para Emboaba. Mesmo que o nome tenha sido modificado de forma oficial, os moradores da comunidade continuaram empregando a designação anterior. Assim, a Lei Municipal nº 36, de 04 de junho de 1949, fez com o nome voltasse a ser Nova Milano.

O primeiro grupo se fixou nos fundos da Colônia de Nova Palmira, hoje Nova Milano. A terra foi dividida em Linhas e Travessões e estes em lotes coloniais numerados. A nomenclatura de Linhas e Travessões permanece até hoje, conforme se verifica nos nomes das localidades pertencentes ao 4º distrito: Amizade, Caravaggieto, Forqueta, Linha Boêmios, Linha Machadinho, Linha Perau, Menino Deus, Nossa Senhora da Salete, Santos Anjos, São Miguel, São Roque, Sete Colônias, Travessão Boêmios, Travessão Milanês, Travessão São José, Travessão Sete Colônias e Travessão Trentino. Segundo dados do último censo do IBGE, em 2010 a população do 4º distrito era de 1872 habitantes. A comunidade sedia a cada dois anos o ENTRAI (Encontro das Tradições Italianas) e tem como principal tradição as festas da comunidade, na sede (Nova Milano) e nas linhas e travessões. Todas as celebrações são em homenagem aos padroeiros da comunidade.