• Nenhum resultado encontrado

A análise da implantação do Complexo Industrial Portuário do Porto do Pecém, primeiramente tentando inserir numa discussão teórica de desenvolvimento regional endógeno e, em seguida, com o instrumental da análise Diferencial-estrutural sobre as variáveis de emprego e renda dos setores industrial e comercial da área de influência, teve o intuito de investigar qual foi o impacto desta ferramenta sobre, principalmente, a economia do estado do Ceará.

Os principais resultados foram que o município de Caucaia apresentou um crescimento líquido positivo para a geração de emprego formal durante o período de 2000 a 2006, resultado da soma de um efeito diferencial e estrutural positivos em função dos resultados apresentados pelos setores da indústria, construção civil e serviços. Ainda, quanto à análise da renda, o município de Caucaia apresentou um efeito líquido, indicando que a geração de renda neste município ainda não está respondendo de forma positiva às políticas públicas atuantes na região para o período de 2000 a 2006. O efeito estrutural positivo encontrado para a renda significa que este possui condições favoráveis de estrutura e de indicadores sócio-econômicas, aproveitadas por meio de ações empresariais e governamentais direcionadas ao fortalecimento institucional.

Quanto ao Efeito Diferencial negativo apresentado por Caucaia, indica que a geração de renda deste município ocorreu com uma taxa de crescimento menor quando comparado com o Estado do Ceará, mas os setores da indústria e comércio sinais positivos, fato que pode ser atribuído a influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Analisando o efeito estrutural positivo encontrado para o município de São Gonçalo do Amarante significa que este possui condições de estrutura e de indicadores sócio- econômicas favoráveis. Tendo como base a estrutura de participação do Estado do Ceará atuando em toda a cadeia exportadora local, com o apoio à projetos de fomento às negociações internacionais que tem potencializado a geração de emprego local neste município.

Quanto ao Efeito Diferencial positivo apresentado pelo município de São Gonçalo do Amarante, indica que a geração de emprego ocorreu com uma taxa de crescimento maior do que a do Estado do Ceará, em virtude da influência direta do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Desta forma, o componente diferencial deste município mostra vantagens locais que fazem com que determinados setores econômicos, neste caso, a indústria, serviços e agropecuária.

Em relação à renda, verifica-se que o município de São Gonçalo do Amarante apresentou efeito líquido negativo classificado na categoria B2. Embora este município tenha apresentado efeito líquido e Diferencial negativos, houve um efeito estrutural positivo para os setores da construção civil, serviços e agropecuária em função de investimentos públicos na região.

O efeito estrutural positivo encontrado para o município de São Gonçalo do Amarante para a geração de renda mostra um potencial competitivo em função dos ativos regionais existentes na região. Quanto ao Efeito Diferencial negativo apresentado pelo município de São Gonçalo do Amarante para o período de 2000 a 2006, este indica que a geração de renda deste município ocorreu com uma taxa de crescimento menor quando comparado com o Estado do Ceará. Ressalta-se que os setores da indústria, comércio Serviços e Agropecuária apresentaram um efeito diferencial positivo.

Analisando de forma geral, o efeito estrutural positivo encontrado para o crescimento e o desenvolvimento regional, ou seja, para os municípios de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, podem ser potencializados na economia local, no caso destes municípios, este desempenho pode ser atribuído ao fato de estar inserido na área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Significando, ainda que estes municípios possuem condições de estrutura e de indicadores socioeconômicas favoráveis, que estão sendo aproveitadas adequadamente por meio de modernas técnicas de produção, inovação tecnológica, assistência técnica, incorporadas pelas empresas e indústrias que se instalaram nestas cidades, que ao longo dos últimos anos tem potencializado o desenvolvimento endógeno destes municípios, no tocante a geração de emprego e de renda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR, G. A. O Comportamento das Exportações e o Crescimento Econômico do

Estado do Ceará. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comércio

Exterior) - Universidade de Fortaleza.

AMARAL FILHO, J. Desenvolvimento regional endógeno em um ambiente federalista. In:

Planejamento e Políticas Públicas. Economia Regional: Conceitos e Fundamentos Teóricos.

Brasília: IPEA, n. 14, dez. 1996.

________. A Endogeneização no Desenvolvimento Econômico Regional e Local.

Planejamento de Políticas Públicas. Brasília: IPEA, n. 23, p. 261-286, jun. 2001.

________. AMORIM, Mônica; RABELO, Dayane; MOREIRA, Maria Vilma C.; ARAÚJO, Míriam Rebouças de; ROCHA Glauter; SCIPIÃO, Tatiana. Núcleos e Arranjos Produtivos Locais: Casos do Ceará. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS PARA SISTEMAS PRODUTIVOS LOCAIS DE MPME, realizado em Mangaratiba-Rio de Janeiro, Hotel Portobello, entre 11 e 13 de março de 2002.

ARRUDA, J. B. F.; M. M. de M. Bastos. Portos: instrumentos para o Desenvolvimento Regional e Nacional. NUPELTD – Núcleo de Pesquisa em Logística, Transportes e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará. 2000.

BUARQUE, Sérgio C. Metodologia de Planejamento do Desenvolvimento Local e

Municipal Sustentável. Brasília. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a

Agricultura – IICA, 1999.

CAMPOS A. C.; VIDIGAL, V. G.; PRANDO, T. F. Exportações paranaenses: produtos e mercados. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, 4, Foz do Iguaçu, 2006. Anais da ABER. Foz do Iguaçu: ABER, 2006.

CARVALHO, Fernanda F. de; SANTOS, Valdeci M. dos. A Sudene e as Novas Teorias de

Desenvolvimento Regional. Campinas. IE-Unicamp. 2003. 17 p.

CARAVALHEIRO, Elizângela Mara; SCHALLENBERGER, Erneldo. A via de

desenvolvimento local pela agroindústria canavieira do Paraná: o caso da Usina Vale do

CEARÁ – Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG/Governo do Estado do Ceará.

Plano Plurianual 2008-2011 – Mensagem Governamental Volume I. Fortaleza. SEPLAG.

66 p.

CEARÁPORTOS. Grandes empresas fortalecem o Porto do Pecém. Disponível em: <<http://www.cearaportos.ce.gov.br>. Acesso em: 28 de outubro de 2009.

CELINO, Eduardo André de Brito. As zonas de desenvolvimento Econômico como

instrumento de políticas públicas: o caso da China. Dissertação (Mestrado em Engenharia

de Transportes) – Programa de Mestrado em Administração, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. 133 p.

CHAGAS, A. L. S. e TONETO, J. R. Fatores Determinantes do Crescimento Local – Evidências a partir de Dados dos Municípios Brasileiros para o período 1980-1991. Pesquisa

e Planejamento Econômico, v. 33, n. 2, p. 349-385, 2003.

CHARLES, I. J. Introdução à Teoria do Crescimento Econômico. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

DINIZ, C. C. Repensando a questão regional brasileira: tendências, desafios e caminhos. In: Painéis sobre o Desenvolvimento Brasileiro, Rio de Janeiro, 2002, 35p.

FORTALEZA, CE. BACELAR de A., Tânia. Descentralização e Participação na Reforma

Agrária: um processo em discussão. Recife: Fundação Esquel Brasil, 1998.

GIFONI, Francisco José Mendes. Logística, transportes e desenvolvimento: A contribuição do Complexo Industrial Portuário do Pecém-CE. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Ceará, 2001. 300 p.

HADDAD, Paulo R. Economia Regional. Teorias e Métodos de Analise. Banco do Nordeste do Brasil S.A./Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), Fortaleza, Brasil, 1989.

Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE. Boletim de Conjuntura

Econômica do Ceará – 2006. Forateleza. IPECE. 2007. 19 p.

________. Análise do Impacto do Projeto CSP na sua Área de Influência. Fortaleza. Companhia Siderurgica do Pecém-CSP. 2009. 185 p.

JARA, C. J. A. Sustentabilidade do Desenvolvimento Local: desafios de um processo em construção. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA/PRORURAL,1999.

KROETZ, M.; CORRÊA, R. O Desempenho Exportador da indústria madeireira do Alto

Vale do Itajaí e sua contribuição para o desenvolvimento regional. Caminhos (Rio do

Sul), v. 1, p. 53-69, 2008.

LAPAS, Tomás de Albuquerque; BORGES, Jennifer dos Santos. Cidade Portuária: Integrando espaços, estruturas e interesses numa perspectiva de desenvolvimento urbano sustentável. Olinda. Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada. 2007. 14 p. (Texto para Discussão Nº. 04).

MARINHO, P. L. Exportação de Cacau, Crescimento e Desenvolvimento Regional no Sul da Bahia (1965 - 1980). Revista de Economia (Curitiba), v. 28/29, p. 07-25, 2005.

MONIÉ, Frédéric; VIDAL Soraia Maria do S. C.. Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 6, p. 975-995, nov/dez. 2006.

MONTE, Francisca S. S. Efeitos da implantação do complexo industrial e portuário do

pecém-ce na qualidade de vida das famílias rurais da região - o caso do reassentamento Cambeba. Dissertação de Mestrado em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará,

1999. 144 p.

NORTH, D. C. Teoria da localização e crescimento econômico regional. Economia

regional: textos escolhidos. In: SCHWARTZMAN, J. (Org.). Belo Horizonte:

Cedeplar/Cetrade/Minter, 1977.

NORTH, D. Location Theory and Regional Economic Growth. University of Chicago Press, 1955.

OLIVEIRA, Anderson Luiz de. Políticas públicas, urbanização e desenvolvimento

regional endógeno – caso do Paraná. Paraná. Universidade Estadual do Centro-Oeste

(UNICENTRO). 2007. 17 p.

OLIVEIRA, G. B.; LIMA, J. E. S.. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável.

ORNELAS, Ronaldo dos Santos. Relação Porto/Cidade: o caso de Santos. Dissertação de Mestrado em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, 2008. 141 p.

PRATA, Bruno de Athayde; BARROSO, Giovanni Cordeiro; ARRUDA, João Bosco Furtado. Movimentação otimizada de contêineres de cargas agroindustriais em pátios portuários: um modelo baseado em redes de Petri. In: XII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de novembro de 2005.

RICHARDSON, H. W. Economia regional: teoria da localização, estrutura urbana e crescimento regional. Rio de Janeiro: Zahar. 1981.

RODRIGUES, José Manuel Mateo, SILVA, Edson Vicente da. Desenvolvimento local

sustentável. Fortaleza. UFC-Departamento de Geografia. 2001. p.23.

RODRIGUES, M. S. C.. Pecém: uma trajetória portuária. Fortaleza, Publicações do SEBRAE/CE, 2007.

SCHWARTZMAN, J. A. A teoria da base de exportação e o desenvolvimento regional. In: HADDAD, P. R. Desequilíbrios regionais e descentralização industrial. Rio de Janeiro: Ipea/Iplan, 1975.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SIMÕES, R. Métodos de análise regional: diagnóstico para o planejamento regional. Belo Horizonte, Texto para Discussão Nº. 259 da FACE-CEDEPLAR/UFMG, 2005.

SOUZA, Fabio Abreu Freitas de. Elaboração de um Modelo de Localização de Cargas

Unitizadas Agroindustriais em Pátios Portuários: Aplicação ao Caso do Terminal

Portuário do Pecém. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes), Universidade Federal do Ceará – UFC.

SOUZA, Jackeline Lucas. Abertura de uma Zona de Processamento de Exportação no

Ceará e a Utilização do Porto do Pecém por Empresas Exportadoras. Dissertação

(Mestrado em Engenharia de Transportes) – Programa de Mestrado em Administração de Empresas, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2007.

SOUZA, Luciana Rosa de; ALVES, Arlete Maria da Silva. Desenvolvimento Local em um

Economia Ensaios). Disponível em: www.propp.ufu.br/revistaeletronica/edicao2002/F/DESENVOLVIMENTO%20LOCAL%20.

PDF. Acesso em 29 de julho de 2008.

SOUZA, Nali de Jesus de. Economia regional: conceitos e fundamentos teóricos. Artigo publicado originalmente na revista Perspectiva Econômica, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Ano XVI, v. 11, n. 32, 1981, p. 67-102. 1981. Disponível: <http:// www.nalijsouza.web.br.com. Acesso em 12.09.2009.

SPEROTTO, F. Teorias do desenvolvimento regional. In: Diagnostico sócio-econômico de

Uruguaiana. Uruguaiana: PUC, v. I, abril, 2004, 245p.

TIEBOUT, C. As exportações e o crescimento econômico regional. In: SCHWARTZMAN, Jacques Economia Regional. Belo Horizonte: Cedeplar. 1977, p.315-323.

TIEBOUT, C. Exports and Regional Economic Growth. The Journal of Political Economy, v. 64, n. 2, p. 160-164, 1956.

UNCTAD. Desenvolvimento e Melhoria dos Portos – Os Princípios de Gestão e

Organização dos Portos. Conferência das Nações Unidas Sobre o Comércio e

Desenvolvimento.1992.

VEIGA, José Eli da. Destinos da ruralidade no processso de globalização. São Paulo, USP.2004. 17p. (Estudos Avançados, v. 18, n. 51, 2004).

WOODRIDGE, J. M., Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data. Cambridge, MA: MIT Press, 2002.

Documentos relacionados