• Nenhum resultado encontrado

5 CONCLUSÕES E SUGESTÕES DE TRABALHOS FUTUROS

5.1 Conclusões

O mercado em rápida mudança estabeleceu novos padrões de competitividade para todos os tipos de organizações e exigiu mudanças fundamentais em suas estratégias de negócios. Assim, as inovações do modelo de negócio têm ganhado força nos últimos anos, aparecendo como uma grande oportunidade que traz benefícios para as organizações.

Esta pesquisa contribui para ambos os campos de Modelo de Negócios e Redes Colaborativas, propondo um conjunto de elementos para o desenvolvimento de um modelo de negócios especificamente para Empresas Virtuais.

No entanto, no estudo realizado sobre Modelo de Negócios percebe-se claramente uma falta de consenso nas definições, escopo, taxonomias e metodologias. Após ter analisado o estado atual da literatura nesta área, constata-se um cenário complexo e conclui-se que as principais razões para a imprecisão do conceito de "modelo de negócio" são:

 Existe uma grande variedade de definições sobre modelos de negócio, cada uma diferindo em sua abrangência e foco conceitual.

 Falta de acordo sobre os componentes do modelo de negócios.

 A falta de acordo quanto à relação entre o modelo de negócios e estratégia.

Percebe-se também que a maioria das definições se restringe a uma empresa individual e se concentram na criação de valor e ofertas de valor, sendo escassas as contribuições no escopo de Redes Colaborativas, especificamente para o contexto de Empresas Virtuais.

A fim de captar uma ampla gama de contribuições de pesquisas sobre modelo de negócios, uma análise de conteúdo abrangente usando a literatura existente de modelo de negócios foi

realizada, examinando-se as contribuições de 57 autores para identificar teoricamente elementos comuns.

O resultado verificado foi que as definições existentes sobre modelo de negócios são bastante heterogêneas, não entanto foram identificadas também várias semelhanças. Elementos como "proposição de valor” "parceiros de negócios", e "receitas" foram consideradas uma parte integrante do modelo de negócio em quase 72% das contribuições da literatura estudadas.

Além disso, analisaram-se as características das Empresas Virtuais que são relevantes para seu acoplamento nos elementos definidos, para desenvolver o modelo de negócios para esta estrutura organizacional. Em suma, as características principais da EV são: papel central do cliente, a importância marcante da rede de parceiros, a partilha de recursos e informação e a concentração das empresas em suas competências essenciais.

Empresas virtuais são criadas para tratar de uma oportunidade específica de mercado, e é constituída por duas ou mais empresas diferentes, esta parceria é concebida para facilitar a coleta de recursos produtivos de forma rápida e ao mesmo tempo de forma ampla.

As empresas membro agrupam-se em base de custo-eficácia e singularidade do produto sem ter em conta o tamanho da organização, localização geográfica, ambientes de computação, tecnologias implantadas, ou processos implantados.

O ambiente de EV disponibilizará para fabricar e montar produtos com menor custo e maior qualidade com menor risco e prazos de entrega mais curtos.

A composição de uma EV desempenha uma função compensatória, que dá a oportunidade de diminuir as desvantagens e aumentar vantagens de componentes heterogêneos. Em particular, ela permite fazer a ponte entre as grandes empresas (poderosas, mas não o suficientemente reativas) e das pequenas empresas (bastante fracas, mas mostrando reação imediata e melhor potencial para mudar). Tais acordos podem fazer pequenas empresas olhar, sentir e agir como grandes empresas, chegando para os clientes antes fora do seu alcance, visando a manutenção de mercados personalizados.

Tomando como base os elementos de modelo de negócios teóricos definidos em função da análise das características da estrutura de uma Empresa Virtual e trabalhos anteriores de modelo de negócios, realizou-se uma pesquisa empírica com a intenção de verificar o uso na prática dos elementos teóricos definidos, para obter uma melhor compreensão da construção do modelo de negócios para o contexto de Empresas Virtuais reais.

Com base nos resultados, um conjunto de pilares (6) e elementos (14) para desenvolver o modelo de negócios aplicável para o contexto de Empresas Virtuais é apresentado:

 Modelo do Cliente: Necessidade do cliente, Integração do cliente.

 Modelo de Criação de Valor: Produto/Serviço oferecido, Competências essenciais, e Atividades chave da rede.

 Modelo da Rede de Valor: Atores da rede e papéis, Critérios de avaliação para a seleção de parceiros.

 Modelo de Interações de Valor: Partilha de Recursos, Partilha de Informação, Tecnologia de Suporte.

 Modelo de Captura de Valor: Estrutura de Custos da Rede, Receitas.

 Modelo de Governança da Rede: Fluxo de informações, Políticas de Segurança, Indicadores de Desempenho da Rede, Benefícios.

Embora os dados na pesquisa empírica podem não ser exaustivos, acredita-se que o resultado da investigação contribui na compreensão do conceito de modelos de negócios dentro do contexto de organizações em rede.

Por outro lado, acredita-se também que o conjunto de pilares e elementos propostos, servirão de base para novas pesquisas, seja a criação de um modelo de negócio para EV, seja para a análise de modelos de negócios de organizações em rede existentes, ou para o desenvolvimento de modelos de negócios concretos para as empresas que operam seguindo outro tipo de configuração em rede.

Documentos relacionados