• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES FINAIS

O escopo da presente pesquisa foi a avaliação do processo de projeto e execução de janelas em edificações em construção com foco no desempenho da conexão janela e parede. De acordo com a ocorrência de falhas nas etapas descritas foram desenvolvidas recomendações técnicas visando à redução ou eliminação de futuras manifestações patológicas.

Com base na análise dos resultados obtidos, verifica-se uma ampla incidência de falhas no processo produtivo, tanto na fase de projeto quanto na execução. Das observações relatadas durante a coleta de dados, cerca de 80% das questões apresentaram irregularidades com relação às técnicas e procedimentos empregados. Tais falhas podem originar futuras manifestações patológicas que reduzem o desempenho e qualidade final do sistema.

Dessa forma conclui-se que os processos consolidados na construção civil brasileira precisam passar por mudanças em toda a cadeia produtiva para que exista uma compatibilização entre os componentes de uma obra, incluindo o projeto e instalação de esquadrias.

As alterações devem ocorrer desde a graduação de engenheiros e arquitetos em universidades e também em instituições técnicas, onde se faz necessária a instauração de disciplinas que contemplem a coordenação modular decimétrica, implantada no país através de normativa há mais de 60 anos e que atualmente, muita vezes, é desconhecida ou pouco e mal utilizada. Nas disciplinas de projeto arquitetônico, os alunos precisam aprender a desenvolver projetos, detalhamentos e soluções para as esquadrias englobando também a escolha adequada de material e tipologia específica para cada projeto.

Os projetistas como um dos setores da cadeia produtiva, devem possuir um amplo conhecimento técnico a respeito do sistema construtivo a ser empregado para

que as estratégias e soluções de projeto não condicionem a sua utilização devido a falhas no sistema. Na fase de anteprojeto, o profissional deve dialogar com os fornecedores dos componentes da construção para que haja compatibilidade entre os custos, linhas e modulações. As soluções de projeto devem ser definidas na fase de anteprojeto sendo posteriormente detalhadas na fase de projeto executivo. Os projetos arquitetônicos e executivos devem ser entendidos como documentos a serem respeitados e cumpridos. Para isso, o projetista deve definir todos os detalhamentos e realizar a compatibilização com os projetos complementares de forma a evitar que o canteiro de obras busque por soluções. A proposta de tratamentos de fachada para a dissipação das concentrações de água que objetivam a redução da deterioração do envoltório da edificação igualmente são competências dos projetistas da obra.

As construtoras e empreendedoras constituem o próximo setor a ser modificado no ramo da construção civil. Isso porque tal divisão precisa primar pela qualidade, desempenho adequado e vida útil projetada da construção acima de preocupações relativas aos custos e velocidade da obra. O emprego de materiais e componentes certificados e normatizados é de fundamental importância para a garantia do desempenho adequado.

No caso das esquadrias, aquelas que possuem certificação dão a garantia e respaldo técnico por parte do fornecedor que oferece um produto que atende às exigências normativas brasileiras como a NBR 10821, além de ter sido submetido a uma série de avaliações, testes, ensaios e fiscalizações. Com a vigência da normativa NBR 15575, que versa sobre o desempenho das edificações, é preciso assegurar que os produtos utilizados no empreendimento estão em conformidade. Competem também às construtoras e empreendedoras a exigência de manuais, e todas as informações do fabricante acerca do elemento janela.

Outra questão a ser abordada é relativa à instalação do componente contramarco e da própria esquadria. A instalação de ambos deve ser realizada preferencialmente pela mesma equipe técnica especializada, normalmente disponibilizada pelo próprio fornecedor de esquadrias. A execução das etapas realizada por equipes distintas e sem especialização faz com que as empresas se esquivem da responsabilidade da instalação do contramarco, fator desencadeante de muitas falhas no sistema de instalação das janelas, como visto na pesquisa, que podem ser futuros ponto de origem de manifestações patológicas.

Por parte dos fornecedores de esquadrias, estes, devem trabalhar com produtos qualificados pelo PBQP-H e pelo programa PSQ, certificados pelo Inmetro, e normatizados. A associação das empresas locais a fabricantes que estejam ligados à ALCOA e a AFEAL garantem qualidade técnica ao produto final devido a submissão de rigoroso controle de qualidade e cumprimento de todas as normas vigentes no Brasil.

Os fornecedores devem também disponibilizar ao consumidor todos os manuais e informações do fabricante referente à esquadria para que a construtora ou empreendedora esteja ciente do produto que está sendo utilizado em seu empreendimento. Isto porque em caso de problemas com as esquadrias de um imóvel, o responsável primeiro é a construtora, e é ela quem deve ser acionada.

Relacionada à instalação do contramarco e esquadria, os fornecedores devem disponibilizar uma equipe com mão de obra especializada e qualificada para a prestação de tal serviço visto que esta etapa é de fundamental importância para o adequado desempenho da esquadria. Os instaladores devem realizar cursos de capacitação e treinamento constantemente visando a atualização e melhoramento da prática.

O momento da construção nacional indica que a racionalização e a industrialização são imperativas e as mudanças devem ocorrer em toda a cadeia produtiva, como mencionado anteriormente. A industrialização exige uma coordenação modular rigorosa para a compatibilização dos componentes como as esquadrias, e este avanço somente acontecerá com a contribuição dos projetistas, fabricantes, fornecedores e empreendedores. A construção civil deve introduzir trabalhos de montagem no canteiro de obras, extinguindo a prática de serrar e cortar materiais. Com isso, todas as etapas da obra seriam facilitadas.

A compatibilização dos componentes, os trabalhos de montagem e os projetos executivos detalhados além de abreviarem as dificuldades de execução, reduzem os improvisos em obras e extinguem as soluções das interfaces dadas pelo construtor. Dessa forma, muitos problemas e falhas de execução podem ser reduzidos e evitados.

A redução e correção de falhas em todas as etapas do processo construtivo visam gerar a melhoria da qualidade do produto final principalmente através da redução do surgimento de manifestações patológicas. Deste modo, as recomendações técnicas para o processo construtivo atual, desenvolvidas com base

nas falhas recorrentes encontradas no grupo de amostragem desta pesquisa, devem provocar a melhoria do processo de projeto e execução de janelas diminuindo a incidência de manifestações patológicas e contribuindo, assim, para a qualidade, desempenho adequado e vida útil projeta das edificações.