• Nenhum resultado encontrado

O mercado está a cada dia mais competitivo. Para se diferenciar dos concorrentes e atrair clientela, as empresas precisam implantar inovações constantemente! Mas os investimentos para oferecer os melhores produtos e serviços não bastam para que um empreendimento se destaque. Um dos segredos do sucesso está no atendimento oferecido aos clientes tanto para captar novos clientes e, principalmente, para manter e fidelizar aqueles que já foram conquistados. Oferecendo um bom atendimento, a empresa estabelece uma relação de confiança com os clientes, que ficam satisfeitos e até dispostos a ajudá-la a melhorar seus produtos e serviços. Todos saem ganhando!

9.1 Objetivos de Aprendizagem

Compreender que um bom atendimento pode ajudar você manter seus clientes atuais e a captar novos clientes. Realizar um atendimento de qualidade vai muito além de ser educado! Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas, sim, uma obrigação para qualquer pessoa que deseja obter sucesso nos negócios.

9.2 Integrar informações e aplicativos

Uma realidade que não pode ser ignorada: a mobilidade dos smartphones e tablets, cada dia mais presentes na vida das pessoas, têm se mostrado útil também dentro das indústrias, do comércio atacadista e também no varejo. Isso sem falar dos setores administrativos.

Hoje ainda é requisito básico para uma empresa informar seus contatos e demais informações em um site ou um perfil em uma rede social. Por isso, ter um app próprio torna-se um diferencial competitivo, pois aproxima ainda mais os clientes – além dos benefícios internos.

5

9.2.1 Por que ter um app na minha empresa?

Talvez você pense que a ideia de sistemas e aplicativos integrados não se encaixam em seu pequeno negócio ou comércio ou pense que somente multinacionais podem se dar a esse luxo mesmo porque elas precisam desse tipo de conceito em suas operações.

Mas é por pensamentos limitantes como esses que muitas empresas, independentemente de seu porte, estão deixando de conquistar novas oportunidades de negócio e ótimos resultados.

Apps corporativos são úteis, seja a sua empresa pequena ou média. Como falaremos a seguir, apps aproximam clientes, organizam e descomplicam a gestão do seu negócio e muito mais.

Listamos alguns dos principais benefícios ao adotar o uso de apps corporativos:

1. Dados e informações em tempo real, tanto para seus funcionários, como para clientes;

2. Geração de banco de dados qualificado contendo informações de clientes e demais usuários. Isso permite identificar novas oportunidades de negócios com foco no cliente;

3. Melhoria na rotina de trabalho com o aumento da produtividade e rapidez na execução de tarefas e obtenção de relatórios;

4. Mantém a empresa atualizada perante o mercado, que passa a vê-la com uma ótima vantagem competitiva perante seus concorrentes

10 E-commerce.

E-commerce ou comércio eletrônico é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones, através de exposição de produtos, pagamento e entrega de mercadorias. No meio disso, existem processos que vão do marketing e atendimento inicial, passando pela logística de envio e pós-venda. Em uma loja virtual ou marketplace, os produtos estão anunciados em páginas, que funcionam como vitrines. Nele, fotos dos produtos e vídeos são comuns. Também são apresentadas as especificações técnicas e características como peso, dimensões e preço.

O cliente, então, pode adicionar um produto ao carrinho e continuar comprando ou seguir para o pagamento. Na hora de pagar, ele deve fazer um breve cadastro ou fornecer informações básicas, como nome, CPF e endereço de entrega. Dependendo do local, há a cobrança de frete, que é incluída à parte do preço.

6

A escolha da forma de pagamento vem em seguida. Ao optar pelo cartão de crédito ou débito, as informações são transmitidas por uma rede segura, de modo a evitar fraudes. Depois, o cliente só precisa esperar para receber o pedido no lugar desejado

Também acontece de o e-commerce ser varejista ou atacadista. No primeiro caso, o cliente final é o público de interesse (B2C), enquanto no segundo, geralmente, o foco fica em outras empresas (B2B). Hoje, existem sites próprios para transações entre consumidores, isto é, Consumer to Consumer (C2C), como OLX, Bom Negócio e Enjoei.

Reforçando os conceitos:

B2B (Business to Business) é um modelo de negócio dentro do comércio eletrônico em que empresas fazem transações com outras, sendo que essas operações podem ser revendas, transformações ou consumo.

B2C (Business to Consumer) é um modelo de negócio em que a empresa visa o consumidor final. Dessa forma, a única operação encontrada é o consumo. A grande maioria das lojas virtuais se encaixa nesse tipo.

Certos aspectos precisam ser gerenciados com cuidado para que uma loja virtual obtenha um bom nível de comunicação com o cliente. A primeira ação a se realizar é determinar um tempo de resposta que funcione bem para sua área de atendimento e que agrade ao consumidor.

O grande desafio do marketing nas empresas de venda virtual é transformar seu atendimento em uma área de geração de oportunidades e negócios. Antes de anunciar os produtos e campanhas de uma loja, é preciso levar em conta que o processo de compra só ocorre depois de um bom atendimento.

Esse atendimento também é responsável pelo retorno do cliente. Não deixe de fornecer a seus visitantes opções de comunicação por e-mail, chat ou telefone. Com isso, a relação cliente-empresa é mais fácil e eficaz.

11 E-business

Trata-se de uma modalidade de negócio que vem ganhando cada dia mais espaço entre empreendedores e que se tornou possível apenas com o advento da tecnologia, e-business significa negócio eletrônico.

7

E-business é um modelo de negócios digital, confundem e-business com e-commerce, sendo este último uma ferramenta que se pode usar no e-business, mas eles não querem dizer a mesma coisa.

Uma excelente definição de e-business é: negócio realizado através da internet, com todos os processos do negócio sendo realizados de maneira digital. Desde seu contato direto com os consumidores, fornecedores, stakeholders até a sua análise de mercados e investimentos.

Em paralelo, um e-commerce é a venda de produtos por meio de plataformas eletrônicas, sendo assim um exemplo de e-business, como falamos, e-commerce e e-business não são a mesma coisa. Uma diferença é que no e-commerce existe necessariamente um processo de compra e venda, já nas modalidades de e-business isso nem sempre é necessário.

O que é e-business? É um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet, a disponibilização de um serviço digital, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. Uma das principais vantagens do e-business é a integração entre os sistemas, que devido a sua conexão permitem a facilidade na troca de informações.

Documentos relacionados