• Nenhum resultado encontrado

O papel do coordenador pedagógico, dentre tantos, é desenvolver ações pedagógicas que viabilizem a organização do trabalho pedagógico, bem como a qualidade no desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o caráter articulador desse profissional contribui para o diálogo, trocas e interações entre os membros da comunidade escolar, consequentemente favorecendo o processo de gestão democrática e participativa.

O presente estudo teve como objetivo estudar e analisar a prática dos coordenadores pedagógicos de três escolas da rede estadual de ensino do Amazonas com relação ao cumprimento das atribuições estabelecidas nos documentos legais, considerando os desafios de sua função, bem como sua relação com os demais atores da comunidade escolar.

A escolha das três escolas ocorreu no período em que atuei na supervisão pedagógica, quando pude observar algumas ações desenvolvidas por esses profissionais que me inquietaram, dando origem à questão norteadora desta pesquisa: como as ações dos gestores pedagógicos de três escolas da Coordenadoria Distrital 03/AM podem ser aprimoradas para se aproximarem do que é previsto como sua atribuição no Regimento Geral das Escolas Estaduais do Amazonas? Ao responder a tal indagação, seria possível, então, contribuir para a melhoraria da atuação desse profissional nas três escolas estudadas, assim como nas demais instituições da rede estadual de ensino do Amazonas, uma vez que poderiam aplicar as proposituras deste estudo de acordo com sua realidade.

O referencial teórico desenvolvido e as propostas de intervenção trouxeram uma gama de informações e ações com as quais se espera contribuir para que os coordenadores pedagógicos fortaleçam o seu trabalho e possam atribuir maior significado e intencionalidade às suas atividades. Os principais pontos investigados na pesquisa tiveram como eixos de análise a gestão democrática e participativa; a organização do trabalho pedagógico e o coordenador pedagógico no papel de formador.

A partir das proposituras do PAE, objetiva-se difundir os conceitos de gestão democrática e participativa com base na divisão de responsabilidades entre os atores escolares, promover a divulgação das diretrizes operacionais a partir da legislação vigente e dos documentos pedagógicos como forma de favorecer a organização do trabalho pedagógico e, por fim, elaborar um curso de capacitação para os coordenadores pedagógicos sobre os diversos saberes que permeiam a sua prática pedagógica.

Esper-ase, portanto, que este Plano de Ação Educacional favoreça a atuação do coordenador pedagógico, propiciando às escolas que participaram da pesquisa alternativas para amenizar as dificuldades evidenciadas nos contextos educacionais estudados.

Importante ainda ressaltar que é esperado também que todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar sejam responsáveis para a implementação do Plano de Ação Educacional ora proposto, proporcionando, dessa forma, o fortalecimento de uma gestão pautada no processo democrático e participativo.

REFERÊNCIAS

AMAZONAS. Regimento Geral das Escolas Estaduais do Amazonas. Resolução nº 122/ 2010. CEE/AM. Aprovada em 30 de novembro de 2010.

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa: revista de estudo e pesquisa em educação, São Paulo, v. 49, p. 51-54, mai. 1984.

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da Prática Pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 2007.

BARRETO, V.S; SILVA, S.M.C. Afetividade e aprendizagem: conhecendo a prática pedagógica de uma educadora. Disponível em:

<www.propp.ufu.br/revistaeletronica/edicao2006.1>. Acesso em: 1 jun. 2016.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 1 jun. 2016.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/ CP 01/2006. Brasília: MEC/CNE, 2006.

BURGOS, Marcelo Baumann. Novas demandas, novos conflitos e a responsividade

escolar. Disponível em: <http://www.ppgp2014.caedufjf.net/course/view.php?id=30>.

Acesso em: 20 out. 2015.

DALBEN, Â. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.

FONSECA, J. P. Projeto pedagógico: processo e produto na construção coletiva do sucesso escolar. Jornal da APASE, São Paulo, Secretaria de Educação, ano II, n. 03, 2001.

FREITAS, K. S. Uma inter-relação: políticas públicas, gestão democrático-participativa

GUIMARÃES, S. P. O. Contribuições da dialogicidade para a construção do trabalho

coletivo. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de

Santos, Santos, 2007.

LIBANÊO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiás: Alternativa, 1996.

LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et educare: Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656>. Acesso em: 5 fev. 2010.

LÜCK, H. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Série cadernos de gestão, v. 1. Petrópolis: Vozes, 2006.

________. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 9-29.

MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MIRANDA, J. B.; MACHADO, M. C. da S. Autonomia e Responsabilização: um desafio para a gestão escolar. Revista do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e

Avaliação da Educação Pública. Disponível em:

<http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/20/18>. Acesso em: 27 mar. 2015.

NOGUEIRA, V. S. O papel do coordenador pedagógico. Disponível em:

<http://pedagogia.brasilescola.com/trabalho-docente/opapel-coordenador-pedagogico.htm>. Acesso em: 15 jun. 2016.

ORSOLON, L. A. M. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico

e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2001. p. 17-25.